23 Dicas de Comidas Saudáveis Que Vão te Ajudar a Emagrecer

Tempo de leitura: 16 minutos

Com tantas opções de alimentos extremamente gordurosos e suculentos, fica cada vez mais difícil abrir mão de tudo isso por comidas saudáveis e que façam com que você alcance o peso ideal, não apenas por estética, mas principalmente pela questão de saúde.

Se alimentar corretamente é o ponto principal para que seja possível evitar diversas doenças, porque é aquela coisa: o cuidado é de dentro para fora.

Porém, não vá pensando que por serem comer comidas saudáveis você pode ingerir em quantidades exorbitantes, não é bem assim que funciona.

Por melhor que elas sejam, nada na vida é bom em excesso, então você também tem que as ingerir na quantidade ideal para você, sem exageros.

Escolha nutrientes certos para o seu organismo

Uma dieta saudável precisa reunir todos os nutrientes que o seu organismo necessita para funcionar da forma correta, e consequentemente se faz possível introduzir alguns alimentos que ajudam a emagrecer.

Essas comidas saudáveis enganam a fome, aumentam o metabolismo e auxiliam na queima de gordura.

Então vamos ao que interessa. Quer emagrecer? Então pegue já o papel e a caneta para anotar cada uma dessas comidas saudáveis que serão essenciais para você começar uma dieta equilibrada, e claro, mantendo a saúde.

Confira abaixo, 23 dicas de comidas saudáveis para você introduzir no seu regime e melhorar ainda mais a sua saúde.

 

dicas de comidas saudáveis

Coma uma grande variedade de alimentos

Caso as suas refeições estejam centradas em carnes, e sem elas o seu prato parece vazio, acho que chegou a hora de você modificar um pouco esse conceito.

É preciso pensar realmente no que você come e não simplesmente fazer uma mudança drástica consumindo apenas itens vegetarianos, você acabará adicionando muitos alimentos à sua dieta, já que você é forçado a sair da sua rotina normal e explorar novas opções de refeições saudáveis em casa e em restaurantes (confira aqui opções saudáveis para comer fora).

Isso quer dizer que você terá uma grande variedade de vitaminas e minerais, ao invés de receber mais do que você precisa de alguns e nada de outros, como você pode fazer se come os mesmos alimentos repetidamente.

1) Aveia

Quem nunca comeu um pouco que seja de aveia não sabe o que está perdendo. Usada de diversas formas, a aveia é uma das comidas saudáveis que você precisa ter na sua casa logo. Isso porque ela é muito rica em fibras solúveis, que ficam por um período maior no estômago e se transformam em um gel.

A aveia é o primeiro item das dicas de comidas saudáveis que ajudam muito a emagrecer, pois além de controlar a fome, a aveia ajuda o seu corpo a mandar embora o que não faz bem.

É rico em fibras solúveis, que ficam mais tempo no estômago e se transformam em gel, atraindo as moléculas de açúcar e gordura, que são eliminadas pelas fezes.

alimentacao-saudavel-aveia

2) Salmão

Quem não gosta de comer um salmãozinho, não é mesmo? Seja cru (em comida japonesa, por exemplo) ou então assado, esse alimento é cheio de proteínas magras (que dão aquela sensação de que você já comeu o suficiente) e super se encaixa em comidas saudáveis.

Além de que, ele ainda é muito rico em ômega 3 (sim, o elemento que é componente de alguns remédios), o que faz com que você ganhe uma mãozinha na memória, na concentração e ainda tenha o nível de estresse do dia a dia para lá de reduzido. Traduzindo: ele gera vantagens nos mais diversos tópicos.

As proteínas magras que estão presentes no salmão aumentam a sensação de saciedade e o torna uma dica fundamental de comidas saudáveis, mas apenas 50% das mulheres comem este nutriente regularmente.

O salmão, além de não possuir as gorduras saturadas presentes na carne vermelha, é rico em ômega 3, substância que promete melhorar a memória, concentração e diminuir os níveis de estresse.

comidas saudaveis salmao

3) Arroz integral

Amado por muitos e odiados por alguns (que insistem em ser teimosos e não abandonar o arroz branco), esse queridinho é um carboidrato que se encaixa muito bem nas comidas saudáveis, uma vez que faz com que o metabolismo queime muito mais gorduras.

Isso mesmo, ele ajuda a tirar essas gordurinhas que insistem em não te deixar em paz.

Além disso, o arroz integral ainda é uma grande fonte de energia. Se você não gostar de comer por conta do cheiro diferenciado que ele tem, você pode experimentar colocar algumas ervas finas que fazem com que o seu odor suma e que ele fique bem mais delicioso.

Fazer a substituição do arroz branco pelo arroz integral é uma das dicas essenciais de comidas saudáveis é se torna uma troca pra lá de inteligente.

Meia xícara do grão integral contém 1,7 g de amido resistente, um carboidrato saudável, que ajuda o metabolismo a queimar gorduras e fornece bastante energia.

arroz-integral

4) Feijão

Quem não gosta daquele feijãozinho para acompanhar o arroz? Se for fresquinho então, melhor ainda.

O queridinho brasileiro e que faz super parte das comidas saudáveis, além de muito saboroso, ainda é capaz de fazer milagres no organismo. Isso porque, contendo fibra solúvel, ele faz com que a sensação de saciedade dure por muito mais tempo.

Resultado: você demorará mais para sentir aquela fome que te faz atacar a geladeira e os armários como se hoje fosse o último dia de sua vida e você precisasse comer mais que tudo no mundo. Só vantagem!

O feijão nosso de cada dia não pode estar de fora dessas dicas de comidas saudáveis, pois ele tem alta concentração de fibra solúvel, que prolonga a sensação de saciedade.

Que tal combiná-lo com o arroz integral ao invés do branco? Uma concha por dia é o suficiente.

feijao

5) Quinoa

Mais um para o grupo de comidas saudáveis que aumentam o nível de saciedade. A quinoa é extremamente rica em proteínas e fibras, além de que ela não tem o tão temido glúten. Exatamente.

Além do mais, ela ainda tem um índice glicêmico bem baixo e fornece energia por um bom tempo, uma vez que seus carboidratos são metabolizados de maneira um tanto quanto mais lenta, o que fará com que você demore um pouco mais para sentir aquela fome enorme.

Você pode colocá-la em algumas das frutas dessa lista, para fazer um efeito mais potente ainda.

A quinoa grão é rico em proteínas e fibras, e não é só por isso que ela se torna uma dica de comidas saudáveis pois a quinoa também tem baixo índice glicêmico e não contém glúten.

Oferece saciedade prolongada e fornecem energia, pois seus carboidratos são metabolizados lentamente.

Quinoa

6) Pera

A pera é considerada uma excelente dica de comidas saudáveis, pois ela pode fornecer até 15% da quantidade diária recomendada de fibras e a maior parte delas está na casca.

Um estudo científico descobriu que mulheres que comeram três peras por dia, consumiam menos calorias e perdiam mais peso.

pera

7) Chá-verde

O chá verde é tão popular para ajudar no emagrecimento que não há sombra de dúvidas que ele faz parte de qualquer dica de comidas saudáveis.

Os antioxidantes contidos na bebida desintoxicam e desincham o corpo e ajudar a queimar gordura.

O chá também acelera o metabolismo e melhora a digestão, mas para sentir todos esses efeitos não vale tomar só dois golinhos: pode incluir cinco xícaras na dieta diariamente.

cha verde

8) Banana

A banana não podia faltar nesse artigo de dicas de comidas saudáveis, pois além de ajudar a emagrecer faz bem ao coração. Uma banana média um pouco mais verde acelera o metabolismo devido aos 12,5 g de amido.

Quando madura, ela ainda apresenta 5 g do nutriente.

Prática de servir e fazendo um grande bem para o corpo, a banana precisa estar nessa lista de comidas saudáveis, principalmente porque além de ajudar a perder os quilinhos que precisam ir embora, ela auxilia até mesmo no coração, fazendo super bem a ele.

Essa fruta á capaz de acelerar bastante o metabolismo por conta do amido que está presente nela.

bananas

9) Iogurte natural

Esse alimento também faz parte desse ótimo time de comidas saudáveis, além de ser extremamente rico em vantagens para quem quer emagrecer, ainda tem um sabor muito delicioso, portanto só gera vantagens e alegrias para quem optar por consumi-lo e adotá-lo de vez na dieta.

As “bactérias do bem” que estão presentes no iogurte, transforma esse alimento em uma das melhor dicas de comida saudável, uma vez que os iogurtes melhoram a flora intestinal e a absorção de nutrientes.

Assim, você sente menos fome, a barriguinha desincha e o metabolismo fica mais acelerado.

iogurte natural

10) Chocolate amargo

Mediante a uma pesquisa científica realizada na Dinamarca foi descoberto que as pessoas que comeram um pedaço do doce amargo pela manhã consumiram 15% menos calorias ao longo do dia.

Isso sem contar com o fato que este chocolate é rico em gorduras monoinsaturadas, saudáveis para queimar gorduras.

chocolate amargo

11) Gengibre

Não, você não leu errado, o item número 1 da nossa listinha de comidas saudáveis é o gengibre. E se você achava que ele é bom apenas para aliviar a gripe, já fique sabendo que você está super enganado, ele é ótimo para ajudar a perder uns quilos indesejáveis.

Isso porque ele tem duas substâncias que têm ação termogênica (acelera o metabolismo): gingerol e sogaol. E para consumir ele, é interessante usar fresco (ralado, espremido ou em pedaço) ou então em pó para fazer aquele molho maravilhoso para uma saladinha ou refogado de legumes.

12) Melancia

Um alimento que além de super fazer parte da lista de comidas saudáveis, e ainda ser muito saboroso, é a melancia.

Além de ser ótima para refrescar o corpo enquanto estiver calor, ela ainda é cheia de fibras e água, o que faz com que seja possível eliminar todo aquele inchaço incômodo e limpar o organismo de vez de todos os resíduos que não sejam úteis para ele.

13) Melão

Uma das frutas que mais tem pessoas que são fãs é o melão. Além de ter um sabor maravilhoso, por ser composto em 80 por cento por água faz com que o corpo ganhe uma grande carga de hidratação ao consumi-lo.

Tem muita gente que gosta de fazer suco com essa fruta das comidas saudáveis, mas atenção, se você for uma dessas pessoas já saiba que é importante que ele não seja coado.

Isso porque, se você coar, ele perderá todas as fibras que fazem com que ele consiga dar adeus de vez as suas toxinas e também ao seu inchaço.

comidas saudáveis

14) Alho

Mais um da série que aposto que você nunca tinha imaginado: o alho. Sabe aquele ingrediente que faz toda a diferença na alimentação, mas que ninguém repara o quão útil ele pode ser?

É esse aqui. Usado para temperar um monte de comida, o alho tem uma função muito maior do que isso, que é fazer aquele detox turbinado no organismo.

Até porque esse queridinho tem alicina. O quê? Não sabe o que é? Então te contamos: é uma substância antifúngica que diminui o colesterol e a pressão arterial.

comida saudaável

15) Pimenta

Vai uma pitadinha de pimenta aí? Além de causar aquela ardência que muitas pessoas amam, algumas delas também são termogênicas, sendo ótimas nas comidas saudáveis.

Quais? Caiena, jalapeño e habanaro.

Além do mais, essas queridinhas ainda são antioxidantes e têm ação antiinflamatória, o que as tornam incríveis para reduzir o inchaço.

Porém, muito cuidado para não pesar na dose e se sentir mal com essa sensação ardida que elas deixam na boca.

16) Semente de chia

Provavelmente você já ouviu falar desse amado das comidas saudáveis. A semente de chia tem uma taxa enorme de mais de 90 por cento de sua composição em fibras.

E como já dissemos várias vezes, as fibras fazem com que você sinta que já comeu o suficiente, sendo que essa sensação ficará por um bom tempo.

Além do mais, essa pequena ainda te fornecerá ácidos poli-insaturados essenciais, proteínas e diversos outros nutrientes que tem a capacidade de regular o colesterol e ainda fazer com que o sistema imunológico fique bem mais fortalecido.

17) Sopa

 Ah, uma sopinha quentinha no frio até que cai muito bem, não é mesmo? Porém, ela não serve apenas para esquentar o corpo não.

Uma boa sopa pode ser a sua melhor amiga se a sua vontade é mandar alguns quilos para bem longe. Isso porque ela também te deixa com a sensação de saciedade.

Porém, atenção, nada de comprar sopas industrializadas, porque elas têm uma quantidade muito pequena de nutrientes, então não faz sentido usá-las.

Opte por sopas frescas e feitas com legumes, que farão com que o seu corpo aproveite bem mais vitaminas e minerais.

comida saudÁVEL

18) Queijo cottage

Se você ainda não provou o queijo cottage, essa é a sua hora de se jogar nessa maravilha, porque ele é ótimo para você emagrecer bem, fazendo parte das comidas saudáveis.

Isso porque, ele tem cálcio, que além de ser incrível para deixar os ossos bem fortes, também auxilia nessa missão.

Porém, não vá ingerindo qualquer queijo, o ideal é que você consuma queijos magros, que apresentem um nível de gordura mais baixo e com bastante proteína.

Além do mais, para quem faz academia ele é ótimo para ser utilizado no pré-treino.

19) Abacate

Muitas pessoas acham que o abacate pode engordar, porém não é nada disso, sendo que na verdade ele precisa muito estar presente na lista de comidas saudáveis.

Por mais que ele seja bem calórico, ele tem bastante gordura boa, e é ela mesma que faz com que sejam formados elementos essenciais para a construção muscular e para dar tchau para as gorduras.

Além de que, esse maravilhoso ainda faz com que os níveis de colesterol vão para o ralo, auxiliando tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças do coração.

20) Nozes

As nozes são um tipo de produto muitas vezes esquecido, mas que faz com que o corpo receba grandes benefícios e fique muito mais saudável.

De forma que essas queridas comidas saudáveis também têm gordura boa, o que ainda é capaz de fazer com que a pessoa se sinta com muito mais saciedade após ingerí-las.

Sem contar que elas também são capazes de diminuir os níveis de colesterol. O ideal é consumir até sete por dia para conseguir ter todos os benefícios delas.

21) Ovo

Que o ovo é ótimo para quem quer ganhar massa muscular, isso já está mais que claro. Mas será que é bom mesmo para quem quer emagrecer?

A resposta é sim, e ele é uma das comidas saudáveis.

Ele também causa esse efeito que todos amamos: o da saciedade.

Além de claro, causar fortalecimento nos músculos, não é mesmo?

Portanto, faça dele o seu melhor aliado e assim consiga comer menos, sem sentir aquela fome descontrolada.

22) Folhas Verdes

Tudo bem, sabemos e entendemos que não são todas as pessoas que gostam de comer folhas verdes, mas elas realmente são comidas saudáveis.

Elas têm altos níveis de vitaminas, fibras (que já citamos diversas vezes o quanto são essenciais na rotina de quem quer emagrecer) e minerais.

Além do mais, elas ainda não capazes de fortalecer o organismo. Portanto, deixe seu prato bem colorido e arrisque com elas. Não sabe bem quais são?

Nós te contamos: couve, espinafre, alface… São várias as opções.

23) Vegetais crucíferos

Crucíferos? O que é isso? Calma que te explicamos.

São vegetais como o brócolis e o repolho, capazes de fazer maravilhas no organismo. Primeiro, eles são incríveis na prevenção ou atraso da progressão do câncer.

Além disso, eles têm uma intensidade mais baixa, de forma que se eles forem ingeridos juntamente com proteínas, o processo de emagrecimento será muito potencializado.

Sem contar que eles também ajudam a se sentir mais saciado.

Conclusão

Como vimos anteriormente, as 23 dicas de comidas saudáveis que enganam a fome, aumentam o metabolismo e auxiliam na queima de gordura.

Emagreça com Sucos Detox!

Conheça a importância e os benefícios de uma alimentação equilibrada.

Através do livro de receitas grátis de Sucos Detox, você irá saber como conseguir uma alimentação verdadeiramente correta, e também irá descobrir por que acreditamos em vários mitos sobre alimentação e que não é preciso contar calorias para emagrecer.

 

Clique aqui para acessar o artigo de Receitas Grátis de Sucos Detox

Pratique Os Melhores Exercícios Emagrecer!

q48-horasAtravés de um treinamento de exercícios de alta intensidade (Q48), é possível definir o corpo e emagrecer com apenas alguns minutos de exercícios por dia.

A grande vantagem de fazer exercícios intervalados, é a possibilidade de realizar os exercícios para perder barriga de qualquer lugar, pois usa apenas o peso do corpo.

Além disso, praticar exercícios intervalados é bom para o coração, circulação sanguínea, coluna, e ajuda a liberar endorfina, que traz uma ótima sensação de bem estar.

Clique Aqui Para Conferir 3 Aulas Grátis do Programa de Emagrecimento Q48

23 Dicas de Comidas Saudáveis Que Vão te Ajudar a Emagrecer
4.6 (92.8%) 25 votes

22 Comentários


    1. Olá Beatriz!

      Fico feliz de saber que esse tipo informação foi útil para você!

      Muito obrigado pelo comentário, te desejo tudo de bom.

      Abraços,

      João

      Responder

  1. Belas dicas, se preocupar com a alimentação é algo muito importante e não existe hora para começar. As pessoas costumam se preocupar com a saúde quando os problemas aparecem, não deixar isso acontecer é a melhor solução. Comece hoje!

    Responder

  2. Realmente esses alimentos ajudam a emagrecer, atrelando eles com uma boa prática de exercícios regular, que pode ser uma caminhada diária, os resultados com certeza vão aparecer!

    Bela matéria!

    Responder

  3. Tenho 108 kg e só tenho 14 anos preciso emagrecer e rápido queria saber os eu posso fazer sera q podem me ajudar

    Responder

  4. adorei de maneira alguma sei que sou muito gorda entao pesava 50 k e agora peso 40 k.

    Responder

  5. Gostei muito. Eu estou entendendo tudo agora, mas com certeza essas informaçoes podem me ajudar muito. Muito Obrigada!

    Responder

    1. Oi Keylli, seja bem vinda!!
      O American Journal of Clinical Nutrition no ano de 2008, publicou um estudo sobre dos grupos que seguiam dietas, num deles as pessoas incluíram em sua dieta grãos integrais como o arroz integral, já no outro grupo, suas dietas incluíram o arroz branco ou refinado.
      Os resultados mostraram que o grupo que comiam grãos integrais perderam mais gordura abdominal, do que os que comeram grãos refinados.
      Abraços, aproveite nossos conteúdos.

      Responder

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *