Pilates Benefícios e 3 Motivos para Praticar

Uma única palavra que define o Pilates em todos os seus benefícios é “saúde”, pois estamos falando de uma técnica que envolve exercícios físicos onde atinge a consciência do corpo, onde nenhum músculo é tido como o principal ou melhor.

praticar Pilates faz bem a saúde

Todos já ouviram falar de Pilates, mas nem todos sabem sua origem, seus benefícios e a quem é indicado, isto talvez ocorra porque a prática esta se popularizando cada vez mais e apresentando preços mais cômodos as mais diversas classes sociais. 

O método de condicionamento físico surgiu na Alemanha em meados do século 18, com Joseph Pilates praticando em si mesmo exercícios de alongamento, que aparentemente são suaves, mas que exigem força e elasticidade.

Conforme os anos foram passando, foi comprovado seus benefícios ao corpo e a mente, como melhora da coordenação motora e diminuição do estresse e ansiedade.

A prática de Pilates atendem também um grupo de pessoas que não se sentem a vontade com academia e seus exercícios, a realização de corridas ou caminhas, pessoas que preferem atividades tranquilas, suaves e que tenham maior ligação entre a mente e o corpo.

Este é um diferencial dos exercícios, já que é necessário a concentração, respiração e fluidez para realiza-los, gerando assim autoconhecimento e autocontrole, coisa que não costuma ser alcançada com a prática da academia, que envolve apenas a prática de exercícios de maneira mecânica.

Estranhamente, o criador do Pilates, Joseph Pilates raramente trabalhou em grupos. A maioria dos trabalhos dele foi feita de forma individual e extremamente pessoa, para que os exercícios pudessem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades pessoais de quem estivesse treinando com o Joseph Pilates.

Porém, ele sempre utilizou tanto exercícios somente no tapete quanto equipamento especiais com seus clientes. O Pilates foi desenvolvido como um sistema, e as pessoas somente terão os melhores benefícios se realmente o utilizarem como o sistema que foi criado, fazendo tanto exercícios no tapete quanto em equipamentos.

Os exercícios em equipamentos podem oferecer uma maior variação de movimentos, mas é importante ter experiência também nos exercícios feitos em tapetes. Em especial o tapete é versátil por poder ser feito em praticamente qualquer lugar.

Os equipamentos de Pilates foram desenvolvidos para auxiliar as pessoas a conseguirem fazer os movimentos no tapete com maior facilidade.

Como funciona o Pilates

O Pilates consiste em uma série de movimentos que são focados no desenvolvimento dos músculos que compõe a região central do corpo humano, buscando atingir um nível diferencial de força e estabilidade corporal. Os exercícios de Pilates são feitos em uma ordem específica de movimentos, um após o outro.

Os movimentos dos exercícios podem parecer simples, mas exigem um nível surpreendente de controle e precisão nos movimentos. Não é como fazer uma série de abdominais ou flexões, você precisa de um grande foco na execução das sessões e exercícios de Pilates.

As sessões de Pilates costumam durar cerca de 45 minutos a uma hora, mas é comum fazer uma série menor de exercícios em tempos mais curtos.

Quando o objetivo for emagrecimento, fazer Pilates algumas vezes na semana e na mesma semana também aproveitar para fazer exercícios de cardiovascular pois o Pilates não é um exercício aeróbio.

Se não for necessário ou não desejar fazer Pilates com os equipamentos, você pode optar por fazer Pilates na própria sala. Só será necessário comprar um tapete ou tatame especial e você conseguirá começar a praticar os exercícios.

No entanto, não é recomendado ter suas primeiras experiências com o Pilates sozinho em casa. É sempre ideal começar o Pilates com um profissional por um tempo.

Benefícios do Pilates para a saúde

Pilates benefíciosNesse artigo, você irá saber todos os benefícios proporcionados pelo Pilates assim como também as suas indicações e as precauções que você deve tomar.

Vale ressaltar que antes mesmo de você dar início a prática de qualquer exercício, se faz necessário contar com uma avaliação médica a fim de saber se você está apto ou não para a prática para que não haja nenhum problema e nem lesões futuras.

O Pilates nos dias de hoje é tido como um das melhoras práticas para a pessoa que quer aperfeiçoar e condicionar os músculos do corpo, prevenir contra doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela correria do dia a dia, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores.

A pratica do método de Pilates pode proporcionar uma infinidade de benefícios para sua saúde que, certamente, auxiliarão seu corpo e sua mente.

A prática de Pilates pode ser feita por qualquer pessoa de 08 a 80 anos, desde que acompanhado por profissionais responsáveis.

Combate ao estresse: ao realizar as series de exercícios que existem no Pilates, é exigido do praticante um ritmo respiratório e concentração que não pode ser quebrado, caso contrario, não conseguirá faze-los.

Ao longo do tempo as pessoas adquirem maior controle sobre o próprio corpo e acabam lidando melhor com situações geradoras de estresse, nervosismo e ansiedade.

Corrige postura: ao longo dos exercícios feito na aula, a coluna é alongada constantemente, os músculos que sustentam a região lombar acabam adquirindo força.

Além disso, para quem tem problemas na coluna, o Pilates corrige desvios e fortalece a muscula entorno dela. Um ortopedista deve ser consultado para saber realmente com o problema na lombar que possui é recomendada a atividade para então receber atendimento com exercícios personalizado.

Melhora a coordenação motora: o conhecimento do próprio corpo é melhor desenvolvido pois a execução das series são compostas por exercícios que exigem equilíbrio, como ficar apoiada a um pé só, esticar-se com as pontas dos pés e etc.

Com os movimentos que trabalham os músculos e articulações, a percepção espacial e o equilíbrio são desenvolvidos ao longo das aulas, a percepção de qual posição e movimento que melhor lhe mantém em pé é algo perceptível.

Melhora o ato de respirar: por mais incrível que pareça, nem todos sabem respirar corretamente, estimulando corretamente o diafragma ao inspirar e expirar, e não saber de tal coisa fundamental pode nos causar cansaço físico e emocional, então quem costuma praticar Pilates sempre ressalta que aprendeu a respirar corretamente.

Com os exercícios empregados em uma aula, é sempre necessário que trabalhe a respiração correta para não bloquear a musculatura do diafragma. Tal bloqueio ocorre em situações estressantes e ansiedade.

Melhoramento dos músculos: O Pilates foca no desenvolvimento dos músculos na região central do corpo. Esses músculos são os presentes nas partes mais profundas da região abdominal e os diversos músculos na região da espinha dorsal. O Pilates desenvolve esses músculos, integrando exercícios entre o tronco, pélvis e ombro.

Exercícios mais tradicionais de levantamento de peso costumam somente desenvolver músculos mais fortes e menos flexíveis, que são mais propensos a possíveis lesões e inchações.

No Pilates, os músculos são desenvolvidos de uma forma mais ampla, e eles por consequência resultam em músculos mais alongados, providenciando maior mobilidade e elasticidade. Um corpo com força e flexibilidade tem menos chances de sofrer possíveis lesões.

Desenvolve o foco: Os exercícios do Pilates obrigam o praticante dessa modalidade a se focar na respiração e movimento corporais, ambos isoladamente e em conjunto.

Isso exige extrema concentração e não há como se pensar em diversas outras coisas ao mesmo tempo. Muitas pessoas não conseguem nem fazer Pilates e conversar, ou pensar em coisas que as distraem. O Pilates então automaticamente auxilia no desenvolvimento do foco.

O Pilates promove o aperfeiçoamento do indivíduo em três pontos importantes, veja abaixo:

Corpo são e mais resistência com exercícios de Pilates

A pessoa que faz Pilates de forma regular consegue obter as seguintes melhorias no copo:

  • Postura;
  • Mobilidade e flexibilidade da espinha;
  • Melhor distribuição do tônus muscular;
  • Fortalecimento do abdômen;
  • Estabilidade para a pélvis e ombros;
  • Conquista da saúde das articulações e complemento do treino para atletas.

Sendo assim, é possível concluir com esse ponto que a prática de exercícios de Pilates se torna muito mais que um conjunto de exercícios, mas sim é uma filosofia de vida para aqueles que desejam inibir os resultados que o tempo proporciona ao corpo.

benefícios do Pilates

Quem pratica Pilates proporciona o crescimento muscular de duas formas: Uma é a partir do momento em que região está passando por alongamento máximo (esticar o membro).

E a outra é quando ocorre a hipertrofia muscular, aumento da área de comprimento muscular, quando o indivíduo sente o músculo “queimar” no momento da contração.

Por que precisamos praticar Pilates?

Não tem contra indicação: qualquer pessoa pode começar a frequentar aulas de Pilates, mesmo que ainda sejam crianças, tenham dificuldades motoras, estejam gravidas ou tenham dores na coluna, isto porque os exercícios podem ser adaptados a cada tipo de problema.

Além disso, quando a pessoa sente dor com sua patologia a prática dos exercícios adaptados faz com que elas diminuam conforme o tempo. Vale o mesmo para gravidas, que aprender a como respirar na hora do parto e lidar com a dor das contrações.

Pessoas idosas podem praticá-la: com o passar dos anos o corpo naturalmente vai perdendo seu equilíbrio, elasticidade, enfraquecimento da musculatura e a resistência é prejudicada e quando aliada a falta de exercícios físicos na rotina, indo acontece mais rápido.

Então o Pilates age justamente nestes pontos que vão enfraquecendo em nosso corpo, pois trabalha a elasticidade e força muscular, a respiração e a musculatura da coluna que protege a lombar e etc. Os exercícios que são desenvolvidos em aula são adaptáveis a faixa etária.

Aumenta o bem estar: como qualquer atividade física, uma aula de Pilates libera endorfina em nosso corpo e nos dá maior sensação de prazer e bem estar, além disso, com as técnicas de respiração e concentração, trabalham nosso psicológico para melhor encarrar os problemas vindouros.

A qualidade do sono melhora, pois relaxa o corpo e a mente, expande nossa consciência corporal, fazendo com que nos conheçamos mais e consequentemente eleva a autoestima.

Melhora sua performance em outras atividades físicas: Quando você começa a desenvolver os músculos centrais do seu corpo, você percebe que nenhum músculo ou movimento do corpo estão isolados.

As melhores do seu corpo graças ao Pilates, você começará a correr mais rápido e eficiente, praticar yoga ficará mais fácil, e melhora sua musculação e qualquer tipo de exercício no geral.

E, se você tiver um treinamento de Pilates especializado com um personal trainer, você poderá treinar movimentos de Pilates que simulam de esportes específicos para assim ficar melhor nas modalidades desejadas.

Exercícios de Pilates fazem bem à saúde

praticar Pilates tráz benefícios para a saúdeA prática de Pilates se mostrou de uma gigante eficiência em prol da melhora da qualidade de vida das pessoas, onde se tornou extremamente fácil se prevenir de doenças e se reabilitar fisicamente, ajudando no crescimento do equilibro e coordenação, especialmente para os idosos.

Oferece uma forma de exercício excelente e segura para mulheres grávidas, além de contribuir para a recuperação do corpo após o parto.

Praticando o Pilates você se sente realmente aliviado em relação a possíveis dores no corpo assim como a prática dele melhora a densidade óssea, desenvolve a função e eficiência pulmonar com a melhora da circulação.

Um dos fatores mais interessantes e de grande destaque é que o Pilates também ajuda no tratamento de doenças como escoliose, osteoporose, artrite e esclerose múltipla.

Vantagens do Pilates

Controla a diabetes: todo diabético deve praticar atividades físicas, mas nem todos se animam em ter que correr ou ir a uma academia, então podem optar pela pratica do Pilates, pois ela trabalha a musculatura por meio de alongamentos e ganho de massa, com isto melhora a absorção de glicose pelo corpo, assim a controlando naturalmente.

Pode ser realizada sozinha: para quem já pratica a atividade por anos e sabe realizar corretamente os exercícios mais simples, então pode faze-los em casa conforme os dias e horários que desejar. Os exercícios simples que podem ser feitos sozinhos são de alongamento.

Melhora resultados em corridas: aos que correm em maratonas ao realizar tal atividade física que trabalha principalmente os músculos, os alongamentos e fortalecendo, perceberá melhora no desempenho pois a pratica elimina o encurtamento muscular que provoca dores e lesões durante a corrida.

Melhora da flexibilidade corporal: Muitas pessoas dizem não poder fazer Pilates por não serem flexíveis o suficiente. Mas o caso é justamente o contrário, você deve fazer Pilates justamente para desenvolver essa flexibilidade.

Estudos indicam que jovens que começaram a praticar Pilates sem nenhuma experiência anterior desenvolveram uma flexibilidade ótima em apenas 20 sessões. A porcentagem da melhora foi de aproximadamente 19%.

Quando não se tem flexibilidade, o risco de possíveis lesões ao se praticar outras atividades físicas é gravemente elevado. Não só isso, mas sua performance será extremamente reduzida, e seus resultados serão somente medianos.

Melhora a atividade cerebral: Pesquisas chinesas analisaram a atividade de poder cerebral em certos pacientes por durante 10 semanas de treinamento de Pilates.

Foi identificado um pico de atividades cerebrais relacionadas as atividades das redes neurais, performance de memória e outras funções cognitivas que mostram resultados incríveis. Pesquisadores acreditam que o Pilates tem potencial de ser usado no tratamento de doenças degenerativas cerebrais e disfunções cognitivas.

Bem Estar com Pilates: Benefícios para a Mente e Espírito

Praticar-PilatesApós você se certificar acima de todos esses benefícios do Pilates, você não terá nenhuma dificuldade em entender a razão pela qual o Pilates influencia em grande escala na sua maneira de enxergar o mundo de maneira que você se sente melhor, aumenta a qualidade das suas horas de sono, alivia diretamente o estresse, alivia a tensão, expande a consciência do seu corpo, integrando o corpo, a mente e o espírito fazendo com que a sua qualidade de vida receba uma enorme melhora.

São muitos os benefícios e é impossível listar todos, pois cada corpo responde de uma maneira diferente. Matricule-se, aprenda sobre o seu corpo e saiba entender as respostas que ele dá.

Pilates para emagrecer

A musculatura do corpo é toda trabalhada com os exercício, porém mais intensamente é a região  abdominal, com seus agachamentos, flexões de resistência e força. Além disso, estimula a aceleração do metabolismo e ajuda a criar massa muscular a pessoa.

As aulas possuem duração média de uma hora, com gasto calórico que varia de 200 a 400 calorias. Já que as aulas podem ser realizadas três vezes por semana, o gasto semanal pode chegar a 1.200 calorias.

Com a complementação de uma alimentação saudável e balanceada, a perda de peso pode ser ainda maior.

Para as mulheres pós parto que sofrem com a elasticidade abdominal, ganho de peso e estresse com a chegada do bebê, os exercícios tendem a ajudar, já que trabalham toda a silhueta, postura e força dos músculos.

Ainda com os exercícios que exigem maior concentração corporal e psicológica ajudam a exercitar a paciência, a ansiedade e o estresse que são tão recorrentes nesse período.

Pilates com treinamento intervalado Corpo de 21

O método rápido de emagrecimento em seis semanas e voltar a ter um corpo de 21 pode ser composto com a pratica de Pilates ao treino de exercícios intervalados. A junção de ambas as atividades físicas tendem a queimar mais rápido e melhor a gordura, criar massa muscular e força para realizar os exercícios.

Para quem não sabe, o treinamento intervalos é feito com a rotina de poucos minutos de exercícios físicos de lata intensidade com período de repouso e baixa intensidade. A pratica dá rápido resultado a queima de gordura porque o metabolismo continua queimando gordura mesmo em momento de repouso.

Como Pilates trabalha a flexibilidade, a força muscular e respiração correta, quando a pessoa estiver realizando os exercícios intervalados, como corrida de alta intensidade por dois minutos, o corpo conseguirá resistir e correr mais rápido do que um corpo que apenas investe na atividade física intervalada.

Com isto, o gasto energético será maior, o metabolismo agirá por mais tempo e de forma mais rápida e consequentemente o método de Corpo de 21 será alcançado mais rapidamente.

exercícios de PilatesConfira 7 exercícios de Pilates para fazer em casa para você que deseja emagrecer, fortalecer os músculos, articulações e melhorar o alinhamento da postura.

Clique aqui, confira o artigo com exercícios de Pilates e comece a praticar hoje mesmo!

Pilates Benefícios e 3 Motivos para Praticar
4.1 (81.71%) 35 votes

Gostou? Compartilhe 😉 ~>Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail

2 Comentários

  1. CRISTIANE GIMENES

    adorei a matéria sobre Pilates ,gostaria de saber um pouco mais, obrigado.

  2. Rosangela

    Estou com muitas dores na coluna cervical, posso fazer pilates e o pilates ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *