Doença Celíaca ou Intolerância a Glúten

Basicamente, os especialistas afirmam que pelo menos 1% da população mundial apresenta intolerância a glúten que é uma proteína encontrada no trigo e em produtos derivados do trigo. Mesmo as pessoas que não têm a doença celíaca podem apresentar reações do sistema imunológico intestinal por causa do glúten.

Muitos médicos acreditam fielmente que aproximadamente 10 por cento da população pode ter uma sensibilidade ao glúten. Embora não exista teste médico algum para intolerância ao glúten atualmente, é possível tomar várias medidas para reconhecê-la em seu corpo e começar a buscar um futuro mais saudável.

Sintomas Imediatos da intolerância a glúten

intolerancia a glutenUma das formas de identificar os sintomas imediatos em relação a intolerância a glúten é prestar atenção ao seu nível de energia depois de comer alimentos que contenham glúten de forma que ocasionalmente os níveis de energia podem ser ligeiramente afetados após consumir uma grande refeição, enquanto o seu corpo trabalha para digerir os alimentos.

Mediante ao fato que o organismo das pessoas que possuem intolerância ao glúten precisa trabalhar mais para tentar combater os efeitos deste no sistema digestivo, eles geralmente sentem fadiga depois de comer.

Ao contrário da letargia ocasional que pode ocorrer ao longo do tempo, as pessoas que sofrem de intolerância ao glúten podem ficar completamente esgotadas após as refeições.

A doença celíaca é uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado. É uma intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte.

Em caso de pessoas que possuem essa intolerância, a ingestão de glúten causa danos às pequenas protrusões, ou vilos, que revestem a parede do intestino delgado. Esta condição possui outros nomes, tais como espru celíaco e enteropatia glúten-sensível.

Sendo assim, a intolerância a glúten ou doença celíaca é considerada uma desordem autoimune, na qual o organismo ataca a si mesmo. Os sintomas podem surgir em qualquer idade após o glúten ser introduzido na dieta.

intolerância a glúten

 

Sintomas intestinais da intolerância ao glúten

Os sintomas intestinais da intolerância ao glúten podem variar desde a diarreia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade, e pouco ganho de peso.

As pessoas mais jovens podem apresentar atraso de crescimento e da puberdade, anemia da carência de ferro, osteopenia ou osteoporose, exames anormais de fígado, e uma erupção na pele que faz coçar chamada dermatite herpetiforme.

A doença celíaca também pode não apresentar nenhum sintoma.

A intolerância ao glúten e outros sintomas

Existe um relato de pessoas que sofrem de intolerância ao glúten se queixaram de irritabilidade depois de comer. E essa irritabilidade pode estar relacionada à fadiga ou pode ocorrer como resultado de se sentir de modo semelhante à forma que alguém se sente quando está com um resfriado ou gripe.

Outro fato interessante de se alertar é que certas pessoas com intolerância ao glúten relatam ter uma “mente nebulosa” logo depois que comem. Em outras palavras, elas perdem a sua linha de pensamento facilmente e acham difícil se concentrar.

Fique atento quando você desenvolver dores de cabeça após uma refeição. Sintomas de dor de cabeça não são específicos, e estas podem ser parecidas com dores de cabeça comuns, ou com as causadas por enxaquecas ou pela tensão.

Embora não haja um tipo específico de dor de cabeça associado à intolerância ao glúten, o padrão é que a dor de cabeça ocorra dentro de 30 minutos até uma hora após a ingestão para muitos indivíduos.

Por muitas vezes, as pessoas com intolerância ao glúten sentem dores nas juntas, e às vezes sentem dormência ou formigamento nos braços e pernas, portanto fique atento a esses sinais.

Esses sintomas mencionados também podem possuir relação com uma pobre saúde digestiva. Embora as pessoas com sensibilidade ao glúten tendam a ter mais sintomas não gastrointestinais que as pessoas com doença celíaca, elas podem ainda sentir desconforto gastrointestinal.

Depois de uma refeição, podem apresentar inchaços, gases, diarreia, constipação e dor de estômago.

Doença Celíaca ou Intolerância a Glúten
5 (100%) 1 vote

Deseja Emagrecer e Definir o Corpo?
Digite seu e-mail abaixo para receber acesso a um treinamento exclusivo em vídeo aulas.
Nunca enviarei spam para você!
Gostou? Compartilhe ;) ~>facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *