13 Alimentos para acabar com a Celulite [E o que Evitar]

Tempo de leitura: 21 minutos

melhores alimentos para acabar com a celulite

Melhores alimentos para acabar com a Celulite

Aquelas marquinhas e furinhos encontrados na região das nádegas e coxa são conhecidos como celulite.

E isso é muito comum no corpo feminino, causando muita preocupação em relação de o que se fazer para conseguir eliminá-las, fazendo com que muitas busquem outros meios de mudarem a sua dieta em busca de alimentos para acabar com a celulite.

Apesar de ser muito comum no corpo feminino, cerca de 98% dos casos, a celulite também pode ser encontrada no corpo masculino.

A Celulite está associada a gordura Corporal

Isso tende a ser associado em relação à gordura corporal em ambos os corpos ao ponto que, em alguns casos, pessoas com menos gordura corporal tendem a ter celulites menos visíveis.

Por ser uma alteração no corpo muito visível, afetando a estética da região, ela costuma afetar a autoestima de algumas mulheres.

Isso faz com que a busca por métodos para diminuir ou até mesmo eliminá-las seja um dos tratamentos estéticos mais procurados.

Entretanto, por ser uma resposta do corpo a excessos, a celulite pode ser tratada de uma maneira natural, com alimentos para acabar com a celulite.

O que é Celulite?

celulite

Mas antes que você saia buscando comer o que vier na frente, sem nem mesmo saber se fará bem ao seu organismo, só para tentar diminuir o seu grau de Celulite, é necessário que você entenda o que ela é de fato.

Como um filósofo disse uma vez o, se quer derrotar seu inimigo é preciso conhecê-lo antes.

A celulite é uma alteração na pele, que comumente é associada a casca de laranja devido às ondulações e depressões que ela forma na pele.

A Celulite é associada ao acúmulo de gorduras 

celulite gordura

Apesar de seu nome cientifico, lipodistrofia ginoide, faça com que se acredite que ela seja uma doença de pele, ela nada mais é que a resposta do seu corpo ao acúmulo de gorduras na região da derme.

A derme é a camada do meio, na divisão das camadas da nossa pele, e é nela que é concentrada a gordura que foi projetada pela hipoderme, camada mais baixa da pele.

Essa gordura costuma ser produzida e expelida pelo sistema linfático, que mesmo com o trabalho de devolver essas substâncias ao sangue a partir de todo o seu sistema circulatório, acaba enfrentando dificuldades devido a contrações musculares.

Por isso, devido ao excesso e a dificuldade de absorção de gorduras, elas acabam sendo jogadas para camadas mais altas da pele e formando essas ondulações e depressões.

As divisões da Celulite

Com essas gorduras subindo para derme e desnivelando essa camada, ela acaba sendo categorizada em dois tipos, com 4 graus de intensidade.

Grau 1

O primeiro tipo é associado aos buracos na pele, alguns associam à imagem de colchão, e são visíveis quando a pele é comprimida, como quando se cruza a perna e você consegue visualizar as depressões na região da coxa.

Grau 2

O segundo tipo recebe o nome popular de casca de laranja, que é um conglomerado dessas ondulações feitas de gordura, chegando a formar vários nódulos nessa região.

Muito comum em mulheres com mais de 30 anos, chegando a afetar 90% da população feminina.

Em ambos os casos, elas se dividem em 4 graus indicando a quantidade de gordura que se acumula na região.

O primeiro grau aparente é o mais difícil de se notar, pois muitos casos de celulite no segundo grau.

Nesse grau, só se é perceptível os aglomerados de gordura quando a pele é contraída de alguma foram. Inicialmente são como pequenas ondulações e pequenos furinhos na região das nádegas e coxas

O segundo grau já se torna mais perceptível, indicando que mais e mais gordura esta se acumulando.

Nesse caso, mesmo sem a pele estar contraída, as ondulações já são perceptíveis.

Ainda nesse grau pode haver retenção de líquido nas células de pele, podendo gerar um pequeno desconforto na área.

Grau 3

O terceiro grau pode trazer algumas complicações, pois o acúmulo de gordura já é bastante causando a aparições de nódulos na região.

Em alguns casos, pode-se ter o relato de esses mesmos nódulos causarem algum tipo de dor.

Se no terceiro grau já tornava as coisas preocupante, o quarto grau implica ainda mais a necessidade de procurar um tratamento para diminuir celulites, mesmo que seja por alimentos para acabar com a celulite.

Grau 4

No quarto grau, o acúmulo de gordura nos nódulos já é tão concentrado que acaba tornando a celulite dura, gerando grande incômodo.

Devido esse acúmulo é muito provável que edemas sejam visíveis, ou seja, inchaço na região. Isso se dá também pela complicação da circulação do sistema linfático.

Causa da Celulite

celulite causas

Sabendo que a celulite é o acúmulo de gordura na derme e que uma das causa é justamente a má circulação do sistema do sistema linfático, o que mais pode causar celulite?

Afinal, a gordura produzida naturalmente pelo corpo por si só não é capaz de chegar ao quarto estágio de celulite, mesmo com um sistema linfático lento, pois o mesmo ainda seria capaz de limpar parte dessa gordura.

O acúmulo de gordura está ligado a uma má alimentação

Sendo assim, esse acúmulo de gordura está ligado a uma má alimentação, com uma dieta rica em gordura.

Pessoas com um metabolismo mais lento acabam não processando rapidamente alguns nutrientes e gorduras, ajudando nesse acúmulo.

Por isso, com uma boa alimentação, você pode achar alimentos para acabar com a celulite.

Alterações hormonais e sedentarismo 

Alterações hormonais e o sedentarismo são outro fator que acaba afetando no acúmulo de gordura, sendo outro fator agravante para a causa de celulites.

A desidratação também se apresenta como outro agravante para o acúmulo de gordura e na formação de celulites.

Uma coisa que se deve levar em consideração é o fato de que deve se existir um equilíbrio entre a massa muscular e a gordura corporal.

Uma medida saudável de gordura para se manter o equilíbrio e diminuir o risco de ter celulites varia entre até 25% de gordura corporal para as mulheres e 15% para os homens.

Outros fatores que podem resultar em Celulite

Por isso, mesmo em pessoas mais magras que possuam uma taxa de gordura corporal maior que o limite, também vão apresentar ao menos o primeiro grau de celulites.

Um fator que auxilia na formação de celulites é o uso de roupas apertadas.

O uso contínuo de roupas apertadas acaba fechando alguns vasos do sistema linfático, impedindo que ela possa circular e levar a gordura, fazendo com que aos poucos ela vá se acumulando nessas regiões que estão sendo contraídas e pressionadas pelo tecido.

Outro fator que acaba afetando na aquisição de celulites é a idade, devido a diminuição na produção de colágeno.

Assim, com as fibras elásticas do tecido conjuntivo ficando mais frouxas, acaba fazendo com que células adiposas se acumulem na derme, fazendo com que as celulites fiquem ainda mais visíveis.

Devido à distribuição de gordura se controlada por uma enzima chamada lipoproteína lípase, as regiões que possuam maior concentração dessa enzima terão maior acúmulo de gordura.

Isso explica o motivo de as mulheres possuírem celulites na região das nádegas e coxas, devido ao sua grande taxa de concentração da enzima LPL.

Alimentos para acabar com a celulite

E depois de entender o que é a celulite e quais são as suas causas, esta na hora de descobrir quais alimentos você pode usar para acabar com essa inimiga da sua pele.

1) Salmão

salmao

Esta comida saudável definitivamente irá ajudá-lo a se livrar da celulite.

De acordo com Joshua Zeichner, MD, diretor de pesquisa de cosméticos e clínicos em dermatologia do Sinai em Nova York, “o salmão é rico em antioxidantes, que quebram as células de gordura na celulite”.

Os ácidos graxos ômega-3 contidos no salmão “reduzem o apetite e inflamação de baixo nível e consertam e fortalecem tecido e fibras da pele”, diz Lori L. Shemek, PhD, consultor nutricional certificado na área de Dallas.

Isso resulta em uma diminuição na acumulação de toxinas dentro dos vasos sanguíneos e melhora o fluxo de sangue, o desperdício cativado nos tecidos que empurram contra a pele.

2) Sementes de girassol

sementes de girassol

“Elas são as novas nozes”, diz a nutricionista Rania Batayneh, autora do livro The One Diet.

As sementes de girassol são uma fonte muito boa de vitamina E, potássio e zinco, bem como a vitamina B6, ótimo para combater os nódulos.

“Não só o B6 ajuda a metabolizar proteínas que fortalecem e reparam o tecido conjuntivo”, diz Batayneh, “mas também é um diurético natural, eliminando o excesso de água e inchaço que podem tornar a celulite mais visível”.

3) Pimenta e Pimenta de Caiena

“A vitamina B6 destas pimentas restaura e fortalece o tecido conjuntivo, tornando-os uma arma excelente na luta contra os estilhaços indesejados”, diz Batayneh.

De acordo com alguma pesquisa, a capsaicina de pimentas quentes pode aumentar o seu metabolismo em até 25% durante três horas depois de as comer, diz o Dr. Shemek.

Isso ajuda a fazer seu corpo queimar calorias de forma bastante eficiente, o que ajuda ainda mais na perda de gordura.

Também aumenta a circulação sanguínea, elimina as toxinas e também reduz os depósitos de gordura sob os cabos conectivos, diminuindo a aparência ruim.

4) Berries

Amoras e mirtilos estimulam a produção de colágeno, criando, portanto, novos tecidos de pele, diz o Dr. Shemek. Isso ajuda a melhorar o tom e a textura da pele.

Mas não é isso: existem antioxidantes contidos nessas berries, que quebram gordura associada ao tecido conjuntivo. “Isso permite que a pele fique gorda embaixo dela e não empurre para a frente e pareça irregular”, diz Dr. Zeichner.

5) Chá verde e ervas

cha verde e ervas

“O ingrediente ativo Epigallocatechin galate, ou EGCG, em chás verdes, de dente-de-leão e gengibre, acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura”, diz o Dr. Shemek.

Isso, como resultado, bloqueia a expansão das células de gordura que causam celulite.

Além disso, a pequena quantidade de cafeína do chá funciona com galato de Epigallocatechina (EGCG) para limpar as toxinas e desidratar a gordura, o que reduz as células de gordura empurrando contra a pele e diminui a fricção, diz Karlene Karst, uma dietista registrada em Vancouver.

A questão agora surge, por que não tomar café em vez disso? É porque as quantidades mais elevadas de cafeína contidas no café desidratam você demais, resultando em seu corpo para segurar líquidos e toxinas que aumentam a gordura sob a pele.

6) Vinagre De Cidra De Maçã

O vinagre de cidra de maçã é incrível para se misturar em molho de salada e suco, o potássio, o magnésio e o cálcio de vinagre “eliminam as toxinas e aliviam a retenção de água em torno das coxas e do estômago”, diz o Dr. Shemek.

O resultado: inchaço reduzido e celulite. “Também ajuda a eliminar os hormônios do estresse, desintoxicar seu fígado e reequilibrar a produção de estrogênio, o que contribui para reduzir ou reverter a celulite”, acrescenta.

Além disso, o vinagre de cidra de maçã também pode ajudá-lo a perder peso. Quanto menor a gordura, menos são os inchaços.

7) Azeite

“Um grande erro que todas as mulheres fazem: temendo gordura”, diz Stella Metsovas, uma nutricionista clínica na Califórnia.

O óleo de oliva fornece o corpo com gorduras e polifenóis monoinsaturados, não muito processados, que ajudam a manter sua tireóide saudável.

Um bom funcionamento e correção tireoidiana melhora o metabolismo, queima gordura e estimula as células que compõem a pele – todas as coisas que reduzem a expansão das células gordurosas e engrossam a pele para cobrir as abas.

“Cozinhe o azeite a baixas temperaturas em vegetais ricos em fibras durante o dia”.

8) Chocolate amargo

chocolate

Boas notícias para chocólatras!

Você não precisa deixar seu doce favorito para ter uma pele mais lisa e firme. “O cacau natural está cheio de antioxidantes, que quebram gordura na celulite e melhoram a função de todas as células“, diz Karst.

A cafeína ajuda na desidratação de células de gordura sob a pele, o que ajuda a equilibrar a superfície.

O cientista recomenda que satisfaça sua vontade de doce com 1 quadrado ou onça de pelo menos 80% de chocolate escuro por dia para metabolizar a gordura, a fim de manter a pele livre de covinhas.

9) Húmus

Húmus

Esta disseminação saudável é um alimento com baixo índice de glicemia, o que significa que seu corpo pode usá-lo prontamente para obter energia “, resultando em células de gordura menores e uma diminuição da aparência ou prevenção da celulite”, diz o Dr. Kominiarek.

No entanto, não há um componente específico de Húmus que elimine a celulite mais, o alimento adiciona apenas uma pequena quantidade de glicose ao sangue, o que resulta em uma liberação mínima de insulina.

Como a insulina é um hormônio de armazenamento de gordura, comer alimentos com baixa glicemia resulta na prevenção da expansão de células de gordura e, portanto, causa uma diminuição na produção de celulite.

10) Açafrão

Açafrão

“O azafrão contém ingredientes anti-inflamatórios que desencorajam a expansão das células gordurosas”, afirma Alan Roberts, PhD.

Sob a forma de tempero ou líquido pode conter seu apetite e aumentar o fluxo de sangue entre os tecidos.

“Impulsionar a circulação pode reduzir a celulite aumentando o tom muscular sob a pele, eliminando as imperfeições na superfície e criando uma pele mais forte e suave”, diz ele.

O Dr. Robert sugere que, para desfrutar de uma refeição saudável, você também pode incluir o açafrão em fatias de abacate ou adicioná-lo ao seu molho de salada favorita.

11) Coentro

Esta erva promove a desintoxicação, ajudando a remover metais pesados ​​do corpo, esses metais pesados ​​tendem a se esconder em células de gordura.

Estes metais pesados podem perturbar a função do tecido normal e, como resultado, impedir que seu corpo recuperar e funcionando corretamente.

Redução nas toxinas em seu corpo e também pode ajudar a se livrar do excesso de gordura armazenada, o que pode ajudar a reduzir a produção de celulite.

Bônus: Este botânico irá aumentar a imunidade e diminuir a frequência de resfriados.

12) Salsa

Esta erva é incrivelmente rica em energia. No entanto, ele é muitas vezes empurrado para o lado do prato das pessoas, mas não só as suas funções estão limitadas a fazer suas refeições bonita.

Além de ajudar o corpo a se livrar de toxinas, ele age como um diurético. 

Além disso, o que ajuda a limpar os seus rins, resultando daí a prevenção de inchaço e retenção de līquido.

Salsa é uma fonte muito rica também de vitaminas A, C e E, nutrientes, que são necessários para uma pele saudável e brilhante. A pele vibrante ajuda a suavizar a aparência da celulite.

13) Trigo sarraceno

Trigo Serraceno é um grão inteiro muito fácil digestão, que queima gordura lentamente.

Este grão é bastante rico em vitaminas do complexo B, e é também uma proteína completa.

Este nutriente é extremamente importante também na sua luta contra a celulite, pois ajuda espremer para fora das células as toxinas de gordura.

Se você precisar de mais alguma razão para olhar para este grão, ele é um aminoácido que é que ajuda a reparar o tecido corporal e colágeno.

Outras dicas de alimentos para acabar com a Celulite

colágeno

Alguns dos alimentos para acabar com a celulite que você consumir são alimentos ricos em colágeno.

O colágeno é responsável pela renovação das células, fazendo com que elas se mantenham juntas.

Ainda na pele, ele é responsável para impedir que ela absorva toxinas e microrganismos danosos.

O colágeno também esta relacionado à elasticidade das células, principalmente às células da pele, fornecendo ainda firmeza à ela.

Alimentos como gelatinas e algumas carnes são ricos em colágeno. Ou seja, até mesmo aquela gelatina de morango depois do almoço pode te ajudar no combate às celulites.

As vitaminas C e E, junto ao selênio, zinco e silício, são nutrientes que ajudam na produção de colágeno para o corpo e o consumo desses alimentos pode aumentar a produção de colágeno e virar a luta contra as celulites.

Frutas cítricas podem ajudar na produção de colágeno

Sendo assim, várias frutas cítricas e outras frutas vermelhas, como o morango, podem ajudar na produção de colágeno ao serem consumidos.

Alimentos anti-inflamatórios também são uma boa pedida para combater as celulites.

Devido aos graus mais elevados do problema poderem causar algumas infecções, esses alimentos podem ajudar combatê-las. Além disso, muitos desses alimentos possuem outros nutrientes que ajudam na produção do colágeno.

Peixes ricos em ômega 3, algumas frutas vermelhas e alguns vegetais, como o brócolis e o repolho, são ótimas pedidas para se consumir com o intuito de frear as celulites.

Alimentos antioxidantes também entram na lista de combatentes de alimentos para acabar com a celulite.

Assim como os anti-inflamatórios, eles também possuem outros nutrientes que ajudam na produção do colágeno.

Além disso, eles também são conhecidos por combater o mau colesterol na corrente sanguínea, mantendo ela funcionando corretamente.

Ao consumir cenouras, laranjas, tomates e pêssegos, você estará ingerindo vários desses nutrientes e seus efeitos antioxidantes, ajudando na luta para conseguir eliminar as celulites, até mesmo nas graduações mais altas.

O consumo de alimentos ricos em fibras, como a aveia, quinoa e alguns outros com suas versões integrais, também ajuda no combate à celulite.

Isso se dá pelo fato de eles ajudarem no funcionamento intestinal, que por sua vez, quando apresenta algum problema como prisão de ventre, acaba afetando o sistema da circulação linfática.

Esses alimentos também ajudam no trabalho de formar massa magra no corpo, que é um outro método de manter o equilíbrio entre a gordura corporal e a massa do corpo.

Alimentos que se deve evitar

Mas de nada adianta quais saber os alimentos para acabar com a celulite se você ainda consume aqueles que ajudam na produção das mesmas.

Por isso você precisa mudar a sua dieta e começar a evitar certos alimentos, como por exemplo:

    • Alimentos industrializados, devido a estarem sempre cheios de gorduras trans e gorduras saturadas.

    • Outros alimentos que possuem altas taxas de sódio também devem ser evitados a todo custo, como macarrão instantâneo, lasanha congelada, temperos prontos, hambúrguer e até mesmo o pãozinho francês de cada dia. 
    • Alimentos cheios de açúcar também devem ser evitados, assim como as bebidas industrializadas gaseificadas. Assim é recomendável que se evite o consumo de doces industrializados e refrigerantes, para conseguir ter maiores vantagens na batalha contra as celulites.
    • O consumo de álcool, mesmo sempre sendo recomendável que não seja consumido, também aumenta a produção de celulites. Pois o mesmo acaba liberando cortisol, que atua no corpo retendo mais gorduras e ainda quebrando as fibras do músculo. Não é à toa que a expressão barriga de chop ficou tão conhecida.

Além disso, o álcool também diminui a produção de testosterona, que é um hormônio que ajuda na queima de gorduras.

Outro fator negativo do Álcool é o fato de ele desidratar o corpo e uma das causas da celulite é justamente um corpo com má hidratação.

Outros dicas para acabar com a Celulite

É importante lembrar que não só de alimentos ricos em colágeno viverá aqueles que querem combater as celulites.

É sempre recomendável que junto à essa mudança na dieta, a pessoa também adicione à sua rotina a pratica de exercícios específicos, para assim potencializar o efeito dos nutrientes adquiridos nesses alimentos e ainda tirar um fator de risco para desenvolver celulites, que é o sedentarismo.

Além disso, ao lembrar do fator do equilíbrio da gordura corporal com a massa magra do corpo, a pratica de exercícios físicos pode ajudar na queima das gorduras e ainda ajudar na produção de massa magra ao exercitar os músculos, essa é uma dica essencial.

Exercícios aeróbicos acabam se tornando um ótimo aliado para aqueles que estão querendo retirar aquelas celulites, justamente por queimarem muitas calorias e reduzir as gorduras acumuladas.

Para as gorduras localizadas, como no caso das mulheres que a gordura tende a se concentrar na região dos quadris e coxas, exercícios que trabalham essa região são ótimos aliados.

Podendo tonificar e fortalecer esses músculos, criando mais massa magra e diminuindo o espaço para que a enzima LPL fique estocando gordura nessa região.

Algumas massagens, realizadas com o intuito de ajudar a circulação do sistema linfático, também podem ajudar no processo de eliminação de celulites.

Adeus Celulite Download PDF Grátis

O livro A Verdade sobre a Celulite vai te ensinar como acabar com a Celulite de verdade, são 40 páginas explicando tudo sobre celulite, exercícios a serem evitados, o que piora a celulite, exemplos de alguns exercícios e também com outras dicas para que você possa dar Adeus à Celulite.

Ao baixar o ebook, você pode começar agora mesmo a sua transformação com um método que já ajudou centenas de milhares de mulheres a eliminar aqueles furinhos indesejados.

 

 

Clique aqui para fazer o download do ebook “A Verdade Sobre a Celulite”.

13 Alimentos para acabar com a Celulite [E o que Evitar]
4.2 (84%) 5 votes

2 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *