Como aliviar a dor nas costas?

Tempo de leitura: 12 minutos

Como aliviar a dor nas costas?

Como aliviar a dor nas costas?
Como aliviar a dor nas costas?

Como aliviar a dor nas costas?

Quem nunca sentiu aquela dor incômoda nas costas? Estas dores são uma das que mais afetam as pessoas. Os motivos são vários, e podem ser indicativos de problemas mais graves que podem estar afetando alguém.

É preciso observar de onde vem esta dor, para que se veja se o motivo do problema é por algo na coluna, pedra nos rins ou pneumonia.

Grande parte das vezes, a dor nas costas tem origem muscular, que pode ser causada devido ao cansaço, levantar pesos excessivamente ou ter má postura no trabalho e em casa. Felizmente, é possível aliviar as dores, através de algumas dicas muito importantes.

Porém, caso a dor surja de maneira repentina, se sua intensidade for grande, e se existir outros sintomas como febre, dificultando a movimentação, o mais recomendável é visitar um médico, de forma a fazer a verificação correta do problema, e fazer o tratamento solicitado.

Quais são os tipos de dores nas costas mais comuns

São sete tipos mais conhecidos de dores nas costas. Ao ficar atento nisso, será possível ter uma melhor noção no tamanho da dor, e ver qual a melhor forma de se livrar deste problema incômodo.

Um tipo de dor existente é quando afeta o lado direito ou esquerdo, em uma dor em forma de peso. Isso é um indicativo de lesão muscular, que acontece em especial quando uma pessoa sai de uma academia, ao finalizar seus exercícios.

A dor nas costas também acontece com pessoas que têm profissões exigentes, como jardineiros e dentistas.

A dor nas costas também pode atingir os rins. Isso significa que a pessoa esteja com cólica renal. Pode ser relacionado à presença de pedra nos rins, que é quando acontece uma dor muito mais intensa. Muitas vezes, o paciente tem dificuldades para caminhar ou até mesmo se mexer.

Ao respirar, é comum que a dor nas costas acabe afetando alguém. Pode ter a ver com o pulmão, principalmente se, junto ao incômodo, você sentir falta de ar ao respirar. Este problema acontece com pessoas que passaram por alguma doença pulmonar recentemente, ou que ainda está em processo de recuperação.


Também é comum que alguns tenham uma dor nas costas tão forte que acabe atingindo as pernas. Isso pode acontecer devido a uma compressão forte do nervo ciático, e afeta também a região das nádegas e da coluna.

A dor vem ao corpo como uma pontada, causando formigamento, ou dificuldade para se sentar ou andar. É a dor que pode gerar o problema de bico de papagaio.

Quando a dor atinge bem o meio das costas, significa que aconteceu uma contratura muscular. É causada em pessoas com problemas de coluna, como a hérnia de disco. Este tipo de problema atinge pessoas com mais de 45 anos de idade.

Esta dor piora ao se levantar ou ficar tempo excessivo na mesma posição. Ela pode se espalhar para os lados, costelas, ou descer para os glúteos ou as pernas.

Uma dor nas costas mais preocupantes é quando ela chega somada a um aperto no peito. Em caso de piora, mesmo com esforços, e ainda apresentando a sensação de mal-estar, pode ser um indício de infarto.

Ela pode atingir pacientes acima do peso, com colesterol alto ou hipertensos. Neste caso, é fundamental chamar os serviços de emergência, ligando para o 192, e fazer isso o mais rápido possível.

E também acontece a dor na parte de cima das costas, que acontece com pessoas que estão com alguma contratura muscular, causada devido ao excesso de atividades físicas. É comum que o torcicolo também atinja estas pessoas, levando a dor também para o pescoço.

Se você está sentindo alguma dor nas costas, saiba que é possível aliviar com algumas medidas caseiras. Isso fará com que a sensação incômoda passe de forma mais imediata.

Dicas para o alívio das dores nas costas

O primeiro passo é relaxar. Deite-se de lado, ou fique sentado de uma maneira em que as costas se apoiem totalmente na cadeira, ou poltrona, por alguns minutos. Não é recomendável permanecer na mesma posição por muito tempo.

Se ficar em uma posição que lhe dê conforto, fica melhor para respirar, e assim as fibras musculares se soltam com mais facilidade. A dor nas costas acaba sendo aliviada.

Também ajuda fazer uma compressa quente, em temperatura morna, e a colocar exatamente em cima da dor nas costas. O ideal é fazer isso por aproximados 20 minutos, e isso faz com que o incômodo diminua.

Medicamentos também facilitam no alívio do problema. Existem relaxantes musculares que permitem que as dores logo passem. Da mesma maneira, poderá colocar na área afetada um adesivo. Mas vale lembrar, que qualquer medicamento para dor deve ser recomendado somente ao receber alguma orientação de um médico.

O peso excessivo também pode ser causa das dores nas costas. Quem está com sobrepeso costuma ter as articulações mais sobrecarregadas. Se você tem este problema, o melhor é partir para uma dieta desintoxicante.

Isso fará com que as toxinas em seu corpo sejam eliminadas, bem como o excesso de líquidos. Pode ser o início de uma reorganização no seu comportamento, mas é preciso também ter uma boa reeducação alimentar. A longo prazo, as dores nas costas devido ao peso elevado vão diminuir.

Você também pode resolver as dores nas costas através de massagens. Para isso, é importante tomar um banho mais morno, e fazer com que o jato de água caia sobre a parte dolorida. Ainda no chuveiro, poderá realizar uma auto massagem com as suas mãos.

Ao fim do banho, continuar o procedimento passando um pouco de creme ou óleo na região afetada. E é preciso fazer movimentos com intensidade mais moderada, com destaque para onde ter maior dor. Além disso, pode fazer massagens com um profissional, ou se sentar em uma cadeira massageadora.

Este tipo de dor pode ser bastante incômodo, e é por isso mesmo que é fundamentar ter calma neste momento. Na hora de dormir, você pode colocar no travesseiro duas gotas de óleo essencial de lavanda, ou de chá de macela. Você poderá se acalmar, e ainda facilitará para ter um sono mais tranquilo.

A proteção de nosso corpo é eficaz para o tratamento de dores nas costas. Isso fará com que você tenha menos chances de cair, e permite uma melhor recuperação da região dolorida. Para as pessoas idosas, é melhor usar bengalas, e ter mais cuidados dentro de casa, como fazer a retirada dos tapetes, por exemplo.

Você também poderá se alongar melhor. Faça exercícios simples, feitos em casa mesmo. E é importante também evitar a realização de esforços físicos, como fazer musculação, dançar ou praticar algum esporte. Só volte a fazer estas atividades depois de se livrar da dor.

Como prevenção, o melhor é cuidar bem de sua postura. Se posicionar corretamente evita que aconteçam as dores nas costas. Caso contrário, você poderá ter problemas graves, e se complicar ao sentir este problema.

Qual é a melhor forma de evitar a volta das dores nas costas

Para que as dores não sejam um problema crônico com você, é recomendável seguir algumas dicas, para assim se sentir melhor consigo mesmo. O primeiro passo é ter uma boa postura ao se sentar. Isso fará com que você não volte a se sentir dolorido.

Ter uma boa prática de exercícios ajuda bastante. Pode ser feito por pelo menos três vezes por semanas. Isso fará com que seus músculos fiquem mais fortes e alongados, além de que as atividades físicas ajudam na melhoria da saúde humana. Além de que estas atividades reforçam na perda de peso, lembrando que pessoas fora de forma tendem a ter problemas nas costas.

Da mesma forma, não é recomendável carregar muito peso, como mochilas, bolsas e pastas. Assim também como é melhor evitar se estressar nas situações do dia a dia. E, por fim, dormir sempre com um travesseiro mais baixo, caso for dormir de lado. Agora se seu sono for de barriga para cima, não há a necessidade de usar um travesseiro.

Remédios caseiros para a redução da dor

Um bom passo a ser feito é com a aplicação de gelo, que funciona como um analgésico, reduzindo o inchaço e permitindo um melhor alongamento dos músculos. Este gelo pode ser usado como uma compressa, para que não machuque a sua pele.

Da mesma maneira, pode ir alternando o frio com o calor, agora adotando uma compressa quente, como alívio do problema.

Massagens com óleos essenciais para a pele também ajudam na solução das dores. Os óleos de hortelã-pimenta e alecrim servem como estimulantes da circulação sanguínea na região, além do uso do óleo de érva-de-são-joão, que traz propriedades analgésicas e que evitam a inflamação.

Você pode mistura-los todos eles em um frasco de vidro escuro. Agite esta mistura e faça uma massagem nas costas com esta mistura. Use a aplicação diariamente para contribuir com esta melhoria.

Da mesma maneira, o melhor a se fazer é descansos, dormindo corretamente, e de forma a melhorar a parte afetada. Quanto melhor descansar, e mais alongamentos serem feitos, maiores são as chances de que as suas dores se aliviem.

O açafrão também funciona como um remédio caseiro para melhorar a dor nas costas. Esta planta tem propriedade medicinais, e sua raiz apresenta uma cor alaranjada, que se transforma em pó.

Ela pode ser utilizada como especiaria em muitos países. Para a solução deste problema, o recomendado é o uso de 300 mg por dia, consumidas duas vezes por dia, misturada com alguma comida preparada previamente. O açafrão pode ser misturado em sopas, pratos de caril, receitas à base de ovos, legumes e arroz.

Exercícios físicos aliviam a dor nas costas

Realizar exercícios físicos são fundamentais para que se tenha um controle melhor da dor nas costas. Isso porque os músculos na região vão se tornar cada vez mais fortes e resistentes. O corpo ficará mais sustentado, e assim as lesões vão se diminuindo aos poucos.

Você precisará fazer a prática de alguns exercícios físicos, de preferência por duas a três vezes por semana, em torno de 30 a 60 minutos, principalmente durante o primeiro mês de exercícios físicos.

Estas atividades físicas precisam dar a sensação de melhorar o bem-estar com você, para a resolução do seu problema, e assim ficar com menos dores com o passar dos dias. Quanto mais saudável você se sentir, melhor para controlar a sua dor.

Para que os exercícios não se tornem outro problema para você, é importante ter a orientação de um professor de educação física, ou até mesmo de um personal trainer.

Também pode ser feita uma consulta com um médico fisioterapeuta, para que ele faça uma avaliação ao seu corpo, e acompanhe também o andamento das suas atividades físicas. Isso fará com que você venha a alcançar resultados mais saudáveis no seu processo de alívio das dores nas costas.

Se necessário, procure ajuda médica

O mais recomendável é encontrar um clínico geral, para verificar o problema nas costas, em caso deste ser mais intenso, surgir de repente ou se, ao atingi-lo, vir com outros sintomas, a exemplo de febre, enjoos ou falta de ar.

Este profissional poderá lhe solicitar alguns sintomas. Assim, você poderá identificar melhor a causa das dores nas costas, para iniciar o tratamento da maneira mais adequada.

Analgésicos podem ser receitados como forma de melhoria, como por exemplo do Paracetamol, ou então remédios anti-inflamatórios, caso do Ibuprofeno. Em situações mais graves, como uma hérnia de disco, pode até ser necessário ter de fazer uma cirurgia de reparo na região.

Ao se consultar, é fundamental relatar ao médico todas as características da dor presente. Ou seja, responder a dúvidas sobre como ela surgiu, de que maneira as dores atingem e elas só acontecem quando é feito algum movimento específico.

Bem como apontar quais foram os procedimentos adotados para o alívio desta dor, além também de avisar se o seu comportamento físico é sedentário ou se pratica algum exercício físico. Conferindo estes detalhes, o médico poderá lhe oferecer as melhores soluções para tratar estas dores.