Como emagrecer em casa praticando exercícios intervalados

Como emagrecer em casa 01

O Treinamento Intervalado, ou exercícios intervalados, são mundialmente conhecidos pela sigla “HIIT” (High Intensity Interval Training) consiste em uma das técnicas mais poderosas de queimar gorduras localizadas, e sendo assim, nesse artigo você conhecerá com detalhes formas de como emagrecer em casa praticando exercícios intervalados por meio dessa estratégia para transformar o seu corpo em uma verdadeira máquina de queimar gorduras.

Os exercícios intervalados  caracterizam-se principalmente por realizar a alternância de intensidades durante uma mesma sessão de treinamentos onde é realizada uma fase de esforço de alta intensidade  seguida de uma fase de esforço  em intensidade baixa ou moderada. De modo geral essa fase de alta intensidade é conhecida como “tiro” e a fase de intensidade baixa ou moderada é chamada de “recuperação”.

Origens Dos Exercícios Intervalados

Como emagrecer em casa 02


Independente do fato ter virado uma febre nos dias de hoje, o treino intervalado é bem mais velho do que você pensa! Saiba que no ano de 1952 o maratonista Emil Zatopek alcançou 3 medalhas de ouro durante as olimpíadas de Helsinque graças ao seu treino intervalado utilizado durante as suas preparações para as olimpíadas.

Nos dias de hoje os exercícios intervalados são introduzidos nas preparações de praticamente todos os atletas de alto nível e de qualquer modalidade de maneira que os atletas de modalidades de longa distância ou duração fazem o uso do treino intervalado durante as suas preparações físicas ao invés de investir somente em treinos aeróbios contínuos de duração mais longa.

Benefícios dos Exercícios Intervalados de Alta Intensidade

Mediante a pesquisas científicas foi possível comprovar que um treino intervalado consegue promover a melhora da capacidade cardiovascular, respiratória, a pressão arterial, a função contrátil do miocárdio, o controle da glicose no sangue e tantos outros benefícios.

Além de todos esses benefícios apontados, um treino intervalado é capaz de promover a aceleração do metabolismo durante o repouso por até 48 horas após o fim dos exercícios de modo que é exatamente durante o momento do repouso  que o corpo retira a energia que originam nas gorduras que sustentam as atividades principais (metabolismo de repouso).

vinicius possebon fazendo exerciciosBasta imaginar toda essa situação da seguinte forma: você ao realizar exercícios intervalados, ativa uma chave  que realiza a queima de gorduras  de maneira “automática”, de modo que você continuará realizando a queima de gorduras mesmo após ter parado de treinar!

Um outro fator muito interessante da prática de exercícios intervalados é  que você faz uma grande economia de tempo por meio dessa prática, pois durante um tradicional treino aeróbio contínuo de longa duração, você gastaria uns 30 minutos no mínimo se exercitando e chegando até a mais tempo dependendo de cada um em comparação a um exercício intervalado que compõe um cronograma de apenas 5 minutos proporcionando os melhores resultados!

Contudo, vale muito a pena ressaltar que quanto  menos tempo você gastar na prática dos exercícios intervalados, ele tende a ser mais rigoroso, de maneira que para grande parte das pessoas uma sessão de exercícios intervalados duram em média de 10 minutos produzindo excelentes resultados.

Treinamento Intervalado X Aeróbios Contínuos

Como emagrecer em casa 03


Basicamente os exercícios aeróbios contínuos são sempre executados em uma menor intensidade a fim de que possam ser executados com uma velocidade média de maneira constante sem que haja grandes oscilações e também por um maior espaço de tempo.

Em contrapartida, os exercícios intervalados, o tempo de “tiro” ou de estímulo forte é executado em alta intensidade de modo que não se pode manter por uma velocidade média constante por um grande espaço de tempo, e sendo assim, alterna-se o período de baixa intensidade  a fim de realizar a recuperação após um estímulo forte.

Os exercícios aeróbios que possuem intensidade baixa ou moderada  geralmente proporcionam uma perda de gorduras de maneira limitada, pois a partir do momento que são executados em intensidade baixo até moderada ele não possui a capacidade de  acelerar o seu metabolismo  durante período de descanso, de modo que é exatamente nesse período de descanso que fazemos o uso da energia originadas nas gorduras a fim de promover as nossas funções vitais que é o que chamamos de metabolismo de repouso.

olivia corpo d21Já em comparação, os exercícios intervalados por apresentarem os momentos de alta intensidade possuem a capacidade de promover a aceleração do seu metabolismo de repouso fazendo com que  consiga utilizar mais suas gorduras como fonte de energia tendo em vista que o metabolismo está  sendo acelerado.

Um dos maiores erros que as pessoas que  estão em processo de emagrecimento tendem a cometer é  estarem sempre em busca do exercício  que promove a queima maior de gorduras durante a sua execução,  sendo que mal entendem que os exercícios que possuem a maior eficiência para um emagrecimento  progressivo e uma queima de gorduras  de maneira certa são os exercícios que não fazem o uso das gorduras  como o combustível para queimar durante o exercício!

Mediante a essa explicação, o que você precisa é focar em um exercício ou tática de treino que proporcione uma maior intensidade e um menor  espaço de tempo que, com certeza, esse se tornará o exercício perfeito para queimar gorduras de maneira eficiente.

Um outro ponto positivo dos exercícios de alta intensidade onde incluímos o treino intervalado é que eles  conseguem realizar a inibição do apetite, tendo com comparação os exercícios aeróbios contínuos de longa duração  que não proporcionam este benefício.

Toda vez que houver o treino,  você consegue promover a degradação de certos tecidos,  de maneira que  durante o descanso, o seu corpo lutará  para realizar a recuperação desta degradação  repondo   a mais do que havia anteriormente. Isso é chamado de mecanismo de supercompensação.

sistema queima de 48 horas 20 por vinicius possebonSendo assim, a partir do momento em que você treina musculação em alta intensidade, sempre ocorrerá a degradação das proteínas e durante o mecanismo de supercompensação, seu corpo consegue repor as proteínas perdidas e  reponde sempre um pouco a mais do que  a quantidade anterior desde que o descanso seja feito de modo adequado e com uma alimentação correta.

Quando é realizado um exercício aeróbio contínuo de longa duração, o que ocorre é que você  tende a usar de maneira predominante as gorduras como fonte de energia e quando ocorre o repouso, o corpo trabalhará arduamente para repor o que foi perdido, ocorrendo assim o processo de supercompensação.

Para quem é indicado O Treinamento Intervalado?

treino intervalado

Os exercícios intervalados podem ser praticados por qualquer pessoa de modo que já foram feitos alguns estudos com diversos tipos de populações evolvendo grupo de sedentários, grupos de idosos,  pessoas com cardiopatias, pessoas obesas, pessoas com síndrome metabólica e tantos outros grupos.

desafio summer fit corpo de 21Contudo, uma das principais lógicas a serem analisadas é que para cada tipo de pessoa possui um organismo diferente, é necessário criar as adaptações e procedimentos adequados que respeitem suas características individuais, fazendo toda uma evolução de forma gradual e bem estruturada.

Independente do que a maioria dos estudos feitos apontam para o fato que o  exercício intervalado seja um método totalmente seguro,  é essencial e imprescindível solicitar uma avaliação física uma boa avaliação médica antes  de dar início a qualquer tipo de prática de exercícios físicos e é obvio que com a prática de exercícios intervalados não  deve ser  diferente.

O profissional de Educação Física que ainda condena o treinamento intervalado certamente está mal informado/ultrapassado nos seus conhecimentos, prejudicando assim os seus alunos, clientes que poderiam estarem colhendo maiores benefícios na melhoria da sua saúde em troca do conservacionismo, do bom senso.

Dicas E Recomendações Para O Treinamento Intervalado

Independente do fato que o treinamento intervalado  possuir uma eficiência extremamente alta quando o assunto é queimar gorduras e ajudar diretamente em um processo de emagrecimento,  existem recomendações importantes e algumas dicas  que deve ser seguidas por você fazer  a fim de que consiga obter os melhores resultados  por meio dessa estratégia de treinos:

É importante realizar os treinos de no mínimo 2 a no máximo 3 vezes por semana e sempre em dias alternados. Fazer os treinos por dias seguidos  reduz a imunidade e isso foi comprovado cientificamente, sendo assim isso pode retardar também a sua recuperação.

treinamento intervaladoOutra recomendação importante é. Faça a divisão dos dias do seu treino de musculação de uma  maneira onde você estipule dias  que sejam  para treinar apenas membros superiores e tronco, e dias que vá para treinar apenas membros inferiores.

Utilizando esse método, você  realizará o treinamento intervalado no dia de membros superiores e tronco. O treinamento intervalado não pode ser realizado somente com corridas de modo que ele pode ser realizado com o treino na bicicleta, no elíptico, na natação, na hidroginástica  ou tão somente com a musculação, bastando penas alternar o tipo de estímulo de alta intensidade com um  estímulo de baixa intensidade.

Os exercícios intervalados  que possuem a duração mínima de 5 minutos já puderam comprovar que são altamente eficientes na queima de gorduras, contudo,  realizar uma média de 10 a 15 minutos  compondo uma sessão total  de modo geral já é mais do que o suficiente. Quanto mais curta a sessão total de treinos, mais forte e intenso deve ser a fase de “estímulo”, e por isso, muitas pessoas não conseguirão treinar em intensidades muito elevadas.

melhor-treinoDe um modo geral, um estímulo forte seguido de uma recuperação  que leva geralmente um tempo de 2 a 3 vezes maior do que foi o tempo onde houve o estímulo. Sendo assim, caso você realize 30 segundos de estímulo  com exercícios de alta intensidade,  é importante que a recuperação seja de entre 60 a 90 segundos.

Vale acrescentar que é indispensável solicitar a  orientação certa para o seu professor para realizam um bom planejamento dos seus exercícios intervalados  de maneira bem estruturada para você e  que atenda principalmente as suas necessidades individuais.

Conclusão Sobre O Treinamento Intervalado

A coisa mais importante que você deve entender é que o treinamento intervalado sozinho não vai realizar nenhum tipo de milagre, de modo que é mais do que essencial  utilizá-lo como aliado acompanhado de um treinamento de musculação em alta intensidade e  assim como também possuir um cronograma nutricional adequado.

A partir do momento em que você usa essas 3 coisas simultaneamente, você desenvolve uma técnica infalível para a queima de gorduras, para uma melhor definição muscular e emagrecimento progressivo e eficiente.

Exercícios Para Emagrecer em Casa

A Fisioterapeuta Olivia Andriolo liberou 4 aulas grátis do Programa de Emagrecimento Corpo de 21, são exercícios simples para emagrecer do conforto de sua casa, ou de onde você estiver:

corpo de 21 desafio 1


>> Clique aqui para conferir os exercícios do programa de emagrecimento Corpo de 21 <<

Mais Exercícios para Perder Barriga em Casa

Clique aqui e acompanhe 3 aulas grátis do Queima de 48 Horas 2.0, do personal trainer Vinicius Possebon, que preparou esse material com exercícios intervalados de alta intensidade para você emagrecer em casa e ganhar condicionamento físico:

q48-aula-2


Se você conhece alguma pessoa que precisa emagrecer, seja essa ajuda que a pessoa precisa! Compartilhe esse material em suas redes sociais, leve o conhecimento a outras pessoas. Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais? Então deixe um comentário abaixo, vamos continuar conversando!

Como emagrecer em casa praticando exercícios intervalados
5 (100%) 8 votes

Deseja Emagrecer e Definir o Corpo?
Digite seu e-mail abaixo para receber acesso a um treinamento exclusivo em vídeo aulas.
Nunca enviarei spam para você!
Gostou? Compartilhe ;) ~>facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *