Tempo de leitura: 13 minutos
Conteúdo
O que é a Dieta low carb?

Dieta Low Carb. Ter um corpo perfeito é o objetivo de muitos homens e mulheres de todo o mundo. E existem basicamente duas formas naturais de perder peso, sem apelar para procedimentos clínicos ou medicamentos.
A primeira delas é a prática da atividade física para queimar gordura.
A segunda trata-se de uma mudança alimentar, sendo a dieta low carb uma das mais populares e eficazes. Quando unidas, essas duas medidas te ajudarão a obter os melhores resultados na balança.
Atualmente, muitos médicos defendem a dieta com menos carboidrato como opção saudável para tratar de doenças relacionadas à obesidade.
Para conhecer mais sobre a dieta low carb e os seus benefícios, que pode te ajudar a eliminar as gorduras que tanto te incomodam e a conquistar uma saúde invejável, acompanhe o artigo:
Dieta low carb o que é? E como fazer?

O princípio básico dessa forma de alimentação é a redução da quantidade de carboidratos que é ingerida diariamente.
Muitas pesquisas foram realizadas por instituições norte-americanas com o objetivo de descobrir como a dieta com baixo carboidrato afeta o organismo.
Nestas pesquisas foram analisados os efeitos em casos mais extremos, como no caso de pessoas que sofrem de obesidade mórbida e doenças cardiovasculares. (Fonte: http://www.healthline.com/nutrition/23-studies-on-low-carb-and-low-fat-diets#section2).
Resumidamente:
– A gordura não é a vilã da dieta.
– O emagrecimento sem carboidrato não deteriora sua saúde.
Nesta dieta há um aumento do consumo de proteína e gordura, faz com que aqueles que adotem a dieta Low Carb tenham uma maior saciedade. Assim, se alimentam menos, como conseqüência traz o emagrecimento.
5 Razões para conhecer a dieta Low Carb

Para conhecer as razões que você tem para adotar a dieta low carb como um estilo de vida, acompanhe quais são os principais benefícios que ela traz a saúde e como ajudam no emagrecimento:
1º – Saciedade
Quando você decide entrar em uma dieta, muitos pensam que é impossível conseguir perder peso sem passar fome.
O que não é uma realidade, pois ao adotar um tipo certo de restrição alimentar, como é o caso da dieta low carb, o corpo consegue se satisfazer com menos calorias e assim não passar fome enquanto elimina gordura.
Pois com ela se tem uma redução considerável de apetite.
Isto acontece por que você consome mais proteína e gorduras no lugar dos carboidratos, o que reduz o desejo de comer doces e dá sensação de saciedade após as refeições.
Desta forma podemos conseguir manter a dieta, o que mais atrapalha o esforço para emagrecer é justamente o incômodo de sentir fome e vazio o tempo todo.
2º Eficácia no emagrecimento
Com a dieta low carb é muito mais fácil emagrecer que em outras dietas também populares. Além dela ser mais rápida em demonstrar seus resultados.
E o que é o melhor, é possível eliminar gordura sem passar fome. Pois as restrições são bem menores que as mudanças alimentares mais comuns.
Não se trata de uma fórmula mágica, mas ela tem os melhores resultados entre os métodos alimentares utilizados por quem deseja perde peso.
A dieta Low Carb também ajuda a eliminar aquela gordura localizada na região do Abdômen, aquela que chamamos de gordura visceral. Essa gordura pode ocasionar riscos para a saúde, em excesso essa gordura também é a responsável por problemas metabólicos graves.
Esteticamente a gordura abdominal é a mais detestada, já que costuma ser a responsável por aquela barriga. As dietas low carb são muito eficientes na queima desse tipo de gordura.
3º Reduz o nível de triglicerídeos
Os triglicerídeos são moléculas de gordura que se acumulam no organismo. Um índice elevado deles no sangue representa um alto risco de pessoas apresentarem doenças no coração.
E o maior causador desses elevados níveis de triglicerídeos são os carboidratos. Sendo assim, a dieta low carb tem esse grande fator que favorece a saúde de quem a adota.
4º Aumenta os níveis do “colesterol bom”
Assim como no caso da vantagem anterior que reduz os níveis de triglicerídeos, o aumento do HDL faz com que diminuam as chances da ocorrência de doenças cardíacas.
O que ajuda no aumento de colesterol bom não é a redução de carboidratos e sim o maior consumo de gordura, trazido com a dieta low carb.
5º Diminui a glicose e insulina no sangue
Esse benefício está associado a redução do consumo de carboidratos trazidos com a dieta low carb. Pois esses nutrientes são transformados em açúcar simples durante a digestão e então se encaminham para a corrente sanguínea, que terá um elevado nível de glicose.
Como esse excesso de açúcar no sangue é tóxico ao organismo, o corpo irá reagir com o hormônio insulina. Pois ele indica as células que elas devem absorver e armazenar a glicose.
Em casos naturais isso é suficiente para que se resolva o problema, porém, a maioria das pessoas tem o que é chamado de resistência à insulina.
Isso faz com que elas tenham dificuldade em armazenar a glicose nas células, o que pode gerar a diabetes tipo 2. E com a simples redução de carboidrato, você minimiza a glicose e a necessidade do uso de insulina.
Quase todo o carboidrato ingerido vira açúcar simples no nosso sangue. Quanto menos carboidrato, portanto, menos glicose.
Alimentos permitidos pela dieta low carb

Agora que você conhece as razões para adotar a esse método de alimentação a partir das suas vantagens. Precisa conhecer quais são os principais alimentos que estão liberados, para assim não errar na hora de elaborar o seu cardápio.
Entre o que é aceito pela dieta low carb estão as carnes, que são proteína. Porém, devem ser evitados os processados, como as salsichas e nuggets.
Os ovos também são indicados, independentemente da forma de preparo e da origem. Assim como as verduras, hortaliças e frutas.
Apesar das frutas serem ricas em carboidratos, elas são positivas ao organismo. Por essa razão, no começo da dieta devem ser evitadas, e adotadas aos poucos.
As nozes e sementes também podem ser consumidas. Queijos que não sejam processados, como o requeijão, estão liberados, até 110 gramas diárias.
Gorduras, como azeite de oliva, óleos naturais e manteiga, são liberados e bem aproveitados pela dieta low carb. Chá e café não estão restritos, mas cuide com o excesso de cafeína que pode trazer danos ao organismo.
Alimentos proibidos da dieta low carb

Açucares são uma das principais restrições desse método de alimentação, sejam eles frutose, sacarose ou lactose. O amidos também estão proibidos, como o pão, bolo, macarrão e arroz.
Embora o queijo seja permitido, o leite não é bem-vindo ao cardápio de quem adota a dieta low carb.
Embora sejam saudáveis, as leguminosas devem ser evitadas na dieta. Exemplos são feijões, milho, ervilha, beterraba e amendoim.
Além disso, a margarina e óleo hidrogenado devem ser esquecidos, opte pelas gorduras permitidas pela dieta low carb para realizar as frituras.
Uma bebida apreciada por muitos brasileiros, mas que fica proibida para os que adotam a dieta low carb, é a cerveja. Isso porque a cevada é rica em carboidratos, que devem ser reduzidas nesse método.
Você também deve evitar o consumo de alimentos industrializados.
Cardápios da dieta low carb

Se você se decidir pela low carb, aprenda agora uma sugestão de cardápio que te ajudará a montar as refeições dos cinco primeiros dias:
PRIMEIRO DIA
Café da manhã:
Um bolo de coco que segue a dieta low carb e uma xícara de café preto sem açúcar.
Receita: Bolo de coco low carb
Ingredientes – três colheres de coco ralado e sem açúcar, duas colheres de leite de coco, um ovo, duas colheres de nata ou creme de leite sem soro, um colher de óleo de coco, 25 gotas de sucralose e uma colher de fermento em pó.
Preparo – Em um recipiente coloque os ingredientes líquidos e misture bem. Então adicione o coco ralado e fermento. Coloque a massa em uma caneca grande e leve-a para o micro-ondas, por três minutos.
Verifique se está pronta, você pode se servir com um pouco de canela.
Almoço:
Duas fatias de peito de frango e três colheres de purê de abobrinha.
Jantar:
Duas conchas de sopa de abobora.
SEGUNDO DIA
Café da manhã:
Um ovo mexido com uma pequena fatia de queijo e uma xícara de chá de camomila.
Almoço:
Um prato de maionese de couve-flor para quem não abre mão dessa refeição que normalmente leva batata.
Receita: Maionese de couve-flor low carb
Ingredientes – Uma couve-flor, quatro ovos, meia cebola picada, um pepino picado, três colheres de maionese light, uma colher de alho em pó e uma colher de mostarda amarela.
Preparo – Cozinhe a couve-flor com água e sal, entre 7 a 10 minutos. Então escorra ela em água fria. Coloque-a em um recipiente grande e reserve.
Prepare em outra tigela um creme, misturando mostarda e o pó de alho. Acrescente os demais ingredientes e para finalizar adicione a couve-flor.
Jantar:
Dois filés de salmão refogados em manteiga e salada de alface.
TERCEIRO DIA
Café da manhã:
Uma porção de creme de abacate
Receita: Creme de abacate
Ingredientes – Meio abacate, uma colher de nata ou creme de leite sem soro, óleo de coco ou leite de coco e adoçante a gosto.
Preparo – Bata no liquidificador o abacate com a nata ou creme de leite, óleo de coco ou leite de coco e o adoçante. Se preferir, adicione duas colheres de suco de limão para melhorar o sabor do creme.
Almoço:
Hambúrguer low carb e uma fatia de queijo derretido.
Receita: Hambúrguer low carb
Ingredientes – Meio quilo de carne moída resfriada, meia cebola picada, salsinha, sal e pimenta a gosto.
Preparo – Misture bem todos os ingredientes e modele no formato que desejar. O mais comum é o formato típico de um hambúrguer, mas deixe sua imaginação fluir. Frite em manteiga ou óleo natural e derreta o queijo sobre ele.
Jantar:
Uma coxa de frango assada e três brócolis refogados na manteiga.
QUARTO DIA
Café da Manhã:
Uma fatia de pão low carb com uma fatia de queijo e uma xícara de café.
Receita: Pão low carb
Ingredientes – Três xícaras de farinha de amêndoas, 50 gramas de queijo parmesão ralado, três colheres de água, três colheres de nata ou de creme de leite sem soro e uma colher de fermento em pó.
Preparo – Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento. Assim que a massa ficar bem homogênea, acrescente o fermento e continue batendo, até que ela incorpore.
Molde o pão no formato que preferir e coloque sobre uma forma em que ele se encaixe. Então asse ele no forno por 30 minutos ou até ele dourar.
Almoço:
Três almondegas e cenouras refogadas na manteiga.
Jantar:
Sopa de tomate.
Receita: Sopa de Tomate
Ingredientes – 800 gramas de tomate sem casca, uma cenoura, uma cebola média, uma colher de manteiga, dois dentes de alho, 50 gramas de queijo parmesão, duas xícaras de água, sal e pimenta a gosto.
Preparo – Pique a cebola e refogue-a na manteiga até que ela doure. Então acrescente o alho picado e a cenoura cortada em rodelas. Após dois minutos, coloque na panela o tomate e duas xícaras de água junto aos temperos a gosto.
Cozinhe a sopa por 30 minutos em fogo baixo, então prove. Se tudo estiver no ponto, coloque no liquidificador, para que fique homogêneo, e se sirva.
QUINTO DIA
Café da manhã:
Um ovo frito e duas fatias de bacon
Almoço:
Uma panqueca low carb com queijo e tomate
Receita: Panqueca low carb com queijo e tomate
Ingredientes – Um ovo, uma colher de farinha de amêndoa, uma colher de creme de leite, uma colher de queijo parmesão ralado e meio tomate.
Preparo – Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até que fique homogêneo. Em a despeje sobre uma frigideira ou panquequeira para que ela asse. Cuidando para que ela não queime, assim que uma parte estiver pronta, vire.
Adicione o queijo e o tomate em rodelas sobre ela. Se preferir, leve ao micro-ondas para que queijo derreta e pronto.
Jantar:
Duas conchas de ensopado de carne e legumes
Receita: Ensopado de carne e legumes
Ingredientes – 300 gramas de cenoura, 300 gramas abóbora, uma beterraba, três cebolas, um pimentão, 600 gramas de carne de gado, duas colheres de manteiga, duas xícaras de água, pimenta e sal a gosto.
Preparo – Refogue a cebola picada na manteiga, assim que ela dourar, adicione a abóbora, cenoura, beterraba e pimentão, todos picados. Assim que tudo estiver refogado, leve-os até a panela de pressão.
Tempere a carne a gosto e a pique em pedaços pequenos, sele tudo na frigideira que refogou os legumes. Assim que ficar pronta, leve-a para a panela de pressão, junto aos legumes.
Coloque duas xícaras de água nela, tempere a seu gosto e deixe cozinhar de 40 a 50 minutos.

Link permanente
boa tarde eu achei muito interessante esta receita
gostaria de colocar em pratica mas estou amamentando
um baby de 8 meses nao sei se daria muito certo!!
obrigado vcs ajudara bastante!!
Link permanente
Oi Valeria, seja muito bem vinda!
Se estiver amamentando melhor esperar mais um pouco.
Curta bastante essa fase do seu bebe, passa muito rápido.
Abraços.
Link permanente
O que poderia substituir essa farinha de amêndoas?
Link permanente
Oi Míriam, seja muito bem vinda!
Você pode substituir por: farinha de coco, farinha de alfarroba, farinha de mandioca.
Muito obrigado.
Abraços.
Link permanente
Boa Tarde,
no caso o uso de arroz mesmo integral está fora de cogitação?
Link permanente
Oi Larice, seja muito bem vinda!
Nesta caso desta dieta específica, mas se quiser pode colocar uma colher rasa.
Abraços.
Link permanente
boa tarde, sou diabetitca e gostaria de fazer a dieta e ter acesso a mais cardapios com receita.
Link permanente
Oi Eliana, seja muito bem vinda!
Veja estes linkes –
https://emagrecimentonasaude.com/saude/pre-diabetes-tem-cura/
https://emagrecimentonasaude.com/saude/diabetes-controlada/
https://emagrecimentonasaude.com/diabetes/
Estamos elaborando um cardápio especial para diabétis – assim que ficar pronto te envio o link no seu e-mail.
Obrigado.
Abraços.
Link permanente
Ótimas informacoes, obrigada.
Link permanente
Olá Marli, seja muito bem vinda!
Obrigado, abraços.
Link permanente
Olá, estou usando algumas dessas receitas. Porque algumas? Sou diabética e tem umas que tem muita gordura tipo queijo, manteiga iogurte e frios não sei se diabetico pode usar recebi o diagnóstico recente ainda estou conhecendo, lendo bastante sobre essa doenca. Gostaria de ter acesso à cardápios para diabeticos. Agradeço seu apoio.
Link permanente
Oi Edna seja bem vinda!
A partir de 2014, mais de 347 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes
Pessoas com diabetes devem ajustar a ingestão de alimentos, o exercício e alguns usam drogas para controlar os níveis de açúcar no sangue.
O objetivo é manter seus níveis de açúcar no sangue dentro do alcance normal o máximo possível para evitar complicações.
A gestão da dieta é muito importante em pessoas com ambos os tipos de diabetes.
Em geral, os diabéticos devem eliminar:
Estresse emocional – o sofrimento excessivo e prolongado, a ansiedade, o estresse e a preocupação podem alterar o nível de açúcar no sangue que leva ao diabetes
EVITE:
Açúcar refinado
Farinha branca e arroz branco
Grãos que possuem glúten
Doces se ficar com muita vontade coma um quadradinho de chocolate amargo 70%.
Refrigerantes, tire isso da sua vida
Margarina nunca use isso.
óleo de sementes industriais, como óleo de soja, NÃO USE MAIS.
Bolachas recheadas, salsichas, molhos prontos
Leite de vaca criado comercialmente
Evite, todos os alimentos processados
Coma a vontade, e prefira alimentos crus
Abacate
peixe
cenoura
maçã verde
aspargos
Canela use no leite orgânico não compre leite industrializado.
pepino
aipo
couve
coentro
quiabo
espinafre
agrião
goiaba
batata doce cozida com a casca
gengibre polvilhe saladas, peixes, o gengibre ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
Saladas de folhas verde escuras
Ame comer mais vegetais, pois eles são os melhores para ajudar na regulação do nível de açúcar no sangue.
Abraços.
Link permanente
Posso substituir a farinha de amendoas por farinha de arroz, farinha de castanha de caju ou farinha de amendoim?
Link permanente
Olá Sra, seja muito bem vinda!
Pode substituir sim, sem problemas.
Abraços,