Como perder a barriga após a gravidez

Tempo de leitura: 13 minutos

Como perder a barriga após a gravidez

Como perder a barriga após a gravidez
Como perder a barriga após a gravidez

Como perder a barriga após a gravidez.

A gravidez é um momento mágico na vida de toda mulher. É quando o corpo se prepara para receber uma nova vida, gerada após um processo de nove meses até o nascimento do bebê.

Nesta fase, muita coisa muda no corpo de uma grávida, além de que a rotina alimentar , o seu corpo muda drasticamente, mulher começa a produzir uma quantidade muito grande de hormônios como o Beta HCG, a progesterona e diversos outros.

As mudanças no corpo

As mudanças no corpo
As mudanças no corpo

À medida que o feto vai crescendo e se desenvolvendo, ele vai ocupando cada vez mais espaço, os órgãos da grávida começam a ser pressionados, e o desconforto é bastante significativo entre a 29ª e a 32ª semana de gestação.

A gravida também sofre muitas vezes com dores nas costas, desconforto para dormir, retenção de liquido, seus pés e mãos incham, entre outros sintomas.

Então, entre a 33ª e a 36ª semana da gravidez, a musculatura e as articulações da pelve se tornam mais flexíveis, até que as contrações começam, o colo do útero se expande e o bebê nasce.

Como perder a barriga após a gravidez

Mas após o nascimento da criança, uma preocupação vem à tona de quem deseja manter uma boa forma. Muitas mulheres acabam ficando com uma barriga um pouco maior que o normal, e isso é um incômodo para quem quer ter uma barriga bem definida.

Saiba que é possível fazer isso, sem prejudicar a sua saúde, e nem a de seu filho. Algumas coisas simples podem ajudar a você que vive com esse dilema agora, e que quer voltar a ter uma barriga sarada novamente.

Rotina de Exercícios durante a gravidez

Rotina de Exercícios durante a gravidez
Rotina de Exercícios durante a gravidez

Com uma boa rotina de exercícios, e estabelecendo uma dieta saudável e adequada, é possível perder a barriga após a gravidez. Vamos trazer dicas sobre como emagrecer após este momento importante, mostrando alguns passos que podem voltar a fazer com que seu corpo fique em forma.

Você pode curtir o momento mais magnífico da sua vida com o seu bebê, e ainda ter uma bela barriga, para melhorar a sua autoestima.


Controle o peso e exercícios físicos durante a gestação

Controle o peso e exercícios físicos durante a gestação
Controle o peso e exercícios físicos durante a gestação

Para quem quer manter um corpo magro após a gravidez, uma dica muito importante é não exagerar na alimentação neste ciclo.

O peso de uma mulher aumenta na gestação, por isso, controla-lo ajuda a facilitar as coisas para emagrecer de forma ideal quando a criança nascer.

Também é recomendável para uma gestante fazer exercícios físicos, para manter sua saúde em dia, e ao mesmo tempo, ficar cada vez mais saudável para o grande momento do parto.

Uma boa ideia é exercitar os músculos do abdome, pois assim, eles ficarão fortalecidos e em breve voltarão à forma antiga, antes da gravidez.

Caso você tenha dúvidas de quais alimentos deve ingerir durante a gravidez, procure seu médico e retire todas as suas dúvidas. Assim você saberá o que pode e o que não pode comer, para que não comprometa nem a sua saúde, e nem com a saúde do bebê que está na sua barriga.

Alimentação saudável na gravidez

Alimentação saudável na gravidez
Alimentação saudável na gravidez

Ter uma boa alimentação é muito importante para uma mulher manter a boa forma, e assim não prejudicar a sua saúde e à criança.

O correto é se alimentar de uma forma equilibrada, em uma rotina alimentar com fibras e alimentos integrais. Isso ajuda a facilitar o trabalho do intestino. Se este órgão funcionar corretamente, a barriga indesejada começará a ser eliminada após a gravidez.

As frutas e os cereais, são fontes ricas de fibras, devem ser consumidos. Com isso, é muito mais fácil ter uma digestão melhor, fazendo seu corpo funcionar naturalmente. Tornando este hábito uma rotina, seu peso vai reduzir de forma considerável já nos primeiros meses de vida de seu filho.

Mantendo uma alimentação equilibrada você vai evitar o acúmulo de gordura em qualquer fase da vida, e não somente no período seguinte ao nascimento de um bebê.

Livre-se de alimentos não saudáveis

Alimentação adequada para gravidez
Livre-se de alimentos não saudáveis

Prefira ingerir alimentos saudáveis, evite os alimentos industrializados, excesso de açúcar, biscoitos recheados, entre outros.

Livre-se de alimentos que não são nada saudáveis e que estão em casa. Devido às constantes amamentações, é possível que em momentos de ansiedade, as mães acabem comendo besteiras, o que pode ser ruim para a criança.

Neste caso, substitua estes alimentos por frutas e legumes, ou por proteínas como carnes, peixes e ovos, por exemplo.

Ter uma dieta saudável é muito importante. Lanches e frutas são muito bons, mas na hora do almoço e do jantar, é primordial se alimentar com comida, de preferência bem preparada e com muitas vitaminas.

Para os petiscos, barra de cereais, fatias de frutas e legumes são uma boa. Se bem preparados, sua fome é saciada da melhor forma possível.

Também é uma boa ideia ter nozes, frutas secas, em sua casa.

Além disso, alimentos ricos em ômega 3 são excelentes para a mãe e o bebê. Peixes como o salmão e a sardinha são muito saborosos e ricos neste nutriente.

Outra dica importante não coma o resto de papinhas do seu filho(a).

Cuidado com as dietas na gestação

Cuidado com as dietas na gestação
Cuidado com as dietas na gestação

Não se deve fazer nenhum tipo de dieta arriscada durante o período de gestação ou de amamentação. Isso porque o seu corpo precisa ter nutrientes saudáveis para proporcionar crescimento, e alimento para o bebê.

Quem está amamentando, não se arrisque em com dietas mirabolantes, com o objetivo de emagrecer, você pode prejudicar a si própria e pode prejudicar seu bebe, por que a criança recebe pelo leite materno, todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento.

A amamentação como ajuda no emagrecimento

A amamentação como ajuda no emagrecimento
A amamentação como ajuda no emagrecimento

O ato de amamentar é um gesto de amor, que possibilita que inúmeras calorias sejam gastas todos os dias.  Mesmo que a mãe se alimente muito bem, o que é recomendável, isso permite que muita energia seja gasta neste momento.

Amamentar emagrece porque a produção de leite promove a queima de uma grande quantidade de calorias, além disso quando o bebê suga o seio, o corpo libera ocitocina, um hormônio que age na contração uterina, fazendo com que o útero contraia e volte ao tamanho normal.

O leite materno ajuda o bebê a se desenvolver de forma saudável, e ainda faz com que as mães possam logo voltar ao seu peso normal.

A amamentação é recomendável por pelo menos seis meses, dá para manter o corpo saudável e bem bonito no simples ato de alimentar o seu bebê.

Pratique Exercícios físicos

Pratique Exercícios físicos
Pratique Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é extremamente importante para que as mães percam a barriga após terem o bebê.  Isso permite a diminuir a quantidade de gordura corporal depois da gravidez.

O ideal é realizar exercícios que visam fortalecer o abdômen e as costas, para que a postura seja melhorada, e assim, evitar as dores nas costas que são frequentes após um nascimento.

Para que uma mãe volte a realizar exercícios físicos depois de dar a luz, o recomendável é iniciar 20 dias após o parto normal, ou 40 dias se o bebê nascer através da cirurgia cesariana.

Mas antes de se iniciar, o melhor a fazer é procurar um médico e verificar se a sua saúde já lhe permite a voltar a fazer algum exercício.

Exercícios que ajudam a perder a barriga

Estes exemplos são para fortalecer os músculos abdominais. Depois da gravidez, eles acabam ficando muito flácidos. E agora, vamos te passar algumas dicas, para que você já possa colocar em prática os seus planos para emagrecer e ter uma barriga saudável mesmo com o nascimento de seu bebê.

Elevação Pélvica

Deite de  barriga para cima, inspire e eleve o quadril contraindo glúteos, coxa e abdômen,   desça mais devagar colocando mais intensidade nos músculos. Este exercício você pode repetir por cinco vezes.

Elevação de Pernas

Elevação de Pernas
Elevação de Pernas

No segundo exercício, deite-se de barriga para cima, e mantenha o tronco parado no chão. Na sequência, você deve elevar suas pernas ao mesmo tempo. Deixá-las elevadas por cerca de um segundo, ao mesmo tempo em que os músculos da barriga estejam contraídos,  em seguida, abaixe-as lentamente para a posição inicial. Este exercício deve ser repetido por cinco vezes.

Elevação das pernas e tronco

Elevação de pernas e tronco
Elevação de pernas e tronco

Deite de costas em um colchonete, com as costas retas e as pernas esticadas.
Suba simultaneamente o seu tronco e as pernas estendidas até que fique sentado com os ísquios (os ossos do bumbum). Mantenha o abdômen contraído, as costas retas e as mãos mais ou menos na altura dos joelhos. Permaneça na posição por 10 segundos e retorne para a  posição inicial. Repita 6 vezes.

 Prancha com perna flexionada

Prancha com perna flexionada
Prancha com perna flexionada

Deite de bruços, flexione as pernas, os cotovelos na linha dos ombros.
Eleve o tronco, contraindo o abdômen no processo.
Mantenha o corpo reto, com cuidado para não deixar a pélvis cair ou levantar o bumbum.
Mantenha por 10 segundos e volte para a posição inicial.
Repita por 6 vezes.

 

Atividades aeróbicas

Mais um exercício que pode ser feito é a prática de atividades aeróbicas, pois isso faz com que você queime muitas calorias e se sinta cada vez mais disposta. Além disso, permite o emagrecimento mais rápido. Práticas leves de esportes, como patinação, corrida e natação também ajudam, e são uma excelente pedida.

Para a prática de alguma atividade física, se você tiver alguma dúvida, procure também uma academia e um personal trainer. Este profissional saberá lhe oferecer algum treino diferenciado, caso seja necessário. Tudo isso ajuda a ter aquela barriga saudável e bela novamente, mesmo após o nascimento de um bebê.

Mas se a academia for cara, dá para você se exercitar de casa. É só reservar um tempo especial para cuidar de si mesma. Os exercícios citados acima são muito práticos, e podem ser feitos de forma bem simples e prática, desde que se faça com segurança e sem correr nenhum risco de se machucar.

Além disso, você pode usar algum dos objetos da casa como auxílio na hora de se exercitar, como cadeiras, mesas, bancos ou colchonetes. Tudo isso para que assim você possa realizar suas atividades físicas da melhor forma possível.

Dicas essenciais para uma melhor qualidade de vida

Tenha uma melhor qualidade de vida para você e o seu bebe
Tenha uma melhor qualidade de vida para você e o seu bebe

Se você teve um filho recentemente, e está preocupada com a sua barriga que não diminui, basta seguir estas dicas. Com uma boa alimentação, amamentando seu bebê regularmente, e indo para a prática de exercícios diários, é possível que em poucos dias você volte a ter uma barriga bem formada e bonita.

Antes de fazer qualquer exercício, não se esqueça de procurar um médico, para ver se o seu corpo já permite fazer algum tipo de atividade física logo após o parto.

Portanto, faça exames e explique sobre a sua intenção de ficar com uma barriga saudável, sem que isso prejudique a sua saúde e também a saúde de seu filho – que também estará amamentando durante os seus primeiros meses.

Eleve sua Autoestima

Você saudável e com a auto estima elevada
Você saudável e com a auto estima elevada

Estar saudável e com o corpo em forma pode fazer bem para a sua autoestima. Ter um filho é uma alegria imensurável, e não precisa ser necessariamente um sinônimo de que o seu corpo nunca mais será o mesmo.

Basta ter a vontade de entrar em forma, e de estar focada neste objetivo logo após o nascimento de seu bebê. Pois assim, você pode voltar a estar tão bela como antes da sua gravidez.

Cuide bem do seu corpo. Fique atenta para as dicas e aproveite. Você pode se cuidar para ter uma barriga saudável ao mesmo tempo em que cuida do seu bebê. É uma experiência incrível a de ser mãe, e vale muito a pena. Mas o que realmente importa é a de ser feliz, e se sentir bem com seu corpo.

Gostou das dicas? Agora é pôr em prática tudo o que foi aprendido aqui, e, assim, ter o corpo que deseja após ter seu bebê. Fique ligado nas próximas lições para uma vida saudável que vamos apresentar por aqui.