Dor nas costas do lado esquerdo

Tempo de leitura: 13 minutos

Dor nas costas do lado esquerdo

Dor nas costas do lado esquerdo
Dor nas costas do lado esquerdo

O que fazer para aliviar dor nas costas do lado esquerdo?

Bem, existem mais de trinta motivos para essa aflição. Mas, em todo caso, procure um médico, somente ele saberá diagnosticar o que você está sentindo e qual é do tratamento correto para sua dor nas costas do lado esquerdo.

Antes de tudo, você deve observar a intensidade da sua dor. Se for forte demais, nem pense duas vezes, busque ajuda em um pronto atendimento hospitalar. Agora, caso a intensidade seja fraca, fique em observação por pelo menos 48h, e, se a dor não passar, procure um médico.

Listamos abaixo algumas das possíveis causas de dor nas costas do lado esquerdo:

  • Ataque cardíaco;
  • Herpes;
  • Gastrite;
  • Câncer;
  • Aumento do baço;
  • Infecção do rim;
  • Endometriose;
  • Cálculos renais;
  • Infecção renal;
  • Câncer de ossos;
  • Contratura muscular;
  • Postura;
  • Pneumonia;
  • Cistos nos ovários;
  • Obstrução intestinal;
  • Infarto pulmonar;
  • Fissura ou fratura das costelas;
  • Distensão muscular;

Não fique assustado(a) pelo tamanho da lista, na verdade ela é bem maior. No entanto, não precisa ficar preocupado (a), na maioria das vezes a dor nas costas do lado esquerdo é causada por distensões musculares ou má postura, por isso você deve ficar atento(a) à intensidade da dor.

Se você sentir náuseas, febre, dificuldades ao respirar, piora da dor durante à noite, perda de peso, tonturas, franquezas e até mesmo o não cessar da dor durante o repouso, deve procurar um médico imediatamente.

No entanto, em caso de dores causadas por conta dos tecidos modelos, como músculos e tendões, o recomendado é repouso e o uso do medicamento indicado pelo médico para aliviar a dor nas costas do lado esquerdo.

Motivos mais comuns para se sentir dor nas costas do lado esquerdo

Motivos mais comuns para se sentir dor nas costas do lado esquerdo
Motivos mais comuns para se sentir dor nas costas do lado esquerdo

Pedras nos rins, problemas com a sua coluna causados por dormir errado, colchão ruim, má postura, e até mesmo pneumonia podem levar a dor nas costas do lado esquerdo. Muitas vezes, as dores que não levam a algum tipo de doença grave estão ligadas ao cansaço de corpo, o que pode afetar os músculos das costas.

A compressa também ajuda, e deve ser feita com algo quente. Pode ser com uma toalha, basta esquentar ela com o ferro, caso não tenha bolsa de água quente. O banho quente também alivia, enquanto a água cai, você pode fazer alguns alongamentos facilitando o relaxamento de todo o corpo.

E quanto tempo a compressa deve durar? Bem, o indicado é quinze minutos para que você sinta o alívio, faça pelo menos duas vezes ao dia, umas quatro vezes na semana. Depois, passe uma pomada ou spray anti-inflamatórios que é comum termos em casa.


Se o seu trabalho exige que você tenha que ficar em pé, carregar peso, ficar um pouco inclinado que é o caso de dentistas e cirurgiões é comum que a dor venha quando você chegar em casa e descansar.

Exercícios pode ajudar a aliviar as dores nas costas do lado esquerdo

Exercícios pode ajudar a aliviar as dores nas costas do lado esquerdo
Exercícios pode ajudar a aliviar as dores nas costas do lado esquerdo

Então, insira na sua rotina um pouco de atividade física e alongamentos. As chances de você sentir dor nas costas do lado esquerdo são bem menores quando os tendões e músculos das costas estão fortes.

Alongamento

Se você identificar que a culpa da sua dor é o cansaço, as medidas para se resolver isso são fácies. Tente se alongar, dando preferência à parte superior do corpo, de forma que, ao mesmo tempo que o músculo alonga, ele relaxa.

Pilates

Se você é daquelas pessoas que não curtem muito pegar pesado na academia, há outro jeito para que os seus músculos fiquem fortalecidos. É o Pilates, ele foi criado em 1920 por Joseph Pilates e além do fortalecer ajuda na correção postura, que em grande parte é responsável pelas dores nas costas.

Natação

A natação é um esporte que também pode auxiliar no fortalecimento do seu corpo. Ao nadar, você está movimentando todas as partes do seu corpo, principalmente braços, pernas, o abdome e o pescoço. Todos os membros que estão diretamente ligados à região lombar.

Motivos que levam a dor nas costas do lado esquerdo inferior

Motivos que levam a dor nas costas do lado esquerdo inferior
Motivos que levam a dor nas costas do lado esquerdo inferior

Sapatos

O sapato que você usa também pode causar incômodos na região lombar, principalmente os mais rasteiros, pois o impacto com o chão é maior. Faça o teste, compre uma palminha e a coloque em dos calçados que você mais usa, e, se o problema for esse, em pouco tempo você não sentirá mais dores.

Estresse

Há também o estresse, esse faz com que todos os músculos fiquem em tensão e isso às vezes pode gerar dor. Então, calma. Respire profundamente e expire pelo menos umas dez vezes. Você também pode optar por fazer aulas de yoga para auxiliar em seu relaxamento.

Sobrepeso

Fique atento(a) também ao seu penso, uma vez que ele pode influenciar na dor nas costas do lado esquerdo. Tudo nessa vida tem um limite e o nosso corpo funciona da mesma forma.

A partir do momento em que você está sobrepeso o corpo tem que fazer mais esforço para que você consiga realizar as suas atividades diárias normalmente e isso acaba prejudicando a sua musculatura.

Se você está passando por isso, o ideal é procurar um cardiologista para verificar se não nenhum problema em praticar exercícios físicos e também procure um nutricionista para que você faça uma reeducação alimentar, melhorando assim, a sua qualidade de vida.

Gravidez ectópica

Um dos motivos que pode levar a dor do lado esquerdo abaixo da costela é a gravidez ectópica. A gravidez ectópica é quando o óvulo fertilizado fica localizado fora do útero. Esse tipo de gestação atinge cerca de 150 mil mulheres por ano aqui no Brasil.

Infelizmente, esse tipo de gravidez não pode ser levado adiante, pois pode afetar outros órgãos e coloca em risco a vida da gestante. O tratamento pode ser feito com remédios e quimioterapia, caso seja diagnosticado no início, se passou dessa fase o indicado é a cirurgia para a remoção.

Apendicite

A apendicite é um dos outros fatores que levam a dor nas costas do lado esquerdo. É mais comum em jovens entre 14 e 18 anos e também atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil.

A dor acontece porque o apêndice fica inflamado e com pus. Para o tratamento é indicado a remoção do apêndice por meio de cirurgia para que ele não rompa e cause problemas maiores, antibióticos também são usados.

Doença de Crohn

Uma outra coisa que pode fazer com que você sinta dor nas costas do lado esquerdo é a Doença de Crohn. É uma doença inflamatória intestinal que causa problemas no sistema digestivo.

Além da dor nas costas do lado esquerdo, ela também pode causar dores abdominais, anemia e perda de peso. Infelizmente, a Doença de Crohn não tem cura, mas o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas.

No tratamento, são usados remédios à base de esteroides que retardam o progresso da doença. Caso os medicamentos não ajudarem muito, o paciente pode fazer a cirurgia que retira parte do intestino. A Doença de Crohn é mais comum em pessoa entre 19 e 40 anos.

Infecção bacteriana

A infecção renal também é um dos motivos de dor nas costas do lado esquerdo. Ela é causada por uma infecção bacteriana que leva à inflamação dos rins causando dores. Não existe uma idade específica para que aconteça já que se trata de uma bactéria.

Ela costuma ter início na bexiga ou na uretra e só assim chega aos rins. O tratamento é feito por meio de antibióticos e em casos mais sérios por conta da procura tardia do médico é necessário ficar internado.

Diverticulite

Diverticulite é uma infecção ou inflamação nas bolsas do sistema digestivo. Além de provocar dor nas costas do lado esquerdo, a pessoa ter outros sintomas, como febre, dores abdominais e náuseas. 

Dependendo do grau da infecção ou inflamação é necessário fazer cirurgia, mas se identificando logo de início o tratamento pode ser feito apenas com medicamentos e mudança nos hábitos alimentares.

Endometriose

A endometriose que afeta mais de 2 milhões de mulheres por ano, também está na lista dos motivos que levam a dor nas costas do lado esquerdo. Uma das maiores caudas da infertilidade nas mulheres, a endometriose causa uma anormalidade inflamatório no endométrio, que leva parte do tecido para as tubas uterinas, ovários e até mesmo no intestino.

É uma doença crônica, então, em muitos dos casos, ela não tem cura e dura a vida toda. A intervenção pode ser feita pode meio de hormônios e cirurgia.

Motivos que levam a dor nas costas do lado esquerdo superior

Motivos que levam a dor nas costas do lado esquerdo superior
Motivos que levam a dor nas costas do lado esquerdo superior

Há motivos semelhantes em sentir dor nas costas do lado esquerdo superior ou inferior, assim como a diverticulite.

Ataque cardíaco

Um motivo bem conhecido é o ataque cardíaco, uma vez que ele bloqueia o fluxo de sangue no coração. Isso é uma causa que merece 100% de atenção e de emergência. Por conta do bloqueio, o sangue o órgão pode morrer por falta de oxigênio.

Muitas pessoas que sentem os sintomas de um ataque cardíaco passam por cirurgia ou passam tomar a medicamentos. No entanto, é fácil se prevenir de um infarto, tudo depende da sua alimentação e da prática de exercícios físicos.

No entanto, se você já sofreu um ataque cardíaco, as recomendações continuam as mesmas, só as atividades físicas que devem serem feitas em uma intensidade leve, não esqueça de consultar o seu médico.

Gastrite

Um outro sintoma que pode levar a sentir dor nas costas do lado esquerdo é a gastrite. Ela é causada por inflamações no revestimento do estômago, e aparece por conta da má alimentação, estresse e nervosismo. A doença é mais comum e mulheres e jovens.

Uma pesquisa feita pela Federação Brasileira de Gastroenterologia revela que cerca de 70% dos brasileiros possuem algum tipo de gastrite. A que lidera o ranking é a gastrite nervosa, que é principalmente motivada por problemas emocionais.

Os principais sintomas que a gastrite apresenta são a sensação de estômago cheio, azia e uma queimação também no estômago. Uma medida para se livrar da dor é a melhora na alimentação e o controle do nervosismo e estresse, além da diminuição do consumo de cafeína.

Postura incorreta

Postura incorreta, ao levantar de peso ou fazer movimentos
Postura incorreta, ao levantar de peso ou fazer movimentos

A distensão muscular também pode ajudar você a ter dor nas costas do lado esquerdo. Ela está atrelada a postura incorreta, ao levantamento de peso seja na academia, em casa ou no trabalho. Ela também pode aparecer se você se abaixar ou levantar de uma maneira que não seja correta.

Normalmente, nesses casos, o uso de uma cinta e pomadas com anti-inflamatório já alivia a dor.

Doença respiratória 

A doença respiratória empiema pulmonar também está dentre os motivos. Ela responsável pela criação de pus entre a parede do tórax e os pulmões. O pus faz com que pulmões trabalhe com uma pressão e pode levar a problemas maiores. É um caso que precisa de uma ajuda médica rápida.

Para o tratamento, é necessário fazer uma drenagem e tomar medicamentos do tipo antibióticos para ajudar na retirado do pus concentrado na região. Fora a dor a pessoa também começa a ter febre e uma grande dificuldade em fazer uma respiração profunda.

Claro que você não precisa se assustar e correr ao médico quando sentir uma dor nas costas do lado esquerdo. Às vezes, você pode sentir alguma coisa ao respirar, e, se prestar atenção, vai perceber que ela está localiza em determinado ponto próximo as costelas, isso pode ser algum músculo.

Dor nas costas do lado esquerdo durante a gestação

Dor nas costas do lado esquerdo durante a gestação
Dor nas costas do lado esquerdo durante a gestação

Se você é gestante, é comum nos últimos meses da gestação sentir dores nas costas, não só do lado esquerdo. Com o aumento do peso no seu corpo e a movimentação são do bebê elas vão aparecer mesmo. Tenta relaxar e solicite a alguém que faça massagem para relaxar os músculos das costas.

Você, futura mamãe, pode fazer também exercícios físicos moderados durante a gestação para diminuir a dor. Mas, se você já praticava algum tipo de atividade física antes de engravidar, as chances de sentir incômodos nas costas são menores.

Evite ao máximo o uso de salto altos. Se você trabalha muito tempo em pé, faça pausas e sente-se um pouco.

Mas se trabalha sentada de vez em quando dê uma caminhada pelo ambiente. Isso vai aliviar a dor nas costas e ajudar na circulação do seu sangue, que é de extrema importância quando se está grávida.

Saiba mais sobre nesses artigos:

O que é dor e como você a trata?

Quais exercícios para aliviar dor nas costas

Dor nas costas do lado esquerdo

Como aliviar a dor nas costas?

Melhores Exercícios Para Dores Nas Costas

Conheça os melhores exercícios para aliviar as dores nas costas  – Introdução ao curso

Saiba tudo sobre o flexibildiade total, clique aqui para acessar o artigo.