Como acabar com o inchaço nas pernas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Sempre que você caminha muito, ou passa muito tempo trabalhando sentada ou durante a fase pré-menstrual é possível perceber que ganhamos a infeliz companhia do inchaço das pernas. E acredite, esse desconforto é muito mais comum do que você pensa. Nesse artigo confira algumas dicas maravilhosas de como acabar com o inchaço nas pernas.

Antes de tudo é primeiro entender que o inchaço nas pernas pode ocorrer por conta de muitos outros motivos como disfunções no coração, disfunções no fígado e rins, problemas localizados nas pernas, como as varizes, ou até mesmo problemas nos vasos linfáticos podem causar edema nas pernas.

Sendo assim é muito importante procurar um médico caso o inchaço nas pernas seja um problema recorrente.

como acabar com o inchaço nas pernas

Como descobrir se você tem inchaço nas pernas.

Se você quer descobrir se você está com inchaço nas pernas, aperte o osso da sua canela com o dedo indicador. Basicamente quando não há inchaço a pele volta imediatamente sem ficar marcado.

Caso haja algum inchaço, o local onde você apertou ficará uma pequena depressão que demora alguns segundos para voltar ao normal. Outra maneira de desconfiar de inchaço nas pernas é se ao tirar as meias a sua perna ficar muito marcada.

Não fique muito tempo com as pernas paradas

Para acabar com o inchaço nas pernas é importante evitar longos períodos de inatividade das pernas, ou seja, ficar muito tempo sentada, ou em pé sem caminhar, dificulta o bombeamento do sangue das pernas de volta para o coração.

Essas situações comprometem  toda a circulação das suas pernas e causando o inchaço. Caso você trabalhe em uma determinada posição o dia inteiro como sentada, por exemplo, levante a cada 30 minutos ou 1 hora para buscar água, ir ao banheiro, dar uma volta, etc.

inchaço nas pernas pernas paradas

Reduza o consumo de sal

Para acabar com o inchaço nas pernas diminua o consumo de sal , pois quanto maior for a quantidade de sal no seu sangue, mais  água o seu corpo vai reter.

inchaço nas pernas menos sal

É importante também ressaltar que alguns alimentos diet, como os refrigerantes, têm alto teor de sódio. Sendo assim,  nos dias que estiver inchada, invista apenas em tomar água e chá.

Não confunda meia de compressão com calças apertadas.

É fato que a compressão das pernas ajuda a evitar e a acabar com o inchaço nas pernas,  contudo é preciso utilizar a compressão adequada e homogênea e isso não é possível por meio de calças apertadas.inchaço nas pernas meia de compressão

Em caso de necessidade de compressão o adequado seria uma meia de compressão, mas sempre peça a indicação do seu médico.

Evite os saltos muito altos e sandálias rasteiras

Para acabar com o inchaço nas pernas evite os saltos muito altos e evite também as sandálias rasteiras. Um sapato com um salto de aproximadamente 3 cm  favorece muito o movimento do pé ao caminhar, e auxilia no melhor bombeamento do sangue de volta das pernas para o coração.

Vale ressaltar que os outros tipos de saltos necessariamente serão prejudiciais, é preciso apenas saber equilibrar o uso.

Deixe o pé da cama um pouco mais elevado

Para acabar com o inchaço nas pernas, você pode colocar uma elevação nos pés da sua cama do lado que ficam as suas pernas, pois por meio dessa elevação é possível ajudar com o retorno do sangue durante toda noite e pela manhã você observará os efeitos.

inchaço nas pernas pes levantados

Caso você queira uma medida provisória para acamar com o inchaço nas pernas, antes de dormir ponha as pernas em uma posição mais elevada que o seu corpo por mais ou menos 30 minutos.

Faça atividades que promova a contração dos músculos das pernas

Para acabar com o inchaço nas pernas, faça atividades que promova a contração e o relaxamento da panturrilha. Invista em uma boa caminhada, andar de bicicleta, nadar ou até mesmo subir escadas.

Esse tipo de atividades ajuda a combater diretamente e a acabar com o inchaço nas pernas sem que você precise mudar radicalmente a sua rotina diária. Basta trocar o elevador pela escada uma vez por dia e ir caminhando até a padaria por exemplo.

Consuma mais frutas e verduras

Para acabar com o inchaço nas pernas é importante aumentar o consumo de frutas e verduras, pois além de serem alimentos naturais, eles oferecem uma mínima quantidade de sódio que é um dos grandes causadores do inchaço, além de ser grandes fontes de vitaminas.

inchaço nas pernas frutas e verduras

Suco verde para emagrecer combate o inchaço

Além de atuar na regularização dos intestinos, o suco verde para emagrecer combate com sucesso o inchaço nas pernas, pois são fontes ricas em fibras, e age diretamente na aceleração do metabolismo, ajudando também na eliminação de celulites.

Confira agora mesmo os benefícios e as melhores receitas de sucos que emagrecem.

Como acabar com o inchaço nas pernas
5 (100%) 4 votes

5 Comentários


  1. To fazendo um tratamento durante 90 dias com fresubin lipid.e como e que eu faco para cadastrar e sair mais em conta. Tenho que tomar 02 pir dia durante 90dias. Estou com retencao de liquido.estou sendo acompanhada pela nutricionista. Por favor me ajude!

    Responder

  2. Olá, eu tenho vinte anos e tenho um problema com retenção de líquidos, quando tomo chá de ibisco melhora um pouco mas não completamente, já usei meias de compressão mas de nada resolveu vc tem alguma dica, para melhorar essa retenção, sei que o post fala sobre isso, mas eu já fiz tudo isso é nada resolve. Obg

    Responder

    1. Oi Elisa seja bem vinda.
      Primeiro você deve diminuir o sal, compre o sal do himalaia, ou sal marinho.
      Vários estudos descobriram que o aumento da ingestão de sódio leva a uma maior retenção de fluido dentro do corpo.
      Aumente a ingestão de magnésio – fontes de magnésio incluem nozes, grãos integrais, chocolate amargo(apenas 1 quadradinho por dia) e vegetais verdes escuros. Também está disponível como suplemento.
      Fontes de vitaminas B6 – alimentos ricos em vitamina B6 incluem bananas, batata doce, nozes e carne.
      O potássio também ajuda a reduzir a retenção de água de duas maneiras, diminuindo os níveis de sódio e aumentando a produção de urina, tomate e abacate são ricos em potássio.
      Faça os sucos detox antes do café da manhã, e antes das refeições.
      NÃO coma farinha branca e açúcar refinado – Comer carboidratos refinados leva a picos rápidos dos níveis de açúcar no sangue.
      Os níveis elevados de insulina levam o corpo a reter mais sódio aumentando a reabsorção de sódio nos rins (13, 14).
      Isso leva a um maior volume fluido dentro do corpo, exemplos de carboidratos refinados incluem açúcares e farinha branca.
      Abraços depois nos conte seus progressos.

      Responder

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *