CrossFit: O que é, Como Funciona, Exercícios, Dúvidas, Emagrece?

Tempo de leitura: 13 minutos

Os exercícios do CrossFit incorporam elementos de treinamento de intervalo de alta intensidade, levantamento de peso olímpico, ginástica e outros exercícios

8 dúvidas que todo mundo tem sobre Crossfit

Não podemos negar que, com o passar dos anos surgem cada vez mais formas de praticar exercícios.

Seja fazendo academia, correndo no parque, nadando, caminhada, fazendo algum tipo de luta, queimar aquelas gordurinhas indesejadas é o desejo de todos.

E, atualmente, um dos treinamentos mais falados nos últimos tempos e um dos mais procurados, é o Crossfit.

CrossFit: Ideal para quem procura exercícios mais dinâmicos

Muito conhecido por quem gosta de mudar os exercícios e que não é muito fã de frequentar a academia, o Crossfit é um tipo de treinamento que utiliza o peso do próprio corpo e aparelhos como, por exemplo, cordas, pneus, bolas e elásticos para que sejam realizadas as etapas que o Crossfit exige.

Este tipo de treinamento traz vários benefícios para a vida e a saúde de quem o pratica.

Além de ajudar na perda de peso, o Crossfit ajuda a reduzir o estresse, aumenta a força, melhora a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio, aumenta o metabolismo, a energia e a autoestima além disso pode ser realizado por qualquer pessoa, claro que com acompanhamento de um profissional para orientar e ajudar na execução dos exercícios.

Mas, apesar de muito conhecido, é impossível não surgirem algumas dúvidas em relação a esse diferente tipo de treinamento.

Entre as perguntas e dúvidas que surgem sobre o Crossfit temos:

  • O que exatamente é o Crossfit?
  • Como ele surgiu?
  • Como ele funciona?
  • Quais são as regras que guiam esse tipo de treinamento?
  • Quais aparelhos são utilizados?
  • Quais os benefícios do Crossfit?
  • Qual a diferença entre HIIT e Crossfit?
  • E o que é o treinamento Q48?

Essas são algumas das perguntas básicas que serão explicadas, procurando sanar qualquer tipo de dúvida sobre o Crossfit e para dar aquele empurrãozinho naqueles que estão pensando em adotar esse tipo de treinamento para a própria vida.

Além disso, você irá conhecer um pouco sobre o Treinamento Q48.

O que é Crossfit 

Programa de treinamento que utiliza a força e o condicionamento físico, o Crossfit utiliza como base exercícios funcionais que são feitos com alta intensidade e que podem variar.

Por meio de exercícios aeróbicos, que utilizam o peso do próprio corpo e exercícios olímpicos, esse tipo de treinamento está cada vez mais popular entre as pessoas que procuram melhorar sua condição física e, também, para pessoas que querem perder peso.

O Crossfit é uma marca registrada feita por uma empresa americana chamada Crossfit Inc., que transmite por meio dos seus cursos, a metodologia que esse treinamento trabalha.

Nesta empresa, são utilizadas as ideias criadas pelo preparador físico Greg Glassman. O preparador e Lauren Jenai criaram a Crossfit Inc. em 2000, mas a empresa foi oficialmente concebida em 1996.

Como o Crossfit funciona?

como o crossfit funciona
CrossFit é um programa de força e condicionamento que funciona basicamente como uma mistura de exercícios aeróbicos, calistenia (exercícios de peso corporal) e levantamento de peso olímpico.

O cronograma do Crossfit gira em torno basicamente do aquecimento – etapa muito importante para qualquer tipo de exercício físico -, do alongamento dinâmico, a técnica que tem como objetivo aperfeiçoar o aluno e depois o WOD (Workout Of The Day), ou seja, a execução dos exercícios treinados anteriormente.

O WOD ele pode variar de um dia para o outro, e é montado com base em uma mistura de diferentes exercícios funcionais de alta intensidade que podem variar de 5 ou até 20 minutos.

Uma regra básica em relação ao equipamento utilizado no Crossfit, é o peso do próprio corpo.

Mas, claro, que são utilizados equipamentos específicos para esse tipo de treinamento como, por exemplo, cordas, bolas, pneus, elásticos, correntes e entre outros utensílios.

E com esses utensílios são realizadas atividades como: erguer pesos e virar pneus, balançar cordas, abdominais, flexões e entre outras atividades que, além de utilizar equipamentos pesados também utiliza o peso do corpo.

Com isso, podemos entender que, o Crossfit se baseia nos seguintes parâmetros:

  • Exercícios que apresentam alta intensidade, com atividades explosivas, pesadas e que exigem bastante do corpo;
  • Intervalos curtos entre os exercícios que ajudam na queima de gordura durante e após realizar o treino, pois o corpo acaba queimando a gordura guardada para se recuperar o exercício intenso;
  • Exercícios funcionais com diferentes intensidades;
  • Exercícios para o corpo todo que exigem que sejam usados diferentes grupos de músculos, ajudando na queima calórica, e os treinos com duração curta, que acabam estimulando a liberação de GH e testosterona – hormônios que ajudam no ganho de massa muscular e na queima de gordura.

Vale lembrar que, por ser um treinamento que exige atividades intensas e pesadas, não é recomendado que se pratique o Crossfit todos os dias e de forma intensa.

Afinal, o corpo precisa descansar pelo menos um dia para que o desempenho seja bom e, também para que não ocorra problemas que podem afetar na pratica de exercícios físicos.

Benefícios do Crossfit

crossfit benefícios
O CrossFit trás diversos benefícios para a saúde e para o corpo. É altamente recomendado para quem deseja emagrecer e trincar o abdômen.

O Crossfit é definitivamente o queridinho de quem procura diversidade e diversão.

Esse treinamento é muito procurado por pessoas que não são muito fãs de realizar os mesmos exercícios todos os dias e que gostam da variedade de exercícios que esse tipo de treinamento oferece, além das pessoas que adoram pegar no pesado.

Por utilizar muito o peso do próprio corpo, alguns dos benefícios do Crossfit está ligado as melhoras físicas em um curto tempo.

Ajudando no aumento da força, da resistência muscular, melhora da flexibilidade, do equilíbrio, definição dos músculos e, claro na ajuda da redução de medidas e na diminuição do percentual de gordura, o Crossfit é o melhor caminho para aqueles que procuram todos esses benefícios dentro de um tipo de treinamento.

Outro benefício do Crossfit é que qualquer pessoa pode praticar os exercícios realizado neste tipo de treinamento.

Para os iniciantes, costuma-se começar com quatro aulas básicas para que se avalie o condicionamento físico e se aprenda os movimentos fundamentais do Crossfit.

É durante esta etapa que o treinador avalia quais são as dificuldades e restrições que o seu aluno apresenta, além de apresentar diferentes dicas que podem ajudar a melhor na hora de fazer um determinado exercício.

CrossFit é uma excelente maneira de emagrecer e definir os músculos

Como já foi mencionado, o Crossfit é uma forma de ajudar na perda de peso.

Para isso, é muito importante que os exercícios sejam feitos com o acompanhamento de um profissional, para que ele analise e avalie a condição física do seu aluno.

Outros benefícios que o Crossfit traz são:

  • Redução do estresse
  • Trabalho o trabalho em equipe
  • Melhora a respiração e a capacidade cardiovascular
  • Aumenta a energia
  • Aumenta a autoconfiança e entre outros vários pontos positivos.

Qual a diferença entre CrossFit ou HIIT?

O HIIT (High Intensity Interval Training) é um Treino Intervalado de Alta Intensidade, ou seja, ele é um tipo de treinamento onde são realizadas atividades que possuem alta intensidade em períodos mais curtos e com períodos de descanso – ativos ou de repouso – que são estabelecidos.

Um dos benefícios do HIIT é que esse tipo de treinamento pode ser realizado com duas pessoas que possuem diferentes capacidades e, mesmo assim, irá levar ambos os corpos ao limite.

Estudos Revelam Comparação de Treinamento Intervalo de Intensidade Elevada e Treinamento Contínuo Moderado

Além disso, o HIIT ajuda muito mais na queima de gordura se compararmos com os exercícios tradicionais (segundo esse estudo), como os exercícios aeróbicos praticados nas academias, por exemplo.

Isso ocorre, pois, ao realizar uma atividade que matem os batimentos cardíacos entre 70% e 80% acaba aumentando os efeitos EPCO (excesso de consumo de oxigênio pós-treino).

Praticar o HIIT ajuda também na aceleração do metabolismo e no aumento da taxa metabólica – até 48 horas depois de ter feito o treino -, fazendo com que ocorra a queima de gordura mesmo quando não estiver praticando esse treino.

O HIIT é recomendado para ser praticado com poucos minutos, até 3 vezes por semana

Como foi mencionado, o HIIT utiliza exercícios de alta intensidade – indicado para ser realizado de 2 a 3 vezes por semana -, portanto, é importante que seja feita com uma duração menor e com intervalos para descansar.

Afinal, o HIIT leva o corpo ao limite, sendo indicado para pessoas que já praticam algum tipo de exercício físico.

O HIIT é apenas um pilar do CrossFit

Apesar de algumas semelhanças com o Crossfit, podemos considerar que o HIIT é apenas um pilar do Crossfit.

Ou seja, além de ser um treinamento de alta intensidade ele também utiliza a ginástica e o weightlifting, ou seja, ambos ajudam de uma forma significativa para que haja o ganho de força, flexibilidade e, claro, na perda de gordura.

Outra diferença entre Crossfit e HIIT, é que o segundo não exigi equipamentos para que seja executado, apenas o peso do corpo.

Dessa forma, a percepção dos benefícios desse treinamento não é tão nítida em comparação com o Crossfit.

Crossfit Emagrece?

Crossfit ajuda no emagrecimento
CrossFit é uma das melhores modalidades para emagrecer e definir os músculos

Ambos os treinamentos são ótimas formas para perder aqueles quilinhos e emagrecer de vez, porém o Crossfit apresenta muito mais pontos positivos além da perda de peso.

Entre eles há o benefício cardiovasculares, neurológicos e estruturais que, irão ajudar muito mais em todas as atividades que o aluno pratica, seja durante o trabalho quanto durante o momento de lazer.

Treinamento Q48 (Queima de 48 Horas)

Você já imaginou realizar um treino na sua própria casa onde é possível queimar durante 48 horas depois de ter realizado os exercícios?

Parece impossível, mas esse é o objetivo do Queima de 48 Horas 2.0.

O Q48 é um treino 100% online onde são demostrados por meio de vídeos diferentes exercícios de alta intensidade que podem ser realizados sem sair de casa.

Criado pelo personal trainer Vinicius Possebon, o Q48 é baseado no HIIT (High Intensity Interval Training), que utilizam exercícios de alta intensidade com intervalos.

Vinicius é especialista em queima de gordura e em aceleração do metabolismo, e criou o Q48 que pode ser praticado tanto por iniciantes quanto por atletas que já possuem mais experiência.

O Treinamento Q48 é um ótimo treinamento para aqueles que não possuem muito tempo ou disposição de ir até a academia.

Além de não necessitar de aparelhos, o Q48 exige apenas que seja usado o peso do próprio corpo.

Este tipo de treinamento é dividido em três etapas. A primeira é para os iniciantes e pessoas sedentárias.

Com duração de duas semanas, o primeiro ciclo tem como objetivo ensinar o corpo do aluno a queimar as gordurinhas nos momentos em que estiver descansando.

Nesta etapa são feitos exercícios que irão ajudar a acelerar o metabolismo durante as 48 horas após realizar o treino.

Nesta etapa são feitos dois tipos de treinos: 10 minutos e 20 segundos de exercícios e o desafio 1, e 15 minutos e 30 segundos de exercícios e o desafio 2.

A segunda etapa é para os intermediários e tem duração de três semanas.

Neste momento o aluno já começa a reparar na diferença do corpo só pelas roupas.

Na segunda etapa, o corpo começa a ficar mais seco e a sensação de rigidez nos músculos começa a ser notada. 

E esta etapa é dividida em três treinos: 11 minutos de exercícios e o desafio de queima de gordura plus; 12 minutos de exercícios e o desafio de queima de gordura plus, e 13 minutos e 30 segundos de exercícios e o desafio do ciclo de queima de gordura plus.

Já a terceiro e última etapa é para o nível avançado.

Neste ciclo, já é ainda mais perceptível a perda de peso e o caminho para encontrar o resultado ideal está chegando.

Com mais três ciclos, a etapa 3 exige mais ainda do corpo.

Com 10 minutos e 50 segundos de exercícios e o desafio do ciclo de queima extreme; 11 minutos e 40 segundos de exercícios e o desafio do ciclo de queima extreme, e 9 minutos de exercícios e o desafio do ciclo de queima extreme.

Mesmo após passar pelos três ciclos, o corpo não irá se acostumar facilmente e o peso não ficará estagnado, ou seja, o corpo ainda continuará emagrecendo e secando as gordurinhas.

A principal diferença que o aluno nota – além das mudanças durante os três ciclos – é que agora o seu corpo está mais preparado e, ao realizar novamente os três ciclos, o treino será de uma intensidade maior do que a da primeira vez.

Agora que você conhece o que é o Crossfit e o Treinamento Q48, como eles funcionam, quais são os seus benefícios e todas as outras dúvidas que devem ter surgido na sua cabeça quando ouviu falar sobre esses treinamentos, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a mexer os esqueletos para uma vida mais ativa e sem gorduras indesejadas.

Clique aqui para conhecer o treinamento Queima de 48 Horas 2.0

CrossFit: O que é, Como Funciona, Exercícios, Dúvidas, Emagrece?
5 (100%) 2 votes

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *