O que é Celulite? Causas, Sintomas, Prevenção e Tratamento

o que é celulite


Celulite: O que é e como eliminar?

Qual mulher nunca detectou Celulite em seu corpo? E quem nunca se preocupou em eliminá-las?

A resposta para essas duas perguntas parece óbvia, já que, a maioria do público feminino está constantemente atento ao aparecimento desse incômodo imprevisto.

É possível dizer que cerca de 98% das mulheres, em algum momento da vida, já tiveram que conviver com a Celulite, visto que ela é uma adversidade que está propensa a aparecer em fases onde há mudança hormonal como, por exemplo, na puberdade, durante o uso de pílulas anticoncepcionais e na gravidez.

celulite auto estima

No entanto, a Celulite não é uma condição médica grave, mas causa desconforto e afeta a autoestima do público feminino.

Assim, entender um pouco sobre o que é e como eliminá-la, ajuda a pessoa a conviver melhor com esse problema.


O que é Celulite e o que isso significa?

Colocar um biquíni ou um short curto são situações quase nulas para aquelas pessoas que têm Celulite e se incomodam muito com isso.

As pequenas “deformações” que esse problema causa atingem algumas partes importantes do corpo como as nádegas, o culote, o abdômen e as coxas.

celulite

Por isso há uma séria preocupação em eliminá-las tão logo apareçam.

Mas, o que é, afinal, a Celulite? O nome técnico dessa condição é Lipodistrofia Ginóide e trata-se de uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e algumas toxinas nas células, isso faz com que elas inchem e endureçam.

Por esse motivo é que as partes do corpo apresentam desníveis e nódulos que causam os famosos “furinhos”.


Há como classificar a Celulite em 4 graus distintos:

celulite grau 1, grau 2, grau 3 e grau 4

Grau 1

Os “furinhos” só são percebidos quando a pele é apertada. Esse grau é o mais leve e, portanto, não causa tanto incômodo a mulher, visto que não se torna aparente.

Grau 2

Os furos já são percebidos com mais nitidez tanto quando a pessoa está deitada ou em pé.

Grau 3

No grau 3, a Celulite é percebida nitidamente mesmo com uma boa distância. Esse é o penúltimo estágio que atormenta grande parte das mulheres.

Grau 4

Esse é o grau mais grave da Celulite, pois a pessoa, ao passar a mão na pele, sente pequenos nódulos de consistência endurecida.

O local fica até mesmo dolorido devido a essa formação de fibroses.

Convém procurar um médico especialista para tratar a região e diminuir os incômodos causados.


Causas da Celulite

Não há apenas uma causa para o desenvolvimento da Celulite e, sim, vários fatores.

Dentre eles, é possível destacar o excesso de peso como uma das circunstâncias, no entanto, mulheres com peso normal ou, até mesmo, abaixo do peso podem apresentar essa condição.

O que se explica, nesse caso, o surgimento da Celulite é que a mulher tem excesso de gordura nessa região do corpo ou sofreu alguma alteração hormonal recentemente que culminou nesse problema.

Existem também fatores externos que podem ocasionar a Celulite. Nesse caso, o cigarro, o estresse emocional, a má alimentação e o sedentarismo são causas comuns do surgimento.

Diante dessas ocorrências nota-se que esse problema aparece em diversas situações da vida do ser humano.

É uma condição quase que inevitável que pode ser eliminada com cuidados redobrados com o corpo, aliás, uma saúde em dia auxilia na eliminação de toxinas que são prejudiciais as células, evitando a sua inflamação.


Mitos e fatos

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada dez mulheres possui algum grau de Celulite.

Essa ocorrência é bem mais comum no público feminino do que no masculino devido, justamente, as alterações hormonais que acometem esse gênero.

Outras causas que implicam no surgimento da Celulite nas mulheres é o fato de que é mais comum nesse sexo o acúmulo de gordura em coxas, nádegas e quadris.

Da mesma forma, o público feminino apresenta uma estrutura de fibras do tecido conjuntivo diferente da dos homens, o que favorece a ocorrência.


Além dos fatores apresentados acima há outros que merecem ser destacados

saude

Má alimentação

Evite ter uma dieta gordurosa e repleta de carboidratos e açúcares. O ideal é consumir fibras, verduras, legumes e peixes.

Hidratação

Procure sempre beber muita água durante todo o dia. Isso ajuda a eliminar toxinas e demais substâncias que fazem mal ao corpo.

Sedentarismo

Pratique atividades físicas. Ande, corra ou faça exercícios físicos em casa ou na academia. Ao perder calorias, o corpo tende a eliminar gordura e a se fortalecer.

Estresse

Tendo em vista que uma das causas do surgimento da Celulite é o estresse, procure relaxar. Medite ou vá, mais vezes, a lugares calmos e tranquilos para descansar.

Desligue-se dos compromissos e do trabalho e dê um tempo para desfrutar da vida, da família e dos seus “hobbies” favoritos.


Celulite e os sintomas

celulite sintomasQuando se fala em Celulite é difícil imaginar sintomas, já que se trata de uma condição mais visual e aparente.

No entanto, quando se presta atenção é possível distinguir alguns incômodos como, por exemplo, endurecimento da região, bem como dor e sensibilidade onde há a presença dos nódulos inflamados.

Além disso, algo bastante aparente é a pele irregular. No local onde há Celulite é comum perceber os “furinhos” que a identificam. Pode acontecer, também, da região ser mais fria do que o restante do corpo.

Conforme dito anteriormente, todos esses sintomas causam desconforto a mulher e, assim, caso não se consiga conviver com essa realidade, o melhor a se fazer é procurar um especialista que possa ajudar a acabar com a Celulite de forma segura e eficaz. 


Prevenção

É possível, sim, prevenir o aparecimento da Celulite, porém, é de suma importância que a pessoa tenha dedicação e o cuidado de fazer essas práticas constantemente, pois somente dessa forma, o problema será evitado.

Acompanhe abaixo algumas dicas que poderão ajudar a acabar com a Celulite


Outras dicas de como eliminar a Celulite

massagear corpo para eliminar a celuliteLogo após o banho massageie as partes mais propensas ao surgimento da Celulite.

Faça movimentos leves e circulares dos calcanhares até o quadril.

Esse processo faz com que os líquidos acumulados no corpo se mobilizem e se espalhem;

Evite os saltos altos, pois esses dificultam a circulação;

Respire corretamente. Essa prática faz com que o corpo elimine toxinas nocivas;

 

 

atividade fisica yogaPratique atividades físicas e escolha aquelas com menos impacto para não agredir os tecidos musculares;

Ao final do dia coloque as pernas para cima a fim de facilitar a circulação;

Não utilize roupas ou tecidos justos e que inibam o movimento do corpo;

Evite o açúcar refinado e os alimentos gordurosos;

Comidas muito salgadas favorecem inchaços, isso é o fator principal para o surgimento da Celulite;

 

 

 

mulher bebendo aguaBeba bastante água e evite refrigerantes, bem como bebidas alcoólicas.

A nicotina deve ser evitada, pois aumenta a espessura dos vasos sanguíneos, o que dificulta a circulação.

Essas são apenas alguns dos métodos que podem ser incorporados no dia a dia das mulheres que querem prevenir a Celulite.

Em resumo, ter uma vida e uma alimentação saudável já é meio caminho andado para não sofrer com essa adversidade do corpo.

Técnicas de redução da Celulite

mulher sorrindo celuliteMuitas mulheres, quando percebem que a Celulite apareceu em seu corpo, preferem recorrer a outras técnicas para ajudar na redução do problema.

Sendo assim, procuram médicos que vão diagnosticar e classificar essa condição para iniciar o tratamento.

Na consulta, o especialista vai analisar a situação da pele afetada. Feito isso, indicará um método eficaz para cada caso. Há inúmeros procedimentos que eliminam a Celulite.

Conheça, abaixo, algumas delas:

Drenagem Linfática

drenagem linfáticaTrata-se de uma massagem especial que tem como objetivo melhorar a circulação do local afetado.

Além disso, o tratamento tende a eliminar os líquidos acumulados nos tecidos, bem como combate os nódulos de gordura instalados em algumas partes do corpo.

A drenagem não elimina os casos mais graves, mas ajuda a eliminar os sintomas.


Massagem modeladora

A massagem modeladora, juntamente com outras técnicas como o laser, o ultrassom e a radiofrequência, ajuda a quebrar as placas de gordura que se acumulam em algumas regiões do corpo.


 

 

Cremes

creme anti celuliteOs cremes anticelulite, por si só, não ajudam a eliminar a Celulite.

O tratamento deve ser acompanhado com outros métodos, bem como uma vida mais saudável com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.



 

 

Radiofrequência

Radiofrequência combate a celuliteUm dos métodos mais eficazes para o combate da Celulite, pois estimula a produção de colágeno na pele.

Esse procedimento se utiliza de um aparelho eletromagnético de alta frequência que faz com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura. É indicado para todos os graus.


Criolipólise

CriolipóliseTratamento que vem fazendo bastante sucesso e, até mesmo, sendo chamada de a “nova lipoaspiração”.

Desenvolvido pela Universidade de Harvard, nos EUA, o método congela a gordura por meio de um aparelho apropriado e depois as placas são destruídas.

Dessa forma, o corpo entende que as células de gordura não fazem mais parte do organismo e as expele naturalmente.

Lembre-se: Por mais que a Celulite seja um problema comum e que há variados tratamentos que tendem a eliminá-la ou diminui-la, nunca deixe de consultar um médico especialista para determinar o que é preciso ser feito.


Saiba mais sobre a Celulite

saiba mais sobre a celulite

Celulite é um assunto bastante intenso é controverso, visto que tanto a ciência quanto os especialistas possuem opiniões diversas sobre o tratamento e o surgimento desse problema.

No entanto, separamos mais alguns fatos sobre o tema a fim de esclarecer, ainda mais, quem tem ou está em constante prevenção dessa condição.


Hereditariedade

A genética influencia no surgimento da Celulite, ou seja, a mãe que possui Celulite pode gerar filhas que, futuramente, vão possuir o mesmo problema.

No entanto, vale ressaltar que (conforme explanado nesse artigo) é possível preveni-lo com um estilo de vida saudável.


Uso de bucha vegetal

O uso de bucha vegetal, ao contrário das comuns, ajuda a eliminar as células mortas do corpo, bem como esfolia suavemente as regiões mais afetadas pela Celulite.


Celulite X Peso

Engana-se quem pensa que só mulheres que estão acima do peso têm Celulite.

O aparecimento dessa condição depende de reações hormonais, fatores genéticos e diversos outros fatores.


Bronzeamento

O bronzeamento disfarça a Celulite. Nas peles mais claras, o problema fica mais aparente, porém, ao ter uma pigmentação mais escura a condição tende a se camuflar.

Por isso que muitas mulheres recorrem a procedimentos, ou até a luz natural do sol, para escurecer a pele.


Tome café

A cafeína ajuda na reverão do quadro de Celulite, pois estimula a regeneração sanguínea e rejuvenesce a pele.


Início da Celulite

Segundo dados da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica) a partir dos 15 anos de idade, 80% das mulheres já começam a ter Celulite.

Em fases onde há mais alterações hormonais o problema pode ser agravar ou, quem não tem o problema, pode passar a ter.


Outros tipos de Celulite

A grande maioria da população pensa que Celulite existe apenas em algumas partes do corpo e que os sintomas são os famosos “furinhos” que aparecem em determinadas regiões.

No entanto, há outro tipo bem mais grave, trata-se da Celulite infecciosa do olho.


Celulite Infecciosa ou Celulite Orbitária

A Celulite Orbitária é uma condição que precisa ser tratada assim que detectada, pois, do contrário, ela causará uma série de problemas graves ao indivíduo. Ela acomete crianças, jovens, adultos e idosos.

Esse problema acontece quando os tecidos próximos aos olhos são infeccionados.

O incômodo vai se alastrando pelos vasos sanguíneos dessa região até chegar ao ponto de a pessoa ter esse membro altamente inchado e sem condições de abri-lo.

Caso o tratamento não aconteça rapidamente, o indivíduo poderá perder a visão.

Dentre as causas mais comuns desse problema estão a sinusite ou algum trauma ocular que tenha ocorrido recentemente.


Espinhas também podem ocasionar Celulite Orbitária

É possível também que espinhas ocasionem esse tipo de problema. Para que isso aconteça é necessário que a pessoa mexa (ou estoure) o abscesso sem higiene alguma.

Dessa forma a bactéria pode chegar até os tecidos próximos ao olho e ocasionar a Celulite Orbitária.

Em casos raros a Celulite Orbitária pode evoluir para um tumor cerebral e, nesse caso, será preciso intervenção cirúrgica para a sua retirada.


Celulite Orbitária é um caso raro

Porém, conforme dito, esse é um caso raro, pois quando o problema começa a acontecer, a pessoa não aguenta o incômodo nos olhos e logo recorre a algum tratamento para elimina-lo.

O tratamento desse problema é feito com antibióticos e limpeza do local afetado.

Por isso, a qualquer sinal de adversidade no olho, a melhor coisa a ser feita é recorrer ao médico que poderá indicar o tratamento mais assertivo para cada caso.


Melhores alimentos para acabar com a Celulite

Os profissionais especializados em nutrição deixam bem claro a importância da alimentação no combate à celulite.

alimentos para acabar com a celulite

Devido às alterações hormonais, as mulheres são as mais propensas ao aparecimento do problema devido ao ciclo menstrual, gestação e da disposição adiposa do corpo feminino.

Inclua na sua dieta os melhores alimentos para acabar com a Celulite, e também saiba quais os alimentos evitar

Clique aqui e conheça 13 alimentos para eliminar a Celulite de uma vez por todas


Pratique os melhores exercícios para acabar com a Celulite

exercícios celulite

Um treino anticelulite é uma ótima maneira de acabar com a Celulite. Você pode incrementar a quantidade de repetições à medida que ele for ficando mais fácil.

Faça os exercícios pelo menos três vezes por semana com um descanso entre os dias de treino.

Estabeleça um cronograma para os treinos e realize a sequência anticelulite com os melhores exercícios para acabar com a Celulite.

Mas antes de fazer esses exercícios, assegure-se de conseguir a liberação da prática através do seu médico. Receber um parecer do médico antes de realizar qualquer atividade física é muito importante para evitar contusões e acidentes.   

Clique aqui e conheça os melhores exercícios para acabar com a Celulite 


Diga Adeus à Celulite

dê adeus à Celulite

Se você quer acabar com a celulite de maneira natural, sem precisar de remédios ou até mesmo fazer tratamentos caros, recomendo que siga as recomendações do treinamento avançado Adeus Celulite, criado por Joey Atlas.

Nesse treinamento, você vai aprender a reverter a causa oculta das sombras e sulcos do bumbum, pernas, quadris e coxas para começar a aproveitar a vida e divertir-se novamente!

Para fazer esse treinamento, você precisa apenas de um tapete e um banquinho, e nesse método específico você irá ver e sentir as melhoras na parte inferior do seu corpo entre 3 e 5 semanas.

Não importa a sua idade ou quantos filhos você tem. Se esse método é bom o suficiente e funcionou para várias mulheres que fizeram o programa, então ele deve ser bom o suficiente para você também!

Clique aqui para conhecer o treinamento e dizer Adeus à Celulite

O que é Celulite? Causas, Sintomas, Prevenção e Tratamento
5 (100%) 5 votes

Gostou? Compartilhe 😉 ~>Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *