O que é Hatha Yoga e quais os benefícios para a saúde?

O que é Hatha Yoga

 

O Yoga é técnica que surgiu há milênios proveniente da Índia de modo que tudo que gira em torno dessa técnica, como simbologias, sons, gestos e posturas possuem todo um significado.

O Hatha-Yoga é uma das técnicas mais conhecidas e praticada no Ocidente de modo que envolve a prática de posturas físicas, que conhecemos por ásanas compostas por táticas respiratórias especiais, as quais chamamos de pranayamas.

Basicamente, essa técnica proporciona um maior vigor físico, uma melhora na saúde em geral, mais equilíbrio, mais energia, tônus muscular, flexibilidade e relaxamento.

Em relação aos benefícios mentais provenientes da Hatha Yoga, obtém-se maior concentração, maior equilíbrio psíquico, proporciona mais tranquilidade e melhora o campo do autoconhecimento.

hatha yoga

As ásanas, ou seja, as posturas, garantem o fortalecimento e a melhor flexibilidade da espinha, em contrapartida os exercícios musculares buscam manter o corpo mais forte e com maior flexibilidade.

Partir do momento em que o Hatha Yoga é praticado aliado às técnicas de respiração, as posturas tendem a estimular a melhor circulação sanguínea, a melhor digestão e promove a manutenção sistemática tanto do sistema nervoso como do sistema endócrino.

E assim como todo e qualquer exercício, o Hatha Yoga pode ser uma técnica mais fácil para algumas pessoas ou se torna algo mais intenso para outras, contudo, quando se pratica de forma regular, é perfeitamente possível desfrutar de seus benefícios.

Hatha-yogaO Hatha-Yoga vem sido praticado por milhares de anos e está no ocidente nos dias de hoje com força total.

Composto por um sistema de exercícios que integram tanto o corpo como a mente focando sempre em um objetivo maior que é liberdade.

E se torna possível observar seus resultados mediante a prática regular, logo nos seus primeiros dias, produzindo os efeitos mais sensíveis, onde percebe-se uma mudança de atitude, gerando uma maior disposição e mais equilibrada para todas as tarefas do dia a dia.

Ainda que por um tempo pequeno de prática regular do Hatha Yoga consegue-se obter mudanças positivas na sua qualidade de vida para pessoas de qualquer idade ou preparo físico.

Esses efeitos, contudo, são apenas resultados da liberação da agitação e da retirada da camada mais superficial de hábitos e atitudes nocivas que se tornaram algo rotineiro com o passar do tempo.

Hatha Yoga – Definição

O que é Hatha Yoga 2

 

Hatha: Ha significa sol onde o sol simboliza o seu corpo, a sua alma. Tha significa lua, onde a lua simboliza a sua consciência, a sua mente. Sendo assim, o Hatha Yoga consiste na procura pelo equilíbrio entre as forças do sol e da lua, considerada respectivamente a força masculina e a forma feminina, ou seja, conquistando o equilíbrio por meio da união entre a mente e o espírito.

Uma das principais das características do Hatha Yoga é que ela exige a máxima atenção na ação de modo que se você está fazendo um asana, é preciso estar concentrado em todas as fases que consistem em entrada, permanência e saída.

Caso você esteja praticando um pranayama é essencial estar concentrado na sua respiração.

Hatha Yoga é uma técnica muito focada no trabalho de corpo, onde é indispensável trabalhar de forma correta o alinhamento do corpo durante o asana.

o que é hatha yoga

Por meio do alinhamento corporal é possível quebrar padrões corporais, consequentemente quebrando padrões emocionais, ocasionando uma quebra dos padrões comportamentais.

Todas essas quebras de padrões ocorrem por conta do alinhamento preciso no corpo físico, onde até a respiração encontra-se alinhada da mesma forma precisa, fazendo com que a mente, as emoções e os sentidos consigam entrar em equilíbrio.

Ao passo que uma pessoa que pratica Hatha Yoga faz progressos, ela ganha uma maior consciência de como os sentidos, a mente e a respiração precisam ser usados para alinhar o corpo.

hatha-yoga2Basicamente funciona da seguinte forma, o ponto chave é fazer o asana sempre com muita inteligência e amor, trazendo a inteligência da sua mente para que ela vá de encontro com a energia do teu coração fazendo com que a união desses dois te guie.

De modo geral, não há uma idade base para se começar, a praticar o Hatha yoga de modo que crianças podem e devem praticar e hoje em dia existem inúmeros instrutores especializados em dar aulas para as crianças.

Qualquer pessoa pode fazer Hatha Yoga, independente da sua idade ou sexo.

Não existe uma alternativa melhor ou pior, mas o que existe é a alternativa na qual você se sente bem praticando, portanto é essa que te serve.

Contudo, é importante ressaltar que Hatha Yoga é uma atividade física como qualquer outra, sendo assim é importante consultar o seu médico e solicitar uma avaliação antes de iniciar.

Posturas e Meditação – Hatha Yoga

O que é Hatha Yoga3

 

Caso você esteja mais interessado em estudar mais profundamente sobre o assunto, uma boa dica é aprender um pouco mais sobre Tirumalai Krishnamacharya, que mediante aos especialistas, influenciou de forma importantíssima ou até mesmo seja o criador do yoga que praticamos.

Krishnamacharya foi pioneiro em aprimorar as posturas, melhorar a forma de utilizá-las em sequência e em se certificar do valor terapêutico de cada asana específico.

Ao fazer a combinação entre pranayama e asana, fez com que as posturas se tornassem parte integrante de todo o segmento de meditação, em vez de se tornar um simples passo em sua direção.

hatha-yoga-2

A sua influência se torna perceptível, de forma mais clara, na ênfase que é dada a prática dos asanas , que nos dias de hoje é considerada a marca registrada da prática de yoga.

Foi Krishnamacharya quem aprimorou e trouxe o Hatha Yoga a tona para milhares de adeptos, de maneira que até então antes era apenas uma modalidade obscura e estagnada do yoga, em sua corrente central.

Seus quatro discípulos mais famosos são: Jois, Iyengar, Indra Devi e o filho dele T.K.V. Desikachar, que desempenharam um grande papel na popularização do yoga no ocidente.

Asanas (posturas)

As Asanas são posturas provenientes de uma natureza contemplativa e tem a sua origem em yogis durante a meditação. O Kundalini proporciona de maneira natural essas posturas ou movimentos, conhecidos por Kriyas, que são conquistados mediante a uma meditação profunda.

Esses movimentos procuram fazer a remoção das barreiras que as doenças geram no corpo.

No ocidente, hatha yoga baseia o seu foco totalmente nas asanas.

Pranayama (respiração)

As palavras ‘Prana’ (força da vida) e ‘Ayama’ (prolongar ou regular) consistem no Pranayama, o qual procura gerar o controle e a normalização da respiração.

Em um modo variado, o Rechak (ar exalado), Poorak (inalação) e Kumbhak (retenção durante a inalação e exalação) consistem nos três setores controlados da respiração. Pranayama é praticado para desenvolver força mental, física e espiritual.

Embora a Pranayama para iniciantes seja relativamente sem riscos, o progresso seguro para práticas mais avançadas requer a orientação de um professor uma vez que a prática incorreta pode resultar em neurose, problemas adrenais, insanidade e morte.

Os oito passos para a iluminação – Hatha Yoga

YAMA – Esse passo atua nas questões e éticas morais, ou seja, a maneira do iogue se relacionar com o mundo. Nesse passo, é desenvolvido o desejo profundo e a compaixão pelo próximo;

NIYAMA – Esse passo trabalha no ato da purificação, ou seja, a maneira como a pessoa precisa se comportar consigo mesma. Por meio desse passo, a pessoa aprenderá a purificação do coração e a renúncia do ego;

ÁSANA – Consiste basicamente na postura, onde por meio dela estimula-se as glândulas e gera o despertar dos desejos psíquicos, promovendo automaticamente uma melhor qualidade de vida;

PRANAYAMA – Aprender a gerar o controle sobre a respiração, ou seja, inspirar e expirar no ritmo certo e por meio disso é possível gerar o controle sobre as emoções, aumentando o poder sensitivo a níveis acima do normal. A energia que está localizada na região lombar é direcionada para cima em direção à espinha e à cabeça.

PRATYAHARA – É onde trabalha-se o domínio dos sentidos, por meio da meditação de maneira regular, torna-se possível controlar os sentidos.

DHARANA – concentração: o foco fica concentrado, menos disperso com a prática do hatha yoga, consequentemente o equilíbrio interior aumenta e se obtêm mais calma.

DHYANA – Esse é o ponto onde a meditação e a visualização atinge um ponto profundo de concentração, de modo que nenhum agente externo conseguirá causar distrações e a mente encontra-se profundamente vazia, porém esse é um ponto elevado e geralmente difícil de ser atingido.

SAMADHI – Esse é o passo da contemplação, mais conhecido como o estado de benção, quando a mente para e a realidade enfim, é revelada. Este é o estágio da iluminação!

Ebook Grátis – Yoga Para Iniciantes

ebook gratis

>> Clique Aqui Para Baixar o Ebook Gratuito O Poder do Yoga <<

O que é Hatha Yoga e quais os benefícios para a saúde?
4.91 (98.18%) 11 votes

Deseja Emagrecer e Definir o Corpo?
Digite seu e-mail abaixo para receber acesso a um treinamento exclusivo em vídeo aulas.
Nunca enviarei spam para você!
Gostou? Compartilhe ;) ~>facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *