7 Dicas de Yoga Para Iniciantes (Ebook GRÁTIS!!)

Nesse artigo você descobrirá como é fácil trazer o Yoga para o seu dia a dia de forma simples, segura e eficiente. Esses exercícios são excelentes para iniciantes de modo que ela também é indicada para aliviar e prevenir dores nas costas. Sendo assim, reserve 20 minutos do seu dia e experimente essa maravilha.
1- Gratidão.
Não importa qual é a sua visão do mundo no momento, mas ao acordar, tenha o sentimento de gratidão por sua vida, por respirar, pelas suas capacidades, por seus conhecimentos e pelas coisas que você possui.
Agradeça por tudo o que você considera bom na sua vida, e pelas oportunidades que a vida já lhe deu.
Agradeça, de acordo com sua crença, a Deus, ao Universo, ao Grande Espírito. Ou agradeça à vida, se você não crê em nada superior. O importante é sentir gratidão.
2- Harmonia entre mente e corpo.
A fim de estabelecer essa harmonia entre a mente e corpo, na inspiração eleve os braços como se estivesse se espreguiçando e na expiração desça os braços lateralmente até a altura dos ombros.
Volte com os braços para cima enquanto enche os pulmões e desça os braços lateralmente enquanto esvazia.
Siga entre essas duas posições permitindo que a respiração conduza todo o movimento dos braços. Faça 10 respirações associadas a esse movimento.
3- Liberação de tensões musculares.
Sente-se sobre os ísquios e junte as solas dos pés afastados do corpo na distância do seu antebraço.
Segure os pés e inspirando aproveite essa “alavanca” para crescer com o tronco e abrir o peito, na expiração vá descendo cuidadosamente com o tronco para frente, chegando no seu limite de descida, apoie os cotovelos nos joelhos e relaxe nessa posição por 10 respirações.
Nessa posição, além de beneficiar o sistema digestório, tensões musculares causadas pelo estresse são liberadas e a capacidade pulmonar é expandida.
4- Mobilidade para o quadril e pernas.
Ainda sentado, passe a perna esquerda pelo lado esquerdo do corpo de modo que o pé esquerdo fique próximo ao glúteo desse mesmo lado.
Deixe a perna direita flexionada na frente do corpo com a sola do pé direito próxima ou tocando a coxa esquerda.
Gire-se um pouco para o lado direito, deixando o umbigo voltado para o joelho direito, inspire e expirando flexione o tronco apoiando o abdômen sobre a coxa e esticando os braços no prolongamento do tronco.
Permaneça nessa posição por 10 respirações enquanto mantém a consciência na região abdominal. Deste lado você massageia o cólon ascendente do intestino. Em seguida, inverta a posição das pernas e faça para o lado esquerdo, massageando o cólon descendente.
5- Tração da coluna vertebral.
Fique deitado em decúbito dorsal, ou seja, com as costas no chão, buscando o alinhamento da pelve, coluna e cabeça.
Flexionando os joelhos, segure eles conforme a imagem. Não force, apenas deixe os braços pesarem e relaxe os ombros. Permaneça nessa posição por 20 respirações.
5. Abertura do peito e alinhamento da coluna.
Utilizando de princípio a mesma posição de antes, mas com os joelhos flexionados, coloque os pés no chão próximos ao corpo, observando a largura do quadril e deixando-os paralelos um em relação ao outro.
Coloque os braços esticados ao lado do corpo de maneira que você consiga tocar seus calcanhares.
Gire a palma das mãos para cima, deixando os braços e o dorso das mãos apoiadas no chão (ajuste das mãos diferente da imagem). Inspirando, eleve o quadril, empurrando o chão com os pés. Permaneça com o quadril elevado por 10 respirações.
6. Respiração abdominal
Apoie as mãos sobre o abdômen, em cima do umbigo, para levar a consciência para a musculatura abdominal e sentir sua relação com os movimentos do diafragma durante a respiração.
Inicialmente não tente fazer nada, apenas observe a respiração do jeito que ela estiver, inspirando e expirando somente pelas narinas. Faça isso por 10 respirações que estarão acontecendo sem o seu comando.
7. Meditação para desenvolver a capacidade de se concentrar.
Concentre-se no ar sendo inalado pelas suas narinas e se acontecer da sua atenção se dispersar, traga ela de volta para a respiração.
Finalize essa meditação assumindo o controle da respiração, inspirando profundamente.
De maneira lenta, movimente os dedos das suas mãos e, por fim, se espreguice.
Dependendo do seu cronograma diário, reserve se possível de 3 a 10 minutos do seu dia para esse trabalho de meditação que pode ser feito também independente do resto da prática aqui sugerida.
Conclusões
Ao praticar Yoga, você traz inúmeros benefícios para o corpo e para alma, pois trabalha nos planos consciente e inconsciente. Vamos absorvendo a cada prática, qualidades das posturas que vão sendo integradas a nossa personalidade, modificando nossos padrões de comportamento e, consequentemente, tudo ao nosso redor.
Outro curso muito procurado é o Flexibilidade Total, que é um programa de alongamento usando técnicas de Yoga, alongamento e Pilates.
Ebook Grátis – Yoga Para Iniciantes
>> Clique Aqui Para Baixar o Ebook Gratuito Canal Yoga <<
Curso Canal Yoga
Imagine você com disposição, paz, vitalidade, controle das emoções e o início do despertar espiritual em sete semanas ou menos!
O Canal Yoga foi pensado para pessoas que tem os problemas mais comuns do nosso dia, como a ansiedade, estresse, falta de foco e de tempo, ou para aquelas pessoas que buscam conhecimentos avançados de espiritualidade sem ter conotação religiosa.
O Canal Yoga está dividido em 7 módulos, que aborda desde a parte histórica, passando pelas técnicas de respiração e posturas psicofísicas, até chegar na meditação.
O curso é entregue dentro de um portal de membros e o aluno terá um acompanhamento bem próximo do seu Instrutor, cada módulo foi pensado de uma certa forma que o aluno conseguirá atingir os resultados de uma forma gradativa e constante, tendo auto controle sobre as próprias decisões e sobre o seu próprio ser.
>> Clique Aqui para conhecer o Curso Completo de Yoga Canal Yoga <<
4 Comments
adorei a matéria. gostaria de receber mais exercicios
Gostei do artigo Sempre pratiqui ioga sozinha.Nao ha perigo Estou na 3 idade
Ja enviei comentario.Fiz uma pergunta q nao foi respondida
Gostei do artigo .Eu pratico ioga sozinha .Ja estou na 3idade.Nao ha perigo?
Oi Maria do Rosário, seja bem vinda!!
A yoga deve ser praticada por todas as pessoas, é muito benéfico.
Não tem nenhum perigo e você deve sempre ouvir seu corpo.
Abraços.