Chia: 05 Excelentes Razões para ingerir

Olá, Vocês gostariam de ter um corpo saudável, magro, bonito e que chame atenção por onde quer que passe? Eu tenho certeza que sim.., e se eu lhes disser que isso é perfeitamente possível mudando simples hábitos, o que acha? Espetacular, não é mesmo?

Estes hábitos referem-se a atividades físicas, e principalmente a alimentação, estes realmente são dois pilares fundamentais para emagrecer de modo saudável.

Afinal, eu sei que nem sempre é fácil resistir a batata frita, ao refrigerante geladinho em uma tarde quente de verão e ao cachorro quente com bastante molho. Mas saiba que esses alimentos são hipercalóricos trazem danos gigantescos para a saúde e engordam, caso não consiga deletá-los por completo pelo menos diminua drasticamente o consumo deles. chia-sementes

Além disso, busque sempre substituir um alimento ruim por outro a saudável. Sendo assim o refrigerante pode ser facilmente substituído por um suco natural por exemplo. Saber escolher o que você come é extremamente necessário,  caso queira cuidar do seu corpo evitar doenças e ser mais feliz.

Portanto preste bastante atenção na leitura deste artigo, pois ele vai lhe revelar um superalimento, na verdade está sendo chamado de semente milagrosa devido a quantidade de nutrientes que possui e ao seu eficaz combate a gordura.

Eu estou falando da Chia. Veja os 05 principais benefícios deste alimento e como podemos consumi-lo:

  • Componentes nutricionais da Chia.
  • A Chia e o aumento da massa muscular.
  • Emagrecer comendo Chia.
  • Chia como consumir.
  • Outros benefícios da Chia para sua saúde.

Quais são os componentes nutricionais da Chia?

Para se ter uma ideia dos poderes nutricionais da chia saiba que ela era a ração de sobrevivência dos guerreiros astecas. Seu nome tem origem maia e significa “forte”. Os guerreiros astecas dependiam da semente de chia para se manterem ativos durante as batalhas. Essa semente é  fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre). Pelo excelente conteúdo nutricional, a chia ganhou a atenção de pesquisadores do mundo inteiro. E assim que chegou ao Brasil, entrou na dieta das pessoas que se preocupam com a boa forma física e a perda de peso. Veja abaixo mais detalhadamente os valores nutricionais da Chia. Nutrientes:  grão de Chia (100g)

Calorias 371 kcal
Proteínas 21,2 g
Carboidratos 42 g
Gorduras totais 31,6 g
Gordura saturada 3,2 g
Gordura poliinsaturada 25,6g
Ômega-3 19,8 g
Ômega-6 5,8 g
Vitamina A 49,2 UI
Cálcio 555,8 mg
Fósforo 750,8 mg
Magnésio 326 mg
Zinco 44 mg
Potássio 666 mg
Ferro 6,28 mg
Fibras totais 41, 02 g
Fibras solúveis 5,3 g
Fibras insolúveis 35,9 g

Fonte: www.equilibriumonline.com.br

A Chia ajuda aumentar a massa muscular?

Sabemos que a ingestão de proteínas é essencial para quem deseja ganhar massa muscular e isso o Chia tem de sobra. Esta semente  é uma completa fonte de proteínas, proporcionando todos os aminoácidos essenciais.   Comparada com outras sementes, a  Chia provê a mais alta fonte de proteínas; entre 19 e 23 por cento do seu peso é proteína.   Além disso,   prolonga a hidratação e retenção de eletrólitos em fluidos do corpo, especialmente durante esforços, e isso ajuda e muito para a hipertrofia .

Comer Chia ajuda no emagrecimento?

Com certeza. A chia tem chamado atenção no hall das sementes e está fazendo um tremendo sucesso devido ao seu poder no combate as gorduras e sendo aliada do emagrecimento. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel. É só fazer o teste, deixando uma porção de molho num copo para perceber a semente inchando em pouco tempo. Quando é ingerida, a reação é semelhante. Em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam nesse gel, que aumentam a dilatação do estômago. É esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos. chia

A gordura é resultado de um processo de inflamação no organismo. E é ai que a Chia age novamente. A alta concentração de Ômega-3 nesse alimento que  é anti-inflamatório  ajuda o organismo a recuperar o controle sobre o apetite colaborando para que a pessoa emagreça.

Ou seja, a semente de Chia emagrece porque ela sacia a fome,  desintoxica o organismo e regula o sistema intestinal. Mesmo sabendo de todos estes poderes da chia no combate as gorduras indesejadas, para emagrecer de maneira saudável e consistente é aconselhado diminuir a ingestão de alimentos ricos em gorduras e açúcares.

É claro que realizar atividades físicas pelo menos três vezes por semana é fundamental para emagrecer e não voltar a engordar.

Como eu posso consumir a Chia?

As sementes de chia têm um sabor muito sutil, o que significa que você pode adicioná-las em praticamente qualquer coisa que você queira comer ou beber. Elas irão melhorar o perfil de nutrientes da sua dieta, sem alterar o sabor. A maneira mais comum é, tomar  30 minutos antes do almoço, um copo de água misturado com uma ou duas colheres de chia.

A bebida ajuda a reduzir a fome e fará com que você coma menos. Mas você poderá adicionar a semente em bolos, saladas, shakes,  iogurtes, sucos  e até mesmo no arroz integral. Cuidado com o excesso! A indicação dos  nutricionistas é comer duas colheres de sobremesa de chia diariamente, quantidade suficiente para melhorar o funcionamento intestinal e reduzir a sensação de fome.

É claro que o consumo da chia é um auxiliar no processo de perda de peso. Adotar hábitos saudáveis é tão importante quanto a ingestão  desta semente.

Chia: onde eu posso encontrar este superalimento?

As sementes de chia podem ser encontradas nos supermercados, farmácias, drogarias, lojas de produtos naturais ou pela internet e sob diversas formas tais como  grãos, sementes, óleo e farinha.

Se você quiser adquirir Chia pela internet, a loja virtual que eu recomendo é a da Natue, lá você vai encontrar uma grande variedade de produtos naturais para cada necessidade. Além da Chia, você irá encontrar óleo de peixe, detox, suplementos para emagrecer ou ganhar massa muscular, entre outros.

Outros 10 Benefícios da Chia para sua Saúde

Bem… se até agora não lhe convenci que a Chia é espetacular para a sua saúde e bem estar, vou citar mais alguns benefícios deste superalimento.

  • Previne doenças cardiovasculares.
  • Regula o colesterol.
  • Tem efeito desintoxicante.
  • Protege o cérebro.
  • Tem efeito anticelulite.
  • Melhora a resistência física e a recuperação de lesões musculares.
  • Deixa o cabelo e a pele mais bonitos.
  • Fortalece a imunidade.
  • Previne crises de enxaqueca.
  • Combate ao intestino preso.

Ultimas reflexões…

Como você pode perceber existem bem mais do que 05  razões para consumir Chia, então não perca tempo adicione agora mesmo esta semente maravilhosa a sua alimentação.

Gostou do artigo? Então comente sua opinião é muito importante para que eu possa levar informações de qualidade até você! Um forte abraço e até o próximo artigo…

Este é um guest post escrito por Lincon Brunetto do blog emagrecersemestresse.com.br

Conheça a importância e os benefícios de uma alimentação equilibrada. Através do livro Emagrecer de Vez você irá saber como conseguir uma alimentação verdadeiramente correta, e também irá descobrir que acreditamos em vários mitos sobre alimentação e que não é preciso contar calorias para emagrecer.

>> Clique Aqui e confira o review completo do livro Emagrecer de Vez.

Chia: 05 Excelentes Razões para ingerir
5 (100%) 5 votes

Deseja Emagrecer e Definir o Corpo?
Digite seu e-mail abaixo para receber acesso a um treinamento exclusivo em vídeo aulas.
Nunca enviarei spam para você!
Gostou? Compartilhe ;) ~>facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *