Alimentos Integrais Engordam ou Emagrecem?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

alimentos integrais emagrecem

Você sabia que os alimentos integrais podem engordar?

Não é porque são os mais recomendados que devem ser consumidos exageradamente.

Com certeza você já ouviu falar que alimentos integrais são os mais indicados se o intuito é emagrecer e ser mais saudável. Mas preste atenção, porque os alimentos integrais embora sejam mais ricos em nutrientes e em fibras, também são mais calóricos e se consumidos em desequilíbrio na dieta podem engordar e gerar sobrepeso.

Quer um exemplo? O leite integral não é indicado se o intuito é o emagrecimento, isso porque é muito mais rico em gorduras e por isso, a indicação é a substituição pelo semi ou desnatado.

O pão integral é o mais indicado na dieta, mas vale consumir com parcimônia, em excesso pode gerar sobrepeso.

O que vale ser salientado é que o radicalismo deve ficar fora da dieta. É possível desfrutar de todos os grupos de alimentos sem agredir a saúde. Você comeu pão integral no café da manhã, por exemplo, e no almoço come uma porção de arroz branco e não de arroz integral… Ou seja, é importante haver essa alternância, esse ajuste na dieta.

Cuidado sempre com as inscrições diet, light, zero nos rótulos dos alimentos. Às vezes vale mais a pena consumir alimentos sem essas inscrições, mas de maneira equilibrada.

Os integrais são os mais indicados pela riqueza em fibras e para pessoas que desejam emagrecer, esses alimentos colaboram para produzir sensação de saciedade.

Embora sejam mais calóricos, às vezes é preciso pensar com inteligência a longo prazo. Vale mais consumir um integral mais calórico e se sentir satisfeito por mais tempo, do que comer um alimento não-integral menos calórico, mas voltar a sentir fome logo depois, o que poderá fazer com que a pessoa coma alimentos mais calóricos para matar a fome, colocando a dieta em risco.

Procurar se manter informado sobre os nutrientes presentes nos alimentos e a funcionalidade no organismo é essencial. Ter um apoio de especialista é altamente recomendado e pode dar o suporte necessário para essa mudança de hábitos que para a maioria das pessoas é tão árdua.

Daiana Barasa


Ativas Farma: www.ativasonline.com.br

7 Comentários


  1. Muito bom, isto com certeza irá me ajudar muito! Muito Obrigada! (:

    Responder

    1. Oi Vanessa seja bem vinda!!
      Os alimentos integrais são ricos em fibras.
      Na primeira fase do emagrecimento, quando você estiver mudando seus hábitos alimentares, é muito bom você substituir o arroz branco pelo integral.
      Você deve consumi-lo normalmente, coma 1 colher(de arroz não colher normal) de arroz por refeição.
      Para fazer o arroz integral é bem simples – lave – escorra – pique alho e cebola – temperos de sua preferencia – pode fazer um amarradinho com salsinha e cebolinha para colocar mais sabor.
      Frite os temperos na manteiga ( manteiga mesmo não margarina ) – se puder nunca use margarina em casa.
      coloque o arroz, dá uma fritadinha nele, cubra com água já fervida. A única coisa é que você terá que adicionar mais água para que ele chegue ao ponto.
      Ele demora uns minutos a mais, assim que estiver ao dente, desligue o fogo e tampe a panela para ele chegar ao ponto e ficar soltinho.
      A mudança de hábitos alimentares é um passo muito importante, e seu organismo agradece.
      Abraços.

      Responder

  2. Substituir o pão pela bolacha de água e sal integral é bom para emagrecer ou não?

    Responder

    1. Oi Daiana,seja muito bem vinda!!
      A bolacha de água e sal pode ajuda-la a substituir o pão, o importante é você ir tirando a farinha branca da sua alimentação.
      Abraços.

      Responder

  3. Oi tou uma semana na academia eu como 3 ovos cozidos no almoço 1 colher de arroz e 2 batata doce muita salada tou fazendo certo ou errado?

    Responder

    1. Oi Nice seja muito bem vinda!
      Fazendo atividade física, seu organismo vai queimar mais calorias, procure, comer saladas, frutas, e sucos detox, assim você diminui a quantidade de comida.
      Abraços.

      Responder

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *