Limão: Conheça os Benefícios e as Vantagens de Consumir

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Conheça as vantagens de consumir limão

O pequeno limão é uma fruta tão poderosa, mas muitas vezes pouco valorizada em nosso país. O limão apresenta muitas vantagens e benefícios, mas para aproveitar ao máximo todas as qualidades do limão é necessário antes conhecê-las e é justamente sobre isso que nós iremos falar, de todas as vantagens que o consumo do limão oferece.

Origem do limão

Acredita-se que o limão tenha origem na Ásia, da região em que se encontram hoje o Himalaia e a Índia. Ninguém sabe precisar quando o limão começou a ser consumido pelas pessoas, o que se sabe é que por muitos anos os limoeiros foram vistos como simples arbustos, sem nenhum valor para aqueles povos.

O limão chegou à Europa por volta do século VIII IX, período no qual os muçulmanos começaram a imigrar para algumas partes da Europa e o limão muito rapidamente se tornou popular, sendo espalhado por todo o continente europeu e posteriormente, com as grandes navegações portuguesas e espanholas e a conquista de novos continentes, foi se espalhando pelos outros lugares do globo.

No Brasil, o limão é encontrado facilmente em todas as regiões e em todas as épocas do ano, em todas as suas variedades, embora o ápice de sua produtividade em nosso país aconteça no período que vai do mês de dezembro até o mês de maio.

No mundo todo existem cerca de 70 tipos de limões diferentes, mas nem todos são encontrados com facilidade no Brasil. Os tipos de limão mais populares em nosso país são: o limão Tahiti, o limão siciliano, o limão galego, o limão cravo, estes são encontrados o ano todo em todas as partes do nosso país.

Todos os tipos de limões apresentam aspectos similares, porém se diferem na casca, a qual pode ser lisa ou enrugada, na cor, que varia do verde bem escuro até o amarelo claro, caso do limão siciliano e até mesmo meio alaranjado, como o limão cravo, no tamanho, existem tipos de limões que são bem pequenos e outros maiores, o formato também ajuda a diferenciar um tipo de limão de outro.

Benefícios do limão para a nossa saúde

O limão é amplamente conhecido por ser rico em vitaminas como a vitamina C e as vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), mas ele também é uma ótima fonte de cálcio, de cobre, de fósforo, de iodo, magnésio, ácido cítrico, ácido málico, ácido fórmico e ácido cético.

Por ser uma fonte de vitamina C e antioxidantes o limão ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, garantindo que os vasos se dilatem corretamente, prevenindo infartos, além de atuar na diminuição do colesterol e da pressão sanguínea.

Outro benefício do consumo de limão é sua atuação na prevenção do câncer de boca, cólon, pele, estômago e mama. Por ser um antioxidante natural, o limão ajuda o organismo no processo de eliminação dos radicais livres, que podem provocar inflamação dos tecidos e danificar as células saudáveis do corpo, além do fato de a vitamina C ajudar a aliviar os sintomas de doenças como a artrite.

Um estudo recente descobriu que o limão ajuda a prevenir a catarata, pois ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo dos olhos, além de a vitamina C, presente no limão ser considerada essencial para o bom funcionamento dos olhos.

A vitamina C, presente no limão ajuda o nosso sistema imunológico a funcionar corretamente, e como consequência nós ficamos menos suscetível a doenças bem comuns, como gripes e dores de ouvido.

O limão ajuda a combater um grande inimigo das mulheres, ele ajuda a regularizar o intestino e também a se livrar da prisão de ventre, ele também possui efeito diurético, o qual ajuda a diminuir aquela sensação de estar inchado tão incomoda.

Os benefícios do limão não se restringem apenas a nossa saúde, o limão também oferece vários benefícios para nossa beleza e para cuidados estéticos.

Os benefícios do limão para a beleza

O limão é um clareador natural, ele pode ser usado para clarear manchas escuras da pele, como a provocada pela depilação nas regiões da axila e aquelas manchas presentes no cotovelo. Basta cortar um limão no meio e esfregar uma metade na região que deseja clarear, em poucos dias já é possível ver os resultados.

O limão também ajuda a eliminar caspas, uma receita simples de ovo com limão aplicada no couro cabeludo por uma hora ajuda a eliminar grande parte desses pontinhos brancos tão indesejados. Ele também ajuda a controlar a oleosidade dos cabelos, basta realizar o último enxague dos cabelos com suco de um limão diluído em um litro de água.

A mistura do suco de um limão com o suco de um pepino ajuda a eliminar cicatrizes, aplique a mistura sobre a área com a cicatriz por uns cinco minutos e depois lave normalmente. O limão também ajuda a eliminar as células mortas da pele, basta esfregar uma rodela de limão por todo o rosto e pronto.

Além de atuar como esfoliante natural, o limão ajuda no combate a acne, basta mergulhar pedaços de algodão no suco de um limão espremido na hora e aplicar na região acometida pela acne, deixe agir por aproximadamente dez minutos, depois é só enxaguar o rosto com água morna. Esse tratamento pode ser feito de duas a três vezes por semana, sempre no período da noite.

É importante lembrar que após aplicação de limão na pele, especialmente na pele do rosto é muito importante usar filtro solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos, pois raios UVA e UVB estão presentes mesmo em dias com esse clima e eles podem causar manchas na pele, na região em que anteriormente foi aplicado o limão.

O limão também ajuda a combater a queda de cabelos, basta misturar o suco de um limão com quatro colheres de óleo de coco e fazer uma umectação nos cabelos com essa mistura. Separe o cabelo em pequenas mechas e espalhe a mistura da raiz ao comprimento, massageando os cabelos, deixe agir por uns trinta minutos e depois lave normalmente, após algumas aplicações já é possível ver o resultado.

O limão também ajuda a evitar a ação dos radicais livres, os quais estão relacionados diretamente com o processo de envelhecimento do nosso corpo, especialmente da pele, ele ajuda a prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Limão e emagrecimento

O limão possui ação antioxidante, ele ajuda o organismo a se desintoxicar, a eliminar toxinas e impurezas do nosso organismo, inclusive gorduras. O limão nos ajuda a conquistar uma vida mais saudável e a eliminar alguns quilinhos também.

O consumo de água morna com limão é uma prática antiga, muitas vezes é passada em famílias, de mães para filhas, pois ela ajuda a emagrecer, além de muito benefícios, como auxílio no processo de digestão, a água com limão ajuda a combater náuseas, acidez no estômago, azias e queimações.

A água morna com o limão ajuda no processo digestivo pois atua ajudando a estimular o fígado a produzir bile, a qual é responsável pela digestão dos alimentos quando estes estão no estômago.

A água morna com limão ajuda a equilibrar os níveis de pH do nosso organismo, pois apesar de ser ácido, após ingerido o limão deixa de ser ácido para se tornar alcalino, desse modo a ingestão de água morna com limão com frequência pode ajudar a diminuir o ácido úrico do nosso organismo, o qual é o responsável por dores nas articulações e causar inflamações em nosso corpo.

A água morna com limão ajuda o nosso corpo a ter mais energia, evitando aquela sensação de cansaço e também o mau humor.

Nosso corpo retira as energias necessárias para se manter ativo e funcionando corretamente dos alimentos que são ingeridos e como o limão ajuda no processo digestivo, ele também auxilia o nosso corpo a absorver o máximo de nutrientes, gerando mais energia para enfrentarmos nosso dia a dia e nossa rotina sempre tão corrida.

Até mesmo aroma que o limão solta ajuda a melhorar o humor das pessoas, além de possui algumas propriedades energéticas. Estudos recentes comprovaram que o limão nos ajuda a desocupar a mente, o que acaba por reduzir os níveis de estresse e ansiedade, o limão até mesmo tem se mostrado um aliado no combate a depressão.

Associado ao consumo de água, no mínimo dois litros de água por dia, o consumo de água com limão ajuda no processo de perda de peso, ele ajuda na eliminação de gordura localizada, além de ajudar a evitar que a pessoa que consome sinta fome com mais frequência e aumenta a sensação de saciedade.

Os sucos para emagrecer e os sucos detox, em sua maioria incluem o limão em sua receita. O limão combinado com os outros ingredientes desses sucos ajuda o corpo no processo de eliminação de toxinas e gorduras, por isso eles tem se mostrado muito eficazes e estão se tornando cada vez mais populares.

A seguir nós iremos apresentar algumas receitas de sucos para emagrecer e de sucos detox com limão para te ajudar no processo de emagrecimento e a se manter mais saudável.

Receitas de sucos para emagrecer e sucos detox

Suco detox de limão com couve

Para fazer o suco detox de limão com couve você irá precisar de uma folha de couve manteiga, uma maça sem a casca, suco de meio limão (caso o limão tenha pouco sumo, use um limão inteiro), duas fatias de pepino sem casca e sem semente e meio copo de água de coco (caso você não tenha água de coco em casa ou não goste do sabor da água de coco você pode usar a mesma medida de água filtrada).

Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até que todos os ingredientes tenham se dissolvido. O ideal é consumir o suco detox de limão com couve sem coar, mas, caso você não goste do suco um pouco mais grosso, você pode coar. O suco deve ser consumido imediatamente após ficar pronto, sem a adição de açúcar branco.

Suco detox de limão com chá verde

Para fazer o suco detox de limão com chá verde você vai precisar de uma xícara de chá verde pronto, frio e sem adição de açúcar e adoçante, raspinhas de gengibre e o suco de um limão espremido na hora. Bata os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente.

Suco detox de limão com cenoura

Para fazer fazer o suco detox de limão com cenoura você vai precisar de quatro cenouras sem casca cortada em quatro partes, suco de dois limões espremidos na hora e uma colher de sopa de linhaça. Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente. Você pode coar o suco detox de suco detox de limão com cenoura caso deseje.

Receita de suco de limão com ameixa

Para fazer essa receita de suco de limão com ameixa você vai precisar de uma fatia de mamão sem casca e sem sementes, cinco ameixas secas sem as sementes, suco de uma laranja espremido na hora e o suco de uma laranja espremido na hora. Bata todos os ingredientes por alguns segundos no liquidificador e o consuma imediatamente.

Cuidados com o consumo excessivo do limão

Apesar de possuir muitas vantagens, o consumo do limão também pode apresentar alguns riscos, especialmente se consumido em excesso. É comum que as pessoas ao se depararem com todos os benefícios que o consumo de limão pode trazer para nossa vida elas queiram consumir grandes quantidades de limão, em uma busca por alcançar mais resultados e com mais rapidez.

Porém não basta consumir diariamente grandes quantidades de limão pois ele não age sozinho, ele age em conjunto, portanto não basta consumir os sucos detox em grande quantidade nem a água morna com limão em busca de conseguir emagrecer vários quilos, pois o consumo dessas bebidas de nada vai adiantar se você não se preocupar com a alimentação e comer alimentos calóricos e gordurosos diariamente.

Portanto, para atingir melhores resultados é recomendado o consumo do limão aliado a uma dieta balanceada, rica em alimentos saudáveis.

Limão: Conheça os Benefícios e as Vantagens de Consumir
5 (100%) 1 vote

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *