Ginástica localizada ou musculação? Qual dá mais resultado?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Muitas pessoas que frequentam a academia com o desejo de trabalhar e tonificar os músculos acabam sempre possuindo a mesma dúvida de escolher entre musculação ou ginástica localizada. Isso acontece porque de modo geral, tanto a musculação como a ginástica localizada possuem o objetivo de deixar o corpo mais definido e tonificado de modo que aceleram o metabolismo, protegem o ligamento e os tendões, garantindo um maior reforço da massa magra.

Musculação

Quando uma pessoa realiza um treino personalizado leva em consideração fatores como a intensidade do treino, os intervalos e os tipos de exercícios. A musculação tem uma flexibilidade onde o trabalho em cima dos treinos podem ser leve, moderado ou intenso, além de proporcionar também uma variação em relação a carga.

Outra vantagem oferecida pela musculação é que ela isola um grupo muscular, fornece mais apoio durante a realização da atividade e permite que o indivíduo sue a camisa no seu ritmo. Esses detalhes garantem mais segurança, principalmente para quem não tem um nível de treinamento muito alto e acaba tendo dificuldade para realizar os movimentos com perfeição quando está usando um peso livre.

Os exercícios que podem ser escolhidos de acordo com o perfil de cada um é um dos motivos positivos da musculação de modo que todas essas características fazem com que a musculação seja a mais indicada para quem tem algum problema físico de maneira que o instrutor pode fazer um acompanhamento de perto e dar mais suporte durante o treino.

Em alguns casos, como quando há uma alteração postural ou dores articulares, o profissional pode lançar mão de exercícios que ainda ajudam a melhorar o quadro. E isso tudo também faz com que ela seja mais democrática, pois, como o treino é individualizado e mais seguro, pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive os adolescentes, as grávidas e os idosos.

Musculaçao

A modalidade também leva vantagem no aumento de massa e da força muscular, principalmente a médio e longo prazo. E o seu treino pode ser feito de maneira segmentada, um dia trabalhando a parte inferior do corpo e, no seguinte, a superior, por exemplo, ao contrário da ginástica localizada que costuma exercitar todos os grupos musculares de uma vez só, fazendo com que o aluno tenha que aguardar pelo menos 24 horas antes de fazer a aula seguinte, para que os músculos se recuperem.

Essa diferença faz com que a musculação proporcione resultados mais rápidos.

Contudo, caso você faça parte daquele grupo de pessoas que sentem uma enorme preguiça para treinar de forma que só se sente incentivado a praticar exercícios físicos quando está em grupo, a musculação não é a melhor escolha, pois, nesse caso, o treino é mais solitário e monótono e exige um esforço maior do praticante para não faltar na academia.

Ginástica localizada

Para quem gosta de mais companhias para se exercitar e contar com aquele frequente incentivo de um professor, a ginastica localizada é a melhor alternativa de modo que ela se torna muito mais incentivadora e promete trabalhar todos os grupos musculares de uma forma bem dividida durante as aulas.

Durante a prática da ginástica localizada, a sua respiração e o seu trabalho muscular ganha uma maior exigência de modo que você tende a realizar os movimentos sempre de acordo com a frequência musical o que torna algo mais estimulante ainda.


ginastica-localizada

A ginastica localizada tende a proporcionar também um resultado mais eficaz na redução de massa gorda do seu corpo, pois oferece uma melhor definição corporal, mais resistência contra o acúmulo de gorduras, uma grande melhora na disposição, um bom reforço nos tendões e ligamentos de uma forma totalmente mais dinâmica.

Por possuir um ritmo mais intenso, a ginastica localizada deixa a queima de calorias mais dinâmica e mais alta em comparação a exercícios de musculação convencional.

Contudo esse tipo de característica tende a oferecer um risco maior, pois é preciso que você conheça perfeitamente os próprios limites do seu corpo de modo que realizar muitas repetições, movimentos de forma errada ou não estar com o corpo bem alinhado pode provocar uma sobrecarga das articulações assim como também provocar lesões musculares.

Outro ponto que deve ser analisado em relação a ginástica localizada é que ela possui padrões onde todos os seus participantes tendem a fazer as mesmas séries de movimentos, sendo assim, caso você possua algum problema de saúde ou estar sentindo alguma dor no momento é preciso consultar o professor antes mesmo de começar a aula.

E essa recomendação é totalmente válida também caso você tenha resolvido começar a praticar exercícios para perder barriga e está recente nessa modalidade de modo que em um ambiente cheio de alunos, se torna mais difícil o professor te dar uma atenção maior para corrigir a sua postura durante os movimentos.

Comece a Praticar Exercícios Rápidos Para Emagrecer

desafio summer fit corpo de 21A Olivia do Programa de Emagrecimento Corpo de 21, disponibilizou 4 Aulas Grátis para você emagrecer rápido, sem ter que fazer dietas chatas ou ficar horas na academia.

Os exercícios são simples de fazer, e podem ser realizados do conforto de sua casa ou de onde você estiver. Clique Para Acessar as Aulas do Programa Corpo de 21.

8 Comentários


  1. Bom dia !!

    Prezado Senhores,

    Gostaria de uma ajuda de vcs, eu preciso perder por volta de uns 20 kilos.. Qual modalidade seria melhor para mim ? Aquela que eu perderia mais rápido ?

    Obrigada pela atenção !!

    VALERIA DA SILVA ANDRADE
    ITABORAI/RJ

    Responder

    1. Olá Valeria!

      Eu recomendo que pratique exercícios intervalados de Alta Intensidade (Que na minha opinião, são os melhores exercícios para emagrecer).

      Se você quiser experimentar o Queima de 48 Horas, recomendo que teste o programa fazendo esse treino: https://emagrecimentonasaude.com/exercicios/queima-de-48-horas/

      Há outro método que também está ajudando milhares de mulheres a emagrecer com exercícios intervalados combinados com Pilates, para experimentar esse programa, acesse: https://emagrecimentonasaude.com/exercicios/programa-de-emagrecimento-corpo-de-21/

      Também recomendo que tenha uma alimentação equilibrada (Invista em alimentos naturais, evite refrigerantes, farinha de trigo, bolachas, etc).

      Aqui estão os artigos de avaliação desses dois programas que eu citei:

      Queima de 48 Horas: https://emagrecimentonasaude.com/programa-de-emagrecimento/sistema-queima-de-48-horas-funciona/

      Corpo de 21: https://emagrecimentonasaude.com/programa-de-emagrecimento/corpo-de-21-funciona/

      Se tiver mais alguma dúvida, pode contar comigo!

      Responder

  2. Tem diferença entre praticar exercícios com peso na academia, do que fazendo em casa usando o próprio corpo? O corpo reage de forma diferente? Tipo usando peso o resultado é mais rápido?

    Outra dúvida, qdo dizem que o músculo substitui a gordura,como exatamente isso acontece?Ele cresce devido aos exercícios localizados?

    Responder

  3. Eu so magra mais depois que me casei ganhei um pouco de barriga preciso perder só a barriga mais musculação não está me ajudando queria saber se com a localizada consigo mais benefícios?

    Responder

  4. Olá ! Gostaria de saber se posso fazer mais de dois tipos de atividades por semana, tenho desgastes nas vértebras lombares atualmente já fosso musculação 3 vezes e 2 vezes de natação mas gostaria de fazer jamp ou ginástica localizada qual conselho pode me darem?

    Responder

    1. Oi Luiza, seja muito bem vinda!
      Para pessoas com desgaste, é importante exercícios de baixo impacto, como hidroginástica, você também pode optar por exercícios de fortalecimento como PILATES, ou exercícios para aumentar a elasticidade como o YOGA. O importante é você se sentir bem e estar em movimento.
      Não force demais o local afetado, sempre tome muita água para ajudar na hidratação das vértebras.
      Abraços.

      Responder

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *