Dieta Low Carb: 5 Razões para conhecer essa dieta

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Dieta low carb

Ter um corpo perfeito é o objetivo de muitos homens e mulheres de todo o mundo. E existem basicamente duas formas naturais de perder peso, sem apelar para procedimentos clínicos ou medicamentos.

A primeira delas é a prática da atividade física para queimar gordura. Já a segunda trata-se de uma mudança alimentar, sendo a dieta low carb uma das mais populares e eficazes. Quando unidas, essas duas medidas te ajudarão a obter os melhores resultados na balança.

Para conhecer mais sobre a dieta low carb e os seus benefícios, que ajudarão a eliminar as gorduras que tanto te incomodam e a conquistar uma saúde invejável, acompanhe o artigo:

O que é? E como fazer a dieta low carb?

O princípio básico dessa forma de alimentação é a redução da quantidade de carboidratos que é ingerida diariamente.

Normalmente, pessoas consomem entre 50 e 55% desse nutriente e ao adotarem o método, esse valor cai para o máximo de 45%, sendo possível consumir somente 5% de carboidratos ao dia.

Porém, uma porcentagem menor que 40% não deve ser mantida ao longo prazo, pois traria danos à saúde. Entre os alimentos que contém carboidratos, estão o arroz, macarrão e pão.

Outro fator referente a dieta low carb é a defesa do consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata doce e o arroz integral.

Isso pela sua grande capacidade de absorção pelo organismo. A redução da ingestão do nutriente e por consequência disso, o aumento do consumo de proteína e gordura, faz com que aqueles que adotem a dieta tenham uma maior saciedade. Assim, se alimentam menos, o que traz o emagrecimento pela diminuição de calorias.

Benefícios da dieta low carb

Para conhecer as razões que você tem para adotar a dieta low carb como um estilo de vida, acompanhe quais são os principais benefícios que ela traz a saúde e como ajudam no emagrecimento:

1º – Saciedade

Quando se decide entrar em uma dieta, muitos pensam que é impossível conseguir perder peso sem passar fome.

O que não é uma realidade, pois ao adotar um tipo certo de restrição alimentar, como é o caso da dieta low carb, o corpo consegue se satisfazer com menos calorias e assim não passar fome enquanto elimina gordura. Pois com ela se tem uma redução considerável de apetite.

2º Eficácia no emagrecimento

Com a dieta low carb é muito mais fácil emagrecer que em outras dietas também populares. Além dela ser mais rápida em demonstrar seus resultados. E o que é o melhor, é possível eliminar gordura sem passar fome. Pois as restrições são bem menores que as mudanças alimentares mais comuns. Não se trata de uma fórmula mágica, mas ela tem os melhores resultados entre os métodos alimentares utilizados por quem deseja perde peso.

3º Reduz o nível de triglicerídeos

Os triglicerídeos são moléculas de gordura que se acumulam no organismo. Um índice elevado deles no sangue representa um alto risco de pessoas apresentarem doenças no coração. E o maior causador desses elevados níveis de triglicerídeos são os carboidratos. Sendo assim, a dieta low carb tem esse grande fator que favorece a saúde de quem a adota.

4º Aumenta os níveis do “colesterol bom”

Assim como no caso da vantagem anterior que reduz os níveis de triglicerídeos, o aumento do HDL faz com que diminuam as chances da ocorrência de doenças cardíacas. O que ajuda no aumento de colesterol bom não é a redução de carboidratos e sim o maior consumo de gordura, trazido com a dieta low carb.

5º Diminui a glicose e insulina no sangue

Esse benefício está associado a redução do consumo de carboidratos trazidos com a dieta low carb. Pois esses nutrientes são transformados em açúcar simples durante a digestão e então se encaminham para a corrente sanguínea, que terá um elevado nível de glicose. Como esse excesso de açúcar no sangue é tóxico ao organismo, o corpo irá reagir com o hormônio insulina. Pois ele indica as células que elas devem absorver e armazenar a glicose.

Em casos naturais isso é suficiente para que se resolva o problema, porém, a maioria das pessoas tem o que é chamado de resistência à insulina. Isso faz com que elas tenham dificuldade em armazenar a glicose nas células, o que pode gerar a diabetes tipo 2. E com a simples redução de carboidrato, você minimiza a glicose e a necessidade do uso de insulina.

Alimentos permitidos pela dieta low carb

Agora que você conhece as razões para adotar a esse método de alimentação a partir das suas vantagens. Precisa conhecer quais são os principais alimentos que estão liberados nela, para assim não errar na hora de elaborar seu novo cardápio.

Entre o que é aceito pela dieta low carb estão as carnes, que são proteína. Porém, devem ser evitados os processados, como as salsichas e nuggets.

Os ovos também são indicados, independentemente da forma de preparo e da origem. Assim como as verduras, hortaliças e frutas.

Apesar das frutas serem ricas em carboidratos, elas são positivas ao organismo. Por essa razão, no começo da dieta devem ser evitadas, e adotadas aos poucos. As nozes e sementes também podem ser consumidas. Queijos que não sejam processados, como o requeijão, estão liberados, até 110 gramas diárias.

Gorduras, como azeite de oliva, óleos naturais e manteiga, são liberados e bem aproveitados pela dieta low carb. Chá e café não estão restritos, mas cuide com o excesso de cafeína que pode trazer danos ao organismo.

Proibições da dieta low carb

Açucares são uma das principais restrições desse método de alimentação, sejam eles frutose, sacarose ou lactose. O amidos também estão proibidos, como o pão, bolo, macarrão e arroz. Embora o queijo seja permitido, o leite não é bem-vindo ao cardápio de quem adota a dieta low carb.

Embora sejam saudáveis, as leguminosas devem ser evitadas na dieta. Exemplos são feijões, milho, ervilha, beterraba e amendoim. Além disso, a margarina e óleo hidrogenado devem ser esquecidos, opte pelas gorduras permitidas pela dieta low carb para realizar as frituras.

Uma bebida apreciada por muitos brasileiros, mas que fica proibida para os que adota a dieta low carb, é a cerveja. Isso porque a cevada é rica em carboidratos, que devem ser reduzidas nesse método. Você também deve evitar o consumo de alimentos industrializados e se não for possível, restringir até duas gramas de carboidratos em carnes e laticínios e cinco em vegetais.

Cardápios da dieta low carb

Se você se decidir pela low carb, aprenda agora uma sugestão de cardápio que te ajudará a montar as refeições dos cinco primeiros dias:

PRIMEIRO DIA

Café da manhã:

Um bolo de coco que segue a dieta low carb e uma xícara de café preto sem açúcar.

Receita: Bolo de coco low carb

Ingredientes – três colheres de coco ralado e sem açúcar, duas colheres de leite de coco, um ovo, duas colheres de nata ou creme de leite sem soro, um colher de óleo de coco, 25 gotas de sucralose e uma colher de fermento em pó.

Preparo – Em um recipiente coloque os ingredientes líquidos e misture bem. Então adicione o coco ralado e fermento. Coloque a massa em uma caneca grande e leve-a para o micro-ondas, por três minutos. Verifique se está pronta, você pode se servir com um pouco de canela.

Almoço:

Duas fatias de peito de frango e três colheres de purê de abobrinha.

Jantar:

Duas conchas de sopa de abobora.

SEGUNDO DIA

Café da manhã:

Um ovo mexido com uma pequena fatia de queijo e uma xícara de chá de camomila.

Almoço:

Um prato de maionese de couve-flor para quem não abre mão dessa refeição que normalmente leva batata.

Receita: Maionese de couve-flor low carb

Ingredientes – Uma couve-flor, quatro ovos, meia cebola picada, um pepino picado, três colheres de maionese light, uma colher de alho em pó e uma colher de mostarda amarela.

Preparo – Cozinhe a couve-flor com água e sal, entre 7 a 10 minutos. Então escorra ela em água fria. Coloque-a em um recipiente grande e reserve. Prepare em outra tigela um creme, misturando mostarda e o pó de alho. Acrescente os demais ingredientes e para finalizar adicione a couve-flor.

Jantar:

Dois filés de salmão refogados em manteiga e salada de alface.

TERCEIRO DIA

Café da manhã:

Uma porção de creme de abacate

Receita: Creme de abacate

Ingredientes – Meio abacate, uma colher de nata ou creme de leite sem soro, óleo de coco ou leite de coco e adoçante a gosto.

Preparo – Bata no liquidificador o abacate com a nata ou creme de leite, óleo de coco ou leite de coco e o adoçante. Se preferir, adicione duas colheres de suco de limão para melhorar o sabor do creme.

Almoço:

Hambúrguer low carb e uma fatia de queijo derretido.

Receita: Hambúrguer low carb

Ingredientes – Meio quilo de carne moída resfriada, meia cebola picada, salsinha, sal e pimenta a gosto.

Preparo – Misture bem todos os ingredientes e modele no formato que desejar. O mais comum é o formato típico de um hambúrguer, mas deixe sua imaginação fluir. Frite em manteiga ou óleo natural e derreta o queijo sobre ele.

Jantar:

Uma coxa de frango assada e três brócolis refogados na manteiga.

QUARTO DIA

Café da Manhã:

Uma fatia de pão low carb com uma fatia de queijo e uma xícara de café.

Receita: Pão low carb

Ingredientes – Três xícaras de farinha de amêndoas, 50 gramas de queijo parmesão ralado, três colheres de água, três colheres de nata ou de creme de leite sem soro e uma colher de fermento em pó.

Preparo – Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento. Assim que a massa ficar bem homogênea, acrescente o fermento e continue batendo, até que ela incorpore. Molde o pão no formato que preferir e coloque sobre uma forma em que ele se encaixe. Então asse ele no forno por 30 minutos ou até ele dourar.

Almoço:

Três almondegas e cenouras refogadas na manteiga.

Jantar:

Sopa de tomate.

Receita: Sopa de Tomate

Ingredientes – 800 gramas de tomate sem casca, uma cenoura, uma cebola média, uma colher de manteiga, dois dentes de alho, 50 gramas de queijo parmesão, duas xícaras de água, sal e pimenta a gosto.

Preparo – Pique a cebola e refogue-a na manteiga até que ela doure. Então acrescente o alho picado e a cenoura cortada em rodelas. Após dois minutos, coloque na panela o tomate e duas xícaras de água junto aos temperos a gosto.

Cozinhe a sopa por 30 minutos em fogo baixo, então prove. Se tudo estiver no ponto, coloque no liquidificador, para que fique homogêneo, e se sirva.

QUINTO DIA

Café da manhã:

Um ovo frito e duas fatias de bacon

Almoço:

Uma panqueca low carb com queijo e tomate

Receita: Panqueca low carb com queijo e tomate

Ingredientes – Um ovo, uma colher de farinha de amêndoa, uma colher de creme de leite, uma colher de queijo parmesão ralado e meio tomate.

Preparo – Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até que fique homogêneo. Em a despeje sobre uma frigideira ou panquequeira para que ela asse. Cuidando para que ela não queime, assim que uma parte estiver pronta, vire.

Adicione o queijo e o tomate em rodelas sobre ela. Se preferir, leve ao micro-ondas para que queijo derreta e pronto.

Jantar:

Duas conchas de ensopado de carne e legumes

Receita: Ensopado de carne e legumes

Ingredientes – 300 gramas de cenoura, 300 gramas abóbora, uma beterraba, três cebolas, um pimentão, 600 gramas de carne de gado, duas colheres de manteiga, duas xícaras de água, pimenta e sal a gosto.

Preparo – Refogue a cebola picada na manteiga, assim que ela dourar, adicione a abóbora, cenoura, beterraba e pimentão, todos picados. Assim que tudo estiver refogado, leve-os até a panela de pressão.

Tempere a carne a gosto e a pique em pedaços pequenos, sele tudo na frigideira que refogou os legumes. Assim que ficar pronta, leve-a para a panela de pressão, junto aos legumes. Coloque duas xícaras de água nela, tempere a seu gosto e deixe cozinhar de 40 a 50 minutos.

Dieta Low Carb: 5 Razões para conhecer essa dieta
5 (100%) 1 vote

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *