Pilates ou Yoga? Qual prática é melhor para emagrecer?

Se está nos seus planos perder aqueles quilinhos, manter o peso ou ganhar uma silhueta mais harmoniosa do jeito que você sempre quis, é obvio que é crucial que se pratique alguma atividade física.

Praticar exercícios físicos não precisam necessariamente ser a resposta mais urgente para suprir esta necessidade.

Yoga

Com isso, muitas pessoas recorrem ao Yoga ou ao Pilates para entrar em forma de maneira e pode ser a alternativa mais adequada para você.

pilates ou yoga

Caso você esteja em busca de alguma atividade física para emagrecer, mas não está conquistando os resultados esperados ou acabou tendo algum problema proveniente destes exercícios como dores nas articulações, por exemplo, sabe que uma hora ou outra o seu corpo cobrará por alguma atividade para que ele possa trabalhar na sua automanutenção, mas você sabe o que fazer nessas horas?

Um bom plano de emagrecimento requer uma união e adoção de novos hábitos que variam desde uma alimentação equilibrada e saudável, cuidados com o corpo e cuidados com a mente por meio da prática de alguma atividade física seguindo sempre a risca as orientações que o seu médico ou nutricionista indicou.

Yoga-Asana

Praticar exercícios físicos é uma das principais coisas que é sempre deixada de lado, pois muitas pessoas não se sentem a vontade para frequentar uma academia e nem mesmo se sentem animados para a prática de exercícios físicos ao ar livre, como uma caminhada.

Mas para que o objetivo de emagrecer seja alcançado com sucesso, é preciso que, de alguma forma, a atividade física faça parte da rotina. Vamos explorar neste artigo se é melhor Yoga ou Pilates para emagrecer, já que são atividades que têm sido muito buscadas.

Yoga-Pilates

Com o dia a dia atribulado com o trabalho, vivendo uma vida agitada em meio aos grandes centros e não somente tendo a responsabilidade do trabalho, mas também com a casa, com os estudos, com filhos, etc.

Todas essas atividades, obrigações e tarefas obviamente cansam e ocupam muito tempo, fazendo com que sempre haja a boa e velha desculpa que é a de falta de tempo, ou a tradicional desculpa de estar sempre cansado.

Sendo assim, as atividades físicas se tornam promessa de que poderá ser iniciada na próxima semana, ou no próximo mês , ou quem sabe se torna uma promessa de ano novo.

posição guerreiro yoga

Você já parou para pensar que tudo isso acontece pelo fato de você ainda não ter encontrado uma maneira de se exercitar que se enquadra no seu perfil. E nesse momento, você pode até estar seguindo certinho uma dieta, mas o corpo pede além.

É importante se livrar da ideia de que para se exercitar você não precisa exatamente ter que ir para a academia, fazer repetições em aparelhos, praticar exercício aeróbico ou ter que caminhar vários quilômetros diariamente.

yoga ou pilates

Tanto o Pilates como a Yoga são alternativas de atividades que enquanto trabalham o teu corpo, relaxam a sua mente.

Nos dias de hoje atividades como Yoga ou Pilates vem sido muito procuradas por pessoas que desejam emagrecer. São duas atividades terapêuticas que proporcionam grandes benefícios à saúde e que ajudam a relaxar, corpo e mente. Mas você sabe qual dessas alternativas é a melhor para você?

O que é melhor para emagrecer: Yoga ou Pilates?

Optar por Yoga ou por Pilates  como alternativas para emagrecer pode te causar decepção se a sua intenção é obter resultados mais rápidos, pois é importante ter a consciência que tanto o Pilates como a Yoga não são necessariamente exercícios para perder peso, pois por meio deles você não terá os exercícios vigorosos e localizados que precisa para queimar muitas calorias.

Gisele-Yoga

Contudo, isso não quer dizer que os exercícios provenientes da Yoga ou do Pilates não queimem calorias, mas sim que as calorias que você queimará em uma sessão de Yoga ou de Pilates tem a proporção de um quarto do que você pode queimar em uma corrida.

Se você optou pela prática de Yoga ou Pilates com o objetivo de emagrecer, é importante encarar isso como um investimento a médio e longo prazo e para conquistar resultados mais rápidos, vale a pena investir em exercícios intervalados de alta intensidade e uma boa reeducação alimentar, desde seja sempre sob as orientações do seu médico, claro.

Benefícios do Yoga e do Pilates

De modo indireto é possível dizer que um dos grandes benefícios provenientes tanto da Yoga como do Pilates é o emagrecimento, pois ainda que o seu organismo não queime calorias de modo direto, as atividades físicas como a Yoga ou o Pilates agem diretamente na melhora do humor e na redução dos níveis de estresse.

yoga emagreceEsses problemas interferem diretamente no problema de compulsão alimentar que aumenta mediante a situações de pressão, situações que geram ansiedade ou em momentos de nervosismo e por meio da prática de tanto de um como o outro, esse problema de compulsão tende a diminuir ou até mesmo sumir, conforme o tempo passa.

De acordo com a publicação de um artigo publicado em julho de 2005, Dr. Alan R. Kristal e seus companheiros de pesquisas, vieram a público com resultados de uma pesquisa, onde aponta que as pessoas que praticam Yoga de maneira regular possuem maior resistência para ganhar peso.

yoga para emagrecer

Mediante a outro estudo realizado por pesquisadores provenientes do Fred Hutchinson Câncer Research Center, de Seattle, Estados Unidos, foi possível comprovar que a prática regular de Yoga remete a uma forma mais consciente de avaliar o que comemos.

Com isso, as pessoas compreendem de uma maneira mais claras os sinais de saciedade que o corpo envia e evitando assim a compulsão alimentar proveniente de casos de ansiedade e depressão.

yoga beneficios

Outros benefícios do Yoga e Pilates

Yoga

  • Ajuda a combater as desordens do aparelho digestivo
  • Promove a melhora do sistema cardiovascular
  • Ajuda a combater as doenças psicossomáticas
  • Promove a melhora da autoestima
  • Gera benefícios ao sistema nervoso e o cérebro
  • Promove o alívio de dores nas costas

Pilates

  • Diminui dores, principalmente nas costas
  • Realiza a correção da postura
  • Promove a melhora da respiração
  • Trabalha melhor os músculos
  • Aumenta a flexibilidade
  • Otimiza a coordenação motora

Dicas e recomendações importantes.

Independente da Yoga ou do Pilates ser a atividade que você deseja praticar, tenha em mente que nenhum deles sozinhos vão provocar a perda de peso caso você não mantenha uma dieta baseada em um consumo menor de calorias.

Existem alguns tipos de Yoga para emagrecer, como a Hot Yoga, que promovem uma queima maior de calorias que a Yoga tradicional, mas ainda assim não opera milagres só por meio dela.

exercícios de Yoga

O Pilates pode ajudar na construção muscular, mas fique atento às propagandas de marketing que prometem que a atividade sozinha te ajudará a perder peso de forma significativa.

Não são todos que são apaixonados por atividades físicas e sendo assim, caso esteja pensando em alguma atividade alternativa como Yoga ou Pilates, vale a pena cogitar na possibilidade de praticar um outro exercício, como a natação ou como a corrida.

Vale a pena pensar na possibilidade de intercalar a Yoga ou Pilates com outra atividade de cardio ou um treino de resistência , pois isso, com certeza, tornará o seu processo de emagrecimento bem mais rápido.

yoga ou pilates qual é melhor

Independente de qual seja a sua escolha, é importante consultar o seu médico para seguir as recomendações de acordo com as suas aptidões físicas.

Quando for dar início as suas atividades, é importante possuir sempre a orientação de um profissional, de modo que ele acompanhará e guiará você nos exercícios e dando dicas para um melhor aproveitamento.

yoga namastêQuando chegar o momento de escolher a atividade que mais lhe agrada, vale a pena refletir. Sendo assim, se você ainda leva uma vida sedentária, já passou do momento de levantar da cadeira e cuidar da sua saúde e do seu bem-estar.

É importante ressaltar que emagrecer com saúde é a única maneira correta de atingir um objetivo e se manter saudável é uma tarefa que deve ser cumprida para o resto da sua vida.

Tanto o Yoga, quanto o Pilates, no início da sua prática não coexistia com o uso de bola, porém mais tarde, foi-se descoberto que usar esse tipo acessório garante uma melhora significante dos resultados. O Pilates com bola é uma das atividades físicas mais conhecidas do dia de hoje, mas a utilização da bola no Yoga vem conquistado muitos adeptos também.

Independente do fato de tanto Pilates como Yoga utilizarem bolas, existe sim diferença nos exercícios.

O Yoga pode utilizar bolas para trabalhar o físico, o mental e o emocional, em contrapartida o Pilates trabalha exclusivamente com o corpo.

O Pilates e o Yoga quando utilizando a bola proporcionam vários benefícios para a saúde e para a boa forma de modo que são os preferidos e mais indicados por muitos fisioterapeutas, contudo é importante entender que como grande parte dos exercícios ou esportes onde fazem a necessidade de acessórios, é importante fazer a escolha da bola ideal para que não hajam efeitos colaterais.

Ebook Grátis – Yoga Para Iniciantes

ebook gratis

>> Clique Aqui Para Baixar o Ebook Gratuito O Poder do Yoga <<

Exercícios de Pilates para emagrecer

exercicios-de-PilatesAprenda a praticar exercícios de Pilates para emagrecer, através de uma série de vídeo aulas gratuitas, que foi disponibilizada pela Professora Olivia do Programa de Emagrecimento Corpo de 21.

O Corpo de 21, é um programa online exclusivo para mulheres que desejam emagrecer e é composto por treinamento intervalado de alta intensidade combinado com exercícios de Pilates.

>> Clique aqui para acessar as 4 aulas gratuitas desse programa que está ajudando milhares de mulheres a emagrecer de maneira saudável.

Pilates ou Yoga? Qual prática é melhor para emagrecer?
5 (100%) 7 votes

Deseja Emagrecer e Definir o Corpo?
Digite seu e-mail abaixo para receber acesso a um treinamento exclusivo em vídeo aulas.
Nunca enviarei spam para você!
Gostou? Compartilhe ;) ~>facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *