O que fazer para aliviar dor na coluna?

Tempo de leitura: 10 minutos

O que fazer para aliviar dor na coluna?

O que fazer para aliviar dor na coluna?
O que fazer para aliviar dor na coluna?

O que fazer para aliviar dor na coluna?

A coluna vertebral é uma haste óssea flexível, formada por estruturas sobrepostas que são chamadas de vértebras. Essas vértebras unem-se por meio de discos intervertebrais.

Ela é formada por 33 vértebras, que são divididas em 24 pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), 5 vértebras sacrais e o cóccix, que é formado por 4 vértebras.

A coluna vertebral tem uma grande importância no corpo humano, pois é ela quem dá suporte ao tronco e cabeça, permitindo o movimento, garante uma postura adequada e, ainda, protege a medula espinhal.

Além disso, ela também é uma importante base para estruturas como músculos e costelas. Mesmo que o movimento entre as vértebras seja pequeno, a coluna permite movimentos de inclinação e flexão lombar.

Agora que você já sabe as principais informações sobre a coluna, vamos falar sobre a dor na coluna cervical, quais os sintomas, o motivo dela aparecer e o que fazer para diminuir a dor.

Dor de colunaDor de coluna

Dor de coluna afeta grande parte dos indivíduos, e pode causar muito desconforto e dor

A dor na coluna pode ser resultante de algo simples, como distúrbios da postura, ou até mesmo de algo mais grave, como metástases cancerosas localizadas nos corpos vertebrais.

3 tipos mais comuns de dor na coluna

1 – Cervicalgia ou má postura:

Cervicalgia ou má postura
Cervicalgia ou má postura

A dor ocorre na coluna cervical, e é bastante comum devido à má postura das pessoas na sua rotina. Além de muito desconforto, o problema pode causar limitações nos movimentos do pescoço.

2 – Lombalgia:

Lombalgia: É uma dor na região lombar
Lombalgia: É uma dor na região lombar

É uma dor na região lombar, acima do quadril. Ela ocorre, basicamente, pela falta de fortalecimento muscular. A lombalgia gera bastante desconforto ao sentar, andar e ficar de pé por muito tempo.


3 – Lordose:

Lordose cervical e lombar
Lordose cervical e lombar

Todas as pessoas têm lordose, pois ela é uma curvatura da coluna vertebral, presente na região cervical e lombar. Mas, quando há alterações na curvatura lordótica, surgem os problemas na coluna. As causas mais comuns da lordose são as genéticas, a má postura, o sobrepeso e fraquezas musculares.

Escoliose

Escoliose é um desvio da coluna cervical, é um tipo de curvatura
Escoliose é um desvio da coluna cervical, é um tipo de curvatura

A escoliose é um desvio da coluna cervical, é um tipo de curvatura. A coluna fica dobrada e gira ao longo de seu eixo vertical. Os efeitos da escoliose podem resultar em um problema significativo, que vem a se tornar grave.

As principais causas da escoliose são:

Genética: É comum ver pessoas da mesma família que tenham a mesma patologia.

Má-formação: Algumas crianças já nascem com algum problema na formação dos ossos da coluna vertebral.

Problemas neurológicos: Paralisia cerebral ou decorrente de doenças como distrofia muscular também podem desencadear a escoliose.

Existem alguns sintomas que podem determinar se o indivíduo possui a doença, como quando um ombro é mais alto do que o outro, a cintura parece desigual e uma perna fica parecendo que é maior do que a outra.

Quais as principais causas da dor na coluna

Quais as principais causas da dor na coluna
Quais as principais causas da dor na coluna

A dor na coluna é algo que pode acontecer com pessoas de qualquer idade, não apenas com os mais idosos. Muitos jovens também sofrem com esse problema.

Às vezes, as dores são comuns, e não significam que seja algo grave. Esses alguns casos acontece quando a pessoa dorme de mau jeito ou carrega algum peso.

No entanto, quando a dor na coluna se torna recorrente e intensa, é importante procurar ajuda médica para uma análise mais detalhada.

Existem alguns hábitos que podem desencadear uma dor na coluna, os principais são a má postura, o sedentarismo, o estresse e carregar objetos de maneira errada.

Para as mulheres, as bolsas usadas de lado com bastante peso podem afetar a coluna. O ideal é usar mochilas, pois o peso fica equilibrado, ou então carregar apenas o essencial na bolsa, para que ela não fique muito pesada.

Sintomas de um possível problema grave

Dores na coluna, sintomas de um possível problema grave
Dores na coluna, sintomas de um possível problema grave

Grande parte das pessoas já sentiram ou ainda sentirão alguma dor de coluna, pois elas são bastante comuns, mas é preciso ficar atento quando os sintomas persistem para identificar um possível problema grave.

Os principais sintomas de que você precisa procurar ajuda médica são:

  •  Persistência da dor por um longo tempo: quando a dor não passa facilmente, mesmo com o uso de algum medicamento;
  •  Formigamento e paralisia nos membros inferiores ou superiores;
  •  Dificuldade para se locomover ou levantar algum objeto;
  •  Perda de controle da bexiga ou do intestino.

O que fazer para aliviar dor na coluna, quais os tratamentos?

Os tratamentos para aliviar a dor na coluna vão depender da gravidade do problema. Em geral, elas são tratadas com anti-inflamatórios e analgésicos. Também, pode ser feita uma fisioterapia, se houver indicação médica.

Acumpuntura

A acupuntura é outra alternativa que pode auxiliar no tratamento de dores da coluna
A acupuntura é outra alternativa que pode auxiliar no tratamento de dores da coluna

A acupuntura é outra alternativa que pode auxiliar no tratamento, ela apresenta bons resultados no controle da dor. As agulhas utilizadas atuam em pontos específicos que favorecem a liberação no cérebro e na medula de substâncias que agem como analgésicos.

Alongamento

A região  das costas precisa sempre ser alongada
A região  das costas precisa sempre ser alongada

A região  das costas precisa sempre ser alongada para compensar toda a estrutura que ela carrega. Por isso, acostume-se a alongar sua lombar antes de deitar e ir para cama, acordar, levantar, antes de trabalhar ou no final do expediente. Para isso você abraça suas pernas enquanto está deitado.

Se a dor for mais leve, é possível também aliviá-la colocando uma compressa morna na região durante 20 minutos. Isso vai ajudar e fazer com que o músculo fique relaxado, diminuindo a tensão.

Yoga

A Yoga é considerado uma das melhores técnicas pelos especialistas e bastante recomendado para ajudar na prevenção e no alívio das dores nas costas.

A Yoga é considerado uma das melhores técnicas pelos especialistas e bastante recomendado para ajudar na prevenção e no alívio das dores nas costas
A Yoga é considerado uma das melhores técnicas pelos especialistas e bastante recomendado para ajudar na prevenção e no alívio das dores nas costas

Em um estudo feito em uma Universidade com dois grupos de pessoas com dores nas costas ou lombalgia, sendo que o primeiro recebeu como tratamento exercícios de Yoga já o segundo grupo só recebeu uma orientação e adotar certos cuidados no dia-a-dia para evitar dores nas costas.

O primeiro grupo teve um resultado muito melhor, além de notarem os benefícios mesmo depois de meses que as aulas terminaram. O que esse estudo concluiu é que o ganho de alongamento corporal e o fortalecimento muscular que a ioga traz garantem uma melhora extraordinária na dor lombar.

Prevenção

Mais importante do que aliviar a dor na coluna, é preveni-la. Existem algumas maneiras que podem ser adotadas para que os problemas de coluna sejam evitados. A principal delas é manter sempre uma postura adequada no dia a dia e prestar atenção no tipo de movimento que está fazendo.

Outra coisa bastante importante é tomar cuidado com a maneira que vai levantar ou deitar na cama. Qualquer movimento errado pode gerar certa dor de coluna.

Praticar atividades físicas regularmente previne o aparecimento da dor na coluna, pois os exercícios ajudam no movimento da região. O estresse é um fator que também pode causar o problema, então você deve evitar se estressar durante o dia, para não sofrer futuramente com essas dores.

Quando é necessário procurar um médico?

Em geral, um cirurgião ortopedista ou um neurocirurgião, estudam e se dedicam especialmente às condições, lesões e doenças da coluna cervical. Não há diferenciação entre eles em termos de qualidade.

Geralmente, a dor na coluna pode ser tratada em casa e sumir rapidamente. No entanto, existem casos em que é necessário procurar ajuda médica para diagnosticar o problema.

A consulta é importante quando a pessoa sente uma dor na coluna que passa para outras partes do corpo, tem uma sensação de formigamento e fica completamente fraca. Esses sinais podem indicar que algo mais grave está acontecendo.

O médico deverá pedir alguns exames, como ressonância magnética ou raio X, para identificar a provável doença. E após o diagnóstico, ele determinará o tratamento adequado, que pode variar entre o uso de remédios e até cirurgias nos casos mais graves.

Cirurgia na coluna

Cirurgia da coluna
Cirurgia da coluna

Entre as pessoas que sofrem com problemas de dor na coluna, apenas algumas precisam de intervenções cirúrgicas. Isso ocorre quando a situação fica grave e não há mais nenhuma melhora com os medicamentos.

É mais comum que pessoas idosas precisem de cirurgias, pois conforme elas sofrem alterações no metabolismo, podem aparecer algumas doenças mais sérias de coluna, que não possuem outras alternativas de tratamento.

Existem diversos tipos de cirurgias que são realizadas na coluna, como Cirurgia de Hérnia de Disco Cervical, Cirurgia de Artrodese da Coluna, Cirurgia Endoscópica da Coluna, Tratamento da Coluna por Radiofrequência, entre outras.

Por fim, é importante sempre estar atento com a saúde e  procurar um profissional quando a situação se agravar. Não deixe para ir ao médico apenas quando já estiver bastante debilitado.

Para não ter que sofrer com dor na coluna e evitar algo mais grave, é necessário sempre praticar exercícios físicos, principalmente alongamentos, pois eles ajudam não apenas na coluna, mas sim no corpo inteiro.

Além disso, evite carregar muito peso apenas em um lado, leve apenas aquilo que for necessário para não afetar a coluna.

Saiba mais sobre nesses artigos:

O que é dor e como você a trata?

Quais exercícios para aliviar dor nas costas

Dor nas costas do lado esquerdo

Como aliviar a dor nas costas?

Melhores Exercícios Para Dores Nas Costas

Conheça os melhores exercícios para aliviar as dores nas costas  – Introdução ao curso

Saiba tudo sobre o flexibildiade total, clique aqui para acessar o artigo.