Método Tabata: Treino Para Emagrecer e Definir o Corpo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Método Tabata: Como funciona o treinamento HIIT para emagrecer e definir o corpo?

Se você está buscando por uma forma efetiva para perder peso e alcançar o corpo tão desejado, já deve ter escutado falar do Método Tabata.

Se ainda não ouviu, vamos entender aqui o por quê do método tem feito tanto sucesso entre as pessoas.

Vamos analisar os principais pontos que fazem existir inúmeros casos de sucesso na internet.

Conseguir emagrecer não é uma tarefa simples, aliás, muito pelo contrário. O modo como tocamos as nossas vidas atualmente tem se tornado, cada vez mais, uma das principais barreiras e impossibilitam que possamos conseguir uma efetiva e desejada perda de gordura no corpo.

E são muitas as dificuldades que podem aparecer no meio do caminho. A má alimentação, por exemplo, é uma delas.

As pessoas vivem rotinas extremamente corridas e estão sempre comendo alimentos sem tanta qualidade, devido ao pouco tempo para se aplicar a uma dieta balanceada de consumo menor de calorias.

 

Sem tempo para fazer exercícios? Então o HIIT foi feito pra você!

Ao mesmo tempo, outros encontram mais dificuldades ainda em decorrência de suas atividades no dia a dia.

Para conseguir fazer treinos em academias e, até mesmo, para correr no parque perto de casa de manhã, é necessário que haja certa disposição de tempo e muito pessoas não encontram tempo bastante para essas práticas.

E foi, justamente, pensando nisso que surgiu o tão famoso Método Tabata. Para tornar as coisas mais práticas e simples para as pessoas que não conseguem ter disposição de tempo para treinos que julgam adequados a seu corpo.

A metodologia criada pelo pesquisador japonês Izumi Tabata faz com que seus praticantes consigam perder calorias em treinos específicos de apenas 4 minutos.

Quem é Izumi Tabata?

Izumi Tabata é um pesquisador japonês, como dito anteriormente. O doutor da Universidade de Ritsumeikan, em Quito, no Japão, é especializado em fisiologia nos esportes. E, após um período de estudos, desenvolveu o Método Tabata.

Essa metodologia desenvolvida pelo pesquisador consiste em um treinamento de alta intensidade e com intervalos curtos e é feito, justamente, para pessoas que querem ou precisam emagrecer de forma rápida, seja por questões estéticas ou de saúde, mas não conseguem, pois têm pouca disponibilidade de tempo para treinos.

O Método Tabata surgiu depois de inúmeras pesquisas

O método surgiu como um resultado de inúmeras pesquisas e estudos feitos pelo doutor.

E, por fim, testes práticos que vieram para comprovar a teoria de que esse novo conceito, quando aplicado, gerava melhores resultados do que os que eram obtidas mediante às técnicas e treinos tradicionais.

Treinos Tradicionais X Treinos Curtos e Intensos

A comparação práticas de metodologias se fundamentou da seguinte forma: entender o que trazia maior efetividade para as pessoas, as atividades aeróbicas de período longo e com intensidade moderada ou as atividades curtas mais intensas.

Dessa forma, o pesquisador juntou dois grupos de pessoas para testar a eficácia da nova teoria. De um lado um grupo que realizou uma serie de exercícios intensos que tinham 20 segundos de duração com intervalos de descanso de 10 segundos.

E, em contrapartida, um grupo que fez atividades mais tradicionais de intensidade moderada durante uma hora. O período dos experimentos foi de seis semanas.

Ao fim do período e após o recolhimento de resultados, o doutor conseguir observar que os números superiores estavam a favor das pessoas que fizerem o treino intenso em pouco tempo.

A superioridade observada apareceu tanto nas capacidades aeróbicas das pessoas, quanto nas anaeróbicas.

O treinamento proposto pelo especialista dura apenas quatro minutos. E faz com que as pessoas apresentem ganho em diferentes aspectos.

Logo, essa metodologia funciona para pessoas de diferentes perfis e com diferentes desejos. Tanto para os que querem emagrecer para ter o corpo ideal, quanto para aqueles querem ou precisam emagrecer para melhorar a saúde ou aumentar a prevenção de doenças.

Além de fazer com que seus praticantes percam quantidade de gordura corporal de maneira mais rápida, o Método Tabata também aperfeiçoa suas capacidades cardiovasculares.

Para quem o método é mais indicado?

A técnica de prática de exercícios elaborada pelo pesquisador japonês pode se adaptar a qualquer pessoa, desde que esse praticante saiba como agir e como proceder para conseguir alcançar os resultados de forma mais confortável e segura para o seu corpo.

É importante salientar que a pessoa conheça o seu porque. O método exige que as pessoas pratiquem muitos exercícios intensos, ou seja, a concepção de intensidade varia de acordo com o indivíduo. O que é intenso para uma pessoa muito sedentária não é nada comparado a ideia de intensidade para um atleta.

Portanto, é necessário que as pessoas estejam adaptadas a práticas de atividades físicas e conheçam até onde os seus corpos podem chegar. Logo, para uma pessoa sedentária é recomendado que comece a praticar exercícios de maneira leve e conforme o tempo avança, vá tornando os exercícios mais intensos.

Esse policiamento do próprio corpo é importante para que não haja lesões musculares em decorrência da falta de hábito nas práticas de exercícios, além do esforço cardiovascular exacerbado. Procure sempre a orientação de um profissional de educação física ou de um médico para tornar o Método Tabata ainda mais seguro e eficiente para o seu corpo.

Os ganhos também são importantes para a saúde das pessoas que precisam emagrecer, pois o gasto calórico é mais elevado e ajuda no funcionamento do metabolismo do corpo. Pois, com a prática o corpo continua perdendo caloria mesmo após o término dos exercícios.

As vantagens do método Tabata

Os benefícios que a prática desse método pode oferecer as pessoas são inúmeros.

O que, talvez, seja a maior característica da metodologia e que a faça ter tanto destaque é a vantagem relacionada ao tempo e simplicidade com que pode ser realizado. Os exercícios serão feitos em curto período de tempo, de 4 minutos.

E se as pessoas não tem disposição de tempo para locomover-se até locais mais adequados para seus respectivos treinos, o Método Tabata não é comprometido, pois ele pode ser feito em qualquer lugar.

Faz com que as pessoas aperfeiçoem ainda mais o funcionamento de seu metabolismo e dos órgãos do corpo. Pois, melhora o condicionamento físico de seus praticantes, aumentando suas resistências musculares. O corpo em plena função diminui a gordura e intensifica o emagrecimento.

O treino proposto é extremamente eficiente. Mais eficaz que outros exercícios aeróbicos por longos períodos, como caminhar, pedalar, correr ou dançar. E o gasto calórico é maior, justamente, pelo corpo da pessoa que o prática continuar perdendo calorias mesmo após o término das atividades.

As desvantagens do método

A única desvantagem que o Método Tabata apresentada já foi citada anteriormente, mas merece ser reiterada pela relevância que a informação tem para o efetivo resultado da técnica e para a segurança de quem a pratica.

Por mais, que o método seja um forte aliado para emagrecer, somente ele não causa a perda peso, para isso as pessoas devem fazer uma dieta balanceada que tenha menor ingestão de calorias do que o que foi perdido. De nada adianta fazer os exercícios quando se tem uma alimentação ruim.

E, por fim, uma pessoa que está sendo introduzida agora nas práticas de atividades físicas deve tomar cuidado com a intensidade empregada nos exercícios.

Começar a usar o método realizando exercícios que o seu corpo não comporta só irá fazer com que essas pessoas se sintam cansadas ou tenham lesões musculares.

Portanto, o mais importante é saber conciliar esse tipo de exercício. Realizar uma progressão de intensidade para conseguir melhores resultados de forma segura.

Cuidados necessários

Antes de iniciar qualquer exercício, principalmente o método Tabata é realizar um Check-up. Caso você tenha mais de 40 anos ou possui dois ou mais desses fatores que são considerados de risco, sendo, se é fumante, sedentário, tem histórico familiar de doenças cardíacas, se é obeso, se tem tensão arterial elevada ou níveis elevados de colesterol.

O método Tabata não é para iniciantes e sim para pessoas que já possuem algumas experiências e que estão avançados e habituados a realizar exercícios de alta frequência.

Se você fizer um treino de 9 a 10 séries sendo de alta intensidade na escala de carga de esforço, os quatro minutos de treino serão os mais desconfortáveis.

O método Tabata não pode ser repetido no dia seguinte, já que o objetivo assim como qualquer treino é ter um descanso entre eles e realizar um revezamento dos grupos musculares.

O método também não deve ser realizado sem a ajuda e o acompanhamento de um profissional, para que você seja orientado da melhor forma ainda mais se tiver alguma limitação e problema de postura correta.

Materiais necessários

Para realizar o método Tabata você precisa de um cronometro para ajudar no tempo em que cada atividade deve ser realizada e na pausa, já que o tempo no método é de extrema importância.

Apesar de existirem vários o Gymboos Timer é o mais recomendável para protocolos HIIT, já que ele permite que você configure diferentes tempos e que repita o ciclo até 99 vezes.

O cronometro executa cada um e te avisa com um som ou com uma vibração. Existem aplicativos para IOS que tem a mesma funcionalidade.

Como funciona o Método Tabata

O método Tabata, apesar de ter algumas diferenças, que incluem exercícios de força, esse método é aeróbico e usa o máximo de oxigênio, sendo a capacidade máxima de ar que uma pessoa consegue utilizar enquanto realizada um exercício aeróbico, tanto que nos primeiros estudos realizados do método Tabata, foram utilizados apenas exercícios com a bicicleta estacionária.

O cálculo para saber qual a capacidade máxima de respiração de um indivíduo na realização de um exercício físico aeróbico deve ser feita por um profissional de educação física, para ser o mais preciso possível.

O método Tabata varia de sete a oito séries de exercícios aeróbicos, que podem ser corrida, pular corda, transport, bicicleta entre outros e cada série deve ter 20 segundos de intensidade alto, sendo 170% da capacidade máxima de respiração de cada pessoa por exercício.

É essencial que caso você seja iniciante, uma pessoa sedentária, você deve progredir gradualmente esses valores, já que é um valor alto, difícil de chegar, mas com o tempo o seu corpo vai acostumando e você vai conseguir chegar.

Quando finalizar cada série você deve realizar um “descanso ativo” durante 10 segundos, que consiste em você apenas diminuir a intensidade do exercício e não pará-lo, como por exemplo se você estiver correndo, nesses dez segundos você pode caminhar.

Caso você some as 8 séries desse método, sendo 20 segundos de atividade intensa e 10 segundos de descanso ativo, casa série dura 30 segundos, logo o método Tabata tem duração de quatro minutos.

Entretanto é importante salientar que mesmo com os quatro minutos de duração deve-se realizar um aquecimento antes dos exercícios e , após os exercícios, é altamente recomendado fazer alongamento dos músculos.

Como o método Tabata vem sofrendo alterações principalmente no valor de referência, já que como o valor de intensidade é muito alto as pessoas que não tem treinamento, não conseguir manter realizar os exercícios com essa intensidade durante muito tempo.

Dessa maneira é mais fácil e simples, que o método Tabata seja aplicado de acordo com o parâmetro pessoal de cada um, a intensidade que cada um consegue suportar sem ter danos principalmente na saúde física.

Sabendo o seu limite ao realizar o exercício você não deve ultrapassa-lo e sim chegar ao máximo de esforço que você consegue suportar, para manter uma intensidade alta e com a prática, você irá ganhando resistência e conseguirá aumentar cada vez mais a intensidade da série, mas isso requer tempo e paciência não é de um dia para o outro que você conseguirá aumentar a intensidade.

Para descobrir a quantidade máxima de oxigênio por exercício, o profissional que coordenará o seu treino deve ser bem experiente, pois é uma questão bastante complexa, por isso muitos acabam optando pelo controle de carga de treinamento.

Ela não é menos eficiente do que outros métodos de percepção subjetiva de esforço, apenas é mais fácil de ser aplicada, sendo que no protocolo Tabata tem se uma noção maior e melhor da escala de intensidade do exercício.

O método Tabata é uma opção para quem quer emagrecer se aplicado de maneira correta, mas alguns cuidados devem ser tomados. Segue abaixo uma demonstração de como funciona o método Tabata na prática:

É um treino muito intenso, de esforço máximo. Um dos melhores, mais rápidos e mais eficazes métodos para entrar em forma (perder peso, queimar gordura, melhorar o tom de corpo, músculos e seu condicionamento, e muito mais).

No entanto, este treino não é recomendado para iniciantes.

Protocolo Tabata é simplesmente o melhor treino cardio aeróbico já descoberto.

“A taxa de aumento em V02max é uma das maiores já relatadas.” – Izumi Tabata, Japão

“Queima de gordura é maior quando a intensidade do exercício é alta.” – Metabolismo

Com apenas 15 minutos (ou até menos) 3 dias por semana todos os dias, você pode transformar seu corpo em uma super maquina de queimar gordura.

E importante salientar que o método vai aumentar o gasto energético e seu corpo irá ficar metabolizando por algum tempo após a realização do treino intervalado, entretanto para de fato emagrecer é necessário ingerir menos calorias do que gasta, realizando um balanço calórico negativo.

Treinamento Revolucionário utiliza como base o Método Tabata

Criado pelo personal trainer Vinicius Possebon, o sistema Queima de 48 Horas (Q48), utiliza como base o método que foi desenvolvido pelo pesquisador japonês Izumi Tabata.

A grande vantagem desse método, é que ele foi criado para qualquer tipo de pessoa praticar, desde sedentários até para pessoas que praticam atividades físicas regularmente.

Esse treinamento foi desenvolvido para pessoas que desejam emagrecer, definir os músculos, ter uma vida mais saudável, e também para pessoas que não possuem tempo e nem dinheiro.

O Q48 também foi desenvolvido para pessoas que não gostam de frequentar academias, fazer exercícios monótonos e chatos, seguir dietas restritivas que só te deixam com fome e sem ânimo.

O método está fazendo tanto sucesso, que atualmente o Q48 conta com mais de 40 mil alunos, e tem como objetivo alcançar 1 milhão de pessoas até 2019.

 

Comece a praticar o treinamento intervalado de alta intensidade agora mesmo!

Assista as aulas grátis do Queima de 48 Horas e sinta o poder do treinamento intervalado de alta intensidade.

São treinos curtos e intensos que utilizam a base científica o HIIT (High Intensity Interval training). Estudos comprovam que essa técnica avançada acelera seu metabolismo e permite seu corpo consumir calorias por um período de até 48 horas APÓS o exercício.

E não é só isso… com o Q48 você vai treinar menos e ainda assim vai potencializar a queima de gordura em até 9X comparado a outras modalidades de exercício.

Clique Aqui e confira as Aulas Grátis do Q48 Horas

Método Tabata: Treino Para Emagrecer e Definir o Corpo
5 (100%) 2 votes

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *