Entenda Como Funciona, Gordura Saturada, Insaturada e Gordura Trans

Tempo de leitura: 17 minutos

Entenda como funciona, Gordura Saturada, Gordura Insaturada e Gordura trans

Gordura saturada, gordura insaturada, gordura trans
Entenda como funciona a gordura saturada, gordura insaturada e gordura trans

Entenda como funciona, gordura saturada, gordura insaturada e gordura trans.  A gordura saturada ,  gordura insaturada, estão presentes na alimentação do dia-a-dia.

A gordura trans, esse tipo de gordura é pouco comum na natureza, foram criadas para melhorar o sabor dos alimentos e são conhecidas por gorduras artificiais. O consumo de gorduras trans tem sido associado a problemas de saúde, tais como aumento do risco de doença arterial coronariana.

As gorduras atuam como isolante térmico no corpo, elas também são responsáveis pela síntese de outras substâncias, como a vitamina A, vitamina D, vitamina E e a vitamina K. 

Essas substâncias não são dissolvidas em água, sendo necessária a gordura para passar esses nutrientes para a corrente sanguínea.

A gordura, sendo ela gordura saturada ou gordura insaturada, também recebe a função de melhorar o funcionamento de hormônios sexuais.

Esses hormônios são liberados quando a criança chega à puberdade, e, com a gordura e ácidos graxos, o corpo humano pode trabalhar no ritmo ideal com os hormônios FHS e FH, que são responsáveis pelas mudanças que ocorrem nessa fase de nossas vidas.

Estrutura da gordura

Estrutura das células de gordura
Estrutura das células de gordura

O excesso de gordura é estocado nos adipócitos, que expandem seu tamanho, até que a gordura seja usada como combustível.

As células adiposas possuem um grande vacúolo central de gordura, que aumenta ou diminui, dependendo do metabolismo: se uma pessoa come pouco ou gasta muita energia, a gordura das células adiposas diminuicaso contrário, ela se acumula. O tecido adiposo atua como reserva de energia para momentos de necessidade.

Quimicamente falando, essa substância, seja ela gordura saturada ou gordura insaturada, são compostas por três ácidos graxos, tendo uma longa sequência de átomos de carbono interligados. Elas podem ser líquidas ou sólidas, dependendo de como estão organizadas estruturalmente.

É importante lembrar que baseada em átomos de carbono e hidrogênio, a saturação de uma molécula de gordura, se dá ao fato de que em sua cadeia de átomos termos suas ligações à um ponto em que o carbono é ligado à dois átomos de hidrogênio na ligação do ácido graxo que compõe a molécula de gordura.


A gordura não é solúvel em água

A gordura não é solúvel em água
Coma gordura para perder gordura

Uma de suas características mais marcantes é que a gordura não é solúvel em água. Mesmo em estado líquido, para ser absorvida pelo corpo é necessário que sua cadeia e estrutura de átomos sejam quebradas, uma função que é realizada pela Enzima Lipase.

A lipase é produzida pelo pâncreas, e sua função é transformar gorduras em ácidos graxos e glicerol

A lipase é usada na produção de sabão e em detergentes justamente por ser capaz de quebrar a estrutura molecular de algum tipo de gordura.

Sendo assim, ela acaba ajudando na limpeza ao tirar as manchas de gordura na roupa e em outras áreas.

O que é gordura saturada?

gordura saturada
Gordura boa saturada

A gordura saturada é proveniente de animais e óleos vegetais, como óleo de coco e palma, que são gorduras boas.

A gordura saturada é muito importante ela Não faz mal a saúde, retirar a gordura saturada e aumentar os óleos vegetais e carboidratos refinados é que tem contribuído para trazer uma série de doenças para a população.

A gordura monossaturada também é uma gordura boa, que tem como exemplo o óleo de oliva.

As gorduras polisaturada também são essenciais para o nosso organismo, contém ácidos graxos essenciais, como o Ômega 3 e Ômega 6, são gorduras boas e naturais.

A gordura saturada é responsável por realizar a síntese e assimilação das vitaminas A, D, E,e K.

Benefícios da gordura Saturada

  • Combustível principal do coração.
  • Ação antiviral.
  • efeito anti-placas, anti-cáries.
  • Reduz o colesterol.
  • Fornece fontes de energia para a dieta
  • Ajuda na produção hormonal
  • Permite a assimilação das vitaminas A, D, E,e K.
  • Permite a correção de caroteno e vitamina A.
  • Ajuda na prevenção do câncer.
  • Ajuda a emagrecer, pois o que engorda é a gordura trans.

7 bons motivos para ingerir gordura saturada

7 bons motivos para ingerir gordura saturada
7 bons motivos para ingerir gordura saturada

1) Fatores de risco cardiovascular melhorados

Gordura saturada desempenha um papel fundamental na saúde cardiovascular. A adição de gordura saturada à dieta reduz os níveis de uma substância chamada lipoproteína (a) que se correlaciona fortemente com o risco de doença cardíaca. A pesquisa mostrou que, quando as mulheres fazem dieta, aquelas que comem a maior porcentagem da gordura total em suas dietas como gordura saturada, perdem mais peso.

2) Ossos mais fortes

A gordura saturada é necessária para que o cálcio seja efetivamente incorporado ao osso. De acordo com uma das principais especialistas em pesquisa em gorduras alimentares e saúde humana, Dra. Mary Enig, Ph.D., há um caso a ser feito por ter até 50% das gorduras em sua dieta como gorduras saturadas por esse motivo. .

3) Melhoria da saúde do fígado

Foi demonstrado que a gordura saturada protege o fígado de álcool e medicamentos, incluindo paracetamol e outras drogas comumente usadas para dor e artrite.

4) Pulmões saudáveis

Para o funcionamento adequado, os espaços aéreos dos pulmões devem ser revestidos com uma fina camada de surfactante pulmonar. O teor de gordura do surfactante pulmonar é de 100 por cento de ácidos graxos saturados. A substituição dessas gorduras críticas por outros tipos de gordura torna o surfactante defeituoso e, potencialmente, causa dificuldades respiratórias.

5) Cérebro saudável

Seu cérebro é feito principalmente de gordura e colesterol. A parte do leão dos ácidos graxos no cérebro está realmente saturada. Uma dieta que poupa gorduras saturadas saudáveis ​​rouba o cérebro das matérias-primas de que necessita para funcionar de forma ideal.

6) Sinalização nervosa adequada

Certas gorduras saturadas, particularmente aquelas encontradas na manteiga, banha, óleo de coco e óleo de palma, funcionam diretamente como mensageiros sinalizadores que influenciam o metabolismo, incluindo tarefas críticas como a liberação adequada de insulina.

7) sistema imunológico forte

Gorduras saturadas encontradas na manteiga e no óleo de coco (ácido mirístico e ácido láurico) desempenham papéis fundamentais na saúde do sistema imunológico. A perda de suficientes ácidos graxos saturados nos glóbulos brancos dificulta sua capacidade de reconhecer e destruir invasores estranhos, como vírus, bactérias e fungos.

As gorduras saturadas fornecem muitos benefícios importantes para a saúde e poucos riscos

Uma metanálise publicada no British Medical Journal também não encontrou associação entre altos níveis de gordura saturada na dieta e doenças cardíacas. Eles também não encontraram uma associação entre o consumo de gordura saturada e outras doenças potencialmente fatais, como derrame ou diabetes tipo 2.

O que é gordura insaturada?

Gordura insaturada, ajuda com o colesterol bom, prevenindo doenças.
Gordura insaturada, ajuda com o colesterol bom, prevenindo doenças.

A gordura insaturada, quimicamente falando, possui ligações duplas em sua cadeia de átomos. Sua molécula apresenta menos átomos de carbono e um menor tamanho. Devido essa característica, ela acaba sendo encontrada em sua forma líquida, em temperatura ambiente.

Por ser encontrada em forma líquida, ela é comumente chamada de óleo e muitas vezes é utilizada usada no preparo de diversos alimentos.

Combata doenças com gordura insaturada

Combata doenças com gordura insaturada
Combata doenças com gordura insaturada

A gordura insatura é uma propagadora do colesterol bom dentro do corpo humano, combatendo doenças de hipertensão, derrame cerebral e entre outras cardiovasculares.

Essa sua capacidade de combater diversas doenças cardiovasculares e ainda aumentar com a produção do bom colesterol, se dá por suas diversas ligações duplas com os átomos de carbono.

Aquelas que são caracterizadas como monoinsaturadas, ou seja, que possuem uma ligação dupla com o átomo de carbono, são as de melhor qualidade para o consumo. Apresentando maior estabilidade, maior facilidade de absorção do organismo e até mesmo capacidade antioxidante para outras moléculas.

Não são todos os óleos bons para a saúde, evite o óleo de soja,  por exemplo.

Ao contrário das gorduras saturadas e das monoinsaturadas que ajudam o seu corpo a emagrecer com saúde e sem aumentar os seus níveis de glicose, esse óleos vegetais inflamam o seu corpo e dificultam seu organismo a emagrecer, sendo ruins e devendo ser evitados.

Benefícios da gordura insaturada

Eles são ricos em ácidos graxos ômega-6 e ômega-3, que têm muitos benefícios para sua saúde. A fonte mais conhecida destes é o óleo de peixe.

Gorduras saudáveis ​​podem ajudá-lo:

  1. Ajudam a eliminar a gordura da barriga.
  2. Eles têm um impacto positivo no seu sistema imunológico, para que você possa evitar doenças comuns.
  3. Eles te ajudam a manter as artérias limpas, controlando o nível de colesterol.
  4. Contribuem para manter a pressão arterial em um nível ideal.
  5. Eles são medicamentos naturais contra diabetes e doenças cardíacas.
  6. Eles até ajudam a ter cabelos e pele saudáveis.
  7. Eles ajudam seu corpo a absorver as vitaminas.
  8. Eles impulsionam o seu metabolismo, te dando mais energia, com isso você consegue  perder peso.

É importante consumir e cozinhar com os óleos saudáveis.

4 Óleos que precisam fazer parte da sua vida 

Gordura do bem - óleos que precisam estar no seu cardápio
Óleos que precisam fazer parte da sua vida

1. Óleo de Abacate

O abacate está entre os alimentos mais saudáveis, e os nutrientes benéficos também podem ser encontrados em seu óleo. O abacate é rico em gorduras insaturadas, vitamina E, ômega-9 e potássio. Portanto, não há dúvida de que usá-lo tem muitos benefícios para a saúde.

2. Azeite Extra Virgem

Muito usado no Mediterrâneo, nesses países, as pessoas tem menos propensão a sofrerem de doenças cardíacas e cardiovasculares.

O Azeite é rico em antioxidantes e ácidos graxos saudáveis. Mais de 70% é gordura monoinsaturada, e quase 10% dela é ômega-6. Além disso, é rico em vitamina K e E.

Outra vantagem do azeite extra virgem é que ele é altamente resistente ao calor. Isso significa que ele não fica danificado mesmo se for aquecido em alta temperatura e não perder seus benefícios. Eu acho que é o óleo mais saudável para fritar.

3. Óleo de Coco

O coco é considerado um superalimento. E o óleo de coco pode ser colocado nesse grupo de alimentos também. É a combinação do melhor tipo de ácidos graxos. Nos países onde é regularmente consumido, as pessoas são as mais saudáveis do mundo.

Um fato interessante é que o óleo de coco é rico em gordura saturada. Os ácidos graxos são de cadeia curta, que são mais fáceis para o corpo queimar e mais difícil de transformar em gordura armazenada.

4.Óleo de Amêndoas

A amêndoa é uma das nozes mais nutritivas, rica em gorduras mono e poliinsaturadas, magnésio, cálcio e ferro. Tem um alto teor de cálcio, portanto é benéfico para os ossos, e o magnésio tem um efeito positivo no sistema nervoso.

5. Óleo de Palma

O oléo de Palma tem alto poder de hidratação, muito usado para hidratar peles secas.

Ele é obtido a partir do fruto conhecido como Elaeis guineensis palma.

É rico em vitamina E é um poderoso antioxidante, ótimo para a  reconstrução da pele, encontrados na gordura de palma. Oferece uma boa concentração de tocotrienois, elementos que protegem a cútis e reparam os danos já sofridos.

Também é rico em vitamina A, D e K, ajuda no combate da acne e inflamações da pele.

6 . Óleo de Linhaça – consumir a frio 

O óleo de semente de linho é uma fonte maravilhosa de ômega 3, com quantidades menores, mas significativas de ômega 9 e ômega 6 também. O óleo de semente de linho é particularmente rico em um EFA ômega 3 essencial, conhecido como ácido alfa-linolênico, que é excelente para a saúde cardíaca porque reduz a inflamação arterial que leva à aterosclerose.

É também uma grande fonte de um fitoestrógeno chamado lignana, que é um potente antioxidante que pode ajudar a prevenir o câncer e outras doenças. Não cozinhe com óleo de semente de linho,  em vez disso, use-o para temperar saladas, sucos detox.

A diferença entre gordura saturada e a insaturada

 

Uma pesquisa publicada pelo National Obesity Forum (NOF) e pela Public Health Collaboration, argumenta que a gordura saturada não causa doença cardíaca, enquanto produtos lácteos integrais, como leite, iogurte e queijo podem realmente proteger o coração.

A pesquisa afirma que é essencial uma revisão em torno da recomendação de ingestão de alimentos gordurosos, principalmente de alimentos naturais, como carnes, peixes e produtos lácteos integrais, além de frutas, como abacate. 

Nosso corpo precisa de gorduras e de  colesterol.

Vale citar que os top 3 melhores alimentos do mundo, considerados os mais completos nutricionalmente, são ricos em gorduras saturadas:

  • Leite materno – 54% de gorduras saturadas
  • Ovo de galinha – 18% de gorduras saturadas
  • Coco (e seus derivados) – 30% de gorduras saturadas

Suas maiores diferenças estão justamente na forma em que se organizam em sua cadeia de átomos e forma molecular, junto aos benefícios encontrados ao realizar o seu consumo.

A primeira diferença é como são encontradas na natureza. A gordura saturada normalmente é encontrada em estado sólido, devido sua organização na cadeia de átomos ser maior e possuir mais átomos de carbono.

Entretanto, já a gordura insaturada possui uma cadeia menor e menos átomos de carbono, devido seu sistema de uma ou mais ligações duplas entre os mesmos. Sendo assim, sua cadeia de átomos é menor e acaba sendo menos densa, sendo encontrada de forma líquida em temperatura ambiente.

Onde posso encontrar gordura saturada?

A gordura saturada é a gordura consumida pelos nossos ancestrais. Ela é conhecida como gordura animal.

Com isso, podemos encontrar a gordura saturada: 

  • queijos
  • carne vermelha
  • carne branca
  • azeite de dendê
  • manteiga
  • creme de leite
  • nata
  • iogurte
  • óleo de coco
  • palmiste
  • entre outros

Onde posso encontrar gordura insaturada?

Já a gordura insaturada é a gordura que apresenta menor densidade, sendo obtida ou encontrada em seu estado líquido. Por ser considerado um óleo, ela é encontrada nos óleos vegetais tais como o de canola ou azeite.

A gordura insaturada também é encontrada:

  • Grãos oleaginosos como linhaça
  • Nozes
  • Abacate
  • Amendoim
  • Castanhas
  • Amêndoas
  • entre outros

Peixes contém grande quantidade de ômega 3 em sua carne, que é um dos ácidos graxos que auxiliam na formação da gordura insaturada.

Existe algum risco para saúde?

Existe um ditado que todas as mães usam para tentar reprender o consumo excessivo de algum alimento para os seus filhos. Tudo que é demais faz mal.

Com as gorduras que consumimos, mesmo com suas diversas características vantajosas perante seu consumo, apresentam muitas desvantagens em relação à um consumo inconsciente e compulsivo.

Gorduras saturadas, de origem animal, carnes diversas, manteiga são saudáveis e ajudam você a emagrecer com saúde, além de serem grandes aliadas dos diabéticos.

Ainda assim, mesmo apresentando características a gordura insaturada também deve ser consumida com consciência. É indicado que ela tenha um consumo limite de até 44 gramas diariamente. Essa indicação limite de consumo é considerada baseada numa alimentação de até 2.000 calorias diárias.

Gorduras Trans

Cuidado com a gordura trans, faz muito mal a saúde
Gordura Trans – faz mal a saúde, são gorduras artificiais.

Essas gorduras Não são boas para a saúde, usam óleos hidrogenados como a margarina.

Ao invés de ser produzida como a gordura insaturada que possui ácidos graxos cis, a gordura trans apresenta ácidos graxos trans.

Ela possui também uma cadeia de átomos com maior linearidade e seus ácidos graxos não são sintetizados pelo corpo humano devido ser uma molécula muito rígida e com estabilidade termodinâmica muito diferente à outras gorduras consumidas no dia-a-dia.

Alimentos rico em açúcar pode ocasionar muito mal para sua saúde
Alimentos rico em açúcar pode ocasionar muito mal para sua saúde

Esses ácidos graxos que a compõem passam por um processo de hidrogenação, onde se é colocado hidrogênio gasoso, óleos vegetais e um catalisador sob grande pressão. Esse método é muito utilizado em meios industriais, e inserido em outros alimentos para venda de larga escala.

As gorduras trans podem causar com o tempo diabetes, obesidade, ataques cardíacos (infarto agudo do miocárdio), artrites e até câncer de diversos tipos.

Alimentos que devemos evitar

Alimentos com gordura trans devemos evitar
Alimentos com gordura trans devemos evitar

Os alimentos com gorduras trans foram “proibidos” nos Estados Unidos no ano de 2013 pela FDA, o órgão que controla os alimentos e medicamentos naquele país.

As gorduras trans danificam o seu metabolismo, deixando ele lento e engordando o seu corpo, impossibilitando emagrecer com saúde.

  • Bolos confeitados
  • Salgadinhos
  • Biscoitos
  • Margarinas
  • óleo de soja
  • óleo de canola
  • entre outros devem ser evitados.

Por ser um processo que acaba que tornando sólido o óleo vegetal, a partir da hidrogenação de suas moléculas, ela acaba substituindo alguns outros ácidos graxos e gorduras, a gordura trans é frequentemente usada também em redes fast-food para a produção de seus alimentos.

O consumo de gorduras trans, faz com que ocorra a pasteurização de proteínas removendo o colesterol-HDL do sangue. Ao fazer isso, o consumo constante de gorduras trans acaba implicando em várias doenças cardiovasculares e em ateromas por todas as veias e artérias.

Devido ser encontrada em alimentos com alto teor de carboidratos e em alimentos oferecidos por redes de fast-food, a gordura trans também é associada à obesidade. Mas também não só causando problemas cardiovasculares, mas dificultando o processo de emagrecimento daqueles que pretendem sair dessa condição de obesidade.

Outros estudos indicam sua cumplicidade em outros problemas de saúde, tais como artrites, diabetes e diversos tipos de câncer.

Existem países que, devido a estes possíveis problemas que ela pode causa, baniram os óleos parcialmente hidrogenados de seus domínios. A Dinamarca e a Suíça foram as primeiras, e em 2008 o Brasil adotou uma medida de rotulagem para diminuir a produção desses óleos.

Evite gordura trans

gordura trans faz mal para a saúde
Evite a gordura trans

Substitua as gorduras trans por alimentos mais saudáveis. 

As gorduras trans não estão naturalmente presentes no organismo humano e são produzidas a partir de gorduras vegetais poli-insaturadas.

A lista de alimentos que contém gordura trans é extensa, muitos alimentos lights também possuem gorduras trans e devem ser evitados.