Exercícios de Pilates para Gestantes

Exercícios de Pilates para gestantes

Nos dias de hoje praticar exercícios durante a gravidez não é mais considerado um onde a única exceção é quando a gravidez apresenta riscos. De qualquer forma, antes de fazer qualquer atividade física é necessário que haja um pré-natal e que a futura mamãe tire essas dúvidas com seu médico obstetra.

Pilates para gestantesNos dias de hoje uma das atividades mais indicadas para gestantes e recomendada por especialistas são os exercícios de Pilates.

Os movimentos executados durante os exercícios de Pilates para gestantes possuem um baixo impacto, fazendo com que as mulheres grávidas possar fazê-los de modo eficiente e sem experimentar um aumento da frequência cardíaca ou sobrecarregar as articulações.

Exercícios de Pilates para GestantesOs efeitos benéficos do Pilates são extremamente indicados para fins de reabilitação postural, para promover o alongamento muscular e para conquistar um melhor condicionamento físico.

Contudo, o exercício de Pilates também se torna um excelente aliado para as mulheres grávidas.

Os exercícios de Pilates para gestantes, promovem o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, o alongamento do corpo todo e ainda promove o auxílio na hora do parto.

O corpo sofre grandes e rápidas transformações durante a gestação, o que geralmente causa um grande desconforto, dores musculares e sempre uma má postura. Contudo, todos esses desconfortos podem ser aliviados por meio da prática do Pilates .

A partir do momento em que não há contraindicação médica, as gestantes podem dar inicio aos exercícios de Pilates em casa logo depois do terceiro mês de gestação e manter até o final do sétimo.

Os benefícios dos exercícios de Pilates para gestantes vão além de obter um melhor condicionamento físico, bem-estar ou controlar o peso, pois a gestante que prática exercícios de Pilates contem com o excelente benefício de possuir um abdômen mais forte o que facilita o trabalho de parto.

Exercícios Pilates GestantesDurante o parto, o útero se contrai para expulsar o bebê e por conta do reflexo do próprio corpo a mãe também fará pressão abdominal, o que é essencial para empurrar o bebê pelo canal vaginal.

Sendo assim, possuir um abdômen mais forte facilitará esse trabalho. Aos momentos finais do parto, ocorre o relaxamento do períneo de maneira que se torna possível a passagem do bebê.

E vale acrescentar também que após o nascimento, quando a musculatura é bem trabalhada ela tende a se recuperar de maneira mais rápida.

Durante os exercícios de Pilates para gestantes, o foco principal é a qualidade dos exercícios assim como também, a execução correta dos exercícios onde uma das grandes prioridades do instrutor de Pilates é garantir a postura adequada do aluno. O objetivo não são as repetições excessivas e a utilização de muita carga.

Pilates para Gestantes

Pilates para Gestantes

De acordo com os especialistas da área os exercícios de Pilates para as gestantes não são tão diferentes em comparação as séries convencionais, o que ocorre é um direcionamento para aqueles exercícios que focam no assoalho pélvico, que é a parte essencial para o suporte do peso da gestação e para o parto, e para regiões como quadris e costas que necessitam de fortalecimento.

A fim de contar com todos os benefícios das aulas de Pilates , a gestante precisa aguardar que o primeiro trimestre da gravidez se complete para que depois ela possa procurar a orientação de um especialista.

Pilates Gestantes

Durante os primeiros três meses de gestação a contraindicação é absoluta, porém após esse período e sob a aprovação do médico, a gestante já poderá dar início as aulas que podem seguir até mais ou menos até o oitavo mês.

Basicamente, o que pode definir a interrupção das aulas de Pilates para gestantes é o tamanho e o peso da barriga, tendo em vista que as últimas semanas se torna complicado achar alguma posição confortável para executar os exercícios.

Os exercícios de Pilates para gestantes podem ser realizados por duas ou três vezes por semana com intervalos.

A bola suíça e o quadro de molas são os aparelhos mais usados nas aulas. Eles são responsáveis por trabalhar a resistência das costas, a estabilidade e o alinhamento do quadril e o fortalecimento das costas e dos braços.

Restrições de Exercícios de Pilates para Gestantes

Existem certos exercícios de Pilates que não são recomendados para gestantes como por exemplo o exercício de abdominal e nem o de elevação do quadril. A partir do sétimo mês a mãe também não fica mais confortável de barriga para cima, então os exercícios são feitos preferencialmente em pé ou sentada.

Benefícios para a hora do parto

Os benefícios do exercício de Pilates para gestantes vão bem mais além, pois além de promover o fortalecimento do assoalho pélvico que vão auxiliar bastante para a hora do parto, as técnicas de respiração utilizada no Pilates podem ser perfeitamente utilizadas durante as contrações. O trabalho respiratório de inspirar e soltar lenta e profundamente acalma a mãe e alivia as dores da contração.

Exercícios de Pilates para Gestantes

Exercícios de Pilates para gestantes3
Exercícios com toalha

Sentada e cruzando as pernas ou no chão ou em uma cadeira, da maneira que preferir, segure uma toalha enrolada nas mão e estenda os braços de modo que fiquem na frente do seu peito mantendo a toalha esticada e mantendo as mãos sempre uma longe da outra.

Durante a expiração, levante os braços acima da cabeça e mantendo no alto até sentir que o seu peito e ombros estão alongados.

Fique nessa mesma posição por cerca de quatro ciclos de respiração e feito isso leve os braços para frente para a posição de início enquanto inspira.
Repita 5 vezes.

Alongamento lateral com toalha

Inicie esse alongamento partindo da mesma posição que o exercício anterior.

Expire e ao mesmo tempo entenda o braço para o lado, colocando a mão mais próxima do chão sobre o tapete, na lateral.

Mantenha a toalha esticada puxando as mãos uma bem longe da outra.

Fique nessa mesma posição por pelo menos quatro ciclos de respiração. Feito isso, volte à posição de início e mantenha o foco para trazer os braço de volta mantendo a posição deles sempre reta.

Repita 5 vezes.

Alongamento da coluna

Fique sentada no chão com as pernas e braços abertos e esticados acima da cabeça.
Expire movendo a pelve e todo o tronco para a frente em direção aos quadris.
Expire de volta à posição inicial.
Repita 5 vezes.

Alongamento de quadris e coxas

Dê início ao alongamento deitando-se de lado, estique o braço e apoie a cabeça no mesmo e dobre as duas pernas na frente e envolva os músculos abdominais com o outro braço.

Expire e levante a perna para cima e o mais alto que você puder aguentar, abrindo a partir do quadril. Repita de 10 a 25 vezes cada lado.

Cuidados que a Gestante deve tomar

Cuidados GestantesÉ importante lembrar que jamais uma gestante deve dar início a qualquer atividade física sem primeiramente passar pela avaliação do seu médico, pois isso é crucial a fim de garantir tando a saúde do bebê quanto a saúde da gestante.

É importante também conversar com o seu obstetra sobre a prática de Pilates durantes as consultas do pré-natal.

O tempo de uma aula de Pilates para gestantes é basicamente o mesmo tempo de uma aula convencional de modo que a recomendação é de fazer essa aula pelo menos duas vezes por semana para que a gestante consiga sentir os efeitos e os benefícios da prática com o passar da gestação.

Uma contraindicação é que as gestantes diagnosticadas com placenta prévia ou baixa ou que já possuam alguma doença pré-existente onde fique comprovado que há um quadro de gravidez de risco não podem em hipótese alguma praticar exercícios de Pilates em Casa.

Pilates Gestantes Cuidados

Quando a gestante já está com a gravidez avançada, a recomendação é não ficar deitada de bruços, de maneira que essa posição comprime o útero contra as costas diminuindo a circulação sanguínea que chega até o bebê.

É importante também que a gestante não prenda a respiração por muito tempo durante a execução dos exercícios, pois o bebê também fica sem oxigênio.

Outra observação importante é que as gestantes não devem fazer nenhuma atividade que aumente os seus batimentos cardíacos para mais de 120 batimentos por minuto, de modo que esse aumento faz com que a circulação sanguínea diminua.

Uma gestante jamais deve praticar Pilates sem a presença do seu instrutor. Por causa da barriga, o equilíbrio da mãe fica alterado e o risco de quedas pode ser maior.

Busque um centro especializado tanto na aplicação do Pilates como na formação de instrutores do método.

Também é altamente recomendável que a aluna procure ter aulas com instrutores experientes e conhecimento técnico apurado sobre Pilates para gestantes.

Exercícios de Pilates para Gestantes
5 (100%) 3 votes

Deseja Emagrecer e Definir o Corpo?
Digite seu e-mail abaixo para receber acesso a um treinamento exclusivo em vídeo aulas.
Nunca enviarei spam para você!
Gostou? Compartilhe ;) ~>facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *