Como melhorar o condicionamento físico

Tempo de leitura: 14 minutos

Como melhorar o condicionamento físico

Como melhorar o condicionamento físico
Como melhorar o condicionamento físico

Como melhorar o condicionamento físico.

Muita gente define esse termo como o quanto o corpo aguenta ou não uma atividade física, e o conceito pode até girar em torno disso, mas na verdade se trata de algo mais específico.

Além disso, muita gente não gosta de praticar exercícios justamente por não terem disposição. O que elas não sabem é que essa disposição pode ser adquirida através de práticas que ajudam a melhorar o condicionamento físico.

E é sobre isso que você vai aprender hoje.

Melhorar o condicionamento físico é importante

Melhorar o condicionamento físico é importante
Melhorar o condicionamento físico é importante

Uma pesquisa feita ainda esse ano pelo IBGE, chamada Prática de Esportes e Atividades Físicas, revela que somente 40% dos brasileiros tem o hábito de realizar exercícios físicos.

Não é uma porcentagem tão baixa, mas ainda assim, a grande maioria das pessoas sedentárias acredita não gostar de exercícios porque não tem condicionamento físico desenvolvido.

E se você faz parte desse grupo de pessoas, ou tem intenção de incentivar uma delas a praticar exercício, agora vai descobrir como aumentar o condicionamento físico e desenvolver o interesse pela prática de exercícios.

O primeiro passo é se exercitar

O primeiro passo para melhorar o Condicionamento físico é se exercitar.
O primeiro passo para melhorar o Condicionamento físico é se exercitar.

Ainda que você ache que não goste disso, se quer melhorar seu condicionamento físico, esse é o primeiro passo.

Mas, mesmo para quem já pratica exercício físico, e quer desenvolver sua habilidade quanto a isso, é  importante que você se exercite de forma progressiva.

Como me exercitar de forma progressiva?

Os exercícios devem ser feitos de uma maneira variada, de forma que a sua intensidade vá aumentando.


Isso porque o corpo se acostuma fácil com uma atividade física que é realizada todos os dias, por isso, quanto mais você o submete a esforços, mais capacidade física ele terá.

Procure intercalar os exercícios

Procure intercalar os exercícios, para conseguir um melhor condicionamento físico.
Procure intercalar os exercícios, para conseguir um melhor condicionamento físico.

Exercícios aeróbicos são tão importantes quanto trabalhar os músculos.

Portanto, procure intercalar, fazendo um dia dedicado a um exercício aeróbico de alta intensidade, e no outro, exercícios que trabalham a musculatura.

Tempo

A intensidade do treino deve ser alterada a cada duas semanas.
A intensidade do treino deve ser alterada a cada duas semanas.

Normalmente, a intensidade do treino deve ser alterada a cada duas semanas, que é o período que o corpo leva para se acostumar com o que há de novo. Mas, isso pode variar de caso para caso.

Se você é acompanhado por um profissional, e ele te recomenda outra alternativa, levando em conta seus objetivos, então você deve seguir as recomendações.

Mas, também pode aumentar a carga do seu treino à medida que for percebendo que os exercícios estão ficando fáceis de concluir do que antes.

Descanso é importante

Descanso de atividades físicas é importante, descanse pelo menos uma vez por semana.
Descanso de atividades físicas é importante, descanse pelo menos uma vez por semana.

Embora a prática regular de exercícios seja fundamental para conseguir melhorar o condicionamento físico, o descanso também é algo necessário, e precisa receber a importância que realmente tem.

Muita gente não leva a sério o fato de que o corpo precisa de descanso. Nosso corpo funciona como uma máquina, mas, quando sobrecarregado, vai apresentar algum tipo de defeito. Por isso, o ideal é que você tire um dia de descanso de atividades físicas.

As consequências de não dar esse tempo ao corpo é o regresso de tudo o que você já conseguiu, e, além disso, você pode ter dores musculares ou desenvolver sérios problemas de articulação.

Outras alternativas para um bom condicionamento físico

Se você tem interesse em aumentar o seu condicionamento físico, mas por algum motivo não pode praticar exercícios intensos todos os dias, existem práticas diárias que podem te ajudar a desenvolver essa melhora no condicionamento.

Quais são essas alternativas?

Pequenas atitudes, fazem uma grande diferença a longo prazo. Comece hoje mesmo, a ter uma melhor qualidade de vida.
Pequenas atitudes, fazem uma grande diferença a longo prazo. Comece hoje mesmo, a ter uma melhor qualidade de vida.

Pequenas atitudes, fazem uma grande diferença a longo prazo. Experimente trocar o açúcar refinado por mel, ou algum adoçante se aspartame. Ao invés de ir até a padaria de carro, vá a pé.

Deixe seu carro longe quando for fazer compras em um supermercado, assim você vai fazer ruma caminhada e ainda levar um carrinho.

Caminhar na hora do seu almoço, voltar ou ir para o trabalho a pé ou de bicicleta.

Passeios com as crianças, leva-las ao parque, empinar pipas, são ótimas formas de se exercitar.

Levar seu animal para dar uma voltinha.

Se você mora em prédio, deixe de lado o elevador e comece a usar as escadas. Se você passa a maior parte do seu dia sentado, procure levantar de vez e quando e fazer um breve alongamento.

Cuide da alimentação

Cuide da sua alimentação
Cuide da sua alimentação

Muita gente não sabe, mas o modo como uma pessoa se alimenta influencia muito no seu condicionamento físico. Nosso corpo precisa de uma quantidade certa de calorias, vitaminas e nutrientes, e tudo isso em excesso só será armazenado, resultando no acúmulo de gordura, por exemplo.

Você já deve imaginar quais tipos de alimentos devem ser evitados, não é mesmo? Frituras, alimentos açucarados, refrigerantes, alimentos gordurosos e carboidratos em excesso. Isso porque a gorduras ruins, açúcar em grandes quantidades comprometem o desenvolvimento físico, então, devem ser evitadas o máximo possível.

O que comer?

Faça uma reeducação alimentar. Prefira alimentos naturais.
Faça uma reeducação alimentar. Prefira alimentos naturais.

Para que você tenha uma melhora significativa no condicionamento físico, deve fazer uma reeducação alimentar. Prefira alimentos naturais aos industrializados, sempre.

Substitua os lanches práticos industrializados, como biscoitos de farinha branca por frutas, o refrigerante por água, o arroz ou macarrão por legumes.

Você deve aumentar o consumo de vegetais, de frutas e proteínas magras.

Para facilitar

Reeducar a alimentação para melhorar o condicionamento físico é fundamental, mas não quer dizer que seja fácil. Além disso, uma reeducação não é uma dieta, porque ela não tem um prazo para acabar.

A princípio essa mudança pode causar estranheza, mas se você preparar suas refeições com antecedência, facilita, pois na hora de comer elas já estão prontas, o que evita que você caia em tentação.

Beba muita água

Beba muita água
Beba muita água

E já que alimentação é importante para melhorar o condicionamento físico, saiba que beber água não fica fora disso.

Nosso corpo precisa de dois litros de água por dia, para se manter hidratado e poder potencializar suas funções básicas.

Portanto, ao beber água você faz um favor a si mesmo, principalmente porque está se exercitando, o que faz você suar. A ingestão da quantidade certa de água vai devolver o líquido “perdido” para o seu corpo.

Cuidado com o que come à noite

Cuidado com o que você come a noite.
Cuidado com o que você come a noite.

Outra dica importante para quem está trabalhando no desenvolvimento do condicionamento físico, é que fique atento com o que consumir à noite.

Isso porque nessa hora, o seu corpo já não tem mais tempo de metabolizar o que você ingere, já que está próximo da hora de dormir.

Por isso, se você come algo muito pesado à noite, vai levar todas as calorias daquilo para a cama, o que, a longo prazo, prejudica seu treino e faz com que você perca tudo o que já conseguiu.

Treino pela manhã

Treinos pela manhã te ajudam a ter mais disposição o dia todo.
Treinos pela manhã te ajudam a ter mais disposição o dia todo.

Se o momento que você escolhe para treinar é logo quando acorda, então é muito importante que você invista em um bom café da manhã.

Mas, não confunda um bom café da manhã com um café da manhã pesado. Você não precisa comer três pães, por exemplo. Uma boa dica de café da manhã é comer frutas e proteínas. Nesse caso você tem várias opções, como ovos mexidos e meio mamão, por exemplo.

Se você tem o hábito de tomar café preto, não tem problema. Mas, não adoce com açúcar refinado, procure substituir isso por adoçante sem aspartame, ou mesmo uma colher de mel, ou açúcar cristal ou Demerara.

Benefícios

Você sabe quais tipos de benefícios a melhora no condicionamento físico pode trazer para sua vida? Eles são muitos, e você vai conhecer um pouco mais sobre alguns dos principais.

Menor risco de problemas musculares

Quando você tem um melhor condicionamento físico menos riscos problemas musculares.
Quando você tem um melhor condicionamento físico menos riscos problemas musculares.

Para melhorar o condicionamento físico é preciso exercitar a musculatura de forma progressiva, certo? Isso vai fazer com que seus músculos se fortaleçam muito, e por essa razão, as chances de você ter problemas com isso caem bastante.

Não é qualquer dorzinha nas costas, por exemplo, que vai te derrubar. Além disso, para que ela surja será preciso que você realmente tenha se machucado feio.

Consumo reduzido de remédios

Os remédios devem sempre ser consumidos com receita médica.
Os remédios devem sempre ser consumidos com receita médica.

E se você tem o corpo fortalecido e não está tão sujeito a dores quanto as pessoas sedentárias, então o consumo de analgésicos também será bem menor, o que é ótimo.

Estudos feitos já confirmam que analgésicos causam dependência. Além disso, o uso constante desse medicamento podem causas doenças renais ou até mesmo AVC.

Mais disposição

Melhorar o condicionamento físico não é só para que se possa praticar cada vez mais exercícios. Ela também faz com que atividades do dia a dia se tornem mais fáceis, e você tenha mais disposição para enfrentar a rotina.

Isso porque como seu corpo já está acostumado com exercícios de alta intensidade, ele não vai se sentir cansado com outras atividades que não exigem tanto do condicionamento.

Endorfina

Endorfina - Produzida pela glândula hipófise, coposta de 31 aminoácidos. Ajuda no combate ao estresse, pois tem ação analgésica e relaxante, quando liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhora o estado do humor e alegria.
Endorfina – Produzida pela glândula hipófise, coposta de 31 aminoácidos. Ajuda no combate ao estresse, pois tem ação analgésica e relaxante, quando liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhora o estado do humor e alegria.

Além disso, quando nos exercitamos, nosso corpo produz endorfina, que é popularmente conhecida como o “hormônio da felicidade”, e essa é a principal razão pela qual você se sente mais disposto e energizado.

Melhora na autoestima

Melhora nossa autoestima e nos dá uma sensação de bem-estar .
Melhora nossa autoestima e nos dá uma sensação de bem-estar .

Se você trabalha duro, com comprometimento na melhora do seu condicionamento físico, então vai perceber uma melhora na sua autoestima em pouco tempo.

E não há nada melhor para melhorar nossa autoestima quando percebemos que estamos chegando perto do nosso objetivo, não é mesmo? Isso faz com que nos sintamos motivados para continuar com foco.

Previne doenças cardiovasculares

Estudos afirmam que gastar calorias, regularmente, faz com que sejam reduzidas drasticamente as chances de doenças cardiovasculares.

E à medida que uma pessoa gasta mais calorias, menores vão ficando os riscos. Mas, isso só vale para quem se exercita com frequência!

Convívio com outras pessoas

Se você vai até uma academia, todos os dias, para se exercitar, então vai conviver com pessoas que, todos os dias, estão no mesmo local que você.

Isso aumenta suas chances de fazer novos amigos, conhecer outras pessoas, suas histórias e quem sabe até começar a treinar com alguém todos os dias.

Muita gente treina com amigos na academia e diz que isso faz com que se sintam muito mais motivadas. Você vê o progresso do outro, o que te faz querer progredir também.

Regula o apetite

Se você é daqueles que sente fome o tempo todo, ou não sente e por isso passa horas sem comer, então praticar exercícios para melhorar o condicionamento físico, com certeza, vai mudar essa situação.

Comer demais e comer de menos

Isso porque, no caso de quem não come direito, vai te fazer gastar mais calorias, o que demanda que o corpo as reponha, pelo menos a quantidade necessária, e você vai sentir mais fome do que o normal.

E no caso de quem não consegue controlar o quanto come, é simples. A prática de exercícios vai fazer com que você emagreça, porque você vai gastar mais calorias do que normalmente gastaria se não praticasse exercícios.

Mas, além disso, você se sentirá mais motivado em não comer demais, porque verá os resultados do seu esforço.

Longevidade

Longevidade com saúde
Longevidade com saúde

Melhorar o condicionamento físico através de atividades físicas aumenta a longevidade. Isso porque se você cuida do seu corpo, quer dizer que ele vai durar mais, correto? O raciocínio é simples.

Quanto mais você fortalece seus músculos e ossos, menos chances eles terão de ser frágeis na velhice.

Além disso, existem muitas pessoas na terceira idade que fazem atividades físicas, ainda que elas tenham que ser realizadas com menos intensidade.

Melhora a respiração

Respire pelo nariz e solte o ar pela boca.
Respire pelo nariz e solte o ar pela boca.

Essa é uma grande vantagem, principalmente para pessoas que sofrem com problemas respiratórios, como a rinite, por exemplo.

Para melhorar o condicionamento físico é preciso realizar exercícios aeróbicos que exigem que os pulmões trabalhem como nunca.

Isso faz com que a pessoa sinta os benefícios ao longo do dia, e principalmente na hora de dormir. É como se sua capacidade de respiração aumentasse.

Reduz riscos de obesidade

Um em cada 5 brasileiros é considerado obeso.
Um em cada 5 brasileiros é considerado obeso.

Segundo o levantamento feito esse ano pelo Ministério da Saúde, um em cada cinco indivíduos brasileiros está acima do peso.

A prática de atividades físicas é uma das formas de prevenir a obesidade.

Isso porque promove maior gasto calórico, e o corpo desenvolve mais potência para metabolizar o que é ingerido.

Como manter o foco?

Como foi dito antes, para melhorar o condicionamento físico é preciso praticar exercícios de forma progressiva, ou seja, ficarão cada vez mais intensos e é aí que as pessoas sentem dificuldade de manter o foco.

A dica é sempre procurar uma motivação, seja ela encontrada em uma pessoa que você admira ou no fato de você sempre querer vencer novos desafios.

Melhorar o condicionamento físico pode ser difícil à medida que o tempo passa, mas os benefícios, com certeza, compensam essa dificuldade.