A dieta dos pontos funciona de verdade?

A dieta dos pontos é uma dieta muito conhecida, por se poder comer o que quiser. Para quem faz dieta, saber que se pode fazer isso, ter vontade de comer e poder comer. É algo difícil de acreditar. A única coisa que não se permite é comer alimentos com gordura trans. O motivo de não poder comer esse tipo de gordura, é que a trans é a gordura que mais engorda, especialmente no abdômen.

Se alimentar de pães integrais, é importante para quem quer perder peso, pois além de serem muito ricos em fibras, dão sensação de saciedade, ajudando a controlar os pontos. Você não sente fome.

É crucial para quem deseja fazer a dieta dos pontos, criar uma tabela de alimentos, marcando tudo que se deseja comer, mas sem perder o controle dos pontos. Se marcar com clareza o que se come e quando come, há mais facilidade de saber o que fez engordar; caso engorde e não emagreça.

dieta dos pontosFacilmente você pode encontrar depoimentos de pessoas que conquistaram o seu peso ideal utilizando a dieta dos pontos e isso é um dos principais motivos que tornou essa dieta uma das dietas mais eficiente e que apresenta ótimos resultados em um processo de emagrecimento.

A dieta dos pontos é uma dieta que consiste em um método de contagem de pontos de forma que cada alimento possui uma respectiva  pontuação.

Diariamente você terá uma quantidade de pontos para atingir e você irá realizar uma soma mediante a todos os alimentos que você for consumindo, em refeições fracionadas a fim de que você não sinta fome durante todo o dia e se sinta sempre saciado.

É importante acrescentar que a dieta dos pontos conta com uma tabela elaborada com os devidos pontos para cada alimento sendo que não há nenhuma restrição para um determinado grupo de alimento quando comparado com a maioria das dietas.

Contudo é importante prestar atenção ao fato que mesmo não havendo restrições em torno da dieta dos pontos,  não quer dizer que você poderá comer a quantidade que bem entender e de maneira exagerada.

Os alimentos que fazem parte da tabela da dieta dos pontos são diversos e abrigam todos os grupos de alimentos que vão desde os alimentos de mais baixo teor calóricos como  o alface e até mesmo os considerados mais calóricos como o chocolate ou as massas.

O objetivo principal da dieta dos pontos é ensinar a você a comer todo e qualquer tipo de alimento em uma porção controlada. Todos os alimentos recebem uma pontuação por meio dessa tabela o que sem dúvidas torna realmente mais prático e mais fácil uma reeducação alimentar do que viver se alimentando sempre se baseando na contagem de calorias não é mesmo?

Como funciona a dieta dos pontos

Mas antes de entrar na dieta dos pontos, é bom saber como funciona, para que tudo corra bem e dê resultados positivos. Por isso antes de qualquer coisa, pesquise bem.

Normalmente, as dietas são marcadas por calorias, mas a dieta dos pontos não, é marcada por pontos e cada ponto é equivalente a 3,6 calorias. Essa é uma das vantagens. A liberdade de poder comer o que se deseja e não somente o que tem o número correto de calorias.

Para não perder as contas, é importante ter a tabela e sempre andar com uma página por onde for. Também é uma forma de poder gerenciar o que se está comendo e se irá atrapalhar na dieta. Seria um bom começo reservar 50% ou 60% do total que é permitido de comida, para os carboidratos, como: pães, massas, cerais; integrais, frutas, verduras e legumes.

Em proteínas, comer carnes, leite, queijo, iogurte e grãos. Somando tudo deve dar entre 10% a 15% do total de pontos. Para as gorduras é aconselhável: óleo, azeite, manteiga e castanhas, somando até 96 pontos. Dando assim 30% do total diário.

Comendo as coisas certas, a dieta dá 100% de resultado. O ser humano em si é critico, nunca está satisfeito. Sempre quer algo melhor. Sendo assim, sai à procura do que é desejável. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a conseguir o desejado emagrecimento.

Essa dieta não terá a mesma quantidade de pontos para todas as pessoas que a irão fazer, afinal, cada pessoa é diferente. Para calcular as variantes da dieta, diversas características físicas são levadas diretamente em conta, como o sexo do indivíduo, o peso atual, a altura, a faixa etária e as atividades físicas que o indivíduo pratica.

Primeiramente, você deverá calcular a Taxa de Metabolismo Basal (TMB), que é basicamente a quantidade de energia que o corpo gasta quando se está em repouso, para as funções básicas que o compõe. Para esse cálculo, existe um valor a ser somado, baseado no seu peso, idade, e valores base de acordo com seu sexo.

Abaixo você encontrará a tabela para conseguir efetuar o cálculo da sua taxa de metabolismo basal.

Homem Mulher
10 a 18 anos – 17,5 x peso (kg) + 651 10 a 18 anos – 12,2 x peso (kg) + 746
18 a 30 anos – 15,3 x peso (kg) + 679 18 a 30 anos – 14,7 x peso (kg) + 496
30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 879 30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 829
Acima de 60 anos – 13,5 x peso (kg) + 487        Acima de 60 anos – 10,5 x peso (kg) + 596

Após isso, é necessário calcular o gasto de energia com atividades diárias. Muitas pessoas pensam que por não praticarem atividades físicas, elas não gastam energia diariamente, mas isso está errado. Na realidade, você gasta energia, mesmo quando está em total repouso, por exemplo dormindo, porém bem menos que quando pratica atividades físicas.

Atividades como trabalhar sentado, dirigir, praticar uma leitura ou um jogo simples parado não rendem um valor de Fator de atividades muito grande, e possui o menor fator de alteração do valor de pontos que poderá consumir, enquanto o valor que possui maior quantia de é para competidores de natação, ciclismo, maratonas, carregar cargas muito pesadas, entre outros.

Os intermediários possuem desde exercícios simples, como alongamentos e caminhadas, quanto a prática regular de atividades físicas pesadas, como jogar basquete, futebol e vôlei, ou até mesmo levantamento de peso em academias.

Assim, o valor da atividade mais leve possível, somente sua rotina diária é 1.2, enquanto para atletas e competidores oficiais é 2.3. Rotinas mais saudáveis com caminhadas, Yoga e alongamentos possui o valor de 1.4, exercícios aeróbios em sua rotina o dão o valor de 1.6 e exercícios físicos intensos dão o valor 1.9.

Após conseguir o resultado da sua taxa metabólica basal, e o fator de atividades físicas, você terá então a equação para descobrir quantos pontos deverá consumir para começar a emagrecer.

A equação para descobrir o valor de sua necessidade de calorias diárias é basicamente um total entre taxa metabólica basal multiplicado pelo valor fixo de suas atividades. Então seria, por exemplo, se você for uma mulher entre os 18 e 30 anos com 70 Quilos, seu cálculo 14,7 x 70 + 496, resultando na necessidade de 1525 calorias por dia.

Assim, como cada ponto na dieta equivale a 3,6 calorias, basta pegar o valor final que você descobriu e dividir por 3,6. Nesse caso, 1525 dividido por 3,6 dá 423 pontos, que então é o seu limite de consumo diário.

Porém, você descobriu somente o valor de pontos de consumo diário para manter seu peso atual, e não para começar a emagrecer de fato. Para calcular a quantidade de pontos necessária no consumo diário para emagrecer, você deve calcular primeiramente seu IMC, ou índice de massa corporal.

Para calcular o IMC, basta pegar o valor da sua altura em metros, multiplicar pelo mesmo valor e dividir seu peso com o resultado. Por exemplo, 1,60 x 1,60 será 2,56. 70 dividido por 2,56 é 27. Você então deve encontrar esse valor na seguinte tabela, e subtrair o valor da tabela no seu consumo diário:

IMC Homens     Mulheres
Entre 25 e 29,9      200 175
Entre 30 e 34,9    225 200
Entre 35 e 39,9    275 250
Maior que 40      325 300

Anote tudo

Faça alimentações diárias e vá anotando tudo o que comeu, sem esquecer de nada. Some os pontos do almoço, do jantar; sempre depois da refeição. Faça a soma, pois assim terá liberdade de comer algo fora do horário, sem perder o controle, comer   mais do que devia.

Nas refeições, é importante marcar 15 pontos para cada tempero colocado na comida. Em cada soma, descarte 15 pontos por causa do tempero e assim vai. Isso é em cada refeição do dia.

Tenha disciplina

Para cada fritura que comer, não esqueça de multiplicar os pontos indicados na tabela por três. Em caso de empanado ou à milanesa, é por 4. Se em alguma refeição, esquecer de somar algo, na próxima refeição coma menos, para poder balancear os pontos.

Antes de cada refeição principal, é aconselhável que se coma um prato de salada antes. Pois é um prato saudável e te faz evitar certos alimentos, fazendo com que você coma menos alimentos calóricos, te fazendo balancear corretamente os alimentos.

A cada três horas, é aconselhável fazer uma refeição, fazendo com que seu metabolismo fique ativo por mais tempo, queimando gorduras acumuladas, permitindo que em cada refeição esteja com menos fome e consequentemente coma menos. E toda vez que for comer, mastigue devagar.

Persiga os resultados

Tente evitar tomar líquidos durante a refeição, para que a comida não fique misturada no estômago. Caso tome algum liquido, que seja em um copo pequeno. Tente não passar disso.

É normal que ao começar algo novo, as pessoas fiquem com dúvidas, com incertezas. Por isso é sempre aconselhável pesquisar antes se o que se está desejando fazer é bom, é recomendável. É comum haver dúvidas se a dieta dos pontos funciona de verdade.

Costumo ver nas pesquisas, pessoas afirmando que esta dieta é eficaz, que com elas, funcionou corretamente. Citam os resultados que tiveram fazendo a dieta dos pontos. Pessoas que eram obesas ou que tinham um grande numero de gordura, fizeram a dieta e emagreceram.

Muitos desses resultados foram positivos, mostrando que conseguiram obter o resultado que queriam e ter o corpo que desejavam. Então podemos ter a certeza que esta receita funciona de verdade. Mas é bom ressaltar que funcionou com as pessoas que tentaram, tiveram força de vontade.

Correram atrás do que estavam procurando e só pararam depois de conseguir o que queriam. Pode ser que tenha conservado a dieta dos pontos, mesmo após um tempo do término da dieta, para reforçar os resultados.

As vantagens da dieta dos pontos

Existem muitas vantagens em se realizar a dieta dos pontos, como conciliar uma alimentação saudável com esportes físicos. Isso faz com que a pessoa emagreça do modo certo. Exercícios diários, aliados a uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios.

Dietas que pedem para que pessoa emagreça sem fazer esportes, não se deve levar a sério, pois sempre prometem resultados falsos.

A dieta dos pontos permite que as pessoas que desejam emagrecer não sintam fome ou fraqueza, tendo sempre energia, mantendo as gorduras do corpo no ponto certo. Sendo assim, permite que a pessoa possa perder peso e emagrecer sem medo de perder os nutrientes necessários para o corpo e obtendo uma reserva de gordura no organismo, fazendo com que  ase perca peso e não a força necessária.

Desvantagem da dieta dos pontos

Existem também desvantagens na dieta dos pontos, tais como: fazer com que a pessoa compre muitas coisas para conseguir chegar no corpo desejável, como: livros de pontos, calculador de pontos e o livro da dieta dos pontos, que são sempre promovidos, fazendo com que a pessoa gaste mais.

Atribuem os benefícios do emagrecimento a esses acessórios que a pessoa adquire. As coisas que acompanham a dieta encarecem bastante o processo.

Pessoas que fizeram a dieta dos pontos afirmam que não conseguiram continuar a perder o peso depois de um tempo. Dizem que só conseguiram algum resultado, depois de realizar uma terapia de longo tempo fora da dieta.

A instituição que criou mantém esse sistema de emagrecimento, possui um grupo de apoio e faz reuniões com as pessoas que fazem a dieta. Muitas dessas pessoas afirmam que este grupo de apoio e as reuniões não ajudam.

Não cumprem com o que prometem. Não dão o apoio necessário para quem está fazendo a dieta.

A dieta dos pontos funciona mesmo?

As pessoas costumam perder a confiança no programa e não conseguem se autodisciplinar. É necessário um apoio verdadeiro e comprometido com os que fazem a dieta pois muitas vezes, a necessidade de perder peso e a falta de alimentos pode causar depressão nas pessoas, agravando o quadro.

Mesmo que esteja rodeada de amigos, família, o grupo de apoio; na realidade, a dieta dos pontos é um processo solitário, que engloba disciplina, força de vontade, privações e dependendo do caso, depressão.

Para se chegar ao peso desejado, é necessário que haja sacrifício e um boa dose de paciência e determinação. Pode-se comer tudo, mas em quantidades muito menores e com um controle extra por parte da pessoa.

Não é todo mundo que consegue viver controlado por uma tabela. Isso pode gerar uma alta dose de insatisfação.

Existem relatos de pesquisas cientificas realizadas em torno do método de funcionamento da dieta dos pontos e o que foi constatado é que a maioria das pessoas que passavam pelo problema da obesidade alta ou que possuíam um sobrepeso consideravelmente alto conseguiam emagrecer de verdade por meio do sistema da dieta dos pontos, tornando assim dessa forma um ponto positivo a mais para você adotar essa dieta.

Contudo, é muito importante ressaltar que para que a dieta dos pontos produza resultados positivos para você é necessário que você siga a risca o seu limite diário de pontos.

Uma dica para que você tenha um maior controle sobre esses pontos é fazer um diário para anotar tudo o que você come e totalizar o seu limite diário como meta ao emagrecimento.

Não tente usar de desculpas para consumir pontos a mais por dia, de modo que fazendo isso você não conseguirá emagrecer com a dieta dos pontos, mesmo que sejam poucos pontos a serem ultrapassados, não irá contribuir em nada para o seu processo de emagrecimento, muito pelo contrario, o seu peso vai estacionar e o seu objetivo de emagrecer também.

Organização e praticidade na palma de sua mão

A fama da dieta dos pontos não é pequena, e não só a ciência por trás de seu uso cresceu com o passar dos anos, mas também as formas cada vez mais práticas de administrar a contagem de pontos que você consome diariamente.

Atualmente, tanto para os dispositivos que possuem iOS, tanto para os dispositivos mais atuais do Android possuem o acesso ao aplicativo oficial da dieta dos pontos.

Esse aplicativo é simples e fácil de ser utilizado, e não só possui o sistema de contagem, administração e cadastro de pontos, como pode também fazer um acompanhamento de peso, cálculo de peso ideal e massa corporal e até mesmo acompanhar seus exercícios.

Perdendo peso com a dieta dos pontos

dieta dos pontos funciona Você provavelmente já sabe que cada organismo requer necessidades diferentes e possui também a necessidade de um consumo diferente de calorias diárias para que ele possa funcionar de maneira correta.

Dessa forma, a dieta dos pontos proporciona a você uma quantidade limitada de pontos diários totalmente ligado as suas necessidades e as suas  características. Sendo assim, como funciona a dieta dos pontos?

Essa dieta funciona com base na estipulação dos pontos e baseando-se nas suas necessidades diárias, não tem como ela oferecer algum tipo de prejuízo a sua saúde através de um emagrecimento de modo saudável.

É interessante acrescentar que mesmo proporcionado um emagrecimento saudável com uma dieta baseada no seu perfil, a dieta dos pontos não oferece nenhum método milagroso ou fórmula mágica.

Trata-se apenas de saber anotar tudo o que come e não ultrapassar do limite de pontuação máxima diária. Existe um ponto muito interessante e oferece uma grande vantagem ao aderir a dieta dos pontos que essa dieta não estipula nenhum cronograma ou cardápio restrito para seguir de modo que você mesmo cria o seu cardápio diário baseado em uma tabela de alimentos e a sua quantidade de pontos diários.

A dieta dos pontos é uma verdadeira receita para o emagrecimento de total baixo custo de modo que você não tem a necessidade de gastar uma pequena fortuna com alimentos lights e que visivelmente são mais caros em sua maioria..

Tabela da dieta dos pontos

dieta-dos-pontos-tabela

Conclusão

Os alimentos que fazem parte da tabela da dieta dos pontos abrigam todos os grupos de alimentos que vão desde os alimentos de mais baixo teor calóricos como o alface e até mesmo os considerados mais calóricos como o chocolate ou as massas.

Esta dieta é uma verdadeira receita para o emagrecimento  de modo que você não tem a necessidade de gastar uma pequena fortuna com alimentos lights e que visivelmente são mais caros em sua maioria. Há um método muito eficiente para homens e mulheres que estão tentando emagrecer.

Se você cansou de sofrer com efeito sanfona, dietas malucas que não funcionam, leia o artigo sobre o Detox Personalizado.

>> Clique Aqui Para Conhecer o Método Detox Personalizado

A dieta dos pontos funciona de verdade?
4.29 (85.71%) 14 votes

Deseja Emagrecer e Definir o Corpo?
Digite seu e-mail abaixo para receber acesso a um treinamento exclusivo em vídeo aulas.
Nunca enviarei spam para você!
Gostou? Compartilhe 😉 ~>Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail

5 Comentários

  1. Lourdes

    Olá !! Li a matéria e não percebi onde diz a quantidade de pontos que deve ser ingerida por dia?
    Obrigada

  2. amanda

    Eu emagreci 16 kg com a Dieta dos Pontos, em cerca de 3 meses! Mas tem que fazer certinho e se num dia você comer à mais e ultrapassar seu limite de pontos, no outro dia deve comer menos pontos.
    Pra mim essa é a melhor dieta, e a melhor parte é que quando termina a dieta (chega ao objetivo), o peso é mantido combatendo o efeito sanfona. Você se acostuma a comer menos! É uma reeducação mesmo!
    Eu fazia 300 pontos diários! Vale a pena fazer pra quem tem força de vontade, eu recomendo, os resultados são rápidos! 😘

  3. Debora

    Como faço p saber quantos pontos tenho q usar por dia?? Peso 86 kilos e tenho 1,56 de altura

  4. Carlos Jones

    Oi boa noite, eu quero saber si meu número de pontos es 300 cuanto e o mínimo que debo fazer cada día para não ter problemas de saúde
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *