Dicas Valiosas de Como Acabar Com a Acne (Guia Completo)

Tempo de leitura: 12 minutos

Acne: aprenda como acabar com as espinhas

Se existe um problema que incomoda quase todas as pessoas, principalmente na fase adolescente é a acne.

O problema pode ainda persistir, já que metade dos adultos de todo o Brasil também sofre com isso. Por isso, vamos te dar, hoje, algumas dicas valiosas de como acabar com a acne.

Ela pode até tirar a confiança das pessoas, que se sentem inseguras com a aparência e acabam deixando que isso afete vários aspectos de sua vida.

Você já deve ter ouvido falar que a acne é algo que está relacionado a vários dos nossos aspectos fisiológicos, mas a grande maioria das pessoas nem sabe quais são eles.

É por isso que vamos falar detalhadamente de tudo o que você precisa saber para eliminar a acne da sua vida.

Dicas de como acabar com a acne

Uma das mais valiosas dicas para acabar com a acne é a paciência

Bom, se você quer acabar com a acne, a primeira coisa que precisa entender é que paciência é necessária.

Existe todo um processo, com uma série de cuidados que devemos realizar diariamente para que a pele melhore.

Então, se você está esperando alguma solução milagrosa, que elimine a acne da sua pele da noite para o dia, pode esquecer. É preciso dedicação e paciência.

Pronto para começar? Então, vamos lá!

Nunca aperte suas espinhas

Se isso é dito desde sempre, é porque existe uma razão! Espremer as espinhas é o pior erro que podemos cometer se queremos eliminá-las.

Isso porque ao apertar uma espinha, estamos espalhando as bactérias presentes ali em nosso rosto, o que só vai fazer com que elas se proliferem ao invés de sumir.

Cicatriz e sol não combinam

Outro problema de apertas as espinhas é que elas não cicatrizam de primeira, e se você sai no sol, pronto! Já conseguiu uma marca na sua pele.

Em alguns casos, as marcas saem, mas se a pele estiver muito machucada, você terá uma cicatriz ali para o resto da vida.

Use os produtos certos

Para acabar com a acne, é preciso saber quais são os melhores produtos.

Muitos dermatologistas recomendam aqueles que tenham resorcinol e enxofre em sua fórmula, porque eles causam uma pequena irritação na pele, o que faz com que aquela bolhinha de gordura, que é a espinha, seja destruída.

Atenção a sua saúde

Embora sejam recomendados produtos com esses componentes na fórmula, procure se certificar de que você não tem alergia a nenhum deles.

Sim, porque as vezes uma alergia pode te trazer problemas ainda maiores do que a acne, e nesses casos, todo o cuidado é pouco.

Cuide da pele como um todo

Ao aplicar um produto em sua pele para tratar a acne, procure não passá-lo somente ali, na região das espinhas.

O ideal é que você aplique o produto em todo o rosto, principalmente nas regiões mais oleosas, que estão propensas a desenvolver acne, mesmo que ainda não tenham.

Regiões Oleosas: quais são?

Não é só no rosto que a acne pode se manifestar. É ali que elas incomodam mais as pessoas, mas muita gente também sofre com acne nas costas, braços e no peito.

Tente aplicar o produto anti-acne em todas essas regiões, afim de evitar o aparecimento ou aumento dela.

Lave bem o rosto

Quem quer acabar com a acne deve ter um sabonete próprio para lavar o rosto, mais especificamente duas vezes ao dia, sendo que uma delas deve ser antes de dormir.

Prefira sabonetes próprios para isso, que contenham propriedades secantes. Esfregue suavemente o rosto e depois enxágue, com a água preferencialmente morna, para abrir os poros e o componente secante penetrar a pele.

Não esfregue demais

Lavar bem o rosto não significa esfregar a pele com agressividade. Quando lavamos o rosto, só o que é removido é a cama de gordura da superfície, não a acne em si que está mais no interior da pele.

Quando você esfrega com força o rosto, pode acabar trazendo para si outros problemas, como ressecamento da pele ou irritação, e aí, é algo que soma com a acne.

Escolha o hidratante certo

Hidratar a pele é importante, mesmo para quem tem a pele oleosa. No entanto, não são todos os cremes recomendados para esse tipo de pele.

Se você sofre de problemas com acne, o melhor que tem a fazer é procurar pelo hidratante que não é feito à base de óleo.

Existem até vários tipos de gel que podem servir de hidratante.

Se você pesquisar, com certeza vai achar um que te agrada. Oleosidade não é sinônimo de hidratação!

Prefira utilizar as mãos

Evite escovas, buchas ou qualquer outro utensílio que sirva para esfregar o rosto.

A pele do nosso rosto é extremamente delicada, e esses materiais ásperos em contato com ela, a longo prazo, causam danos sérios.

Saiba qual tipo de maquiagem usar

A maioria das bases, corretivos e tudo mais são feitas com óleo na fórmula.

Se você quer acabar com a acne, ponha um fim nisso! Prefira as que são a base de água, porque elas não vão trazer mais oleosidade do que sua pele precisa.

Diga não à limpeza de pele

Quem tem o rosto danificado por acne deve evitar que alguém esprema sua pele.

Lembra da primeira dica que te demos?

Pois é. Uma limpeza de pele pode espalhar ainda mais as bactérias das espinhas no seu rosto, além de deixar cicatrizes que ao contato com o sol, podem não sair nunca mais.

Não abra mão do protetor solar

Muita gente cai na história de que o protetor solar deixa a pele mais oleosa, o que é um problema para quem te acne. Mas, se já existe maquiagem própria para quem tem esse problema, por que não existiria um protetor solar?

Proteger a pele dos raios solares é importante para todo mundo, em qualquer circunstância, por isso, não abra mão do protetor solar.

Conheça sua pele

Saber se sua pele é seca, oleosa ou mista faz com que você saiba melhor como cuidar dela. ]

Você vai saber quais produtos devem ser usados, quais cuidados caseiros deve ter, entre outras coisas que só são feitas corretamente quando nos propomos a conhecer mais sobre nosso problema.

Tipos de acne

E já que estamos falando em conhecer melhor a pele, para assim, saber de que forma ela deve ser tratada, devemos saber também que existem tipos diferentes de acne.

Vamos dar uma olhada em cada um deles?

Pontinhos brancos

Essas são as espinhas que conhecemos, que quase todo mundo tem, mesmo as pessoas que não têm maiores problemas com pele oleosa.

Esses pontinhos podem ser pretos também, caracterizando cravos, e não espinhas.

Borbulhas

Elas também podem ser chamadas de pústulas, e se diferem dos pontinhos brancos e pretos porque possuem pus.

Espinha/Borbulha inflamada

São aquelas espinhas brancas que incham no rosto e ficam com aspecto amarelado.

Além de prejudicarem a aparência, elas incomodam muito por causa da dor. Devem ser tratadas com muito cuidado.

Espinha interna

São aquelas que se formam embaixo da superfície da pele, formando nódulos que também incham o rosto.

Tentar espremer essas espinhas é pior ainda, porque elas não têm vazão, então você precisa consultar um médico que te receite um anti-inflamatório.

Cistos

Casos mais sérios de acne fazem com que cistos sebosos sejam formados na pele. Eles não saem com produtos comprados em farmácias e afins.

Nesse caso, o indivíduo deve procurar um médico e agendar um procedimento cirúrgico, no qual o cisto será retirado por profissionais.

Alimentação x Acne

Se você ainda não percebeu, a acne é algo que está na nossa pele, mas é causada por causa do nosso sistema fisiológico. Isso quer dizer que o problema surge de dentro, e se manifesta por fora.

Ou seja, aplicar produtos na superfície da pele consiste em um cuidado somente “por fora”. Que tal começar a tentar resolver o problema “por dentro” também?

De dentro para fora

A acne é ocasionada pelo excesso de sebo produzido em nossas glândulas. Alguns alimentos são considerados potencializadores da acne porque estimulam essa produção de sebo.

Isso porque eles estão diretamente ligados à produção de insulina no organismo, que pode fazer com que este produza outros hormônios que deixam a pele tão oleosa, a ponto de formar espinhas.

Devo fazer dieta?

Se você quer acabar com a acne, deve optar por uma dieta que contenha alimentos com baixo índice glicêmico. O que isso quer dizer? Significa que você deve optar por alimentos que não elevem o nível de açúcar no seu sangue.

Evite alimentos gordurosos, como frituras e doces.

Mas não é só isso, os carboidratos também acabam se transformando em açúcar no sangue e elevando o índice glicêmico, por isso, vale a pena reduzir o consumo de pães, bolos, biscoitos, macarrão, arroz etc.

Quais os alimentos devem ser evitados?

Além dos que podem aumentar o índice glicêmico, ou seja, a quantidade de açúcar no sangue, existem outros.

Alimentos com muito sódio, contém iodo o que em grande quantidade estimula a acne. O leite também é algo que deve ser evitado, já que apresenta uma série de hormônios em sua composição.

E não se engane achando que o leite da vaca é melhor. Esse tipo de leite contém uma grande quantidade de iodo.

Não posso mais comer chocolates?

Existe aquela velha história das pessoas dizerem que chocolate dá espinhas. E pode acreditar, porque ela é real. E não é simplesmente porque o chocolate foi um alimento eleito para ser o causador da acne, não.

Se dissemos antes que alimentos de alto índice glicêmico pioram o quadro da acne, é claro que o chocolate está nesse grupo. Os chocolates de hoje em dia contêm muito açúcar na fórmula, o que estimula produção de insulina.

Mas, você pode se dar ao luxo de comer um chocolate de vez em quando, desde que ele seja 60% cacau, que não contém muito açúcar, por isso, vai prejudicar bem menos a sua pele.

O que devo comer?

Apesar da dieta para quem quer acabar com a acne ser um pouco mais restritiva, existem alguns alimentos liberados e que até ajudam a reduzir a oleosidade da pele.

Frutas cítricas

Se existe uma coisa que ajuda no combate à acne é a vitamina C. Por isso, ingerir frutas cítricas, que são ricas em vitamina C é uma boa ideia.

Ovos

Outro alimento muito bom para acabar com as espinhas é o ovo. Isso porque ele é rico em vitamina E, outra vitamina importante para eliminar esse problema na pele.

Mas, você também pode encontrar vitamina E e outros alimentos, como no abacate e em óleos vegetais.

Alimentos de cor laranja

Todos os alimentos alaranjados, como a abóbora, mamão e a cenoura são extremamente ricos em vitamina A, uma vitamina essencial para quem quer acabar com a acne.

Espinafre

Apesar de ser um alimento verde, o espinafre também é um alimento rico em vitamina E. Além dele, a alface e a couve manteiga também são boas opções, fonte dessa vitamina.

Zinco

Um nutriente muito indicado para eliminar a acne é o Zinco, e para consumi-lo, basta optar por carnes magras, como a de cordeiro, e alguns tipos de semente como a de abóbora.

Se você gosta de cogumelos, então aproveite-os, porque também são uma grande fonte desse nutriente. Além dele, temos: grão de bico, cacau em pó, iogurte de kefir etc.

Tome água

Não há nenhum estudo que comprove que o consumo de água possa combater a acne, mas, ele ajuda a prevenir que ela se manifeste.

Além disso, a água mantém a hidratação da pele, que garante uma melhor aparência.

Ajuda profissional

Apesar de estarmos te dando dicas de como cuidar da sua pele na sua casa, se alimentando bem, utilizando os produtos certos para o seu tipo de pele, tomando água e tudo mais, é preciso saber quando está na hora de consultar um profissional.

Existem casos de acne que incomodam demais as pessoas. Em alguns deles, indivíduos têm suas roupas sujas pelo pus e sentem muita dor quando as espinhas incham.

Por isso, o melhor a fazer é consultar um dermatologista.

O mercado está cheio de bons profissionais nessa área, e a sua saúde precisa vir em primeiro lugar. Essas são nossas ficas de como acabar com a acne.

Aproveite e não deixe de cuidar da sua pele.

Dicas Valiosas de Como Acabar Com a Acne (Guia Completo)
5 (100%) 1 vote

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *