Quais exercícios para aliviar dor nas costas

Quais exercícios para aliviar dor nas costas
Quais exercícios para aliviar dor nas costas

Quais exercícios para aliviar dor nas costas.

Se você acha que está velho por ter dores nas costas, está completamente enganado. Hoje em dia, a dor nas costas é considerada uma das maiores queixas em consultórios médicos. Isso porque desde cedo acabamos abusando das nossas costas e não praticamos nenhum dos exercícios para dor nas costas que ajude com isso.

Todo mundo senta da maneira errada, usa mochila pesada desde cedo, desleixa um pouco com a postura, e o resultado é a dor nas costas. Por isso, com certeza você já sentiu isso e ainda assim continuou levando todos aqueles livros na mochila, nem se importou com a maneira de sentar e a postura, etc.

Se você é desses que com certeza já sentiu aquela dorzinha insuportável nas costas, o que faz quando ela surge? Tenho certeza que você recorre ao uso de remédios para aliviar esta dor. No entanto, a partir de hoje você vai entender que isso não é legal para sua saúde.

Não use remédio sem prescrição médica

Não use remédio sem prescrição médica
Não use remédio sem prescrição médica

Usar remédios sem prescrição médica já é uma coisa errada, mas, além disso, quando você opta por usar os analgésicos para aliviar as dores, você acaba maquiando os sintomas, sem agir em sua causa. Por isso, esqueça os analgésicos e conheça os exercícios para dor nas costas.

Mas, antes de conhecer os exercícios para dor nas costas precisamos entender mais a fundo o que causa estas dores.

Afinal, por que tenho dor nas costas?

Existem diversos motivos que podem nos trazer dores nas costas, selecionamos alguns hábitos que podem despertar a dor ou agravá-la, e também algumas doenças que tem como seu principal sintoma as dores nas costas.

Hábitos que podem ser motivo das suas dores nas costas

Hábitos que podem ser motivo das suas dores nas costas
Hábitos que podem ser motivo das suas dores nas costas
  • Sedentarismo;
  • Má postura;
  • Sapatos sem suporte;
  • Estresse emocional;
  • Dormir de mau jeito;
  • Exercícios praticados de maneira errada;
  • Quedas;
  • Usar mochilas pesadas.
  • Aneurisma na aorta,
  • Infecções dos ossos da coluna vertebral como osteomielite.
  • Salto alto
  • entre outras

Se você tem algum desses hábitos citados, procure ao máximo corrigi-los e pratique exercícios para dor nas costas para evitar que suas essas dores se agravem.

Doenças que podem ser motivo das suas dores nas costas

Doenças que podem ser motivo das suas dores nas costas
Doenças que podem ser motivo das suas dores nas costas
  • Artrite
  • Artrose
  • Obesidade
  • Hérnia de disco
  • Ciática
  • Lombalgia
  • Dorsalgia
  • Lordose, escoliose e cifose;
  • Estenose espinhal;
  • entre outras


A dor nas costas também pode indicar uma doença, por isso não tome remédios sem a consulta de um médico. Procure um médico se a dor for constante e pratique
exercícios para dor nas costas. 

Outros fatores para dores nas costas

fatores para dores nas costas
outros fatores para dores nas costas

Caso você não tenha nenhum destes hábitos e mesmo assim sinta dores nas costas, seu caso pode estar na coluna do lado direito.

E não são só problemas específicos que podem gerar estas dores. A dor nas costas também pode indicar Problemas intra-abdominais, tais como:

  • Cálculo renal,
  • Apendicite,
  • Pedra na vesícula,
  • Endometriose,
  • Torção testicular,
  • Câncer de ovário,
  • Cistos no ovário.

As causas são muitas e as maneiras de tratamento também, por isso não hesite em procurar um médico ou praticar exercícios para dor nas costas. O importante é não tomar medicação sem um acompanhamento médico.

Agora que você já sabe quais são as possíveis causas das suas dores nas costas, basta se policiar, nos casos em que as dores são geradas por conta dos hábitos que temos.

Nos casos em que você não tem nenhum desses hábitos ou já se policiou e tem praticado exercícios para dor nas costas, e mesmo assim a dor permanece, procure um médico.

Saiba quais são os tratamentos e os “pode não pode” para aliviar as dores

Para poder iniciar um tratamento, você precisa identificar a causa das suas dores, e este tratamento só será iniciado depois do diagnóstico e com acompanhamento médico. Ou seja, nada de tomar remédios sem a prescrição de um médico, só de praticar exercícios para dor nas costas é o suficiente para o alivio provisório e até duradouro.

No entanto, corrigir alguns hábitos, como os citados acima, facilita tanto no diagnóstico quanto no tratamento das dores. Por isso aqui vão algumas dicas de coisas para você compreender melhor o que você pode e o que você não pode fazer, inclusive durante os exercícios para dor nas costas.

Faça sempre alongamentos

Conhecida como a postura da vaca, esse ásana alonga o pescoço e as costas, aliviando as tensões e reduzindo a dor ciática. Ela é praticada em quatro apoios, com os joelhos alinhados aos quadris e os pulsos na mesma linha dos ombros. Durante a inspiração, deve-se arquear as costas, alongando a coluna do pescoço até o cóccix.
Conhecida como a postura da vaca, esse ásana alonga o pescoço e as costas, aliviando as tensões e reduzindo a dor ciática. Ela é praticada em quatro apoios, com os joelhos alinhados aos quadris e os pulsos na mesma linha dos ombros. Durante a inspiração, deve-se arquear as costas, alongando a coluna do pescoço até o cóccix.

Se você trabalha em frente ao computador, tente se policiar na posição. As costas devem estar sempre eretas e nos pés deve sempre ter um apoio para que os joelhos não fiquem mais altos que o seu quadril.

Se você trabalha em pé por longo período opte sempre por um calçado confortável e tente intercalar o descanso em cada pé, ora colocando o peso no direito, ora no esquerdo.

Se você trabalha dirigindo ou vai pegar a estrada por mais de duas horas. Além de ajustar o banco, saiba que, antes de entrar no carro, você deve se alongar e fazer uma pequena caminhada de três a cinco minutos, e, se possível, repetir este processo a cada duas horas.

Para as mulheres, a principal indicação é não abusar dos saltos. Eles podem prejudicar a coluna como um todo, e, consequentemente, gerar dores nas costas.

Carregar objetos muito pesados em mochilas também é um hábito que devemos cortar, pois força muito as nossas costas.

Compressas mornas

Outra forma de ajudar no alívio das dores são as compressas mornas, que devem ser colocadas por 15 minutos no local da dor, e repousar.

Procure tirar uns minutos de descanso em lugares de superfície um pouco mais duras para fazê-lo como no chão por exemplo.

Pilates, musculação, Yoga, alongamento

A pratica de Pilates e seus exercícios podem ajudar as dores nas costas. O Pilates, a Musculação, Yoga.  o alongamento e outras atividades gerais também ajudam na prevenção dessas dores.

Os exercícios ajudam a fortalecer as costas, melhorar a flexibilidade, melhorar a postura e favorecer uma reeducação postural. E já que falamos tanto nos exercícios para dor nas costas, chegou a hora de, finalmente, conhecê-los.

Quais são os melhores exercícios para dor nas costas?

Selecionamos algumas atividades que geralmente são prescritas e indicadas por médicos para tratar as dores nas costas. Confira quais são os melhores exercícios para dor nas costas:

Pilates

O Pilates é um dos exercícios para dor nas costas mais procurados. Isso porque ele tem como principal objetivo, desde o seu início no século XX, alinhar a coluna e fortificar o arcabouço que sustenta ela.

Para que isso seja feito, as atividades consistem em posições que você deve manter por um tempo determinado para fortalecer o tronco e as pernas. Os exercícios exigem muita resistência e equilíbrio. Alguns exercícios são realizados com o auxílio de aparelhos, e outros utilizam apenas o corpo e um colchonete.

Musculação

A musculação é outra atividade importante para os exercícios para dor nas costas. Ela é conhecida por todo mundo, seus exercícios são realizados com o auxílio de uma aparelhagem que ajuda a fortalecer e estimular os músculos. Os exercícios de perna são os que mais ajudam na prevenção das dores nas costas, pois eles fortalecem e dão firmeza as pernas, diminuindo os impactos que abalam a nossa coluna.

Natação

A natação é uma excelente atividade para os exercícios para dor nas costas. Ela ajuda no alinhamento natural das vértebras, porque a força da água empurra o corpo para cima e ajuda nos desvios da nossa postura. Mas não é só isso, a natação também aciona o corpo como um todo.

Pernas, abdômen, braços, pescoço tudo funcionando ao mesmo tempo, isso faz com que a cinta muscular ao redor da coluna trabalhe e fortaleça a área. Principalmente durante aqueles giros, que são feitos quando se atinge a borda e retorna para o início.

Treino core

Traduzindo para o português, o termo core significa núcleo ou miolo. A região se encontra no meio do abdômen, e é lá que residem os músculos que são malhados por esta atividade dos exercícios para dor nas costas. Quando exercitamos este músculo, aumentamos a nossa estabilidade da lombar e, por isso, as dores são aliviadas.

Alongamentos

Os alongamentos são aliados importantíssimos para os exercícios para dor nas costas. São várias as lombalgias que podem aparecer por causa de desiquilíbrios musculares. Por isso o simples exercício de tocar os pés com as mãos ou encosta-las no chão e mantê-las lá por algum tempo ajuda a esticar as pernas, membros importantíssimos no combate as dores, e as próprias costas.

Yoga

O Yoga é uma excelente prática para o seu dia a dia de forma simples, segura e eficiente. Esses exercícios são excelentes para iniciantes de modo que ela também é indicada para aliviar e prevenir dores nas costas. Sendo assim, reserve 20 minutos do seu dia e experimente essa maravilha.

Exercícios para dores nas costas

Exercícios para dores nas costas
Exercícios para dores nas costas

Confira alguns alongamentos que podem ser feitos em casa e são excelentes exercícios para dor nas costas, tanto no alívio quanto na prevenção.

  • Exercícios para dor nas costas 1

Fique na posição de ponte, com as costas retas. Depois, estique os braços e sente devagar em cima dos seus pés, sem tirar as mãos do chão. Mantenha os braços esticados e a coluna reta durante 10 segundos.

  • Exercícios para dor nas costas 2

Deite de barriga para cima e com as pernas esticadas também para cima, leve seus joelhos, lentamente, ao encontro do seu peito. Segura as pernas durante 10 segundos.

  • Exercícios para dor nas costas 3

Deite de barriga para cima e com as pernas esticadas também para cima, dobre e junte os seus joelhos. Depois rode as pernas para um dos lados, sem tirar os seus ombros do chão. Fique na posição durante 10 segundos.

  • Exercícios para dor nas costas 4

Deite de barriga para cima e eleve o seu tronco, mantendo os pés e os braços no chão. Suba e desça lentamente por 10 vezes seguidas.

  • Exercícios para dor nas costas 5

Deite de barriga para baixo e levante, ao mesmo tempo, a sua perna direita e o seu braço esquerdo, o mais alto que conseguir. Repita por 10 vezes seguidas e inverta os lados.

  • Exercícios para dor nas costas 6

Apoie o peso do seu corpo numa bola de pilates. Agora coloque suas mãos na nuca e faça a extensão do tronco, levando as costas para trás, lentamente. Repita por 10 vezes, como se fosse uma flexão.

Estes exercícios podem ser realizados diariamente, até que a dor nas costas pare ou por quanto tempo você desejar.

Alimentos que ajudam na prevenção de dores nas costas

Alimentos que ajudam na prevenção de dores nas costas
Alimentos que ajudam na prevenção de dores nas costas

Pode até parecer estranho, mas, como tudo nesta vida, as dores nas costas também podem ser aliviadas pelo controle da sua alimentação. Isso mesmo, a alimentação tem um papel muito importante no controle dessas dores.

E para controlar e evitar as dores no futuro precisamos ter uma dieta equilibrada.

  • Fibras

A prisão de ventre é quase que melhor amiga da dor nas costas, por isso procure comer bastante alimento como frutas e legumes, que são ricos em fibras.

  • Água

Se você não acredita na história dos 2 litros diários, saiba que eles são essenciais para a hidratação do nosso corpo. E assim como a prisão de ventre a desidratação tem uma série de sintomas, incluindo as dores nas costas. Por isso, beba muita água e mantenha-se hidratado.

  • Potássio

O inchaço pode ser combatido com potássio, você sabia? Pois é, você vai resolver dois problemas se começar a comer os vegetais de folha verde, bananas, água de coco, abacates e outros alimentos ricos em potássio. Diga adeus ao inchaço e as dores nas costas.

  • Ômega 3

O ômega 3 ajuda a reduzir inflamações e consequentemente a reduzir as dores nas costas. Por isso coma peixes, tanto o salmão quanto a sardinha são ricos em ômega 3. E se você não gosta de peixes, inclua a linhaça na sua alimentação.

  • Proteínas

Não é surpresa para ninguém que as carnes magras e de frango ajudam na hora de fortalecer os músculos e os ossos. Por isso, não corte a proteína, pois ela auxilia no fortalecimento e evita as dores.

Evite esses alimentos

Além de ter estes alimentos sempre presentes, você também precisa evitar alguns. São eles:

  • Açúcar

O açúcar, ao contrário do ômega 3, é um alimento que contribui para as inflamações, por isso evite abusar dele no dia a dia.

  • Álcool

Além da desidratação, assim como o açúcar o álcool definitivamente “coloca fogo” na inflamação. Por isso, ele deve ser sempre evitado quando estamos tomando remédios e ou realizando tratamentos médico.

  • Cafeína

A cafeína é outra substância que ajuda na inflamação e na desidratação do nosso corpo. Por isso, evite tomar café durante o tratamento e no período em que sentir dores, se você não consegue ficar sem, consuma apenas uma xicara por dia.

  • Gorduras industrializadas

As gorduras industrializadas são responsáveis por aumentar a sensação de dor e estimular a inflamação.

  • Calorias em excesso

O excesso de peso também ajuda muito no aparecimento das dores, por isso, evite comer comidas muito calóricas.

Além de consumir e evitar estes alimentos, você precisa fazer as principais refeições todos os dias. Sendo elas: Café da manhã, almoço e jantar.

Na correria nem sempre conseguimos fazer nossas refeições de maneira correta.

Saiba mais sobre nesses artigos:

O que é dor e como você a trata?

Quais exercícios para aliviar dor nas costas

Dor nas costas do lado esquerdo

Como aliviar a dor nas costas?

Melhores Exercícios Para Dores Nas Costas

Conheça os melhores exercícios para aliviar as dores nas costas  – Introdução ao curso

Saiba tudo sobre o flexibildiade total, clique aqui para acessar o artigo.

 

 

Artigos Relacionados

Praticar exercícios físicos regularmente traz benefícios

Praticar exercícios físicos regularmente traz benefícios

Hoje em dia é possível conferir inúmeras pesquisas cientificas que apontam ao fato que praticar 30 minutos de atividades físicas por dia podem trazer enormes benefícios a sua saúde e inclusive ajuda diretamente no emagrecimento.

A Associação Americana do Coração (AHA) e o Colégio Americano de Ciências do Esporte (ACSM) são apenas alguns dos muitos grupos que fazem essa recomendação do método dos 30 minutos de exercícios por dia que ajudam a perder gordura abdominal e secar a barriga.

Praticar até 30 minutos de exercícios físicos com atividades moderadas se torna um montante razoável para todas as pessoas, principalmente para aquelas que não fazem da prática de exercícios físicos uma atividade rotineira.

Confira no vídeo com a Olivia Andriolo do Corpo de 21, os melhores exercícios físicos para perder barriga, seguindo esse método, você pode praticar em até 21 minutos por dia.

https://www.youtube.com/watch?v=15qok4Pk7UU

Dessa forma, se feito regularmente, resulta em uma redução significativa no risco de incidência de doenças crônicas, como doenças cardíacas, derrame, hipertensão arterial, diabetes e câncer.

 

Torne a prática de até 30 minutos de exercícios físicos um hábito por seis dias na semana

Mesmo tendo a melhor recomendação de prática ideal de até 30 minutos de exercícios todos os dias, ainda é considerado totalmente aceitável praticar esse tempo de exercícios físicos por cinco dias da semana de modo que é considerado um avanço enorme em relação as pessoas que não possuem o costume de tal prática e sendo assim elas estão ganhando muito com isso.

Por meio desse método, esses a prática de exercícios físicos promovem uma grande melhora para o condicionamento físico, o tônus muscular, alivia o stress e oxigena o cérebro.

É importante acrescentar também que os benefícios para a sua saúde serão aprimorados quando você realiza esses exercícios físicos em blocos de 10 minutos ou mais. Isso incentiva as pessoas a adicionar a atividade à sua rotina diária normal. E sempre que você puder, realize esses exercícios para perder barriga em blocos de tempo de modo que você pode fazer isso de várias formas e até mesmo incluir esse método em algumas atividades suas do dia a dia.

Seis dias nas semanas se tornam a melhor opção para começar a se tornar um praticante de atividades ao longo da vida de modo que você pode acumular estas seis semanas de exercícios por um período de oito semanas para que os resultados se tornem mais visíveis e eficientes.

O ideal seria acumular as atividades durante um período de seis semanas, mas se um obstáculo limita a sua atividade por um curto período de tempo, você não precisa desistir. Você tem oito semanas para acumular suas horas de atividade.

caminhar-na-praia

Alguns minutos de exercícios por dia funcionam?

Cientificamente está mais do que comprovado que até 30 minutos de exercícios físicos oferecem benefícios adicionais de saúde. Quando há um aumento de exercícios físicos moderada para além de 30 minutos pode proporcionar reduções adicionais nos riscos para doenças crônicas e pode ter um valor extra de redução de gordura corporal.

Não existem dúvidas sobre a realização de exercícios físicos de maneira regular de modo que essa rotina de 30 minutos de exercícios por dia é destinada a pessoas que não são regularmente ativas e ao longo do tempo, você pode aumentar gradualmente a sua atividade, ou seja, acima de 30 minutos por dia, incluindo uma atividade vigorosa, além da moderada.

Antes de mudar dramaticamente os padrões de sua atividade física, especialmente se você planeja fazer uma atividade mais intensa, é aconselhado se certificar com o seu médico e confirmar se você está pronto para este tipo de esforço.

Quais exercícios são ideais para realizar em até 30 minutos?

Você pode fazer a escolha de diversos exercícios desde seja uma simples caminhada pela vizinhança para atingir o seu objetivo de maneira mais rápida e cuidar adequadamente de suas características individuais.

Veja abaixo algumas sugestões de como perder a barriga fazendo exercícios físicos para que você possa começar agora sua rotina utilizando poucos minutos por dia:

Aulas Grátis do Programa de Emagrecimento Corpo de 21

Se você quer emagrecer de uma vez por todas, pra ter mais auto-estima, energia e consciência corporal:

  • Sem precisar se acabar com horas na academia
  • Sem passar fome
  • Usando apenas seu corpo (nenhum aparelho necessário)

corpo de 21 desafio 1

Então comece praticando as Aulas Grátis do Programa de Emagrecimento Corpo de 21. São 4 exercícios para você ganhar condicionamento físico e emagrecer! Comece agora mesmo clicando aqui.

Aulas Grátis do Queima de 48 Horas 2.0

O Vinícius Possebon é personal trainer, autor do livro Sistema Queima de 48 Horas e já ajudou mais de 35 mil alunos a conquistarem um corpo definido, terem mais saúde e recuperarem a autoconfiança.

q48-aula-2

Clique aqui para acompanhar 3 Aulas Grátis do Programa de Emagrecimento Q48. São exercícios simples para emagrecer, que permite realizar os exercícios em até 15 minutos por dia.

5/5 - (24 votes)

Artigos Relacionados

5 Comments

    blank
  • Boa Tarde, Olivia, tudo bem?

    Gostaria muito de ingressar com o programa, mas tenho duvidas, eu fiz a cirurgia bariátrica a 1 ano e 1 mês e gostaria de participar, vocês têm algum programa especial?

    Obrigada!!!

  • blank
  • Achei bastante interessante a forma na qual foi passada o conteudo e mais ainda na forma de botar em pratica, vou indicar para meus colegas 🙂

  • blank
  • quero emagrecer com saùde

      blank
    • achei enteressante

    • blank
    • Oi Gerlande, seja bem vinda!!
      Nossos artigos no site estão recheados de dicas para o emagrecimento com saúde.
      Abraços.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!