Diabetes Tipo 2 – O que Causa, Tratamentos e Cuidados

O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. A pessoa com diabetes tipo 2 pode ter uma resistência aos efeitos da insulina – hormônio que regula a entrada de açúcar nas células – ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal.

diabetes tipo 2

Quando não tratado, o diabetes pode ser fatal. Pode ser causado pela perda progressiva de função da célula beta e da capacidade reduzida do organismo de utilizar a insulina, conhecida como resistência à insulina.

Esse tipo de diabetes ocorre quando a insulina produzida pelas células do pâncreas não é suficiente ou não age adequadamente O pâncreas passa a produzir pouca insulina para as necessidades do organismo, tornando os sintomas perceptíveis.

O que causa o diabetes Tipo 2?

Basicamente, quem possui Diabetes tipo 2 consegue ainda produzir uma pequena quantidade de insulina no seu organismo, contudo é uma quantidade que não é suficiente para transformar o açúcar no organismo em energia.

O pâncreas quando trabalhando de forma normal tende a produzir insulina e glucagon, que são hormônios que trabalham na nivelação dos níveis de glicose na corrente sanguínea durante o dia e a noite. O nível de glicose tende a aumentar após cada refeição realizada de maneira que o organismo libera a insulina a fim de metabolizar esse excesso de glicose e realizar o transporte da mesma, fornecendo assim energia para todas as células do organismo.

Basicamente, pessoas que possuem Diabetes tipo 2 tendem a sentir muita sede e com isso gerando muita vontade de urinar e principalmente a perda de peso sem razões aparentes. Contudo, os sintomas citados acima podem fazer parte do quadro de sintomas de outras doenças, se tornado realmente necessário a avaliação de um médico especialista e por meio de exames laboratoriais.

Contudo, independente de sintomas, é importante sempre pedir uma avaliação médica, pois existem casos onde a diabetes tipo 2 não deixa sintomas de modo que o diagnóstico desse problema fique suspenso e propenso a causar sérios danos.

Tratamento e cuidados

tratamento diabetes tipo 2 é possívelO Tratamento para Diabetes Tipo 2 consiste na tarefa de diminuir os níveis de glicose na corrente sanguínea a fim de evitar que os níveis quando altos gerem alguma complicação para o paciente.
Logo abaixo, veja os cuidados que uma pessoa que sofre com Diabetes tipo 2 precisa ter para melhorar a sua qualidade de vida:

A prática de exercícios físicos é fundamental para que o tratamento do Diabetes tipo 2 tenha sucesso de modo que a prática de atividades físicas contribuem para que os níveis de glicose no sangue se mantenha controlado e para o emagrecimento. As atividades físicas podem ser realizadas todos os dias ou no mínimo 3 dias na semana.

alimentação adequada para controlar diabetesOutro cuidado crucial para quem possui Diabetes tipo 2 é manter o controle total de sua alimentação de modo que é importante evitar o açúcar que está presentes em doces ou alimentos que possuam carboidratos simples devido ao fato deles possuírem um alto índice glicêmico e com isso a absorção se torna rápida, acelerando e aumentando as taxas de açúcar no sangue, ocasionando um quadro de hiperglicemia.

Alguns pacientes que possuem Diabetes tipo 2 tem a necessidade de realizar a medição da glicemia de maneira regular, com isso um glicosímetro é necessário, portanto caso você precise utilizar esse dispositivo, tenha sempre em mãos e leve-o com você para onde for necessário.

Mesmo que o consumo de álcool não seja algo proibido para a pessoa que possui diabetes Tipo 2, é importante ser moderado ao ingerir bebidas alcoólicas, de modo que o consumo exagerado pode ocasionar em hipoglicemia.

cuidado com os olhosEm comparação a uma pessoa que não apresenta o quadro de diabetes, quem sofre com esse problema precisa aumentar muito o cuidado com os seus olhos, isso porque as células da córnea não possui a aderência normal de maneira que se torna uma possibilidade de gerar infecções propícias por conta dessa carência e outras doenças também como glaucoma ou catarata.

Quem apresenta problema de Diabetes tipo 2 possuem maiores chances de apresentar também quadros de ansiedade e de depressão, sendo assim é importante aprender fórmulas para o controle do estresse de maneira que situações de estresse e ansiedade pode causar resistência a insulina e o aumento de peso.

A combinação de Diabetes com o tabagismo podem aumentar em até cinco vezes as chances de infarto, sendo assim, pessoas que possuem Diabetes tipo 2 devem abandonar o vício do cigarro a fim de fugir dessa ameaça e até mesmo de problemas relacionados a hipertensão.

saude oralA higiene bucal deve ser realizada após cada refeição e é essencial para uma pessoa com diabetes tipo 2 e isso se torna importante pelo fato que o sangue de pessoas com diabetes por possuir um alta concentração de glicose, se torna mais favorável para o desenvolvimento de bactérias.

 

Programa Diabetes Controlada por Dr Rocha

emagreça com o dr rochaSe você sofre com diabetes tipo 2 ou tipo 1, ou se você está em estado de pré-diabetes, ou caso você tem alguém muito próximo a você que é diabético, então clique aqui para conhecer o programa Diabetes Controlada que foi criado pelo Médico Dr. Rocha.

Diabetes Tipo 2 – O que Causa, Tratamentos e Cuidados
5 (100%) 2 votes

Deseja Emagrecer e Definir o Corpo?
Digite seu e-mail abaixo para receber acesso a um treinamento exclusivo em vídeo aulas.
Nunca enviarei spam para você!
Gostou? Compartilhe ;) ~>facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *