O Que Causa Estrias, Como Acabar e Evitar Que Elas Apareçam

Tempo de leitura: 12 minutos

Saiba as principais causas das estrias e como se livrar delas para sempre

O que causa estrias?

Um dos pontos estéticos que mais costumam incomodar tanto homens quanto mulheres é a estria, que nada mais é do que aquele risquinho incômodo que aparece em determinados locais do corpo. E assim, uma grande dúvida é o que causa estrias.

Para conseguir entender de forma correta o que causa estrias, é importante compreender o que é em si esse pequeno sinal que aparece na pele quando as pessoas menos esperam, e aparenta ficar cada vez mais destacado.

O que realmente são estrias

o que são estriasEstria nada mais do que sinais da pele que ocorrem por conta do estiramento dela. Ela pode muitas vezes não apresentar qualquer tipo de sintoma, porém, há casos em que ela arde e até mesmo coça, o que faz com que mais do que a aparência incomode, os seus sintomas também façam com que as pessoas que a tenham se sintam com maior nível de incomodo.

A apresentação das estrias geralmente é de forma linear, sendo muito comum que apareçam uma ao lado da outra, de forma até mesmo paralela.

Além do mais, o tamanho delas pode variar muito, sendo desde um pequeno risco, até mesmo com maiores centímetros. O local em que elas aparecem costuma ficar com uma consistência um tanto quanto frouxa e flácida.

Estrias podem ser definidas de duas formas: Antigas e Novas

No geral, as estrias podem ser separadas de duas formas: antigas e novas. As mais recentes costumam apresentar a cor avermelhada, rosa ou até mesmo um tanto quanto roxeada. Já no caso das que não são de hoje, elas costumam ficar um tanto quanto esbranquiçadas.

De forma que as mais recentes costumam coçar um pouco, uma vez que elas ocorrem juntamente com uma espécie de processo inflamatório no local.

No caso das estrias antigas, elas não causam esse tipo de sintoma, porque elas geralmente já inflamaram o tanto que deveriam, já tendo passado pela atrofia das fibras colágenas e elásticas.

Porém, no caso das esbranquiçadas, quando a pele é negra ou morena, é comum que elas aparentem uma cor um tanto quanto mais escura do tom de pele que elas tenham.

Além do mais, as estrias contam com cores diferentes justamente porque o processo inflamatório que passam as de cor vermelha, faz com que o organismo crie uma espécie de colágeno mais espesso, o qual causa então a marca semelhante a uma cicatriz por meio do sumiço da melanina, que é o item responsável por dar coloração da pele.

Em muitos casos, ao procurar um dermatologista para acabar com as estrias, pode ser que ele solicite exames específicos para analisar se há alguma doença ligada a forma que está o quadro, ou se realmente é por demais questões comportamentais, as quais são o que causa estrias.

Amostras de estrias de gestantes foram analisadas por alguns métodos, e comparando pele com estrias à pele normal, notou-se que havia nas estrias uma interrupção na rede normal de fibras elásticas, e a presença de fibras curtas, desorganizadas e finas com aparência de fios, o que causa seu aspecto característico.

O que causa estrias na prática

O primeiro ponto a ter ciência sobre o que causa estrias é que essas pequenas marcas podem variar muito de pessoa para pessoa, uma vez que enquanto determinadas situações podem ser cruciais para criá-las em certas pessoas, em demais casos pode ser que elas não façam diferença.

Por exemplo, se alguém fica com diversas estrias porque engravidou, não significa que todas as pessoas que engravidarem ficarão da mesma forma, porque isso vai muito de acordo com a disposição genética de cada pessoa.

Da mesma forma, há quem pratique exercícios físicos extremamente pesados, porém, não fique com qualquer tipo de sinal de estria. E por outro lado, um exercício contínuo um pouco mais leve pode ser o grande responsável pelo o que causa estrias para outras pessoas.

Então, é importante ter ciência de que não é porque certa situação aconteceu com alguém que você conhece, que isso será da mesma forma com você também.

O que causa estrias é a destruição de fibras elásticas e colágeno

No geral, o que causa estrias é a destruição de determinadas fibras elásticas e colágenas da pele, o que ocorre por conta do estiramento dela maior do que ela está preparada.

É como se esticasse certo tecido a um ponto em que ele não aguente mais e assim as suas fibras comecem a se quebrar.

Com esse rompimento de fibras, há diminuição na espessura das camadas de pele denominadas como derme e epiderme, e é aí que ocorre a estria.

Há determinadas situações que podem ser o que causa estrias para diversas pessoas, geralmente, elas envolvem itens como o aumento do volume corpóreo de moda abrupta, o que significa ser do dia para a noite.

Sendo que isso, é muito comum em casos como:

Gravidez

A barriga da mamãe passa a crescer rapidamente;

Aumento de peso rápido

Na maioria dos casos é aquele aumento de peso do dia para a noite, muito comum em pessoas que costumam tanto perder quanto ganhar peso rapidamente;

Colocação de silicone nos seios

Esse item faz parte de o que causa estrias porque a pele geralmente precisa se esticar de uma vez para poder adequar a prótese mamária da melhor forma possível;

Fatores genéticos

Como foi dito anteriormente, certas pessoas podem ter determinado item de o que causa estrias, e outros indivíduos podem não reagir da mesma forma. Isso ocorre por conta justamente dos fatores genéticos que as envolvem, porque certas pessoas são mais propensas a terem o corpo com maior elasticidade do que outras;

Uso de anabolizantes

Quando as pessoas resolvem fazer uso de anabolizantes para conseguir ganhar aumento de músculo rapidamente, elas podem acabar fazendo com que seus corpos aumentem em um bom nível de estrias, justamente por ser algo ágil;

Uso de estrogênio e hormônios adrenocorticais

Há certas pessoas que fazem uso de diversos tipos de hormônios, seja qual for a razão. Eles podem fazer com que a pele fique mais flácida e assim a estria apareça;

Tratamento com corticoides

Um elemento muito adotado por variados médicos é o corticoide, muito útil para as mais diversas doenças, como alergia, por exemplo.

Porém, ele pode se encaixar na lista de o que causa estrias, pois pode fazer com que o corpo ganhe peso do dia para noite, ficando inchado, o que justamente nisso pode fazer com que as estrias apareçam.

No geral, há determinados fatores de risco determinantes em o que causa estrias, sendo que em mulheres é mais comum que elas surjam em determinados pontos do corpo, e em homens em outras áreas.

Estrias geralmente aparecem em Coxas, Bumbum, Abdômen e Seios

Geralmente, as estrias aparecem nas mulheres nos pontos de flancos, coxas, glúteos, abdômen e até mesmo nos seios, sendo que a época mais comum disso ocorrer é na puberdade, que é a época em que há mais desenvolvimento do corpo.

Porém, enquanto a mulher está na fase adulta, é comum que ela tenha estrias durante a gravidez, principalmente no abdômen e nos seios, ou então, como dito anteriormente, ao colocar próteses nos seios.

Já o que causa estrias nos homens, geralmente é quando eles fazem musculação excessiva ou ainda se usam excesso de anabolizantes. E assim, é comum que esses riscos surjam nos ombros, braços e costas.

Formas de evitar as estrias

Agora que já sabe o que causa estrias, é essencial passar a entender formas de fazer com que elas sejam devidamente prevenidas.

É claro que fazendo não significa que não terá estrias de qualquer forma, porém isso pode fazer com que elas demorem a aparecer, ou ainda, que elas surjam em menor quantidade e de uma forma menos destacada.

Confira abaixo então, baseado em o que causa estrias, formas de preveni-las:

Beber água

Muito se fala sobre a importância de beber água para os mais diversos aspectos do organismo, e um deles também envolve em eliminar o que causa estrias. Isso porque, caso o corpo esteja desidratado, a probabilidade de ele ficar mais flácido é muito maior.

Sendo assim, é importante começar a hidratar de dentro para fora, pois assim, dificultará a probabilidade de elas aparecerem;

Usar cremes e loções

Como dito acima, a hidratação é fundamental para fazer com que a elasticidade do corpo esteja em dia. Sendo assim, usar cremes e loções com esse intuito é essencial para fazer com que as estrias não apareçam e a desidratação, que é um dos itens de o que causa estrias, fique longe da pele;

Praticar exercícios regularmente

Anteriormente foi explicado o quanto o excesso de exercícios pode ser crucial em o que causa estrias, porém, ele de forma devida pode ser ótimo na luta contra esses riscos indesejados.

Isso porque, o exercício na medida correta faz com que o corpo fique muito mais firme, e assim, seja mais difícil das fibras do corpo romperem;

Não consuma excesso de doces e gorduras

Uma frase que faz todo o sentido é que tudo o que é em excesso não é bom. Isso porque, ao consumir muitos doces e gorduras, o corpo fica mais propício a ficar bem mais flácido, e assim, fazendo com que as fibras da pele se rompam mais facilmente;

Se alimentar adequadamente

há determinados alimentos que são ótimos para fazer com que o que causa estrias suma, pois eles contam com substâncias capazes de fazer com que a pele fique muito mais firme.

Sendo assim, consuma frutas, vegetais frescos e deixe a vitamina C em seu cardápio, pois ela é um ótimo antioxidante e auxilia na formação das proteínas da pele, as quais são essenciais para fazer com que a pele se renove e assim, diminua a probabilidade do aparecimento de estrias.

Dando adeus para as estrias

Para quem busca um tratamento milagroso para eliminar as estrias, pode ser que se decepcione um pouco, porque não há um método capaz de resolver totalmente esse pequeno incômodo, porém, há formas ótimas de amenizá-las e fazerem com que elas fiquem muito menos ressaltadas, e muitas vezes, fiquem até mesmo com aparência quase como imperceptível.

A primeira forma essencial é fazer com que elas nem ao menos apareçam, porém, caso isso não tenha dado muito certo, seja pela correria do dia a dia ou por qualquer outro motivo, é possível usar certas formas para fazer com que elas fiquem menos destacadas, são elas:

  1. Evitar coçar o local que tenha as estrias;
  2. Esfoliar a região;
  3. Fazer uso de cremes para estrias;
  4. Passar claras de ovos;
  5. Usar óleo de rosa mosqueta;
  6. Esfregar um pouco de suco de limão;
  7. Fazer uso de elementos com vitamina E e ingeri-la;
  8. Ter uma alimentação devidamente balanceada e regrada;
  9. Passar azeite de oliva no local;
  10. Fazer uso de determinadas receitas caseiras.

Método Adeus Estrias

Uma ótima forma de auxiliar na missão de dar adeus as estrias, além de saber o que causa estrias, é seguindo o Método Adeus Estrias, pois ele é um livro completo de informações importantíssimas sobre o assunto, aprofundando muito mais em cada um dos temas anteriormente relatados.

Adeus Estrias: Elimine com as estrias de uma vez por todas

Ele é fornecido em formato de e-book, o que é ótimo, pois faz com que seja possível levar o conteúdo para os mais diversos locais, podendo lê-lo em qualquer lugar, como ônibus e metrô, por exemplo.

Para isso, basta contar com um aparelho digital que comporte esse tipo de tecnologia, como é o caso de smartphones, por exemplo.

Por meio do método Adeus Estrias, é possível saber diversas maneiras de evitar as estrias, sem precisar gastar uma grande quantidade de dinheiro ao adquirir cremes super específicos e óleos caros.

Além do mais, uma vez que a gravidez é um item da lista de o que causa estrias, esse e-book ensina até mesmo formas de prevenir as estrias mesmo estando grávida, sem oferecer qualquer tipo de risco para o bebê.

Esse método ainda conta com 14 receitas caseiras ótimas para dar adeus as estrias, mostrando como fazê-las passo a passo para não ocorrer qualquer tipo de erro.

E por meio dele, é mostrado até mesmo quais são as melhores formas para dar adeus as estrias de acordo com a forma em que elas se classificarem.

Juntamente, há até mesmo mais 11 receitas diferenciadas ótimas para fazer com que as estrias sejam devidamente eliminadas.

Vale ressaltar que caso o cliente adquira o e-book e não goste do resultado obtido, ele pode muito bem solicitar o dinheiro de volta, uma vez que, caso não haja satisfação com o método, é restituído 100% do dinheiro gasto.

Clique aqui para conhecer o método Adeus Estrias

O Que Causa Estrias, Como Acabar e Evitar Que Elas Apareçam
5 (100%) 3 votes

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *