Como perder gordura abdominal e secar a barriga

Tempo de leitura: 16 minutos

O que fazer para perder gordura abdominal?

Independente se está acima do peso ou se já está magro, todo mundo tem aquela parte do corpo que poderia dar uma mudada, principalmente por conta do acúmulo extra de gordura.

É natural se preocupar em estar sempre em forma.

Engana-se quem pensa que esta é uma preocupação exclusivamente feminina. Muitos homens também se preocupam, e muito com o seu corpo e aparência.

Afinal de contas, ter um corpo com o qual se sinta satisfeito é essencial para manter uma boa autoestima.

Mais ainda, manter o corpo em forma é essencial para manter também sempre uma boa saúde. Isso porque o excesso de peso e também o excesso de acúmulo de gorduras são comprovadamente prejudiciais à saúde, podendo causar uma série de doenças e condições crônicas.

Um dos locais onde a maioria da população mais acumula gordura é na região abdominal

A gordura dentro da área da barriga também é denominada gordura visceral.

Esse tipo de gordura, produz hormônios do estresse como o cortisol e substâncias inflamatórias chamadas citoquinas que afetam a produção de insulina no organismo.

O resultado é pior do que apenas estar com excesso de peso, você fica propenso a desenvolver o diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Isso acontece porque a região abdominal é bastante propícia para o acúmulo de gordura, de forma que é importante sempre manter uma boa alimentação e uma rotina de exercícios adequados para garantir uma saúde melhor.


As calorias líquidas são um perigo, elas não são “registradas” pelo cérebro da mesma forma que calorias sólidas, então, quando você bebe bebidas açucaradas, você acaba comendo mais calorias totais.

Estudos mostram que as bebidas açucaradas são ligadas a um risco aumentado de obesidade de 60% em crianças, por cada dose diária.

Faça uma decisão para minimizar a quantidade de açúcar em sua dieta e considere eliminar completamente as bebidas açucaradas.

Isso inclui bebidas açucaradas como os sucos de “frutas” industrializados com alto teor de  açúcar, e várias bebidas esportivas com alto teor de açúcar.

Como queimar a gordura abdominal?

Na hora de entrar em uma rotina pensada para a perda de gordura abdominal é preciso pensar em uma combinação de fatores, e não apenas em uma fórmula mágica.

Para conseguir se livrar do acúmulo de gordura dessa região do corpo, é preciso investir em uma  alimentação balanceada e exercícios focados para a queima de gordura.

Manter uma alimentação saudável e equilibrada, faz com que o seu corpo elimine as toxinas acumuladas e se concentre apenas em queimar a gordura que já está acumulada, ao invés de acumular mais gordura.

Caso você se concentre apenas nos exercícios e esqueça da alimentação, você vai acabar em um ciclo. Isso porque toda a gordura que você queima nos exercícios, volta a ser acumulada, principalmente na região abdominal, por conta de uma alimentação ruim ou não balanceada.

Promova uma maior qualidade de vida para você!

Uma coisa importante que você deve ter a consciência na hora de começar a essa rotina é que os resultados não são instantâneos.

É preciso que você tenha paciência, porque a queima de gordura vai vir e você vai conseguir eliminar toda a gordura acumulada na sua região abdominal.

Porém isso vai levar tempo caso você queira passar pelo processo de forma realmente saudável e, principalmente, definitivo.

O que fazer para perder a gordura do abdômen

Como mencionamos acima, a queima de gordura do abdômen é o resultado da união entre alimentação e exercícios.

Manter uma dieta balanceada e saudável já é o suficiente para fazer com que você impulsione o seu corpo a trabalhar no sentido da queima de gordura, que é exatamente o que você quer que ele faça.

Para os exercícios, você pode investir em uma série específica de exercícios que vai dar uma turbinada na sua queima de gordura, de forma a fazer com que a sua região abdominal fique livre dela de uma vez por todas.

Uma boa pedida para quem deseja resultados eficientes e não tem medo de suar é apostar em treinamentos do tipo HIIT, ou seja, exercícios de alta intensidade.

Esse tipo de treinamento atua diretamente na sua queima de gordura e vai trabalhar a queima máxima de calorias com o máximo de resultados, tudo isso utilizando o mínimo de tempo necessário para conseguir isso.

Tendo isso em mente, é preciso que você tenha a consciência de que vai precisar trabalhar as três áreas que compõem o seu abdômen: superior, inferior e oblíquos.

Para conseguir um resultado realmente eficiente e bonito você vai precisar trabalhar todas essas três regiões. Não basta apenas eliminar a gordura, é também preciso fortalecer a musculatura. Porque de nada adianta ser magro e ser flácido, não é mesmo?

Dentro dessa perspectiva, apostar nos exercícios aeróbicos é uma ótima pedida para fazer com que o seu corpo realmente queime a gordura não apenas da região abdominal, mas como um todo.

Sendo assim, aposte em atividades como corrida, pular corda e atividades aeróbicas elas ajudam a fazer com que o seu corpo potencialize a queima de gordura abdominal.

Não tenha medo de suar.

É exatamente a intensidade do exercício que vai fazer com que ele realmente funcione para você.

O ideal é que os exercícios aeróbicos sejam combinados com exercícios de fortalecimento da região e são exatamente eles que vão ser abordados nos tópicos seguintes.

Não tem como fugir, é preciso investir em exercícios abdominais

Apenas fazer abdominais não vai fazer com que toda a gordura acumulada na região seja queimada. Isso porque os abdominais são exercícios de fortalecimento, ou seja, vão deixar a sua musculatura forte e bem definida.

Por isso mesmo é que eles devem ser combinados com exercícios aeróbicos que promovem a queima de gordura, mas nunca deixados de lado.

O ideal é que junto com os exercícios aeróbicos você trabalhe com o fortalecimento isolado de todas as regiões abdominais, de forma a conseguir um resultado uniforme e realmente mandar a gordura para longe.

Para trabalhar a primeira região do abdômen, a superior, a melhor opção é investir nos abdominais tradicionais, aqueles que todo mundo conhece.

Para isso basta deitar de costas para baixo com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão.

Coloque os braços na parte de trás da cabeça, com as palmas das mãos apoiada em sua nuca e levante os seus ombros do chão fazendo força com o abdômen para levantar, voltando para o chão e repetindo o movimento.

Para resultados eficientes o ideal é fazer uma série por dia com o máximo de vezes que o seu corpo aguentar repetir o exercício, de forma a levar o seu músculo ao limite.

Marque quantos abdominais você fez e aumente mais um no próximo dia e assim consecutivamente. Se você quiser potencializar os efeitos do abdominal, pode usar uma bola de pilates para apoiar as pernas e os pés ficar fora do chão.

Agora que você já sabe o que fazer para trabalhar a região superior, é hora de ver como trabalhar os oblíquos, que nada mais são do que a região lateral do abdômen.

Um pouco mais complexo, o abdominal essencial para trabalhar essa região é também conhecido como bicicleta no solo.

Para fazê-lo você vai deitar no chão com as costas para baixo e as pernas esticadas. Apoie as mãos na nuca e tire ambas as pernas do chão. Agora basta coordenar o movimento das pernas com o movimento dos braços.

Você vai puxar um joelho em direção ao seu peito e vai rodar o seu tronco, tirando os ombros do chão de forma a tocar o seu cotovelo contrário à perna que foi ao seu peito no seu joelho, fazendo o mesmo movimento com a outra perna e o outro braço sem apoiar nenhuma das pernas e nem os ombros no chão.

A regra de repetição é a mesma dos abdominais para a região superior.

Por fim, para trabalhar a região inferior do seu abdômen, você vai fazer um abdominal que é chamado de elevação de pernas.

Você vai deitar com as costas para baixo e apoiar as suas mãos no bumbum, logo na parte mais baixa da coluna, para dar sustentação e não machucar a sua lombar.

Feito isso, vai levantar as suas pernas esticadas formando com ângulo de 90 graus com o seu abdômen e baixá-las esticadas o mais baixo que conseguir sem tocar o chão, levantando-as novamente para posição original.

A regra de repetição é a mesma dos dois tipos de abdominais.

Fazendo isso todos os dias com a combinação com os exercícios aeróbicos, os resultados que você vai conseguir são surpreendentes e você vai conseguir eliminar de uma vez por todas a gordura acumulada no seu abdômen.

É necessário acelerar o Metabolismo!

Para perder gordura abdominal é preciso colocar o seu corpo para trabalhar ao seu fazer e acelerar o seu metabolismo é imprescindível. Para que o seu metabolismo acelere e trabalhe pesado é necessário que você renove os seus tecidos musculares, pois é a melhor forma de perder gordura abdominal.

A regra é simples: quanto mais massa magra você possui, mais calorias e gordura abdominal você vai conseguir perder, pois os tecidos musculares possuem grande responsabilidade no seu organismo que é a  realização da queima de calorias de maneira certa.

A partir do momento que você perde ou tem pouco tecido muscular ou seja por não praticar exercícios físicos ou seja por uma dieta pobre em nutrientes, saiba que o seu corpo irá pedir socorro para o seu próprio tecido muscular para garantir a fonte de energia necessária como complemento.

como perder gordura abdominal

Como perder gordura abdominal

Aumentar o metabolismo e queimar gordura:

Para perder gordura abdominal, apelar para dietas rápidas e altamente restritivas não é a melhor alternativa, pois mesmo que no começo o seu organismo acelere o metabolismo  e realize algum resultado, com o passar do tempo essa dieta irá perder o seu real propósito.

Dessa forma, optar pelo consumo de alimentos com baixo teor calórico o dia inteiro e por vários dias vai fazer com que o seu metabolismo se acostume a ter um trabalho menor e voltará a ficar lento.

1 – Não acumule mais gordura.

Para perder gordura abdominal só se matar de tanto malhar não adianta é preciso mudar a alimentação principalmente, pois essa é a única forma de evitar que você acumule mais gordura.

Basicamente, as pessoas engordam simplesmente por fazer um consumo maior de calorias que o seu organismo necessita diariamente.

Sendo assim, uma mudança nos hábitos alimentares é crucial, contudo essa mudança não pede restrição e privação alimentar. Entenda que é perfeitamente possível comer o que você gosta desde que seja em uma quantidade moderada e menor do que a que você está acostumado.

Para perder gordura abdominal a ideia também é não acumular mais gordura no seu corpo correto? E para isso, basta você aliar esse ajuste da sua alimentação com um nível de exercícios físicos. Faça pequenas refeições a cada 3 horas para que o seu metabolismo esteja funcionando sempre ao longo do dia.

2 – Queimando a gordura localizada

Para queimar e perder a gordura abdominal que já está estocada no seu corpo você precisa unir esses seguintes passos:

  1. Estabilizar os seus níveis de glicose na corrente sanguínea
  2. Praticar exercícios aeróbicos e exercícios de força de maneira regular.
  3. Não abolir os carboidratos da sua dieta, desde que sejam os carboidratos que possuam um baixo índice glicêmico.

Os carboidratos que oferecem um baixo índice glicêmico fazem com que os níveis de insulina fiquem estáveis e evitam que a glicose sofra oscilação no seu sangue.

Saiba que esses carboidratos devem ser consumidos justamente por oferecer uma fonte rica em fibras e demoram mais para serem digeridos fazendo com que o metabolismo se mantenha acelerado.

São bons exemplos desses carboidratos de baixo índice glicêmico os grãos integrais, os legumes, as frutas e as verduras.

Em contrapartida, evite fazer o consumo de alimentos que apresentam um alto valor glicêmico, como o arroz branco, os doces, os açúcares, os biscoitos e bolos. Saiba que esses alimentos citados, são digeridos rapidamente e promovem um retardo do seu metabolismo. Dessa forma, essa rapidez com que esses alimentos são digeridos, engana o cérebro onde a sensação de saciedade permanece por muito menos tempo.

3 – Exercícios físicos e o metabolismo

Para perder a gordura abdominal é crucial você tome por hábito praticar exercícios intervalados de alta intensidade, também conhecidos por HIIT (High Intensity Interval Training). 

Essa metodologia desenvolvida pelo pesquisador japonês Izumi Tabata, foi feita justamente para pessoas que desejam emagrecer de forma rápida e eficaz.

Além de deixar o metabolismo acelerado, o HIIT vai fazer o seu corpo queimar mais gordura nos momentos de repouso, ou seja, após praticar os exercícios o seu corpo continuará queimando gordura.  

Treinos Tradicionais X Treinos Curtos e Intensos

O cientista japonês Izumi Tabata fez um estudo para comparar o que trazia maior efetividade para as pessoas: as atividades aeróbias de período longo e com intensidade moderada ou as atividades curtas e intensas.

Sendo assim, o pesquisador reuniu dois grupos de pessoas para testar a eficácia do método. De um lado um grupo que realizou uma serie de exercícios intensos que tinham apenas 20 segundos de duração com intervalos de descanso de 10 segundos.

E, em contrapartida, um grupo que fez atividades mais tradicionais de intensidade moderada durante uma hora. O período dos experimentos foi de seis semanas.

Ao fim do período e após o recolhimento de resultados, o doutor conseguir observar que os números superiores estavam a favor das pessoas que fizerem o treino intenso em pouco tempo.

A superioridade observada apareceu tanto nas capacidades aeróbicas das pessoas, quanto nas anaeróbicas.

Vale a pena investir em um treinamento de alta intensidade

Caso você não saiba por onde começar e deseje seguir um programa completo que vai trabalhar com a queima de gordura no seu corpo todo, inclusive na região abdominal, uma boa pedida é investir no programa Queima de 48 Horas.

Isso porque o Q48 é um programa de exercícios de alta intensidade que vão promover uma verdadeira mudança na sua vida, fazendo você ficar mais feliz com o seu corpo e ainda viver uma vida mais saudável.

Tudo isso por meio de um programa de exercícios de dificuldade progressiva que vai condicionar o seu corpo a manter sempre uma alta queima de gordura, de forma a mandar embora tudo o que você tem acumulado em seu corpo e deseja se livrar, inclusive a difícil gordura abdominal.

Mais ainda, tudo isso de forma definitiva, já que o programa se trata de um processo de transformação de um estilo de vida, e não de uma promessa milagrosa que acaba fazendo mal para a sua saúde.

Agora que você já sabe de tudo isso, não perca tempo e comece o quanto antes a sua rotina mais saudável para conseguir finalmente se livrar de toda a gordura acumulada em seu corpo. Afinal de contas, um corpo mais bonito é sinal de uma vida mais saudável e também de uma maior autoestima, que é essencial para se viver melhor.

Afinal de contas, a verdade é que quando a gente está bem consigo mesma, a vida toda fica melhor, de forma que cuidar de você é algo essencial para uma vida mais feliz e mais saudável.

Recomendo o Queima de 48 Horas (Q48) pois já senti na pele a eficácia desse treinamento (eu faço os exercícios do Q48 quase todos os dias).

 É o treinamento mais indicado para pessoas que desejam perder gordura abdominal e secar de vez a barriga.

Os exercícios do Q48 fazem trabalhar todos os músculos do corpo, porém, além de uma redução acentuada de gordura corporal em áreas como rosto, pernas, braços e culote, os alunos do Q48 relatam ter perdido de 2 a 7 cm de barriga logo na primeira semana de treinamento.

E depois de concluído o desafio das 8 semanas, algumas pessoas perderam até 15 cm dessa região (ou até mais em alguns casos).

Deseja saber se o treinamento realmente funciona?

Então clique aqui e acompanhe o artigo de Exercícios do Programa de Emagrecimento Q48

46 Comentários


  1. Eu gostaria de emagrecer sem exercício por eu ter uma deficiência na perna direita, não posso frequentar uma academia.

    Responder

    1. Fazer reeducarão alimentar emagrece sem fazer exercício uma amiga minha vez e deu certo

      Responder

  2. Olá,

    Gostei muito desse artigo, muito informativo!

    Parabéns, seu blog é muito interessante.

    Abração.

    Responder

  3. Olá,

    Gostei muito deste artigo, parabéns pelas dicas… O Blog está muito interessante!

    Eu prático exercícios físicos para acelerar o metabolismo, e realmente ajuda bastante. Faço tanto o HIIT, quanto a Musculação e também Corrida (aeróbico) os resultados são muito bons.

    Sou meio viciado em exercícios…kkk

    Um abraço.

    Responder

  4. Olá! parabens pelo artigo. Conteúdo excelente.
    Quero deixar um artigo meu, talves possa ajudar alguém.

    Conheça 4 artes marciais que te ajudarão a definir o corpo e perder
    gordura rapdamente!

    Responder

  5. Artigo muito bom! Realista…sem milagres…sem meias palavras…
    Parabéns!!

    Responder

    1. Oi Adriana, muto obrigado!!
      Estamos nos empenhando sempre para ajudar as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida.
      Abraços.

      Responder

    1. Olá Giovanna, bem vinda!!
      Comece com a reeducação alimentar, pare de comer pão, substitua por frutas, Sucos Detox, substitua alimentos industrializados por uma alimentação mais natural.
      Tome a água com limão pela manhã.
      Faça exercícios regularmente.
      Aproveite nossos conteúdos com dicas e artigos escritos por profissionais altamente qualificados, estamos aqui para ajudá-la a entrar em equilíbrio.
      Abraços.

      Responder

    1. Oi Misa, tudo bom.
      Coma alimentos ricos em fibras, como brócolis, cenouras, abacate.
      Faça exercícios regularmente, os abdominais são excelentes.
      Não coma açúcar ou bebidas açucaradas como refrigerantes.
      Antes das refeições procure tomar um suco detox, assim você hidrata seu organismo, ingere fibras e come menos.
      Tente mudar seus hábitos alimentares, comendo mais frutas, legumes e verduras cruas.
      Aproveite nossos conteúdos, o blog está recheado de boas dias, receitas e exercícios.
      Abraços.

      Responder

    1. Olá Andressa, seja bem vinda!!
      Estamos sempre oferecendo artigos e conteúdos de qualidade para ajudar as pessoas a terem mais qualidade de vida.

      Responder

  6. Estou iniciando uma caminhada matinal.E comendo menos tenho chances?😍

    Responder

    1. Oi Alda seja bem vinda!!
      Com certeza voc&e tem chances, parabéns por sua iniciativa, por favor depois nos conte seus progresso.
      Abraço.

      Responder

  7. Boa tarde
    Achei super interessante sua matéria,gostaria de obter informações sobre alimentação saudável.
    Tenho 48 anos,estou com 60 kg;de doenças cronicas tenho apenas problemas da tireoides,hipotiroidismo.
    No momento oque estou insatisfeita em meu corpo é meu abdômen e os terríveis pneus.
    Me diga como agir.
    Não estou afim de frequentar academias cansei,frequentei mais de 20 anos,agora ando desanimadíssima.
    Meu nome
    Abadia Assis.

    Responder

    1. Oi Abadia, seja muito bem vinda!!
      Você deve começar mudando sua alimentação.
      Corte os refrigerantes, açúcar, farinha de trigo, e alimentos industrializados.
      Pela manhã ao acordar tome água com limão.
      Receita:
      1 limão
      1 copo de água
      esprema o limão na água e tome em seguida, não adicione açúcar ou adoçante.
      Tome o suco detox e seu café da manhã normalmente, você terá resultados satisfatórios já na primeira semana.
      É importante fazer exercícios físicos.
      Faça os treinos que tem no blog eles são muito bons.
      Assim que seu organismo começar a mudar você ficará mais disposta, com muita alegria, maior ânimo.
      Depois nos conte os seus progressos.
      Abraços.

      Responder

  8. Olá, amei as dicas, deixei de tomar refrigerante, comer doces e frituras, e com exercicios físico feito em casa todos os dias, conseguir eliminar 10 Kilos em 3 meses, estou bastante feliz. E já tem 1 ano e 9 meses eu mantendo.

    Responder

  9. Adorei a publicação sobre queima de gordura. Eu só sugiro não repetir tanto a expressão “A final de contas” Contei 5 vezes no artigo. Mas adorei as dicas.

    Responder

  10. Nossa, que texto extenso!
    Bem repetitivo também, as palavras “queima” “gordura” “abdominal” “afinal de contas” “para isso” tomam conta exaustivamente da mensagem, tentei ler mas realmente fiquei bastante confuso… :/ parei antes da metade…
    Acompanho no YouTube o trabalho do Q48 e já fiz algumas sequências em casa baseado nos vídeos e mesmo lá acho bastaaaaaaaaaaante repetitivo as palavras… fica muito cansativo… fora isso os exercícios são ótimos. Mas a didática precisa de uma grande “queima de gordura repetitiva” 😉 enxuguem!

    Responder

  11. Eu consegui definir meu abdomen com esse EBOOK super pratico e maravilhoso VOCÊ NÃO IRA SE ARREPENDER

    Responder

  12. Ola eu vi teus vidios,e quero começar com o treinamento mas eu estou a viver na Africa do Sul.
    Como faço para poder ter o treinamento

    Responder

  13. Eu achei muito interessante tudo que foi abordado, principalmente o fato de dizer que tudo depende de esforço e dedicação…e não relatar que é rápido e tudo. M deu um grande incentivo.

    Responder

    1. Olá Leidilena, seja muito bem vinda!!
      Com certeza você vai conseguir, só depende de você.
      Abraços.

      Responder

    1. Oi Joyce, seja muito bem vinda!!
      Obrigado, estamos sempre buscando colocar artigos de qualidade que realmente ajudem as pessoas.
      Abraços.

      Responder

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *