Dieta para baixar colesterol alto

Tempo de leitura: 5 minutos

Dieta para baixar colesterol alto

Dieta para baixar colesterol alto
Dieta para baixar colesterol alto

Existem medidas essências que você deve tomar no seu estilo de vida para que você possa baixar o colesterol ou até mesmo fazer com que você elimine a necessidade de utilizar medicamentos contra o colesterol.

São mudanças como a prática de exercícios físicos e uma alimentação adequada como uma dieta para baixar colesterol que são perfeitamente funcional caso você passe pelo problema de colesterol alto.

Para quem possui problemas de colesterol alto, qualquer grau de redução no colesterol é bem-vindo, já que a cada 1% de redução dos níveis de LDL no sangue diminui-se em 2% o risco de doenças cardiovasculares.

dieta para baixar colesterol

Quem deve fazer a dieta para baixar colesterol

Baixar Colesterol sem remédios
Baixar Colesterol sem remédios

A dieta para baixar colesterol é de modo geral recomendada para todos, até mesmo para as pessoas com níveis de colesterol controlados. contudo, quanto maior for o valor do colesterol LDL, mais importantes se tornam as mudanças de hábito de vida.

Uma dieta voltada para controle do colesterol está indicada para todos aqueles com colesterol LDL acima de 130 mg/dL. No caso de pacientes com antecedentes pessoais de doença coronariana a dieta deve ser feita de modo a ajudá-lo a manter o LDL abaixo de 100 mg/dL.

Vale a pena acrescentar que a dieta para baixar colesterol e os exercícios físicos conseguem baixar os níveis de colesterol em até 20-30%, o que em muitas vezes se torna o suficiente para se atingir níveis adequados. Até mesmo as pessoas que precisam de remédios para controlar o colesterol, a dieta é importante pois potencializa a ação das drogas, fazendo com que seja necessário o uso de doses menores, diminuindo os custo do tratamento e a incidência de efeitos colaterais.

O que se segue abaixo é uma sugestão de cardápio para seguir uma dieta para baixar colesterol e para turbinar os resultados dessa dieta é sempre importante realizar uma consulta com um nutricionista para que este possa traçar uma estratégia apropriada para o seu caso em particular.

Alimentos que ajudam a baixar o colesterol

1. Aveia

Aveia um dos alimentos que ajudam a baixar o colesterol
Aveia um dos alimentos que ajudam a baixar o colesterol

Um primeiro passo fácil para melhorar o seu colesterol é uma tigela de aveia ou cereais à base de aveia no café da manhã. Adicione uma banana ou alguns morangos.  Uma porção vai ter dar 1 a 2 gramas de fibra solúvel.


As diretrizes nutricionais atuais recomendam a obtenção de 20 a 35 gramas de fibra por dia, com pelo menos 5 a 10 gramas provenientes de fibra solúvel.

2. Feijão

Feijões ajudam a baixar o colesterol
Feijões ajudam a baixar o colesterol

Feijão é especialmente rico em fibras solúveis. Eles também demoram um pouco para o corpo digerir, o que significa que você se sente satisfeito por mais tempo depois de uma refeição. Essa é uma das razões pelas quais os grãos são um bom alimento para as pessoas que estão tentando perder peso.

Temos muitas opções: feijão preto, carioca, branco, feijão-roxo,  lentilhas, grão-de-bico, ervilhas e muito mais .

3. Berinjela

Berinjela ajuda a baixar o colesterol
Berinjela ajuda a baixar o colesterol

Alimento de baixa caloria, com fontes de fibra solúvel. Excelente para reduzir o colesterol.

Melhora as funções do intestino, faz bem para o coração, ajuda no processo do emagrecimento, atenua as dores nas articulacões.

4. Oleaginosas

Oleaginosas ajudam a baixar o colesterol
Oleaginosas ajudam a baixar o colesterol

Um grande número de estudos mostra que comer, nozes amêndoas, castanhas, amendoim entre outras,  é bom para diminuir o colesterol ruim.

Coma 2 nozes por dia, elas podem diminuir ligeiramente o LDL, da ordem de 5%.

Nozes têm nutrientes adicionais que protegem o coração, ajudam a nutrir a pele, as unhas e os cabelos.

5. Frutas

Frutas podem ajudar a baixar o colesterol
Frutas podem ajudar a baixar o colesterol

Abacate, Goiaba, Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas entre outras.

Essas frutas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que diminui o LDL.

6. Peixes

Peixes podem ajudar a baixar o colesterol
Peixes podem ajudar a baixar o colesterol

Comer peixe duas ou três vezes por semana pode reduzir o LDL de duas maneiras: substituindo a carne, que tem gorduras saturadas que elevam o LDL, e fornecendo gorduras omega-3 que diminuem o LDL.

O ómega-3 reduz os triglicerídeos na corrente sanguínea e também protegem o coração, ajudando a prevenir o aparecimento de ritmos cardíacos anormais.

Conclusão

Existem medidas essenciais que você deve tomar parar que você possa baixar o colesterol. São mudanças como a prática de exercícios físicos e uma alimentação adequada como uma dieta para baixar colesterol que são perfeitamente funcional caso você tenha problemas de colesterol alto.

Ao seguir o cardápio para seguir a dieta para baixar colesterol, é muito importante realizar uma consulta com um nutricionista para que este possa traçar uma estratégia apropriada para o seu caso em particular.

Se você não quer mais seguir dietas e mesmo assim quer ter uma alimentação equilibrada, recomendo que veja o artigo que fala sobre o Emagrecer de Vez.  

O Emagrecer de Vez, não um método indicado para pessoas que desejam emagrecer como num passe de mágica, é um livro para quem já tentou vários métodos, dietas, produtos, e não conseguiu emagrecer.

33 Comentários


  1. Gostei muito das variedades e no momento meu marido está com câncer e o colesterol ,glicose e triglicérides está muito alto e eu não sei como fazer para uma comida saudável e gostosa. Lendo seu artigo me deu várias idéias por isso peço que me ajude.

    Responder

    1. Oi Rosillea, seja muito bem vinda!!
      Vou te enviar algumas comidas naturais muito boas por e-mail.
      Os vegetais verde escuros são ótimas fontes de vitaminas e ajudam a diminuir o colesterol.
      Evite o açúcar, os pães, doces e alimentos industrializados.
      Abacates, salmão, alho, batata doce, chá verde, azeite de oliva puro, tofu, nozes, vou te enviar por e-mail receitas de comidas naturais.
      Abraços.

      Responder

        1. Oi tudo.descobri meu colesterol está alto devo mudar minha alimentação tenho guadro de infrator na família meu pai e mãe morreu preciso mudar minha alimentação

          Responder

  2. Minha fillha tem 19 anos e está com o colesterol alto não sei o que fazer…. por favor me passe uma dieta saudável que ela possa comer não sei o que fazer por favor me passe umas receitas…. Obrigado

    Responder

    1. Oi shirlene, boa noite!!
      Todas as frutas e vegetais são baixos em gorduras saturadas. Frutas e vegetais também são uma fonte valiosa de redução de colesterol por causa das suas fibras solúveis. Tente incluir pelo menos um prato de legumes e frutas todos os dias.
      Alimentos ricos em fibras solúveis incluem batata-doce, brócolis, maçãs, morangos e ameixas secas.
      Chá verde, o Salmão, são ótimos contra os altos níveis de colesterol.
      Faça os alimentos dela com óleo de oliva, ou manteiga, retire o óleo de soja.
      A LUTEÍNA é encontrada em vegetais como o espinafre, você pode fazer uma porção para ela é ótimo e reduz o colesterol.
      Abacate é excelente para ajudar no colesterol ruim.
      Vou te enviar algumas receitas no seu e-mail
      Abraços.

      Responder

      1. Meu colesterol deu muito alto 235,6
        Colesterol HDL…40,6
        Colesterol LDA 161, 22
        Estou muito preocupada vc pode me ajudar

        Responder

        1. Oi Carla seja muito bem vinda!!
          As vezes o estresse do dia a dia contribui também para o aumento do colesterol.
          Procure usar pouco sal na comida e use o sal rosa, evite frituras, refrigerantes, comidas industrializadas, e comece a mudar a sua alimentação para que o colesterol diminua.
          1. Aveia – passe a incluir no seu café da manhã. Dá-lhe 1 a 2 colheres e fibra solúvel. Adicione uma banana ou alguns morangos.

          2. Cevada e outros grãos integrais. Como aveia e farelo de aveia, a cevada e outros cereais integrais podem ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca, principalmente através da fibra solúvel que eles fornecem.

          3. Feijão Feijão é especialmente rico em fibras solúveis. Eles também demoram um pouco para o corpo digerir, o que significa que você se sente satisfeito por mais tempo depois de uma refeição. Essa é uma das razões pelas quais os grãos são um alimento útil para as pessoas que estão tentando perder peso.
          4. Berinjela e quiabo. Estes dois vegetais de baixa caloria são boas fontes de fibra solúvel.

          5. Amêndoas, nozes, amendoim e outras nozes é bom para o coração. Comer algums dessas por dia pode diminuir ligeiramente o LDL, da ordem de 5%. Nozes têm nutrientes adicionais que protegem o coração de outras maneiras.

          6. Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas. Essas frutas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que diminui o LDL.

          Muito importante para de fazer a comida com óleo de soja, use azeite, manteiga, para fazer a comida.

          Estamos fazendo um cardápio especial para o colesterol e triglicérides e outros.
          Logo logo estará on-line.
          Os exercícios físicos são importantes também, comece fazendo caminhadas curtas e vá aumentando devagarinho;
          Com certeza você vai conseguir diminuir o colesterol.
          Abraços.

          Responder

  3. Bom dia! estou com meu colesterol alto e não sei o que fazer, preciso de sua ajuda. Por favor, preciso de uma dieta saudável para comer.

    Responder

    1. Oi maria Edilma, seja muto bem vinda!!
      Todas as frutas e vegetais são baixos em gorduras saturadas, por isso, comer mais ajuda a manter a ingestão de gordura saturada baixa. Frutas e vegetais também são uma fonte valiosa de redução de colesterol nas fibras solúveis. Tente incluir pelo uma porção pequena (uma concha não muito cheia)de feijão, ervilha ou lentilhas nas suas refeições.
      Outras fontes ricas em fibras solúveis incluem batata-doce, quiabo, brócolis, maçãs, morangos, ameixas secas, berinjela, amêndoas, aspargos, grão de bico, Blueberries, tomates, abacate.
      Retire a Margarina, substitua por manteiga, não coma salsicha, mortadela, alimentos processados, pão, farinha branca, refrigerantes, açúcar.
      A aveia é um alimento muito bom para diminuir o colesterol.
      Substitua o óleo de soja por manteiga não é margarina, aliás margarina não use, ou óleo de oliva.
      Abraços.

      Responder

  4. Boa noite…

    Obrigado por compartilhar boas receitas conosco! Detectei recentemente que o meu colesterol esta acima do indicado. Se possivel, mande algumas opções para uma alimentação mais saudável. Obrigado, sucesso!!!

    Responder

  5. Olá bom dia, fiz alguns exames e constou colesterol super alto, já vi algumas indicações ótimas em sua postagem, mas se puder me passar mais algumas sugestões, de comidas, pois não como peixe, se possível agradeço

    Responder

    1. Oi Luciana, seja bem vinda!!
      Se você está precisando baixar o seu colesterol, comece por incluir na sua refeição matinal uma porção de aveia, a aveia ajuda a baixar o colesterol LDL (“ruim”). A aveia é rica em beta-glucano, uma substância que absorve LDL, que o seu corpo então excreta.
      O chá verde tornou-se bem conhecido por seus antioxidantes que combatem câncer, também é uma ótima defesa contra os altos níveis de colesterol LDL.O chá verde também pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca coronária.
      O alho faz parte da lista de alimentos que reduzem o colesterol, aproveite e abuse do alho nos seus pratos.
      O azeite está cheio de ácidos graxos monoinsaturados saudáveis para o coração, que reduzem o colesterol LDL – e têm o efeito colateral benéfico de cortar a gordura da barriga. Use-o para fazer seus próprios molhos de salada, marinar frango e peixe, ou assar vegetais. Substitua o óleo de soja por azeite ou manteiga(não é margarina).
      Abraços.

      Responder

  6. Olá tive um AVC agora um ENFARTO.. Sou operada mesmo assim meu corpo produz colesterol pode me ajudar em algumas receitas

    Responder

  7. Oi tudo bem? Estou com colesterol e triglicérides altos vc pode me ajudar com uma dieta que não inclua peixe? Eu posso substituir o óleo de soja por óleo de milho, girassol ou canola? Obrigada!

    Responder

    1. Oi Janeth, seja muito bem vinda!!
      Posso te passar um cardápio.
      Procure usar o azeite, você vai ver que vale a pena.
      Abraços.

      Responder

  8. Fiz os exames e deram desejaveis mas o total deu 212 como faco para baixar este.hdl 67 ldl 119mg/dl ttiglicrrideos 129. Devo me preocupar faco exercicios 3 xsemana. Nasci 67
    Aguardo obrigada

    Responder

    1. Oi Sandra, seja muto bem vinda!!
      Aveia é excelente para baixar colesterol alto além de serem fonte de de fibras.
      Temos um artigo muito bom sobre aveia no blog – https://emagrecimentonasaude.com/alimentos-que-emagrecem/aveia-emagrece/
      Berinjela, quiabo, grão de bico, azeite, Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas. Essas frutas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que diminui o LDL.
      Comer peixe duas ou três vezes por semana pode reduzir o LDL de duas maneiras: substituindo a carne, que tem gorduras saturadas que elevam o LDL, e fornecendo gorduras omega-3 que diminuem o LDL.
      LDL nocivo se arrasta para cima e HDL protetora deriva em grande parte por causa da dieta e outras escolhas de estilo de vida.
      Inclua esses alimentos na sua dieta. – As fontes típicas de gordura saturada incluem produtos de origem animal, como carne vermelha, laticínios integrais e ovos, e também alguns óleos vegetais, como óleo de palma, AZEITE, óleo de coco e manteiga NÃO É MARGARINA, Abacate entre outgros. Gordura saturada boa tem alguns benefícios – reduz os triglicerídeos e eleva os níveis de colesterol HDL “bom”. Estamos colocando um artigo super completo no blog, fique atenta. Espero ter ajudado, se precisar estamos aqui.
      Abraços.

      Responder

  9. Ola..poderia me passar algumas receitas para colesterol alto.. Estou.com 225 mg no total… Preciso mudar meus habitos urgentes.. Sou muito fã de bolo e doces ..

    Obrigada

    Responder

    1. Oi Marcia, seja muito bem vinda!!
      Vou te passar um cardápio por e-mail. Fique atenta aos nossos artigos vamos ter muitas novidades.
      Abraços.

      Responder

  10. Olá, estou com o colesterol alto e como muito mal. Gostaria de receber mais dicas do que comer, e também gostaria de emagrecer um pouco…

    Responder

    1. Oi Isabela, seja muito bem vinda!!
      Estamos preparando uma série de cardápios para pessoas que estão pedindo aqui no site, vamos te enviar no seu e-mail e vamos disponibilizar aqui também.
      Só estamos com o tempo bem corrido, mas vamos atender a todos.
      Abraços.

      Responder

  11. Boa noite
    Tenho um Neto de 7anos com alto colesterol.
    Criança sempre é mais difícil.
    Preciso de dicas para o cardápio .
    O que seria necessário fazer.
    Obrigada

    Responder

    1. Oi Maria seja muito bem vinda!
      Veja este artigo sobre a aveia, ela pode ajudar a diminuir o colesterol ruim – https://emagrecimentonasaude.com/alimentos-que-emagrecem/aveia-emagrece/
      Também preparamos um cardápio para ajudar as pessoas com este problema, lembre-se mudar a alimentação é essencial.
      Refrigerantes, açúcar branco, sal em excesso fazem mal a saúde, substitua por sucos naturais, e alimentos saudáveis.
      https://emagrecimentonasaude.com/cardapio-para-baixar-colesterol/
      Em breve vamos colocar receitas para ajudar a baixar o colesterol, nos prestigie.
      Abraços.

      Responder

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *