O que é microagulhamento?

Tempo de leitura: 13 minutos

O que é microagulhamento?

O que é microagulhamento?
O que é microagulhamento?

O que é microagulhamento?

O microagulamento é uma ação que tem como objetivo a maior produção de colágeno e recepção de medicamentos pela pele, conhecido como drug delivery.

Durante o processo, são utilizadas cerca de 200 agulhas, que variam em 0,25mm e 3,0mm, corretamente esterilizadas e feitas de aço cirúrgico.

Em muitas vezes, para tornar a aplicação mais fácil, os profissionais utilizam um rolo. 

Aparelho utilizado para o Microagulhamento

Aparelho utilizado para o Microagulhamento
Aparelho utilizado para o Microagulhamento

Esse rolo tem contato direto na pele, ocasionando pequenos furos, que são os responsáveis pelo aumento da vasodilatação, estimulando o drug delivery e a formação de colágeno, comentado no parágrafo anterior.

Este aparelho pode variar de cor, forma, distância das agulhas.

Dessa maneira, o microagulhamento é um procedimento que pode ser utilizado contra diferentes problemas de pele, como:

  • estrias
  • envelhecimento,
  • cicatrizes de acne
  • queimaduras
  • manchas na pele
  •  flacidez, entre outros.

Antes de se propor a passar por sessões de microagulhamento, é muito importante verificar que os equipamentos que serão usados possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

É isso que garante a qualidade do serviço e produto, o aço, as agulhas e o tamanho de cada uma delas deve seguir as indicações.

Sem falar que essa também é uma forma de ter confiança em relação a esterilização, fugindo de possíveis complicações e contaminações.

Para quem é indicado o microagulhamento?

Para quem é indicado o microagulhamento?
Para quem é indicado o microagulhamento?

Para todas as pessoas que querem modificar a saúde da pele.


O microagulhamento é responsável por fazer com que o organismo aumente a sua produção de colágeno e elastina, restaurando a pele. Esses dois componentes são necessários para que a pele permaneça firme, sem aquela sensação gelatinosa.

Benefícios do microagulhamento

Benefícios do microagulhamento
Benefícios do microagulhamento

O grande benefício do microagulhamento está exatamente nisso, em refazer a estrutura da pele e até colocar em ordem as fibras internas. Isso faz com que as rugas, acne e cicatrizes sejam reduzidas, tornando o rosto e corpo mais viçosos.

Já a importância do drug delivery existe porque a pele trabalha como uma segurança do corpo, barrando a passagem de muitos ativos. Nem sempre isso é bom, ainda mais quando o assunto são tratamentos estéticos. 

Aplicação do microagulhamento para as estrias, saiba mais neste link.

As opções de locais para a aplicação do microgulhamento são diversas, ela pode acontecer em qualquer parte do corpo, como rosto, pescoço, colo, mão, seios, braços, coxas, barriga, panturrilha e outros.

Inclusive, o que chama muita atenção é que ele pode ser aplicado no couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea e, consequentemente, o nascimento capilar.

Procure sempre ajuda de um profissional

Procure sempre ajuda de um profissional
Procure sempre ajuda de um profissional

O recomendado é que a sessão de microagulhamento ocorra em um consultório médico, ou clinica indicada, porque o procedimento pede creme anestésico e, em muitas vezes, até anestesia local, isso depende de qual será a agulha utilizada.

Vale ressaltar que apesar de simples, qualquer ação é passível de pequenas complicações, com a presença de um médico elas podem ser solucionadas corretamente.

Como é realizado o microagulhamento

Como é realizado o microagulhamento
Como é realizado o microagulhamento

O primeiro passo é aplicar o creme anestésico, cerca de 30 a 50 minutos antes do começo do procedimento com as agulhas.

Os profissionais estimam que a maior agulha, de 3mm, pode penetrar até 2 mm na pele. Quanto maior é o número de agulha por fileira do aparelho, menor é aprofundamento delas. 

Durante a aplicação são feitos movimentos de cima para baixo, como vai e vem, com o aparelho em toda a região que for cuidada. Em média o rolamento acontece umas 15 vezes no mesmo espaço.

Sangramento é normal

sangramento é normal, não há necessidade de preocupação porque o sangramento não dura muito tempo, minutos depois ele cessa.
sangramento é normal, não há necessidade de preocupação porque o sangramento não dura muito tempo, minutos depois ele cessa.

A presença de um sangramento é normal, mas varia em relação ao tamanho da agulha, não há necessidade de preocupação porque o sangramento não dura muito tempo, minutos depois ele cessa.

A escolha da agulha acontece de acordo com o que e que área será tratadaPor exemplo: se a situação presente for apenas para melhorar o vigor da pele, as agulhas usadas variam entre 0,5 mm e 1mm; agora se o problema for algo mais complexo, como dá fim em cicatrizes de acne, as agulhas são as de 2,5 mm.

Em locais mais sensíveis é importante que os médicos optem pela utilização de agulhas mais finas. Em tratamentos para calvície, no couro cabeludo, é preciso bastante delicadeza, assim como as áreas dos olhos e nariz, que não devem ser muito pressionados, para não danificar os ossos.

Sessões do microagulhamento

Sessões do microagulhamento
Sessões do microagulhamento

Geralmente as pessoas realizam até 4 sessões de microagulhamento, em um tempo de 30 dias para cada uma, isso é essencial para boa recuperação da pele. Entretanto o número de sessões pode mudar dependendo de qual é o objetivo com o tratamento.

Cada uma das sessões dura entre meia hora e uma hora. 

A aplicação de microagulhamento deve ser realizado por profissionais da área estética, como dermatologistas, esteticistas e cirurgiões plásticos. Outros profissionais com especialização nessa técnica também podem realizar os procedimentos. 

Cuidados antes microagulhamento

Cuidados antes microagulhamento
Cuidados antes microagulhamento

Os cuidados dependem do tipo e cor da pele do paciente. Normalmente, pessoas negras devem começar a sua preparação 30 dias antes do procedimento, seguindo a orientação do profissional responsável pela sessão que normalmente indica clareadores e antioxidantes para a área que será cuidada. 

De maneira geral, é necessário que interrompam a presença de ácido na pele entre 3 e 2 dias antes da ação.

Cuidados após o Microagulhamento

Cuidados após o Microagulhamento
Cuidados após o Microagulhamento

Para o depois, o microagulhamento responde com descamação, vermelhidão, pequeno inchaço, ardor e sensibilidade ao calor e ao frio.

A indicação de água termal para a pele é quase sempre indicada como forma de acalmar a pele, além dos cicatrizantes com antibiótico. No primeiro dia de sessão, evite o contato de água quente com o local.

Os pacientes que passarem pela microagulhação precisam evitar a presença sol durante 45 dias e não esquecer da importância do uso do filtro solar, normalmente, com fator que ultrapassa o 30 FPS. Ademais, caso crostas se façam presentes na pele, é importante lembrar de não retirá-las.

Resultados após 7 dias

Microagulhamento, resultados em 7 dias
Microagulhamento, resultados em 7 dias

No sétimo dia após a aplicação o viço e textura da pele já melhoram. 20 dias depois a pigmentação que é atingida e depois de um mês a redução das rugas já é facilmente perceptível.

A regeneração da pele causada pelo microagulhamento proporciona o rejuvenescimento graças ao estímulo do colágeno.

Contraindicação do microagulhamento

Contraindicação do microagulhamento
Contraindicação do microagulhamento

Pacientes com diabetes não controlada, com coagulação sanguínea ou lesões, herpes ou acne ativa, câncer e qualquer outra doença na área em que será tratada não podem fazer uso do microagulhamento.

Além disso, o microagulhamento não pode ser feito em pessoas que apresentaram psoríase.

As que possuem propensão a queloide.

As grávidas devem ser avaliadas antes do procedimento.

Mais sobre o microagulhamento

saiba mais sobre o microagulhamento
saiba mais sobre o microagulhamento

É possível alinhar o microagulhamento a outras técnicas, para ter um resultado ainda melhor:

Alimentação correta: uma dieta rica em proteínas pode auxiliar com a renovação de colágeno da pele.

Tratamentos com laser: já sabemos que o microagulhamento possui uma resposta mecânica, já o laser responde com um efeito térmico sobre a pele. A junção dos dois pode trazer benefícios maiores.

Adeus ao cigarro: fumar diminui o espaço para passagem de nutrientes e oxigênio da pele, isso porque o cigarro congestiona os microvasos desse local.   

Hidratação: Os 2 litros necessários por dia de água são essenciais para manter a saúde da pele em dia e mais jovem.

Uso de protetor solar: a proteção quanto os raios solares podem minimizar os maus efeitos, como manchas, envelhecimento e até câncer, causados pelo sol na pele.

Curso de microagulhamento online

Curso de microagulhamento online
Curso de microagulhamento online

Os alunos do curso de  microagulhamento normalmente são pessoas que já trabalham com na área da estética ou estudantes do setor. O que une todos eles é o saber de que especialização e novos conhecimentos nunca são demais, afinal, para ser o melhor profissional é preciso dedicação e muita força de vontade para se manter em dia às novidades.   

Um dos pontos que precisam da atenção dos esteticistas e profissionais da área é o número alto de pesquisas realizadas no mundo da estética.

Nos últimos anos essa área evoluiu muito, com a descoberta de novas fórmulas, métodos e equipamentos que quando bem feitos geram bons resultados a centenas de pacientes.

A novidade da vez é o microagulhamento que já possui cursos abertos para todos os alunos e profissionais da área. O diferencial é que além da opção presencial, também é possível encontrar o curso em formato EAD, muito legal né?

Essa opção é a criada pela Cris Marques, profissional com mais de 13 anos de experiência, que desenvolveu um programa incrível para aqueles que querem adicionar o conhecimento do microagulhamento a sua bagagem.

<<Saiba mais no site do curso da Cris Marques

Estética é empreendimento

Estética é empreendimento
Estética é empreendimento

Ao se especializar em diferentes pontos da estética, você está empreendendo e investindo no seu próprio negócio.

Hoje em dia, os padrões de beleza estabelecidos e pedidos pela sociedade estão cada vez mais amplos, por essa razão, cada vez mais pessoas estão em busca dos tratamentos disponíveis no mercado.

Há quem diga que é besteira, mas correr atrás de ter corpo, a pele e o cabelo dos sonhos é sim muito importante.

Pessoa feliz consigo mesma

Pessoa feliz consigo mesma
Pessoa feliz consigo mesma

Uma pessoa feliz consigo é também uma pessoa feliz com o mundo, imagina só um local onde nenhuma pessoa é amargurada… maravilha, não é? 

Se sentir bonita e atraente tem forte ligação com a realização pessoal e autoestima. Afinal, quem é que não gosta de olhar no espelho e ver um reflexo lindo? De sair e receber elogios?

Seja no pessoal ou no ramo profissional, os cuidados com a estética são indispensáveis, e essa realidade torna o mercado da beleza e cuidados um dos mais promissores.

Para quem é indicado o curso

Microagulhamento para quem é indicado o curso
Microagulhamento para quem é indicado o curso

Se você já é apaixonado pela área, vale à pena investir em estudos e no curso de microagulamento, esse mercado tem diversas oportunidades para quem está começando.

Esse segmento evolui constantemente no Brasil e o esperado para o futuro é bem positivo, até porque nosso país é o terceiro maior consumidor de cosméticos de todo o mundo.

Talvez você esteja em dúvida sobre dar ou não esse passo, devido ao atual momento brasileiro, mas aqui vai uma dica: é possível sim empreender até nos tempos de crises.

Um bom empreendedor transforma tudo, porque sabe como transformar as melhores oportunidades em resultados.

Um estudo já comprovou que 6 em cada 10 brasileiros se auto considera uma pessoa preocupada com a aparência e vaidosa, esse número significa mais do que a metade da população.

Cada vez mais as pessoas querem ter seu próprio dinheiro, condições financeiras, faz com que esse setor de estética não pare de crescer.

Mercado Promissor em expansão

Mercado Promissor em expansão
Mercado Promissor em expansão

Não é de hoje que o mercado de estética vem crescendo constantemente, ao contrário do que outras áreas da economia, com o passar do tempo ele se fortalece ainda mais.

É por isso que a estética é responsável por fazer com que bilhões de reais se movimentem em um único ano, sem falar nas oportunidades de empreso que são abertas.

Entretanto, não vai imaginando que a vaidade é uma procura só das mulheres. Os homens estão cada vez mais preocupados em se manter bem, aliás, não é de hoje que eles se preocupam com a aparência, mas graças às mudanças da sociedade eles finalmente estão livres para se cuidar sem julgamentos, se tornando tão responsáveis quanto as mulheres pelo sucesso da estética.

Cuidados em qualquer idade

Cuidados em qualquer idade
Cuidados em qualquer idade

A expectativa de vida que só aumenta, a terceira idade também não deixa de lado os seus cuidados pessoais, isso contribui para a evolução mundial da área.

Além disso, a evolução dos equipamentos e produtos fazem nascer novos tratamentos, dessa maneira, até os consumidores mais exigentes estão dando o braço a torcer e se surpreendendo com os resultados.

O microagulhamento é um desses tratamentos que vem chamando a atenção do público alvo da estética, afinal, os seus resultados não são focados em um único objetivo, ele pode resolver aquela situação que incomoda diversas pessoas, desde problemas com calvícies até o fortalecimento da pele.

O melhor de tudo isso é que você pode se tornar um especialista do setor sem sair de casa.

Mais de duas mil pessoas já realizaram as aulas no conforto do seu lar, orgulhosos por mais um certificado de conclusão de curso que comprova que não é enrolação, mas sim aprendizado. Invista, sem medo, em você e na sua profissão.

<<Saiba mais direto no site do curso de microagulhamento