O que é drenagem linfática?

Tempo de leitura: 12 minutos

O que é drenagem linfática?

Todo mundo já ouviu falar em drenagem linfática pelo menos uma vez. Mas, embora a maioria saiba que se trata de uma massagem, nem todos sabem para que ela serve, muito menos como é feita, e quais são todos os benefícios que ela traz para o corpo.

A drenagem linfática é muito mais do que uma massagem comum, por isso deve ser feita por uma pessoa com experiência no assunto. E se você está interessado em fazer uma drenagem, mas antes quer saber tudo sobre ela, então veio ao lugar certo. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre drenagem linfática!

Drenagem linfática: o que é?

Trata-se de uma massagem, mas não uma qualquer, já que o objetivo da drenagem é estimular a ação do sistema linfático.

O sistema linfático é aquele responsável por transportar todo o fluido que corre no nosso corpo. A partir do momento em que é estimulado por uma massagem, ele trabalha muito melhor.

Origem

Acredita-se que a drenagem linfática foi desenvolvida na Alemanha na década de 30, por um casal, o terapeuta dinamarquês Emil Vodder, e sua esposa Estrid. Histórias contam que o casal tratava pacientes com problemas respiratórios, como a sinusite.

Ao perceber que alguns pacientes tinham os linfonodos mais inchados do que o normal, passaram a estudar mais o sistema linfático, e descobriram que movimentar as linfas poderia fazer com que o inchaço diminuísse o que deu início à drenagem linfática, que foi sendo aperfeiçoada por outros estudiosos ao longo do tempo.

Para que serve a drenagem?

Entende-se por drenagem um processo de retirada de líquido, e é exatamente isso que ela quer dizer. O objetivo da drenagem linfática é eliminar o acúmulo de líquido que fica entre as nossas células.

A partir da movimentação, esses líquidos vão direto para os vasos capilares até serem eliminados completamente, saindo do nosso corpo através da urina, por exemplo.

Como funciona a massagem?

Uma drenagem linfática eficiente não pode ser feita por qualquer um. Só um massagista experiente conhece os movimentos certos para fazer com que o excesso de líquido saia do corpo.


Ao observar uma drenagem, podemos perceber que os movimentos feitos são circulares, e sempre feitos com uma certa força, afim de causar pressão nos vasos e direcionar o líquido.

Mas, essa é a técnica manual. Já existem máquinas desenvolvidas para fazer drenagem linfática nas pessoas, e os movimentos têm a mesma função, a diferença é que são feitos por um aparelho programado.

Aspectos a serem observados

Embora os movimentos de uma drenagem linfática sejam feitos para causar pressão nos vasos, eles não devem causar nenhuma dor, muito menos deixar algum hematoma na pele. Pacientes que relatam terem sentido dor no momento da massagem, tiveram o serviço feito por um mal profissional.

Benefícios da Drenagem Linfática

A drenagem costuma ser mais indicada em alguns casos do que outros. De qualquer forma, ela serve principalmente para reduzir o inchaço no corpo, causado pela retenção de líquidos. Mas, existe uma série de outros benefícios provocados por uma drenagem.

Redução de medidas

Você já sabe que a drenagem faz o corpo desinchar, e isso quer dizer que a silhueta ficará mais fina a partir disso. Às vezes aqueles quilinhos a mais que aparecem na balança não são de fato gordura, mas sim excesso de líquido que está preso no seu corpo.

A partir de poucas sessões de drenagem linfática já é possível perceber o quanto as roupas ficam mais folgadas, o que significa que você reduz suas medidas.

Diminui as celulites

A celulite é causada justamente pelo processo de retenção de líquido no corpo. O excesso desse líquido preso em nosso corpo acaba produzindo nódulos, que fica conhecido como a famosa celulite, odiada pelas mulheres.

Mas, quando o corpo recebe a massagem que impulsiona o líquido acumulado para fora, os nódulos também desaparecem, por isso, as pessoas dizem que drenagem linfática reduz as celulites.

Melhora a TPM

Algumas mulheres enfrentam o período de Tensão Pré Menstrual com facilidade, mas outras sofrem muito com os inchaços causados no corpo.

Esses inchaços, além de causarem desconforto em relação à aparência física, também podem fazer com que as mulheres sintam dores no corpo. Por isso, uma drenagem linfática é super indicada nesses casos. Não só por uma questão de estética, mas também de bem-estar, já que proporciona alívio das dores causadas pela TPM.

Pele hidratada

Outro benefício da drenagem linfática que quase ninguém imagina, é que essa massagem é capaz de provocar uma hidratação na pele.  E a explicação para isso é muito simples.

Quando fazemos qualquer massagem, não só a drenagem linfática, é preciso usar um creme para umedecer a região e fazer com que as mãos deslizem na pele com mais facilidade, para que o processo seja agradável para pessoa que está sendo massageada.

Com isso, estamos hidratando a região. E se a pessoa faz sessões de drenagem linfática toda semana, por exemplo, então sua pele estará em perfeitas condições de hidratação sempre.

Combate o estresse

Existem duas razões pelas quais a drenagem linfática reduz o estresse. Uma delas é porque alivia as dores causadas pelo inchaço do corpo, e a outra é porque o momento no qual somos massageados serve para relaxar.

Não há nada como deitar e receber uma massagem relaxante. Uma drenagem linfática pode até fazer com que você tenha mais energia para encarar a rotina.

Elimina impurezas

A drenagem linfática também é conhecida por agir no organismo como desintoxicante, já que no excesso de líquido também há muitas impurezas, e, ao serem impulsionados para fora, estamos deixando nosso corpo livre disso.

Faz bem para cabelo e pele do rosto

O motivo para que isso aconteça tem tudo a ver com a eliminação das toxinas. Tudo em nosso corpo fica com aparência melhor quando o que é ruim é mandado embora. Em poucas sessões de drenagem linfática, já é possível perceber uma melhora na saúde do cabelo e na pele do rosto.

Ajuda a emagrecer

Por que a drenagem linfática ajuda a emagrecer? A resposta é simples. A estimulação dos vasos faz com que ocorra um aceleramento no metabolismo.

Não é que isso vá fazer com que você emagreça, mas isso, somado a uma alimentação balanceada, por exemplo, já traz resultados rapidamente.

Que profissional faz a drenagem?

Como dissemos antes, não é qualquer pessoa que está habilitada a fazer uma drenagem linfática.

Você só deve confiar em profissionais que são especializados. Eles podem ser enfermeiros, massoterapeutas, biomédicos, esteticistas e também fisioterapeutas. Mas, vale a pena você pedir indicações de bons profissionais para pessoas que já tenham passado pelos cuidados deles.

Quem deve fazer drenagem?

A realidade é que qualquer pessoa pode fazer drenagem linfática, mas em alguns casos é mais uma necessidade do que um luxo, podemos dizer dessa forma.

Vamos dar uma olhada em que tipo de pessoa precisa fazer drenagem linfática, e quais são os benefícios nesses casos.

Gestantes

Todo mundo sabe que quem mais sofre com desconforto de retenção de líquido são as grávidas. No período da gestação, o corpo incha tanto que dica difícil até para as mulheres conseguirem andar.

Nesse caso, uma drenagem linfática pode causar um alívio enorme. Se toda semana a gestante fizer uma sessão dessa massagem, ela reterá bem menos líquidos, o que vai diminuir muito o desconforto.

 Gestação: Período no qual a drenagem deve ser feita

A drenagem linfática, para não influenciar na gestação, só deve ser feita a partir do terceiro mês. Além disso, existe um diferencial na drenagem feita em casos comuns, e na drenagem feita em gestantes.

O abdômen não recebe massagem, muito menos as mamas. Nessas regiões são feitos apenas movimentos bem leves, a fim de não causar desconfortos e problemas maiores.

Além disso, a gestante só deve se deitar de barriga para cima, nunca para baixo. Para massagear as costas e a parte de trás das pernas, ela deve ficar deitada na lateral.

Outros casos específicos

Também é indicada drenagem linfática para pessoas que estão se recuperando de cirurgias ou que vão se submeter a uma. Quem sofre com acúmulo de gordura nos membros inferiores também tem maior necessidade em fazer, bem como quem sofre com inchaços de origem não conhecida.

Quem sofre com problemas ortopédicos também pode precisar mais de uma drenagem linfática, ou ainda pessoas que estão com os membros inchados devido a um pós-operatório. Os casos variam, mas, normalmente, são esses os mais conhecidos.

Contraindicações

Embora haja uma série de benefícios para quem recebe frequentemente drenagens linfáticas, existem pessoas que não devem se submeter a essas massagens. Mas por que? Porque a drenagem pode fazer com que algum quadro de doença, por exemplo, se agrave.

Pessoas com infecção

Quando estamos com alguma infecção no corpo, o ideal é que estejamos curados antes de fazer a drenagem linfática.

Isso porque os movimentos que são feitos para espalhar o líquido, podem espalhar não só ele, como também as células ruins que estão causando a infecção no organismo. Dessa forma, você só vai deixar o seu corpo ainda “mais doente”, generalizando sua infecção.

Quem faz quimioterapia

Outro grupo de pessoas que não deve se submeter a drenagens linfáticas são pessoas que fazem quimioterapia. O motivo pelo qual isso não deve ser feito, é o mesmo em relação às pessoas que tem infecção.

Corre o risco de que os movimentos feitos espalhem as células cancerígenas, que podem atingir diferentes órgãos.

Só drenagem não funciona

O grande objetivo da maioria das pessoas que procura fazer sessões de drenagem linfática é o emagrecimento. No entanto, de nada adianta fazer drenagem se você não cuida da alimentação, e não toma outros cuidados necessários.

Alimentação balanceada

Para potencializar os resultados da sua drenagem linfática, vale a pena investir numa boa alimentação.

Prefira evitar alimentos açucarados e gordurosos. Elimine isso do cardápio e procure comer mais frutas, verduras e legumes. Pode parecer que não, mas se você aliar os benefícios da drenagem a uma alimentação mais rica em nutrientes e vitaminas, ao invés de gorduras, em poucos dias você verá o resultado aparecer.

A ideia é aproveitar que o metabolismo está mais acelerado, e dar menos calorias para ele queimar.

Beba muita água

Desde sempre ouvimos que é preciso tomar dois litros de água por dia, e não é à toa. A água não serve somente para hidratar o nosso organismo. Ela também elimina as toxinas, o que pode potencializar os resultados da drenagem linfática.

A drenagem elimina excesso de fluidos, e a água, apesar de ser um líquido, faz exatamente a mesma coisa. Tomar dois litros de água vai fazer com que você elimine as toxinas, através da urina.

E se você gosta de chá verde, saiba que ele também pode ser um aliado nesse caso. Isso porque, diferente de outros chás, ele é diurético, e não causa alterações no apetite das pessoas.

Pratique exercícios físicos

Não há dúvidas de que, para emagrecer, exercícios físicos são a opção mais recomendada. Isso porque eles fazem com que o corpo gaste mais calorias do que está acostumado.

Agora imagine o quanto a prática de exercícios físicos pode potencializar os efeitos da drenagem linfática, acostumando seu corpo a gastar uma quantidade maior de calorias, somado à redução de medidas que a drenagem provoca, você perderá peso em muito pouco tempo.

Quanto custa uma drenagem linfática?

Como foi dito antes, não é qualquer pessoa que está apta a fazer uma drenagem linfática. O profissional que faz essa massagem se capacitou para poder oferecer um serviço de qualidade, o que significa que ele precisa cobrar um preço justo.

Uma sessão de drenagem linfática dura em média uma hora, e sai por cerca de cinquenta reais. Existem clínicas de estética, centros e até profissionais autônomos que dão um desconto, caso o cliente feche um pacote com dez sessões, por exemplo.

Lembrando que vale a pena esse tipo de pacote, porque uma única drenagem linfática vai fazer efeito por pouco tempo, até que seu corpo esteja tomado pelos fluidos novamente.

Bom, isso é tudo o que você precisa saber sobre drenagem linfática. Se quer agendar sua sessão, lembre-se de procurar por um profissional confiável!