Chia Benefícios da semente que ajuda emagrecer

A Chia tem uma larga história, ela começou a ser utilizada pelos antigos povos mexicanos no ano de 2.600 Antes de Cristo. Nas civilizações antigas a Chia era utilizada fortemente na alimentação como naos povos Nativos da Guatemala e México.

Essas sementes se destacam por ser uma fonte rica em ômega- 3 , que é a gordura associada ao cérebro e ao coração, ajuda a emagrecer e reduz a gordura. A chia é rica em Cálcio, Magnésio, Fibras, ácidos graxos, Potássio e Vitaminas B.

Chia Benefícios

Chia Benefícios

Ajuda no emagrecimento

A “chia” é rica proteínas, onde são encontrados os aminoácidos que são fundamentais para a nossa saúde. Uma das maravilhas, somente encontrada na “chia”, é a sua habilidade de absorver mais de 12 vezes seu peso de água, ocasionando na  sensação de saciedade que a semente proporciona acarretando menor consumo de alimentos. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel.

Prevenção de doenças cardiovasculares

As sementes de Chia são transformadas em gel, dessa forma, a glicose é liberada mais lentamente no organismo, previnindo doenças cardiovasculares.

Redução do colesterol

A Chia também é ótima para a redução do colesterol, para a respiração dos orgãos vitais, ajuda na coagulação no sangue e também é boa para os nervos e mucosas. Reduz o colesterol pois contém uma grande cadeia de triglicerídeos que são fundamentais para o organismo

Ajuda a desintoxicar o organismo

A semente da Chia é composta por substâncias que contribuem para a atividade antioxidante, substâncias como ácido cafêico, quercetina e muitas outras!

Protege o cérebro

Os ácidos graxos insaturados na Chia são essenciais para o corpo, para emulsificar e absorver vitaminas lipossolúveis, como A, D, E, K; a “chia” é rica em ácidos graxos insaturados (linoleicos).

Cabelos e Pele

A chia é uma excelente fonte de proteína, vitamina A  minerais e vitaminas do complexo B, age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele.

Efeito anticelulite

Já se sabe que a chia contém quantidades significativas de ômega 3 e muitos estudos têm relacionado o consumo desse ácido graxo com a diminuição da inflamação, o que seria interessante para diminuir e evitar celulite, um processo inflamatório do organismo.

Para gestantes e atletas

A “chia” também facilita o crescimento e a regeneração de tecidos durante a gravidez e lactação, ajuda a regenerar músculos para os atletas e físico-culturistas.

Boa fonte de ferro

O mineral, presente em grande quantidade na chia, é muito bem absorvido nesse alimento. É o nutriente fundamental na formação dos glóbulos vermelhos, que tem a função de transportar o oxigênio em nosso corpo.

A falta de oxigenação e dos glóbulos pode levar a sérios problemas de saúde como queda na imunidade, cansaço, fadica e riscos de infecções.

Como consumir a Chia

Podemos consumir a Chia em forma de gel

Deixe uma colher de sopa de Chia de molho em 50 ml de água durante cerca de 30 minutos. Depois que a o gel estiver formado, o ideal é consumir na hora e não guardar para comer depois.

Pode ser ingerida pura

Chia Pura também pode ser consumida pura e a reação é semelhante de como se tivesse ingerido com gel.

Misturando em alimentos como

Sopas, sucos, massas,  bolos, você também pode misturar os grãos em saladas, vitaminas de frutas, com cereais, iogurte, há uma infinidade de maneiras, escolha uma e comece hoje mesmo.

Não há nenhuma contraindicação ao consumo de Chia. Mas caso você queria utilizar com algum suplemento, contate o seu médico ou nutricionista.

Conclusão

Vimos que a semente da Chia é rica em ômega-3, Fibras, Cálcio, Magnésio, ácidos graxos poli-insaturados, ácido gráxo alfa-linolênico, Potássio e Vitaminas do Complexo B. Além disso a Chia proporciona diversas características que são benéficas a nossa saúde. A Chia pode ser consumida de diversas maneiras, misturando alimentos, em forma de gel, pura, e muito mais!

Leia também sobre alimentos que emagrecem ou exercícios físicos.

Chia Benefícios da semente que ajuda emagrecer
5 (100%) 4 votes

Deseja Emagrecer e Definir o Corpo?
Digite seu e-mail abaixo para receber acesso a um treinamento exclusivo em vídeo aulas.
Nunca enviarei spam para você!
Gostou? Compartilhe ;) ~>facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *