Dicas para eliminar estrias naturalmente

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Dicas para eliminar estrias naturalmente

Entre os maiores vilões estéticos, que atingem tanto homens quanto mulheres, se faz presente as tão temidas estrias, aqueles risquinhos incômodos no corpo que fazem com que as pessoas procurem diversas formas de eliminá-las.

Mas na verdade, tem como dar adeus à estria? Quais são os melhores métodos? Há algo que funcione? Quais são os lugares mais comuns de ela aparecer e por quê? Confira agora as principais questões respondidas sobre o assunto para conseguir fazer com que o seu corpo fique exatamente como gostaria.

O que são estrias?

Para saber como lidar com as estrias, é essencial primeiramente saber o que elas são realmente com as mais diversas características delas, pois só assim será possível encarar frente a frente o que é preciso fazer para eliminá-las.

A estria nada mais é do que uma linha em relevo, sendo causada pelo estiramento da pele além do que ela aguentaria, fazendo então com que as suas fibras se rompam ou se degenerem, e assim surja essa marca incômoda. Essa linha aparenta como se fosse uma cicatriz, com a cor diferente do resto do corpo, podendo ser avermelhada ou mais esbranquiçada.

Essas fibras que se rompem são as responsáveis por sustentar a camada intermediária da pele, a qual é devidamente formada tanto por colágeno quanto por elastina, que mantém a elasticidade e tonicidade da epiderme. Então, com elas se rompendo é onde aparece a estria.

Muitas vezes, as estrias são ditas como cicatrizes, justamente por conta de seu aspecto de risco.

Algo muito comum é que a estria se apresente de forma paralela, uma ao lado da outra, podendo variar no tamanho, sendo desde pequena até ter maiores centímetros de comprimento.

Porém, quem pensa que as estrias de cores diferentes contam com as mesmas características está enganado, porque mais do que a cor ser divergente, os demais aspectos também mudam bastante de uma para outra.

A estria vermelha geralmente apareceu no corpo há pouco tempo e ainda está em processo de inflamação. Ela conta com essa cor justamente porque o corpo prossegue enviando sangue ainda para a região.

Já no caso da estria da cor esbranquiçada, ela é bem mais antiga, uma vez que é a vermelha após ser devidamente cicatrizada.

Geralmente, há determinados pontos do corpo em que a estria costuma aparecer muito mais, porque eles têm tendência a acumular muito mais gordura e de maneira rápida, o que facilita que a pele seja mais distendida, e, assim, as estrias sejam criadas. São eles: braços, nádegas, barriga, coxas, quadril e seios.

Há determinadas ações que propiciam muito mais o aparecimento desses indesejados riscos no corpo, sendo geralmente: gravidez, aumento excessivo do peso em um período de tempo pequeno, crescimento excessivo em pouco tempo na adolescência, excesso de musculação, predisposição genética, certas cirurgias específicas como inserção de próteses mamárias, e até mesmo determinadas medicações.

Como evitar o aparecimento de estria

Agora que você já sabe quais são as razões para as estrias aparecerem, pode se atentar a alguns métodos para te auxiliar a evitar que elas surjam. Isso porque, algumas vezes, pequenas atitudes do dia a dia podem fazer com que o seu corpo fique melhor:

  1. Usar cremes e loções: eles podem te ajudar a fazer massagens localizadas em pontos que costumam ter estrias. E assim, por meio das massagens e da hidratação e nutrição devida, é possível ajudar a pele a ficar menos flácida, e, automaticamente, criar menos riscos indesejáveis;
  2. Controlar o peso: esse item não se trata simplesmente de tomar cuidado para não engordar. Na verdade, reflete que é importante tomar cuidado para não ganhar peso abruptamente, pois é ele que faz com que as estrias apareçam;
  3. Se alimentar da forma correta: uma alimentação feita de forma rica em vitaminas e regrada, faz com que o organismo todo se beneficie, incluindo a pele. Por meio dela, é possível fazer com que a pele fique mais firme, e, assim, mais difícil de as fibras serem rompidas, e mais complicado de fazer com que a estria apareça;
  4. Praticar exercícios físicos: Da mesma forma que o item anterior, a prática de exercícios físicos regulares torna a pele muito mais firme, e, então, diminui as chances do rompimento de fibras;
  5. Beber bastante água: uma forma de hidratar o corpo, o que faz com que ela fique menos flácida, é ingerindo bastante água, pois a hidratação assim ocorre de forma de dentro para fora;
  6. Atente-se a períodos de estresse: os picos de estresse podem fazer com que o corpo engorde ou emagreça muito em pouco tempo, o que, como foi abordado anteriormente, pode causar estria. Por conta disso, ao estar com o humor diferenciado, é importante ter atenção para controlá-lo.

Existe tratamento para esses temidos sinais?

Para quem vive se perguntando se tem o que fazer com as estrias depois que elas surgirem, a resposta é sim, há o que fazer, porém não é em um passe de mágica, há determinadas ações específicas que ajudam nessa missão, mas nenhuma tem total eficácia.

Os procedimentos existentes são capazes de melhorar muito a aparência dessa estria, muitas vezes fazendo com que ela fique até mesmo quase imperceptível, como se não estivesse mais ali. 

Atualmente, há determinadas dicas que fazem com que as estrias sejam eliminadas naturalmente, sem problemas, e assim, a aparência da pele fique muito melhor. Confira abaixo, os procedimentos que podem fazer com que esses incomodáveis riscos deixem de uma vez por todas o seu corpo:

  1. Evite coçar: Por mais que em alguns casos as estrias acabem coçando bastante, é essencial que as pessoas não façam esse tipo de ação, pois ela pode até mesmo piorar bastante a aparência desses riscos. Isso porque, quando alguém coça as estrias, há a possibilidade de, por meio das unhas, as fibras que já estão um tanto quanto deformadas por conta de as estrias acabarem ficando mais prejudicadas e rompidas. Portanto, se sentir aquela vontade incontrolável de coçar esses riscos, é melhor se conter.
  2. Esfolie a pele: Realizar a esfoliação de pele é algo essencial para que a estria possa ser amenizada. Isso porque, por meio dessa ação, são eliminadas as células mortas do local, favorecendo a renovação celular, e, assim, a constituição de uma nova camada de pele. Para quem não conta com um esfoliante corporal, não há problemas, porque por meio de uma receitinha caseira é possível fazer essa ação. Basta misturar uma colher de açúcar com um pouquinho de óleo de amêndoas ou mel, e esfregar encima da estria. Esse procedimento pode ser feito diariamente, quanto mais melhor.
  3. Creme para estrias: Uma boa tática para fazer com que a estria desapareça é adotar o uso de algum creme para ela. Há vários modelos disponíveis no mercado, porém, nem sempre eles são realmente eficientes. Uma boa dica é procurar com um dermatologista qual é a opção mais indicada para você, mas, de qualquer forma, é bom ter ciência que os melhores cremes são aqueles que contém com substâncias como vitamina A, vitamina C, vitamina D e até mesmo a vitamina E, pois elas são ótimas para incentivar a regeneração dos tecidos da pele, e, assim, fazer com que ela se renove e elimine então as estrias. Além do mais, outra opção de composição de cremes é o ácido retinoico, que é até mesmo indicado por diversos dermatologistas.
  4. Claras de ovos: Tudo bem que de primeiro momento utilizar clara de ovos para eliminar a estria pode parecer algo um tanto quanto exótico, porém é real e pode fazer muito bem. Isso porque, a clara do ovo é extremamente enriquecida com proteínas, as quais são ótimas para fazer com que a pele seja rejuvenescida. Sendo assim, deixe o nojo de lado e aplique três vezes ao dia ao menos a clara de ovos nas regiões com estrias, e com o tempo poderá ver a diferença que a sua pele vai apresentar por conta dessa simples atitude, mas ótima.
  5. Óleo de rosa mosqueta: Muito se fala sobre o famoso óleo de rosa mosqueta para as mais diversas ações, e uma que ele pode ser ótimo é para fazer com que as estrias vão embora do corpo. Isso porque ele é extremamente regenerador, e, assim, faz com que a pele se regenere mais ainda e se recupere da maneira correta. Desse modo, a estria acaba indo embora mais rapidamente. Uma ótima forma de lidar com ele, é passando também três vezes ao dia, ou até mesmo revezando com as claras de ovos, e assim, conseguindo formar uma grande dupla de combate a estrias com eles.
  6. Suco de limão: O suco de limão é indicado para as mais diversas funções, porque ele também ajuda na eliminação de células mortas. Para usá-lo da forma correta, basta esfregar o suco nos locais que apresentem estrias fazendo movimentos circulares, e então, é importante deixar agir por mais ou menos 10 minutos. Porém, atenção, evite de qualquer forma tomar sol nesse momento, porque o sol em contato com o limão pode fazer com que a pele fique manchada, e assim, o tiro pode acabar saindo pela culatra. Então, faça esse procedimento na sombra para garantir que ele tenha o sucesso almejado.
  7. Vitamina E: Já foi falado anteriormente do quanto a vitamina E é ótima para estar presente em cremes, cuidando da forma correta da pele. Porém, há outras formas de ela ser super sua amiga na guerra contra a estria. Isso porque, ela é ótima tanto para combater o envelhecimento da pele e ainda fazer com a circulação sanguínea seja devidamente favorecida. Sendo assim, você pode muito bem adquirir cápsulas de vitamina E para tomar, ou ainda utilizar óleos extremamente ricos nesse item, como óleo de soja, óleo de avelã ou ainda óleo de rícino. É só aplicá-los na área e massagear para que comecem a fazer efeito.
  8. Tenha uma alimentação balanceada: Já foi dito anteriormente o quanto se alimentar corretamente é essencial para fazer com que a estria seja evitada, porém, é importante ressaltar também que isso é ótimo para eliminá-la. Portanto, por mais que já tenha estria, é importante ter uma boa alimentação para garantir que a aparência dela não fique pior. Sendo assim, invista em vitaminas e minerais para que eles auxiliem a fazer com que a sua pele fique mais firme e mais lisa, para isso, coma legumes, frutas e até mesmo vegetais frescos.
  9. Aplique azeite de oliva: O azeite de oliva é ótimo para fazer com que as estrias deixem de uma vez por todas o seu corpo. Isso porque ele auxilia na hidratação da pele, o que é essencial para fazer com que esses riscos sejam devidamente eliminados. Além do mais, ele ainda é extremamente rico em vitamina E, o que como já foi dito, é essencial nessa guerra contra a estria.
  10. Receitas caseiras: Há algumas receitas caseiras que são ótimas para fazer com que essas pequenas lesões sejam eliminadas da pele. Basta segui-las e fazer da forma correta para que a pele fique da melhor forma possível. Uma ótima receita é pegar uma casca de uma beterraba e juntá-la com uma de um pêssego. Então, é importante moer as cascas até elas ficarem na consistência de uma pasta. Se ela ficar extremamente grossa, é só colocar uma pequena colher de azeite. Com isso, é necessário passar a substância sobre a estria e deixar agir por 15 minutos, e depois desse tempo retirar com água fria. Essa mistura pode até mesmo ser aplicada diariamente, sem causar qualquer tipo de problemas para o corpo.

Método Adeus Estrias

Por fim, algo essencial é conhecer o famoso método Adeus Estrias, que pode te dar muitas dicas além do que as que aqui foram citadas. Isso porque, ele explica minuciosamente como as estrias são causadas, além de apontar demais modos de evitá-las sem gastar muito dinheiro.

Esse método é apresentado em formato de e-book, o que facilita muito pois pode ser lido de qualquer meio digital. Ele mostra 14 receitas caseiras ótimas para combater a estria, juntamente com o passo a passo.

Além do mais, ainda é explicado vários tipos de estria e qual é a melhor forma de tratá-las.

Dicas para eliminar estrias naturalmente
Avalie este post

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *