Dicas de como cuidar bem da Saúde e do Corpo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você está cuidando direito de sua saúde?

A grande procura por uma vida com mais saúde e pelo corpo desejado, são dois fatores que fazem parte da vida de milhões de pessoas. Mas, com a correria do dia-dia, ter uma vida saudável parece uma tarefa difícil. Se engana quem pensa dessa forma.

Para ter uma vida com mais saúde, é preciso ter dedicação e organização. Para começar, algumas dicas são importantes, como, por exemplo, reservar um horário para preparar e arrumar os alimentos que serão consumidos ao longo do dia, fazer uma lista de compra para organizar o que é preciso para montar o cardápio, estar sempre atento ao modo como guardar e conservar os alimentos, respeitar os horários das refeições e entre outras dicas que vão ajudar a tornar mais prazerosa e fácil o caminho para uma vida com mais saúde.

Além dessas dicas básicas, é importante entender como cuidar da saúde mental, saúde em uma questão geral, do corpo, quais alimentos devem ou não ser consumidos, de quanto em quanto tempo devemos nos alimentar, como evitar algumas doenças por meio da alimentação e quais os benefícios de praticar exercícios.

A nossa saúde é o bem mais precioso que temos

A nossa saúde é o bem mais precioso que podemos ter e muitas vezes esquecemos disso comendo coisas gordurosas, nos tornando sedentários e muitas outras atividades que deixamos de fazer por comodismo, mas quando o nosso organismo acusa que alguma coisa não esta bem é que percebemos o quanto estamos errados, não é mesmo?

Na realidade nós só nos damos conta da importância da nossa saúde quando ela nos falta por uma razão ou outra.

Dicas de como cuidar bem da Saúde e do Corpo

Como cuidar da saúde e do corpo?

Antes de pensar em cuidar do corpo ou da própria saúde em sua questão geral, é muito importante ter um grande cuidado com saúde mental.

E para começar, o primeiro passo é se atentar ao modo como está a sua respiração. Evitar realizar uma respiração mais ofegante, ou seja, evitar de puxar o oxigênio de uma forma mais ofegante, é uma ótima maneira para começar a manter a calma e, principalmente, pode evitar possíveis doenças mentais.

Outra dica em relação a saúde mental está ligada ao descanso. A dica é realizar um sono reparador, e não apenas aquele em que dorme e acorda quando quiser.

O sono reparador é feito em, pelo menos, 6 horas. Para isso, evitar aparelhos eletrônicos e a tecnologia, dormir em um lugar escuro e tranquilo e evitar fazer refeições que vão dificultar a digestão são ótimas dicas para manter a saúde mental.

Claro que os amigos não poderiam estar de fora. Um fator muito importante para manter o lado emocional bom é estar cercado pelos amigos e pessoas que fazem bem. Essa socialização ajuda no desempenho das áreas neurais, além de ajudar a fortalecer a saúde mental. Com isso, ajudará a evitar possíveis doenças como, por exemplo, a depressão e o estresse.

Parece complicado algumas vezes, mas se manter positivo é um ótimo caminho para manter a saúde mental em dia. Além disso, nunca esquecer que recomeçar é a saída, e uma forma para evitar a angustia e a tristeza quando algo não está indo como desejado.

Após tomar para si essas dicas para cuidar da saúde mental, chegou o momento de começar a ter uma vida mais saudável e começar a cuidar do corpo.

Duas coisas que estão fazendo parte da vida de milhões de pessoas nos dias de hoje. Cuidar da saúde e do corpo são situações onde uma tem como consequência a outra, ou seja, ao cuidar da alimentação e fazer exercícios, acaba tendo como consequência o cuidado com o corpo. Afinal, o corpo é um reflexo do que ingerimos.

Cuidar do corpo de dentro para fora pode ser uma tarefa fácil e prazerosa, pois existem cada vez mais formas para facilitar, por exemplo, a vida de pessoas que não possuem muito tempo de realizar exercícios em academias ou, até mesmo, preparar refeições que exigem um alto nível de conhecimento.

Portanto, para cuidar da saúde e do corpo, o segredo está na alimentação, e, claro, na prática de exercícios físicos. Seja qual for a atividade que escolher, ter consciência de que fazer o que gosta é um grande passo para encontrar uma vida mais saudável e o corpo tão sonhado.

Dedique alguns minutos do dia para fazer alguma atividade saudável

Por isso os cuidados diários são tão importantes, pois se a cada dia dedicarmos alguns minutos para fazer algum tipo de atividade saudável e comermos alimentos igualmente saudáveis o nosso corpo agradecerá de forma saudável com muita vitalidade e disposição.

Eu sei que a maioria das pessoas não tem disponibilidade de tempo para frequentar uma academia ou fazer caminhadas diariamente, mas pode fazer esses exercícios de duas a três vezes por semana.

saúde mulher pesandoAtualmente, muitas pessoas estão buscando emagrecer, não só por uma questão estética, mas principalmente por reconhecerem os riscos que o sobrepeso e a obesidade oferecem à saúde.

Já é do conhecimento de todos também que não existe uma “fórmula mágica” para se emagrecer sem o mínimo de dedicação, sem que certos hábitos (como comer constantemente fast food; ficar horas e horas sentado ou deitado em frente à televisão etc.) sejam mudados.

Porém, é fato, também, que para muita gente associar uma alimentar equilibrada à prática de atividades físicas é uma tarefa considerada difícil.

 

E um dos principais argumentos para não se fazer isso é a falta de tempo: para preparar uma refeição adequada ou para se exercitar, ou ainda, para ambos.

Entenda o funcionamento do seu corpo

mulher na praiaBasicamente, o o seu corpo funciona dependendo totalmente do que você ingere, da mesma forma que um maquinário requer combustível para que ele funcione corretamente, sendo assim, caso o combustível não for adequado para esse maquinário, as chances de falhas e problemas grandes são certas.

Dessa forma, entenda que o seu corpo necessita de uma alimentação correta, de maneira que quando isso não ocorre, haverá um acúmulo de problemas que podem como consequência se resultar no fim da sua saúde.

A partir do momento em que você investe em uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes que o seu corpo precisa tudo fica visivelmente bonito, pois trata-se do resultado de um corpo trabalhando de forma correta e equilibrada por meio de uma alimentação saudável e de atividades físicas regulares.

Nos dias de hoje é tão comum ver a cada dia mais pessoas desenvolvendo problemas de saúde derivadas diretamente da qualidade dos alimentos que elas ingerem, assim como também por causa do sedentarismo, fazendo com que as chances de uma saúde perfeita se torne cada vez mais distante. Não esqueça, o seu corpo requer equilíbrio e só se conquista isso por meio de uma alimentação balanceada e de exercícios.

Dicas de como cuidar bem da sua saúde

mulher com saúdeUma das coisas mais importantes para quem deseja ter uma qualidade de vida melhor é dar prioridade para o seu bem-estar e com isso é essencial encontrar o equilíbrio por meio de dicas de como cuidar bem da sua saúde.

Sendo assim, dê início ao seu dia com uma refeição balanceada como frutas, leite, queijo e cereais de modo que é indispensável se alimentar pela manhã, para que o seu organismo comece a buscar pelo melhor funcionamento para o dia inteiro. Jamais pule o café da manhã;

Beba o máximo de água que puder por dia, além de um excelente agente limpante, a água faz com que os seus rins funcione de forma correta. Sendo assim, ingira pelo menos dois litros de água diariamente.

Não basta apenas cultivar o corpo para cuidar bem da sua saúde, é importante cuidar da mente também, sendo assim, invista em uma boa leitura, pois isso auxilia a manter o seu cérebro ativo e longe do cansaço mental, além de distrair e alimentar áreas do cérebro.

Deixe a preguiça de lado e se exercite de alguma forma, os exercícios Yoga são uma excelente alternativa. Pratique os exercícios certos, ou então dedique pelo menos 20 minutos por dia, pelo menos 3 dias na semana para praticar alguma atividade física.

Essa atitude já contribui para que você mantenha a sua saúde em dia, para controlar o colesterol, redução da gordura localizada e na circulação sanguínea.

Quais alimentos ingerir?

Para cuidar da saúde e do corpo, a alimentação é regra básica para começar o caminho de uma vida mais saudável. Para isso, é preciso conhecer os principais nutrientes e alimentos que não podem faltar no cardápio das suas refeições diárias.

Entre os nutrientes mais importantes, temos a glicose, os aminoácidos, os ácidos graxos, o ferro, o cálcio, o potássio e as vitaminas A, C, D, e E.

A glicose é a responsável pela energia do corpo, ou seja, quando não ingerimos ou produzimos esse nutriente, o corpo pode parar de funcionar adequadamente, pois ela é o principal fator que mantem o cérebro em atividade. Entre os alimentos ricos em glicose, temos: o mel, leite, beterraba, frutas no geral, cereais e entre outros alimentos.

Os aminoácidos são nutrientes que formam a proteína. Há alguns aminoácidos que o próprio corpo já produz, porém só conseguimos obter os outros por meio da alimentação.

Esses nutrientes são importantes para que seja feita a formação dos órgãos, na saúde do cabelo, além de ajudar a regular o humor e o sono. Os alimentos recomendados para o consumo são: carne de frango, leite, ovo, iogurte, queijo, feijão, soja e entre outros.

A gorduras também não estão de fora. Conhecida como ácido graxo, as gorduras boas são as responsáveis por levar as vitaminas A, E, K e D entre o organismo, ocasionando na formação das membranas das células.

Além disso, esses elementos são os responsáveis por manter a defesa do corpo. Alguns dos alimentos que possuem gorduras boas e que fazem bem para a saúde, são: óleo de coco, azeite de oliva, peixes no geral, azeitonas, abacate, castanhas, nozes, coco, e entre outros.

O ferro, o cálcio e o potássio são os principais minerais que devem ser consumidos para manter uma saúde melhor. O ferro é o responsável por produzir as hemácias e transportar o oxigênio para as células, além de combater a anemina.

Já o cálcio, ajuda na formação dos ossos de dentes e, também tem como atividade fazer a contração dos músculos, coagular o sangue e controlar a pressão arterial. E o potássio é essencial para a saúde, pois sem ele o coração pode parar.

É ele o responsável por participar das funções ligadas ao coração, além de fazer parte do relaxamento muscular, isso significa que ao não possuir potássio suficientes, acaba ocasionando nas conhecidas câimbras.

Já os alimentos recomendados para ter uma vida mais saudável ricos em minerais são: carne vermelha, cereais integrais, vegetais escuros, leguminosas, queijo cottage, leite integral, folha de mostarda, ameixas, quiabo, e entre outros alimentos que fazem bem a saúde.

E as vitaminas A, C, D e E também são essenciais para ter uma saúde ainda melhor. A vitamina A é muito importante, principalmente, para as mulheres. Ela é a responsável por realizar a manutenção da visão e ajudar a melhorar a saúde da pele e do cabelo, além de proteger os órgãos reprodutores e evitar doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de cânceres.

A vitamina C é muito consumida por aqueles que procuram se manter mais jovens e por mais tempo. Um dos antioxidantes mais potentes, a vitamina C ajuda na defesa dos organismos e aumenta a imunidade. Recomendada para aqueles que praticam exercícios por conta de ajudar a acelerar a recuperação dos músculos, a vitamina C ajuda na cicatrização e auxilia na absorção de ferro.

Já a vitamina D ajuda a absorver o cálcio e na manutenção dos ossos e dos dentes. A vitamina D também é a responsável por melhorar o sistema imunológico e o controle da glicose no corpo. E a vitamina E, tem como responsabilidade ajuda na manutenção e na saúde das células, além de ajudar no sistema muscular.

Os alimentos mais recomendados para serem consumidos e que são ricos em vitaminas, podemos encontrar: manga, tomate, couve, ovos, espinafre, abóbora, cenoura, abacaxi, laranja, pimentão, rúcula, limão, atum, cogumelos, salmão, ostra, semente de girassol, avelã, amêndoa, pistache, e entre outros alimentos.

Esses são alguns dos principais nutrientes e seus alimente que devem ser consumidos para que se tenha uma vida com mais saúde.

Quais alimentos evitar?

Apesar da pressa que o dia-dia apresenta, é muito importante estar atento aos alimentos que não podemos ingerir, pois acabam prejudicando a saúde.

Entre esses alimentos, temos: produtos congelados e embutidos como, por exemplo, lasanhas, hambúrgueres, pizza, nuggets, salsichas, alimentos ricos em gorduras saturadas e sódio; temperos industrializados, pois apresentam muito sódio e conservantes; biscoitos e bolachas recheadas, ricos em gorduras saturadas, aditivos e açucares; salgadinhos, ricos em glitamato monossódico que realça o sabor e aumenta o consumo; refrigerantes, que apresentam muito corante e substancias artificiais, e entre outros alimentos que devem ser evitados, pois prejudicam a saúde.

Além desses alimentos, é bom evitar o consumo de produtos dos fast-foods e, também, evitar preparar os alimentos em forma de frituras.

É muito importante deixar claro que, evitando esses – e outros alimentos ruins –  e consumindo aqueles que fazem bem a saúde, são as melhores formas para evitar doenças como: obesidade (acumulo de gordura corporal, que causam problemas de saúde), colesterol alto (pode causar o entupimento das veias e artérias, ocasionando em infartos e derrames), gastrite (inflamação da mucosa do estômago), diabetes (quando não há a produção ou a produção não é suficiente de insulina), hipertensão (quando o nível de pressão arterial está acima dos valores recomendados), que são algumas das principais doenças causadas por conta da má alimentação.

Comer de quanto em quanto tempo?

O universo da alimentação é cheio de mitos e verdades. Entre elas, a conhecida regra de comer de 3 em 3 horas já virou mito. Isso mesmo, mito.

Recentemente estão falando muito sobre essa questão, e chegaram à conclusão que, para emagrecer, não é preciso comer de 3 em 3 horas, mas o que importa mesmo é o que você consume nas refeições que faz ao longo do dia. Isso significa que, a queima de calorias não está ligada diretamente a quantidade de refeições feita no dia, mas sim, aos tipos de alimentos que consumimos.

Vale lembrar que, por mais que a regra de comer de 3 em 3 horas tenha caído, deixar de comer por muito tempo, mesmo quando está sentindo fome, não é nada recomendável. O ideal é comer no momento em que sente fome e, claro, comer alimentos que fazem bem a saúde e ao corpo. E devemos ressaltar que, é muito importante realizar qualquer tipo de dieta com a ajuda de um especialista.

Como a prática de exercícios físicos podem ajudar a ter mais saúde?

Ter uma alimentação saudável é um fator relevante para ter uma vida com saúde, mas praticar exercícios físicos é outro fator que ajuda na caminhada por uma vida melhor e o corpo desejado.

Além de ajudar a emagrecer e melhorar a saúde, praticar exercícios é uma forma de fazer a manutenção e tonificar os músculos, melhorar a circulação, dar mais energia e disposição, melhorar as funções cárdicas de pulmonares, reduzir o estresse e aumentar a concentração, entre outros benefícios que as atividades físicas podem trazer para a vida de todos.

A prática de exercícios também ajuda a reduzir o nível de colesterol, a combater a obesidade, melhorar as dores nas costas, melhorar o sono, ajudar no combate de doenças como, por exemplo, gripes e resfriados, e ajudar em outras diferentes áreas do corpo e da saúde.

Entre os diferentes tipos de exercícios, temos a caminhada, a corrida, a musculação, a bicicleta, a natação, hidroginástica, pilates, yoga, são alguns dos principais exercícios praticados por aqueles que procuram ter uma vida mais saudável e, consequentemente, encontrar o corpo desejado.

É muito importante lembrar que, antes de começar alguma dieta ou praticar algum tipo de exercício, é essencial visitar um especialista para entender o seu corpo e como ele age, para que então possa começar a dieta perfeita e os exercícios essencial para o objetivo que procura e, claro, tudo com saúde.

Com isso, podemos concluir que conhecer os nutrientes bons e alimentos essenciais que devem ser consumidos é o caminho para ter uma alimentação saudável, e que a prática exercícios físicos é o caminho para ter uma vida com mais saúde, e, claro são maneiras de começar o processo para encontrar o corpo que tanto deseja.

mulher meditando

Praticar Yoga Proporciona Mais Energia e Relaxamento

A prática de Yoga proporciona a energia e o relaxamento simultaneamente. Depois de uma prática com exercícios de respiração, a pessoa se sente mais disposta, adquire mais força de vontade e determinação para executar suas tarefas do dia a dia.

yogaAtravés das posturas do Yoga, vários órgãos internos e glândulas endócrinas são exercitados, melhorando nossa saúde e resistência em geral. Várias posturas também trabalham a circulação sanguínea.

Clique aqui e confira alguns dos benefícios do Yoga para a Saúde

Dicas de como cuidar bem da Saúde e do Corpo
5 (100%) 20 votes

12 Comentários


    1. Bom dia
      Quando estamos com as pernas inflamadas devido á retenção de liquidos, podemos meter agua fria para cima? Obrigado….

      Responder

      1. Oi Fátima seja bem vinda!!
        A retenção de líquidos e líquidos nas pernas, também conhecido como edema, é uma condição médica causada por acumulação anormal de água ou fluidos nos tecidos do corpo.

        Embora o excesso de água possa ser acumulado em qualquer parte do corpo, as áreas mais comuns são os tornozelos e as pernas.

        O inchaço geralmente é causado por grandes quantidades de líquido acumulado nos pés, tornozelos e pernas (mas também pode acontecer em outro lugar do corpo).

        O edema é um sintoma, não uma condição. O edema pode ser causado por uma ampla gama de problemas, desde problemas de circulação simples, até gravidez, até problemas médicos sérios.

        Você deve garantir que esta retenção de água não seja causada por nenhuma outra condição médica, como complicação do coração ou do rim.

        Se assim for, os sintomas do edema podem ser aliviados.

        Quando há pouco ou nenhum exercício, as extremidades inferiores estão em risco porque têm naturalmente uma circulação fraca.

        Então, considere exercitar 30 minutos diariamente para reduzir a retenção de água nas pernas.

        Primeiro, sente-se no chão com uma perna estendida do seu corpo. Sente-se em linha reta e mantenha seus braços ao seu lado.
        Aponte os pés do pé estendido o mais para frente possível. Segure nesta posição por cinco segundos.
        Incline o pé para trás o mais longe possível em direção ao seu corpo e segure por mais cinco segundos.
        Repita esse movimento 10 vezes. Estenda a sua outra perna e repita todo o processo.

        Reduza a quantidade de sal, muito sal no seu corpo tentará segurar água extra para neutralizá-la.
        Normalmente, você sentirá inchado depois de consumir uma refeição com alto teor de sal. Reduzir a ingestão de sal pode beneficiar.

        Alimentos com baixo teor de sódio:
        Fruta fresca
        Legumes frescos (legumes enlatados muitas vezes adicionaram sal)
        Iogurte
        Carnes frescas e peixes.

        Abraços, aproveite nosso conteúdo.

        Responder

  1. muito bom esse blog conteúdo master adoro seus artigos, recomendo tbm este aqui ótimas dicas e artigos muito bons.

    Responder

    1. Olá Keli, que bom que gostou, fique conosco estamos sempre postando conteúdo de qualidade para ajudar as pessoas.
      Abraços.

      Responder

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *