Yoga: Benefícios Para o Corpo e Saúde

o que é o yogaMuito se comenta dessa prática milenar, mas pouco se sabe concretamente sobre ela. Isso não é explicado por falta de informações. O yoga é cultuado por milênios e se explica pelo fato de fazer bem para as três dimensões humanas. Não é uma simples prática, consegue envolver mais que um único cenário em suas atividades.

Colocando tudo em pauta, corpo, mente e alma estão sempre intimamente interligadas. Mas isso não quer dizer que não se possa trabalhar com uma de cada vez.

Porém, se uma atividade consegue envolver todas de forma efetiva, porque não realizá-la. E o Yoga é a chave para essa questão. A atividade se torna a melhor maneira de unir e fazer bem para esses três pilares humanos.

agra 2E muito se engana quem acredita que apenas uma religião pode estar ligada ao espiritual que é trabalhado com o yoga. A prática trabalha muito mais do que crenças. Ela tem a função de trabalhar o seu eu com a sua fé, seja ela qual for. Então, não se restringe a dogmas. O acreditar está muito além disso.

O segundo pilar está associado à mente. Ou seja, a concentração que pode estar sendo usada para todas as atividades.

Os pensamentos que o rodeiam, que levam a suas mais impulsivas atitudes ou melhores momentos que você atinge com boas vibrações.

A mente está muito ligada ao seu eu. Ou seja, essa é a vertente mais direta que você tem de se conectar com as suas vontades, seus desejos.

Por fim, não menos importante, o corpo físico. Aquele que todos veem e que se torna o mais cobrado. A forma física pode ser muito trabalhada com o yoga. Não só a perda de peso, mas também a flexibilidade, destreza, reflexo.

Tudo isso é muito importante e com alguns outros exercícios acabam sendo esquecidos. Por isso, é necessário trazer à tona toda essa conexão que os pilares humanos têm.

O que é o Yoga?

yoga-benefíciosA Yoga é uma filosofia de prática milenar onde o objetivo é a busca do autoconhecimento através da liberação da consciência mediante às condições impostas pelo sistema e pela vida automática que é imposta pelo mesmo sistema.

Caso você não saiba existem mais de 100 tipos de Yoga que promovem um trabalho da estrutura por meio da concentração, técnicas corporais, exercícios de respiração, métodos de relaxamento e muita meditação.

Basicamente, o nosso corpo se encontra em desequilíbrio por conta da vida corrida e atribulada que levamos no dia a dia devido a tantas tarefas que necessitam ser executadas por nós e por meio da prática de Yoga, se torna possível reencontrar esse equilíbrio.

Através da Yoga, você aprenderá a respirar de forma correta e somente esse primeiro aspecto já se torna possível ver os primeiros efeitos aparecendo dessa prática.

yoga-meditação-benefícios

Os inúmeros benefícios que a prática da Yoga podem trazer para a sua vida variam tanto desde a melhora incrível na sua disposição, no controle de problemas como a ansiedade, na melhora do funcionamento dos seus órgãos internos, força, flexibilidade e tantos outros.

Os Benefícios do Yoga

Pensando no dia a dia de uma pessoa que pratica o yoga, as mudanças podem ser notadas desde as primeiras aulas. Como já foi citado, o yoga tem por função trabalhar com três campos humanos, o corpo, a mente e a almas dessa forma, os benefícios não se restringem a um único cenário, são sempre um misto intenso de emoções e resultados.

yoga beneficiosCada pessoa começa a notar as diferenças na sua rotina de maneiras distintas. Há as que percebam mais o físico, outras o espiritual e as que podem notar melhor o emocional.

Claro, no decorrer do processo de praticar a atividade milenar, os alunos conseguem ir assimilando que em todas as formas o yoga pode ser muito positivo para o equilíbrio próprio.

Então, os resultados acabam sendo potencializados. Quanto maior consciência, mais fácil transformar os exercícios em resultados.

Então, em quesito físico, a prática pode trabalhar muito além da perda de gordura. Como os movimentos são para trabalhar muito a flexibilidade corporal, no decorrer da prática, é possível notar uma melhora para as articulações e toda forma com que você se relaciona com o seu redor. Além disso, a respiração é um outro item muito explorado.

E a respiração não está ligada apenas com o trabalho de fisico, mas também tem relação com o emocional. Começa a interligação aí.

Em caráter emocional, o yoga consegue trabalhar muito a concentração e o auto controle. Principalmente, para lidar com situações de risco, nas quais pensar se torna uma grande forma de mostrar ao mundo o que verdadeiramente compensa, a auto segurança.

yoga auto controle

O poder de decisão tem uma grande mudança. O modo de pensar acaba se alinhando mais com a sabedoria que o yoga é capaz de passar.

E por fim, mas muito importante, a relação com a . Sem se referir a nenhum tipo de dogma, o yoga acaba trazendo características do pensamento oriental, mas isso não impede ninguém de praticar.

Até porque o poder de meditação, colocando em sintonia no que acredita é muito importante para trazer à tona suas maiores crenças e o que te faz sentir em frente com cabeça erguida. A fé é muito importante para dar forças para continuar a caminhada, então, conseguir se alinhar com isso é muito importante também. 

Hatha Yoga: Benefícios

hatha yoga

A união da mente com a alma é o foco desse tipo de prática do yoga. Trabalhando com o solar e lunar, o Hatha Yoga faz com que haja uma plena atenção no que está sendo feito.

Ou seja, a ação tem todo seu foco, fazendo com que se entende cada funcionalidade do exercício, como ele será capaz de agir em cada parte da sua estrutura corporal, sem nenhuma restrição. A postura, a respiração, tudo tem sua devida atenção.

O exercício pode acabar demorando um pouco mais, porém terá sua atenção total e a execução muito mais efetiva. É uma forma de trazer mais benefícios para seu corpo.

Ashtanga Yoga – Benefícios

Um dos grandes diferenciais da yoga quando a comparamos com outros exercícios é a variedade que ela oferece ao praticante, o que significa que cada indivíduo vai conseguir encontrar um tipo de yoga para chamar de seu, levando em consideração os seus objetivos, as suas necessidades e também as suas aptidões, já que, não importa qual o tipo de yoga escolhido para se praticar, é preciso que o praticante goste daquilo que esteja fazendo acima de tudo.

Isso porque só assim ele vai conseguir obter todos os benefícios – tanto mentais quanto físicos – que a prática tem a oferecer.

Ashtanga YogaE o Ashtanga Yoga nada mais é do que uma ramificação do Hatha Yoga, que já mencionamos mais acima e foi criado pelo indiano Sri K. Patthabi Jois, que até hoje ensina a técnica na Índia.

A ramificação é considerada uma das mais vigorosas da yoga, isso porque ela trabalha com seis séries fixas.

Estas séries são desenvolvidas pelo professor de maneira progressiva, o que significa que cada vez mais elas vão passando a exigir mais do aluno, pedindo um grau maior de força, flexibilidade e consciência corporal à medida que o aluno evolui.

O Ashtanga e indicado para quem não tem não tem medo de suar.

Aqui, além de uma mera consequência do esforço dos exercícios, o suor tem como objetivo desintoxicar o organismo, enquanto a respiração forte que a prática exige auxilia no aquecimento do corpo, o que previne lesões.

Com o tempo, a prática traz ao aluno muita força, flexibilidade e consciência corporal.

Iyengar Yoga – Benefícios

A Iyengar Yoga foi criada por um indiano conhecido como B.K.S. Iyengar, que coincidentemente foi aluno do mestre que criou o Ashtanga, ramificação da yoga que conhecemos acima, sendo assim também considerada uma ramificação do Hatha Yoga.

Iyengar YogaDiferente do Ashtanga, a Iyengar tem como conceito base o fato de que o alinhamento do corpo é capaz de despertar experiências secretas, fazendo com que o aluno se torne uma pessoa consciente sobre os condicionamentos que moldam a sua estrutura corporal.

É indicada para pessoas que são mais detalhistas e que preferem uma prática de atividade intensa que não é focada nas repetições.

Para a realização das posturas em aula são utilizados diversos acessórios, como cintos, almofadas e blocos, sendo necessário bastante tempo de permanência em cada uma das posições. Durante este tempo em que o aluno está parado em cada posição o professor corrige a postura dos alunos sempre que for necessário.

Entre as vantagens da Iyengar estão a melhora da postura, o que é ideal para quem possui problemas de coluna e até mesmo para indivíduos que sofrem de problemas de âmbito motor.

Raja Yoga

Sabe aquela ideia tradicional que muita gente tem do yoga, que envolve meditação profunda e um grande conhecimento de si mesmo? Pois bem, essa yoga em específico, que esta no imaginário de muitos nada mais é do que a Raja Yoga, uma modalidade específica da prática.

Raja Yoga

Com um nome que significa aquilo que é real, ou seja, aquilo que é da realeza, a Raja Yoga é inteiramente focada na meditação, tendo como objetivo final o desenvolvimento espiritual do indivíduo e não a sua capacitação física.

Durante a aula o professor estimula os alunos a trabalharem com o domínio das ondas mentais e também com a meditação, tudo isso aliada a realização de algumas posturas.

Entre seus benefícios estão melhora de condições como insônia, o aumento da concentração e também a calmaria da mente. Para quem deseja obter os benefícios de âmbito puramente espiritual, mas não abre mão do corpo em forma, uma boa pedida é combinar dois tipos de yoga diferente, alternando as aulas para conseguir o melhor de cada uma.

Power Yoga

Voltando para as ramificações do Hatha Yoga que são bastante vigorosas e que são bastante procuradas pelo público por conta da combinação de benefícios físicos e mentais, o Power Yoga é uma prática onde existe a combinação entre movimentos fortes, respiração dinâmica, posturas de yoga e exercícios e movimentos extras que são diferentes dos tradicionais.

Power Yoga

Aqui, as aulas são ideais para quem gosta de treinos que são mais fortes e mais pesados, além de ter o desejo de melhorar o condicionamento físico, bem como a flexibilidade e a força.

A prática faz o aluno suar bastante e exige condicionamento do praticante. Isso porque ela combina aquecimentos com posições básicas que são intercaladas com séries que buscam manter o aquecimento corporal obtido.

Tudo isso faz com que o resultado final seja o aumento da flexibilidade corporal, da força, do condicionamento físico, da capacidade de atenção e de concentração, além de ajudar a alinhar músculos e articulações.

Uma prática para quem não medo de suar.

Os benefícios da Yoga vão além do físico

benefícios do yogaA prática de Yoga compõe uma aliança de benefícios com uma melhor surpreendente da qualidade de vida de quem a pratica e isso se torna possível por meio de exercícios que eliminam o estresse e automaticamente refletem no melhor funcionamento do organismo de modo geral.

Os exercícios de postura da Yoga são técnicas para a integração da Alma entre o mundo exterior e o universo, pois é uma prática completa de desenvolvimento integral do ser humano: corpo, energia, emoções, pensamentos e intuição.

Todos os benefícios proporcionados pela prática da Yoga são consequências de uma transformação espiritual e da forma em que os órgãos passam a funcionar adequadamente, conquistados pelos movimentos feitos em aula e de hábitos saudáveis como cuidar da mente, estar sempre bem alimentado, beber água e dormir bem.

A prática de Yoga proporciona a energia e o relaxamento simultaneamente. Depois de uma prática com exercícios de respiração, o aluno se sente mais disposto, adquire mais força de vontade e determinação para executar suas tarefas do dia a dia, explica a professora.

yoga benefícios para o corpo

A Yoga ainda proporciona a diminuição dos níveis de colesterol, a melhora de problemas respiratórios e o controle da pressão arterial. Além disso, a prática da mesma promove o fortalecimento da musculatura tornando-a ainda mais flexível de modo que o corpo se torna mais alongado e tonificado.

Através das posturas de Yoga, vários órgãos internos e glândulas endócrinas são trabalhados, melhorando nossa saúde e resistência em geral. Muitas posturas trabalham ainda a circulação sanguínea.

Não bastando todos esses benefícios, para as pessoas que possuem o problema de depressão, insônia e ansiedade, a prática da Yoga funciona como um excelente controlador e calmante, pois essa técnica permite um grande entendimento das nossas emoções.

yoga beneficios para a saude

O Yoga combate o stress, ansiedade e sintomas causados pela competitividade e cobrança da vida moderna.

Grandes celebridades como Angelina Jolie, Britney Spears, até mesmo Madonna entre tantas outras utilizam a prática de Yoga como método de relaxamento, controle respiratório, alongamento, conquista de um corpo mais flexível, além, é claro, das sensações de conforto e bem-estar promovidas pelos exercícios.

Por meio da concentração em cada movimento executado, o objetivo é que se atinja o auge da meditação, ou seja, a plenitude e a serenidade de todas as áreas do corpo e mente.

Motivos para praticar Yoga!

– Melhora a qualidade de vida, promovendo bem-estar, serenidade e paz interior.

– Proporciona equilíbrio emocional.

– Melhora problemas de insônia e depressão.

– Estimula a circulação sanguínea.

– Diminui dores nas costas.

– Melhora a postura e o fortalecimento muscular.

– Energiza corpo e mente.

– Fortalece o organismo, tendo a saúde como foco principal.

Onde Praticar Yoga?

Centros Holísticos

Existem muitas maneiras de praticar o yoga. Uma das mais praticadas é junto com outras pessoas, em turmas. Centros holísticos acabam se tornando uma das casas mais queridas dessas turmas. E as aulas se transformam em uma forma de colocar em prática o equilíbrio que é passado pelas sessões de terapia, por exemplo.

yoga centro

Então, não tem como desvincular totalmente as práticas, já que elas se complementam. O importante é que tudo acaba trazendo o balanceamento de emoções que avançam para o mundo físico.

Mas tempo é uma coisa que está cada dia mais complicado no cotidiano que vivemos. As pessoas que não conseguem mais ter tempo para reservar um espaço na agenda e dedicar seu corpo, mente e alma para a prática dos exercícios, não com a antecedência requerida para aulas em grupo.

Cursos Online

Para elas, a internet sempre se torna uma válvula de escape e atividades online atraem muito o olhar delas.

yoga online

Em um primeiro momento, um curso online pode não parecer fazer parte de uma prática física, mas as coisas vão mudando quando começa se conhecer os diversos cursos disponíveis na internet.

Mas para que eles possam dar certo, é necessário transformar todo o cenário em um grande vazio, no qual a única coisa que habita é você e sua prática da modalidade. O yoga é um misto de diversos sentimentos e ações. Então, fica sempre as mais diferentes misturas em pauta, como a concentração e força.

Delicadeza e atenção. Tudo que pode tirar seu foco deve ser deixado para trás. E num curso online a tarefa é ter atenção concentrada e exclusiva ao que está sendo passado com muita dedicação. 

E é isso que o curso O Poder do Yoga vem mostrar. A precisão dos exercícios para que o equilíbrio de corpo e alma sejam alcançados. Por meio de aulas, em módulos, o curso traz para todos que desejam desenvolver bem os exercícios a raiz do yoga.

A prática milenar toma forma em cada vídeo aula com as melhores técnicas e exercícios para serem praticados no momento que você mais desejar.

Gabriel Medeiros conseguiu traduzir muito da dinâmica do yoga em seu curso online. O professor de yoga e terapeuta holístico mantém aulas para fazer com que seu aluno online consiga praticar os exercícios sem precisar sair de casa.

O melhor é que você consegue adaptar eles para o momento que for mais adequado para você fazer as atividades. Não há uma rotina fixa, o que prejudica muitas pessoas. 

Ebook Grátis – Yoga Para Principiantes

ebook gratis

>> Clique Aqui Para Baixar o Ebook Gratuito O Poder do Yoga <<

O Poder do Yoga

o poder do yoga gabriel medeiros

Se sua vida é cheia de responsabilidades, sejam elas no trabalho, na família, em casa, ou nos relacionamentos e você acaba se sentindo ansioso e frustrado por ter de administrar tudo isso ao mesmo tempo e 24 horas em um dia parecem que nunca são suficientes…

Como se não bastasse, você ainda se cobra para ser uma pessoa melhor, exigindo de si mesmo ser uma pessoa mais amável, sensata, pacífica e produtiva…

O Curso o Poder do Yoga foi pensado para pessoas que tem os problemas mais comuns do nosso dia, como a ansiedade, estresse, falta de foco e de tempo, ou para aquelas pessoas que buscam conhecimentos avançados de espiritualidade sem ter conotação religiosa.

O Poder do Yoga: o Guia Definitivo da Saúde Perfeita, é um curso online que está dividido em 4 módulos com mais de 70 vídeos explicativos, que vão desde a parte histórica e filosófica do Yoga, até às práticas de relaxamento, respiração e meditação.

>> Clique aqui para conhecer o curso O Poder do Yoga <<

Yoga: Benefícios Para o Corpo e Saúde
4.7 (93.91%) 23 votes

Deseja Emagrecer e Definir o Corpo?
Digite seu e-mail abaixo para receber acesso a um treinamento exclusivo em vídeo aulas.
Nunca enviarei spam para você!
Gostou? Compartilhe 😉 ~>Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail

3 Comentários

  1. maria de fatima araujo santos

    quero fazer um curso de yoga onde encontrar e valor

  2. Luzia s silva

    Desejo ter conhecimento a respeito do yora para controlar a depressão. E gostaria de saber também se influencia na religião?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *