Como funciona o EFT?

Tempo de leitura: 18 minutos

Como funciona o EFT?

Como funciona o EFT? Técnica de Libertação Emocional
Como funciona o EFT?

Como funciona o EFT? Técnica de Libertação Emocional.

O EFT funciona para produzir resultados notáveis. As ideias por trás de como funciona a EFT existem há milhares de anos. EFT  –  técnica de libertação emocional, baseia-se no sistema de energia sutil dos meridianos de acupuntura que foi descoberto pelos chineses cerca de 5.000 anos atrás.

Também inclui a idéia de Albert Einstein de que tudo é composto de energia, e também nas contínuas descobertas da Teoria Quântica.

Para os chineses, a aplicação da descoberta do sistema de energia sutil assumiu muitas formas, incluindo a acupuntura e as artes marciais internas. EFT é uma aplicação ocidental desenvolvida por Gary Craig em sua descoberta no ano 1980, junto com o Dr. Roger Callahan.

Como funciona essa energia sutil?

O que é EFT? Técnica de Libertação Emocional
O que é EFT? Técnica de Libertação Emocional

Olhe em volta e observe como as formas de vida crescem e são nutridas pela energia. A energia sustenta todas as formas de vida, das plantas aos seres humanos, à formação de estrelas. Essa energia vem em muitas formas, não apenas aquelas consideradas “essenciais” para a vida,  como luz solar, água e comida.

Há também boa música, bons sentimentos, amor ao toque físico, palavras de bondade, boa companhia, um pensamento edificante, um sorriso de um estranho – para citar alguns. Você também pode pensar em energia como informação ou intenção e, mesmo sendo invisível, podemos “sintonizá-la” e recebê-la.

Alguns tipos de energia energizam e nos elevam. O que rotulamos de energia “negativa” porque pode nos trazer esgotamento, desgaste e é prejudicial à nossa paz de espírito. Mas toda a energia  /  informação é transportada pelo nosso corpo através dos meridianos da acupuntura.

Quando a energia fica presa ou perturba nossa paz interior, experimentamos seus efeitos: desconforto, desconforto e dor. Com a técnica do EFT em determinado  pontos ao longo dos nossos meridianos de energia, onde o bloco de energia é, a EFT “bate” no nosso sistema de energia para ajudar a equilibrá-lo e restaurar o fluxo para mantê-lo funcionando sem problemas.

Pense no seu corpo como sendo elétrico

ETF - Técnica de Libertação Emocional - Pense no seu corpo como sendo elétrico
ETF – Técnica de Libertação Emocional – Pense no seu corpo como sendo elétrico.

“A causa de todas as emoções negativas é uma interrupção no sistema energético do corpo.”

Os meridianos da acupuntura agem como circuitos de energia conduzindo correntes de energia. Se esses circuitos forem interrompidos, haverá desconforto emocional e físico.


Pense em interrupção de energia como uma TV com problemas em um fio curto. O efeito neste fio fio curto pode gear desde a interrupção ou defeitos na imagem vista na TV.

Quando o fluxo de energia é interrompido nas pessoas, algumas partes do corpo experimentam uma escassez de energia e outras em excesso. Existe então o desequilíbrio.

A técnica do EFT funciona para ajudar a equilibrar e abrir o caminho para a energia que viaja através desses canais para fluir livremente por todo o corpo.

Mas lembre-se de que não é a batida física em si que libera a energia presa, mas a atenção e a intenção da mente que está sendo ativada durante a rotina de tocar EFT.

Como funciona a EFT com relação aos pontos de conexão ?

Como funciona a EFT - Técnica de Libertação Emocional, com relação aos pontos de conexão ?
Como funciona a EFT – Técnica de Libertação Emocional, com relação aos pontos de conexão ?

Os pontos de pressão do EFT correspondem aos pontos de acupuntura em nossos principais meridianos. Nossas pontas dos dedos contêm pontos onde os três principais canais de energia  – Central, Direita Principal e Esquerda Principal,  se encontram.

De acordo com a Teoria Taoísta de Chi Gung, esses três canais principais passam a existir primeiro ainda no útero. Então eles criam os outros meridianos da acupuntura.

Os Canais Principais Central e Direito fluem através da EFT “ponto dolorido” direito , um ponto a cerca de 3 polegadas de cada lado da glândula timo, onde ocorre o congestionamento linfático,  e o ponto de corte de caratê da mão direita.

Esses dois pontos podem ser usados ​​de forma intercambiável durante  parte da “Configuração” da EFT. Os Canais Principais Central e Esquerdo fluem através do “ponto dolorido” esquerdo de EFT e o ponto de corte de caratê esquerdo.

Como a EFT funciona no nível emocional?

Como a EFT funciona no nível emocional?
Como a EFT funciona no nível emocional?

Nossos meridianos de energia formam o sistema de transporte, que transporta energia ou informação até seu destino. São rodovias de informação.

Todos os dias absorvemos enormes quantidades de informação, em todos os lugares que vamos nós coletamos impressões do nosso ambiente, de outras pessoas, penas para citar alguns.

Estamos também recebendo informações do funcionamento interno do nosso corpo, que são externados como temperatura, balanço de açúcar e níveis de PH.

Como a EFT funciona para nos ajudar a processar tanta informação?

 

A EFT concentra nossa atenção para dentro para chamar a atenção para uma emoção em um problema ou problema atual. A intenção ou propósito da batida é receber cura liberando a emoção presa.

Durante o processo de escutas, informações associadas surgem de nossa mente subconsciente para nossa percepção consciente. Emoções são o elo para esta informação subconsciente e nos leva a onde está o bloqueio / ruptura de energia.

Ao tocar para liberar as emoções presas, limpamos os bloqueios de energia antes que eles tenham tempo de afetar as áreas físicas correspondentes de nossos corpos e expressar doenças.

Porque eventos dramáticos em nossa vida, como o trauma, são carregados de fortes julgamentos e emoções, torna-se difícil ou estressante processá-los e liberá-los todos. Podemos nos sentir sobrecarregados e incapazes de lidar com eles.

Como resultado, muitos de nós desenvolvemos maneiras não saudáveis ​​de lidar com emoções fortes / difíceis. Costumamos enchê-los (enterrá-los em nosso subconsciente); fingir que eles não estão lá; ou evitá-los, mantendo-nos distraídos. Por não reconhecê-los, fechamos a passagem para eles liberarem.

Dessa maneira, continuamos a curto-circuitar nossos meridianos de energia cada vez que essas emoções começam a surgir à medida que a memória do trauma é acionada para a consciência.

Essas emoções continuarão tentando encontrar uma saída porque é assim que nosso sistema de energia limpa o ZZZZT e traz equilíbrio.

Como a EFT trabalha para eliminar traumas e interrupções em nossos meridianos e pontos de acupuntura?

Quando vivenciamos uma situação avassaladora, uma onda intensa de energia na forma de pensamentos, emoções e sensações físicas surge através de nós. Os meridianos de energia e pontos de acupuntura fazem o melhor para transportar e reter o excesso de energia gerada.

Às vezes, os meridianos ficam sobrecarregados e, como você poderia dizer, a sobrecarga faz com que nosso sistema de energia “caia”, da mesma forma que uma sobrecarga de energia ou muita informação pode causar um travamento do computador. EFT vem para ajudar a liberar o fardo desse excesso de carga preso na memória do trauma com as técnicas de escutas.

Durante a EFT, as emoções recebem atenção e reconhecimento e são gradualmente liberadas, até que o excesso de energia seja limpo, ajudando a restaurar o equilíbrio em nosso sistema energético.

Outra maneira de entender as interrupções ou bloqueios de energia é pensar em um rio com muitos afluentes. Se houver poluição ou pequenas avalanches que lavam detritos na água, a corrente pode continuar a fluir e levá-la embora. Mas se ela for continuamente lavada lá, ou se houver uma avalanche maciça (trauma) – a corrente não será capaz de acompanhar.

Com o tempo, a estagnação pode ocorrer ou os detritos podem se depositar, bloqueando o fluxo de água. A água faz o backup em algumas áreas (excesso de energia) e algumas áreas não recebem água (deficiência de energia). Isso é equivalente a um contínuo estresse acumulado ao longo do tempo ou um dramático trauma emocional não resolvido nos atingindo.

Se esses bloqueios forem fortes o suficiente, eles podem até reverter nossa energia, de modo que nos sintamos como se estivéssemos trabalhando contra nós mesmos.

Como funciona a EFT para desbloquear emoções?

A declaração de “configuração” nas Técnicas de Liberdade Emocional permite que a emoção seja simplesmente, sem resistência ou rejeição do nosso eu. Essa aceitação, junto com a “sintonização” que ocorre quando se dá ao problema uma classificação de intensidade, nos leva, o observador da emoção, ao momento presente.

Sob essas condições, a emoção pode ser sentida e expressa com segurança porque estamos fazendo a distinção de que, embora a emoção / problema possa não ser aceitável, nós somos. Nós nos desidentificamos da emoção.

Observando e mantendo nosso foco no problema / emoção, estamos conscientemente ativando a ruptura de energia subjacente, que é um conflito interno. Desta forma, o momento da batida coincide com a interrupção de energia para ajudar a restaurar o fluxo de energia equilibrada e a paz interna através da liberação da emoção presa.

É muito fascinante poder observar durante a batida, as mudanças que a emoção / conflito sofre à medida que o bloco de energia é liberado com o processo de batida. Isso traz mais clareza ao reconhecimento de que somos observadores do problema / conflito e não sob o controle da emoção. Isso é muito fortalecedor para a nossa mente.
Sobre o Google TradutorComunidadeCelularSobre o GoogleP

Como a EFT funciona com traumas dolorosos?

As emoções estão cheias de energia. É fácil sentir sua “carga” (se permitirmos), seja positiva ou negativa. Com EFT não é necessário submergir a si mesmo nessas fortes correntes de dor não liberada.

Não é recomendado que mergulhemos na parte mais profunda da dor para liberar a carga. Queremos diminuir a intensidade da carga em torno da questão antes de continuar, passo a passo, com as outras emoções e ir mais fundo.

A abordagem é como descascar uma cebola. Começamos com o que está do lado de fora e vamos camada por camada.

Por favor note: às vezes somos inesperadamente levados ao centro de um profundo trauma ou emoção. O surto inesperado dessas lembranças e emoções passadas, reprimidas ou intensas pode nos surpreender e pode ser bastante avassalador, sentindo que estamos revivendo novamente o trauma do passado.

Este processo pode acontecer tão rapidamente que não somos capazes de “espreitar” gradualmente. Isto é referido como uma “ab-reação” e pode parecer bastante intenso e esmagador. Nesse caso, o toque rápido e contínuo em todos os pontos é feito pelo tempo que leva (de 5 a 15 minutos, em média) até que a energia emocional seja liberada.

Como a EFT funciona com traumas graves como o TEPT (transtorno de estresse pós-traumático)? Compre o DVD e assista a EFT em ação por si mesmo em The Answer.

Como a EFT funciona em um nível mais profundo?

Quando começamos a esclarecer um problema com a EFT, descobrimos que outras emoções e / ou problemas relacionados aparecem inesperadamente. EFT pode trabalhar como uma draga, tirando areia e lama do nosso leito de rio de lembranças dolorosas enterradas do passado. Quando começa a limpar esse entulho emocional preso em nossos rios de energia, mais escombros são levantados para a superfície de nossa consciência.

Para iniciantes com passados ​​e heranças traumáticas, isso pode parecer esmagador como um processo sem fim. Assim como você pensou que estava acabado, vêm mais problemas para tocar. Mas esteja certo de que, com prática e persistência, você aprenderá a encontrar as questões centrais que ancoram as pilhas de detritos e começam a experimentar liberdade e cura.

Uma vez que estas questões centrais sejam desmanteladas, a corrente estará livre o suficiente para limpar o resto dos detritos (eventos específicos) por conta própria. Profunda liberdade emocional segue.

Como a EFT funciona no nível mental / espiritual?

A EFT nos ajuda a ver que as coisas nem sempre são como aparecem. Corrige a percepção e abre o caminho para novas possibilidades. Grandes mudanças no pensamento e na experiência de vida tornam-se possíveis. Auto-insight profundo acontece.

Como nosso sistema perceptivo recebe informações de um evento em nossa vida, essa informação contém distorção. Pense nisso como correr água limpa (o evento) através de um filtro sujo que você não sabia que estava lá. A água que recebemos não é pura (nossa interpretação do evento é distorcida). Como não percebemos que havia um filtro (percepção), nos acostumamos ao gosto da água impura e a percebemos como “normal” e limpa.

Não nos lembramos mais do sabor da água pura. Nós apenas assumimos que o que temos é água pura, porque é isso que estamos bebendo há tanto tempo.

Esses filtros sujos que poluem ou distorcem nossa percepção são antigas crenças não examinadas e auto-imagens de nós mesmos e dos outros que nos desvalorizam e nos limitam. Eles inconscientemente direcionam nossa percepção para seletivamente interpretar mal as informações de nossos eventos atuais para apoiar as conclusões limitantes e desvalorizantes.

Gary Craig chama nossos filtros sujos “escrevendo em nossas paredes”. Grande parte dessa distorção / escrita foi refletida de volta para nós na infância por nossa família, professores, escolas, religiões, cultura e até mesmo nossos ancestrais. Acreditar que esta escrita pode ter nos servido bem de uma só vez. No entanto, após o exame destas crenças, podemos descobrir que muitos entram em conflito uns com os outros e trabalham ativamente contra o nosso bem-estar.

Pode ser muito difícil mudar essas crenças, atitudes e imagens distorcidas por várias razões. Primeiro, podemos nem estar cientes de que os temos. E segundo, eles estão ancorados por experiências / traumas passados ​​que não foram curados.

Esta informação antiquada é difícil de detectar, porque tudo o que vemos são os efeitos disruptivos em nossas vidas. Ele age como um antigo programa de computador que reage a novos eventos com uma reação piloto automática que não funciona mais ou faz sentido. Por essa razão, às vezes podemos nos achar confusos sobre por que reagimos de uma maneira particular.

Mas como essas reações são tão praticadas e familiares, é fácil supor que qualquer outra pessoa na mesma situação teria reagido da mesma maneira – mas elas teriam?

Como a EFT funciona com reações programadas?

Finja que você está dirigindo. Existem “regras da estrada” escritas no manual do seu motorista, colocadas lá pela educação do motorista, pela aplicação da lei, por seus pais e por outros motoristas.

Pense numa situação em que você se sinta violado porque suas “regras da estrada” foram quebradas por outro motorista. Talvez eles te cortassem ou tivessem um sinal vermelho quando você tivesse o direito de passagem.

Quais são suas reações? Raiva? Indignação? Medo? Essas emoções negativas podem surgir sempre que alguém não segue a “escrita em nossas paredes”.

Imagine uma situação social embaraçosa em que você sente que alguém foi rude com você – eles derramam sua bebida sem pedir desculpas ou cortar em frente à fila no supermercado. Usamos a “escrita em nossa parede” para interpretar e dar significado ao que acabou de acontecer. A escrita em nossas paredes faz um julgamento e diz, “cortar na linha é rude” e assumimos que fomos ofendidos por um indivíduo rude.

Nesse caso, nossa raiva é plenamente justificada e reforçada pelo mesmo julgamento que deu origem a ela. Em suma, a “escrita em nossas paredes” é um filtro pessoal que interpreta e julga nossas experiências de vida tanto negativa como positivamente e direciona nossas reações emocionais.

Como a EFT funciona para nos ajudar a mudar a “escrita em nossas paredes”?

De acordo com Joseph Chilton Pierce em uma apresentação dada a uma escola Waldorf na minha área, nosso coração recebe a informação, usa a “escrita em nossas paredes” para interpretá-la e depois a envia para o cérebro. O cérebro responde com emoção.

Emoções negativas são instruções para nosso coração PROTEGER.

Como a proteção envolve o medo, o cérebro também libera substâncias químicas e / ou hormônios apropriados na corrente sanguínea para preparar o corpo para reações de sobrevivência, como lutar, fugir ou congelar (jogar morto).

Quando o medo toma conta, de acordo com Keith Sherwood, em seu livro Terapia dos Chakras para o Crescimento Pessoal e a Cura “, o medo” faz com que uma pessoa se contraia em todos os níveis, perturba o sistema energético “.

O coração recebe essas emoções negativas e as transmite como ondas de energia de volta ao ambiente. Nossas reações / experiências emocionais negativas reforçam e atraem mais experiências que se encaixam na interpretação distorcida de nossa “escrita na parede”.

É assim que padrões disfuncionais de comportamento e auto-julgamento se estabelecem, entrincheirados e reforçados profundamente dentro de si.

A EFT nos ajuda a ver que a mesma situação para um indivíduo com diferentes “escritas em suas paredes” produziria uma interpretação e uma reação muito diferentes das nossas.

Ao tocar em nossas reações perturbadoras, liberamos energia bloqueada, eliminando as emoções negativas presas e nos tornando livres para reinterpretar esses eventos. Ajuda-nos a ver que temos o poder de mudar a forma como nos sentimos, como nos comportamos e o que acreditamos ser vendo situações difíceis de forma diferente.

Como a EFT trabalha para criar grandes mudanças?

EFT afasta os sistemas energéticos de crenças, auto-imagens negativas e eventos passados ​​não resolvidos, limpando nossos filtros de auto-engano (“escrevendo em nossas paredes”).

Ajuda a purificar nossos corações através do perdão de nossas percepções errôneas e interpretações erradas para que possamos ver as coisas de uma forma mais clara. O Dr. Wayne Dyer, em suas palestras sobre O poder da intenção, costuma dizer: “Quando mudamos a maneira como vemos as coisas, as coisas que vemos mudam”.

Gary Craig ensina os praticantes que trabalham com os clientes como usar “re-frames” para ajudar a mudar as interpretações presas da realidade que mantém as pessoas presas em lugares insalubres e insalubres. Isso requer habilidade, no entanto, e o cliente precisa estar pronto para fazer a mudança. Isso requer limpar o trauma relacionado e as emoções negativas primeiro, porque estas são a cola que mantém nossos filtros obstruídos e nossa percepção de mudar.
Como a EFT trabalha para trazer uma conexão mais profunda ao Espírito? O uso consistente e persistente de EFT limpa nossa conexão com o Espírito / Chi. Receber energia através de um filtro limpo nos nutrirá com Água Viva ou Espírito.

Saiba mais:

O que é EFT? Emotional Freedom Techniques

Como funciona o EFT

Como é o tratamento EFT

Conquiste sua Forma Ideal